Apesar de ser um bairro bem central, é difícil pensar em Moabit como um bairro turístico; e de fato não o é.
Mas como moramos aqui e sempre que temos um tempinho exploramos o bairro, montamos um passeio muito legal para aqueles que querem fugir das rotas turísticas concorridas.
É perfeito também para quem tem um tempinho a mais na cidade e quer ver coisas bonitas e que não foram feitas para os olhos do turista. O passeio é lindo, vai por mim! Vale a pena 🙂
Vou explicar o roteiro do passeio através dos nomes das ruas e das fotos que tiramos. O passeio é de cerca de 3,5km e vocês podem planejar mais ou menos 2h.
Avenida de comércio em Moabit: A Turmstrasse
Comecem no ponto A: a Turmstraße. Vocês podem chegar até ela pela linha de metrô U9 (laranja) ou de ônibus. O ônibus TXL (que vai ao aeroporto TXL) passa no centro da cidade e também vai até a Turmstraße.
Vem saber mais sobre o transporte na cidade de Berlim clicando aqui.
Caminhem por dentro do parque Kleiner Tiergarten (ponto B), saiam novamente pela avenida Turmstraße e caminhem até ver o majestoso prédio da Justiça, ponto C no mapa.
Desçam pela rua Wisnacker Straße e do lado esquerdo vocês vão topar com uma estátua de bronze de um leão lutando contra uma cobra, linda.
A estátua do artista Albert Wolff data de 1894/95 e representa a luta da Justiça contra o crime e a mentira. O leão está protegendo os filhotinhos, que representam os cidadãos de bem.
Aproveitamos o clima legal da rua para tirar umas fotos nossas e tomar um solzinho no rosto (algo maravilhoso no meio do inverno!). 🙂
Do lado direito da rua irão se deparar com um Cemitério destinado às vítimas da II Guerra Mundial (que morreram nos porões, foram assassinados pelos soldados russos ou mesmo as que cometeram suicídio).
Mais uma Igreja construída por Schinkel: A Johanniskirche
Ao fundo do cemitério vocês já poderão ver o ponto D, a linda igreja Johanniskirche. O Pacelli já escreveu sobre a igreja, que foi projetada por Schinkel (vem ler mais sobre ela aqui).
Você chega até ela dobrando à direita na Alt-Moabit (não tem como não ver).
Passeando pela orla do rio Spree em Moabit
Após contemplar a beleza da igreja Johanniskirche, siga reto pela Kirchstraße até chegar na linda Moabiter Brücke com seus ursos na entrada (ponto E).
É uma das 20 pontes do bairro, que na verdade é uma ilha. Vocês vão ver também o restaurante-barco Patio.
Sem atravessar a ponte, caminhe um pouco pela beira do rio.
Vocês vão chegar ao maravilhoso e moderno prédio do Ministério do Interior (ponto F). Além da bonita arquitetura do prédio, lá se encontram também dois memoriais ao muro de Berlim (um trecho do muro e uma escultura simbolizando sua queda).
Lá vocês vão encontrar também esculturas de pessoas importantes para a formação cultural, política, intelectual ou tecnológica da Alemanha.
Algumas das pessoas homenageadas são: Albert Einstein, Georg Elser (atentou contra a vida de Hitler) e Konrad Zuse (inventor do computador).
Depois de contemplar o lindo prédio do ministério do interior e as estátuas dos homenageados, continuem caminhando pela beira do rio, atravessem a avenida Stromstraße, dobrem à direita na rua Krefelder Straße e vão reto até cruzar a Alt-Moabit e a Turmstraße novamente.
Entre essas duas avenidas vocês ainda verão a igreja Heilandskirche, que também é muito bonita.
https://www.instagram.com/p/BEQtZvGsR9k/
Depois de atravessar a Turmstraße, dobrem à esquerda na Arminiusstraße.
Lá vocês encontrarão uma joinha de mercado: o Arminiusmarkthalle (ponto F).
Mercado de bairro de Moabit: o Arminiusmarkthalle
Vale muito a pena conhecê-lo, tem várias opções culinárias, ingredientes frescos, cervejaria e muitas vezes apresentações musicais. O clima lá é bem legal.
Temos um post completinho só sobre o Arminiusmarkthalle, vem ver!
https://www.instagram.com/p/BEPI2wSsR-l/
É isso aí pessoal, espero que vocês tenham gostado do passeio!
Gostou do post? Então você vai curtir também:
Bairro judeu: um passeio pelo antigo bairro no coração de Berlim
Cotidiano e arte de rua em Berlim: explorando o bairro de Kreuzberg
Kreuzberg é bem mais do que arte de rua
Autêntico mercado de bairro em Berlim: o Arminiusmarkthalle
Brunch em Berlim: Buffet mediterrâneo do Schraders
Mauerpark: o parque do muro de Berlim
Antiga ferrovia vira parque urbano em Berlim: conheça o Gleisdreieck
+ pontos alternativos em Berlim
Guia brasileiro em Berlim
Além dos passeios tradicionais, nós também fazemos passeios pelos bairros berlinenses, para aqueles que querem mergulhar na cidade!
Então se você está procurando um guia brasileiro em Berlim, entra em contato com a gente aqui.
Oi, Nicole. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Obrigada, Natalie! É sempre um prazer 🙂 Espero ser selecionada outras vezes!!
Abraços
Oi Nicole, adorei o roteiro. Rápido e muito interessante. 😉
Vou agendar para quando voltar à Berlim. Bjs.
Obrigada, Hely! Beijos!
[…] tirou na quarta, 22/01/14 (primeiro dia de neve), da nossa janela e aqui pelo bairro de Moabit (veja aqui um passeio por Moabit e conheça ooutros bairros de Berlim clicando […]
Estou hospedada exatamente nesta área! Obrigada pelas dicas! Acrescentaria ainda um lanche ou café da manhã do outro lado da ponte, no café Buchwald. Um dos mais antigos (e deliciosos) de Berlim. Abraços!
Que delícia de dica, Ana! Muito obrigada! 🙂
[…] um lugar em que adoramos apreciar um bom vinho é o Arminiusmarkthalle, mercado do bairro de Moabit, lá tem uma área bem legal de vinhos; você pode apenas comprar umas garrafas ou também […]
Olá, estou indo para berlim em junho/15 para assistir a final da champions league.
Gostaria de dicas de quais cidades próximas posso visitar, já que ficarei 8 noites em Berlim e estarei de carro por 4 dias.
Grato,
Sérgio – RJ.
Olá Sérgio! Você pode ir a Quedlinburg, Dresden (são as nossas preferidas), e também Leipzig e Schwerin. Sem falar em Potsdam que é aqui do lado.
Espero ter ajudado 😉
Aah Sérgio, esqueci de dizer que tem Hamburgo também, vale muuito a pena visitar! 🙂
Dá uma olhadinha no Viagem Hamburgo, um blog de uma amiga e guia por lá.
Qual é o melhor bairro para ficar hospedado e outras dicas de Berlim?
Li que o bairro judeu é muito legal, isso procede?
Parabéns pelo blog.
Grato,
Sérgio.
Oi Sérgio, a área chamada de “bairro judeu” fica no limite dos bairros do Mitte e Prenzlauerberg, a gente considera uma das boas áreas do Mitte para se hospedar. Essa área do “bairro judeu” (cuja terminologia é utilizada não oficialmente) se estende do Hackescher Markt a Torstr. (dá uma olhadinha aqui no mapa).
A gente sempre pede para considerar também a área do Zoo como local de hospedagem. Os motivos nós escrevemos aqui.
Abraços!
Olá, Nicole!
Obrigado pelo retorno.
Estou pensando em alugar um apto aí em Moabit, através do AIRBNB. Pelo o que vcs comentam é um bom bairro para ficar e se tem uma melhor noção do povo local (alemães nativos) e não é distante dos pontos mais turísticos, pois o transporte público certamente é muito bom.
É uma boa opção?
Obrigado pela ajuda.
Abçs,
Sérgio Ricardo.
PS: Caso vcs tenham interesse em ver o jogo, faça o cadastro no site da UEFA.COM. Mesmo que não queiram ir é um bom investimento. Ano passado em Lisboa, no dia do jogo, estavam vendendo nas praças, por até 1.500,00 euros o ingresso, e tinha demanda.
Nós simplesmente amamos Moabit, Sérgio! Vale a pena se você não for muito de baladas, pois o bairro é tranquilo. Tem uns barzinhos, mas nada de muita agitação. Caso você goste da vida noturna, melhor mesmo procurar um apartamento em Kreuzberg ou Friedrichshain. Mas aí já é oooutra vibe. De qualquer forma, não vai deixar de ver a vida cotidiana (apesar de totalmente diferentes).
🙂
Mas se vcs forem sorteados e eu não, me vendam com um ágio bem pequeno.. rs
SR.
Obrigada pela dica, Sérgio! Não somos assim tão fãs de futebol, mas estamos pensando seriamente no investimento… rs
NICOLE, DEPOIS DO 7 X 1 (QUE MICO!!!), O FUTEBOL PERDEU MUITOS FÃS BRASILEIROS!
PRA MIM, HOJE, O FUTEBOL QUE VÍAMOS AQUI NO BRASIL, HÁ ANOS ATRÁS, SÓ TEM NA CHAMPIONS LEAGUE….SAUDOSISMO…..
VC ACHA QUE VALE A PENA ALUGAR CARRO PARA CONHECER AS CIDADES PRÓXIMAS DE BERLIM? ADORO DIRIGIR E AS ESTRADAS DAÍ SÃO CONSIDERADAS AS MELHORES DO MUNDO…. É UMA TENTAÇÃO!
UM GRANDE ABRAÇO E MAIS UMA VEZ, OBRIGADO.
Oi Sérgio! Vale a pena em que sentido? Se for do ponto de vista econômico, só calculando… mas normalmente ônibus é a opção mais barata. Mas se você curte dirigir, então é uma experiência que vai valer a pena para você, claro 😉
As cidades que recomendei são de fácil acesso e todas ficam a menos de 300km de Berlim.
Abraços!
Olá, Nicole! Como vai?
É, o fato é que eu gosto muito de dirigir e vou alugar um carro aí e curtir essas estradas escutando uns bons rock’n roll. rs, rs.
Li que vcs tb fazem o serviço de guia aí em Berlim. Gostaria de conhecer e ver os locais e tudo que envolve a segunda guerra e o muro de Berlim. Quanto tempo vc acha que é necessário é qual é o valor?
Acabei alugando um apartamento no bairro em que vcs moram, Moabit.
Um grande abraço e obrigado pela atenção,
Sérgio Ricardo.
[…] Nós também montamos um passeio pelo bairro de Moabit e ensinamos aqui o passo-a-passo para você explorar o bairro. […]
Olá Nicole,
Parabéns pelo agenda Berlin, está ótimo!
Ficaremos (4 pessoas) na Alemanha de 7/7 a 13/7 (chegando por Berlin e saindo por Kiel ) e já aproveitei suas dicas de Berlim para montar o roteiro aí!
Aluguei um carro para ir de Berlin a Kiel, tenho que estar lá em 14/7 para um Cruzeiro.
Procuro roteiros de viagem por estradas secundarias e bonitas da Alemanha, nesta rota. Vc tem alguma indicação?
obrigado!!!
Oi Wagner, fico feliz que o blog esteja ajudando no planejamento da sua viagem e da sua estadia em Berlim! Esse é o objetivo 😉
Infelizmente não tenho indicação de rota de carro, já que geralmente viajamos de trem… mas é só sair da Autobahn e ir pelas vias locais (dá pra ver bem direitinho pelo GPS) 🙂
Boa viagem!
[…] Aproveita a visita ao mercado e faz um passeio pelo bairro de Moabit […]
Eu tive hospedado em moabit (no amstel)
É um bairro bonitinho, tem um comercio bacanazinho, mas não gostei. Pelo menos pra se hospedar, não, pois fica distante de tudo.
Sim, Eder, Moabit não é um bairro turístico. Mas é central.. chega-se aos principais pontos turísticos e históricos rapidamente. Só é longe mesmo da zona de festas/baladas (Kreuzberg, Neukölln e Friedrichshain). 😉 De qualquer forma, mesmo não se hospedando nele, recomendo o passeio pelo bairro para aqueles que tem mais tempo na cidade.
Abraços!
Olá Nicole,
Estou indo morar em Berlim em outubro. Tenho uma filha de 6 anos e precisava saber mais sobre escolas. Você tem alguma dica. E locais para morar? Você indica algum com facil acesso, valor medio e com casas legais!
Olá, Lorraine,
essa questão dos bairros é complicada, porque na verdade quase todo bairro tem áreas legais e áreas não tão legais. Então depende mais do quarteirão (Kiez) em que você vai morar do que do bairro em si.
Vou enviar um e-mail para você. 😉
[…] confeitaria Fräulein Büker fica bem pertinho da nossa casa, no bairro de Moabit (nós temos um post com um passeio por esse bairro). É praticamente descer as escadas e atravessar a rua. O que é um perigo. Quem me conhece sabe […]
Aprecio muito seus posts. Tenho uma queda por Berlin e gostaria de passar uns três meses aí para estudar alemão e conhecer a cidade e arredores.Teria alguma dica sobre curso? Agradeço.
Olá, Rui! Fico feliz que você curta nossos posts, obrigada 🙂
Infelizmente nunca fizemos curso de alemão aqui em Berlim, então não temos como te ajudar nessa questão 🙁
Sinto muito e desejo boa sorte! Abraços!
Nicole e Pacelli, gostamos muito dos posts de vocês e eles enriqueceram imensamente nossa viagem para Berlim. Agradecemos a generosidade com que vocês compartilham informações e orientações, de forma especial e diversa, que tornam a viagem muito mais produtiva, interessante e agradável. Gostamos muito. Muito obrigada!
Muito obrigada, Maria de Lurdes! É muito gostoso ler mensagens assim!
Ficamos muito felizes que vocês tenham aproveitado a viagem de vocês ainda mais através das nossas informações.
Abraços,
Nicole