Mauerpark (Parque do Muro)

Mauerpark – o parque vivo surgido da zona da morte

Mauerpark

Mauerpark

O Mauerpark é um parque feito às beiras da divisão entre a Berlim ocidental e a Berlim oriental; hoje o parque divide as áreas atuais de Prenzlauerberg e Mitte (Wedding). É como se fosse, hoje, uma fronteira verde entre o ocidente e o oriente.

30m do muro que passava pela área foram preservados e fazem parte do parque, e é bastante utilizado pelos artistas como local de graffiti, através do qual eles podem se expressar livremente.

O Mauerpark no domingo

O parque conta com atrativos culturais riquíssimos. O dia de ir visitar o Mauerpark é no domingo, já que nesse dia você vai encontrar um dos maiores mercados de pulgas de Berlim (em alemão: Flohmarkt), com dezenas de barracas independentes, vendendo desde produtos novos a produtos de décadas atrás.

Tendas cheias de quinquilharias, máquinas fotográficas antigas, primeiros aparelhos telefônicos, moedas da época da RDA (República Democrática Alemã, a Berlim oriental), bicicletas e roupas usadas, acessórios, fotos, móveis e tudo o que você puder imaginar.

Entre os produtos novos encontram-se trabalhos artísticos como camisetas com estampas criativas, pinturas em quadro, imãs, papel, e etc. Além de tudo isso, você também encontrará cerveja, refrigerante e água à venda, bem como algumas comidinhas.

Além do pedaço do muro e do mercado de pulgas, o Mauerpark possui quadras de basquete e locais para prática de outros esportes – utilizados por muitos moradores – e uma vasta área verde.

Se você tiver visitando Berlim em estações do ano menos frias e tiver fazendo um belo dia de sol, você pode fazer um piquenique na grama do Mauerpark e observar o grande movimento de pessoas no local.

Mercado de Pulgas no Mauerpark

Mercado de Pulgas no Mauerpark

Local de música e de apresentações

O Mauerpark conta ainda com um palco redondo, onde todos podem observar apresentações de artistas de rua do mundo inteiro, além de cantar ou apenas apreciar um divertido karaoke. Pois é.

Essa é a Berlim alternativa, todos fazem arte, todos apreciam arte. Basta você sentar lá e observar a arte à sua frente. Os artistas são responsáveis por entretenimento variado: de dança de rua à apresentação estilo circo, o artista recebe aquilo que o público decide doar. Moedas no chapéu.

O karaoke funciona no mesmo esquema, mas tem uma participação indispensável do público; basta pegar o microfone e cantar. Se você tiver coragem, pode fazer parte mais ativamente da brincadeira. Se falta a coragem ou se é a voz que falta, sentar e assistir também é bastante divertido.

mauerpark arte

Apresentação artística no Mauerpark

Como chegar:

O Mauerpark fica na Bernauer Straße 63-64, 10437 Berlin. A melhor forma de chegar lá é através de metrô (U-Bahn). Duas linhas te levarão a estações próximas ao parque: U8 e U2. Através do U8 você desce na Bernauer Straße. Se você preferir, pode pegar o U2 e descer na Eberswalder Straße. Tem também a possibilidade de pegar o bonde (Tram ou Straßebahn) M10 e descer na Wolliner Straße.

Em outro post você conhecerá mais sobre o sistema de transporte público aqui em Berlim.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

4
12

12 Comments

  1. Nathalia 01/02/2012 Reply

    Olá, acompanho o blog de vocês e gosto muito. Vou chegar em Berlim (pela primeira vez num domingo em fevereiro) e vi aqui essa dica sobre o mercado de pulgas. Minha pergunta é se termina cedo em razão de ainda ser inverno e frio. Devo chegar em torno das 15:00 no East side Gallery e depois gostaria de visitar o mercado. Obrigada.

    • Author
      Nicole Plauto 01/02/2012 Reply

      Olá Nathalia! Que bom que você acompanha o blog, espero termos ajudado no planejamento da sua viagem 🙂
      Entao, o mercado de pulgas no Mauerpark fica aberto oficialmente até às 18h – todos os domingos. Se voce nao tiver outro dia para ir na East Side Gallery, vale a pena tentar pegar o mercado aberto, dá tempo. Se voce puder ir na East Side Gallery outro dia, eu diria a voce para ir direto pro Mauerpark que voce nao vai se arrepender. O mercado é enooorme e, apesar de ser bem mais parado no inverno, lá tem muita coisa pra ver. 🙂
      Voce verificou a temperatura da epoca que voce vai estar aqui? Tá bem frio esses dias…
      Qualquer coisa estamos por aqui, basta mandar a pergunta!

  2. Thereza Teixeira 14/07/2013 Reply

    Olá, amigos, sou agente de viagens e guia intern de viagem.Estarei em Berlim no per. 22 a 28/09, H Ellington, juntamnete com um grupo de 08 paxs.Como não conheço Berlim, tenho estudado muito a cidade, o que ver, o que fazer, através da intern., livros e dos seus textos.As pessoas são idosas o que me deixa apreensiva.Já estará frio?
    O que fazer,por ex,domingo?Europa Center está aberto? E o Zoo , dá para ir a pé do hotel? Acho que Mauerpark não é indicado para elas.
    O comércio vai estar fechado. Onde almoçar?
    Como vê , são muitas questões que preciso resolver.
    Pode me ajudar com sugestões?
    Obrigada, desde já,
    Thereza

    • Author
      Nicole 19/07/2013 Reply

      Olá Thereza!

      Infelizmente dia de domingo o comércio tradicional é fechado, então o Europa Center não estará aberto. Mas bares e restaurantes abrem, então local para almoçar não será problema.
      Recomendaria a ida a museus ou programações culturais. Nessa época o clima costuma ser ameno. Não é mais verão, mas ainda não está muito frio. Você pode ver tabelas com médias de temperatura aqui: Clima em Berlim

      Para saber se dá pra ir do hotel ao Zoo a pé só sabendo a distância. Basta dar uma olhada no google maps. 🙂 Se a pergunta for em relação à segurança na cidade, pode ficar tranquila quanto a isso.

      Se vocês precisarem de guias brasileiros em Berlim, entra em contato com a gente por e-mail: contato@agendaberlim.com
      A gente pode montar uns passeios legais adequados para a melhor idade 😉

      Abraços,

      Nicole

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.