Home Quem somos

Quem somos

Quem somos nós?

Nós somos Nicole e Pacelli, dois brasileiros apaixonados – um pelo outro e pela cidade de Berlim.

Somos dois economistas que, para viver o sonho de morar nessa cidade incrível, encaramos a Universidade de Economia em alemão.

Apesar de a nossa formação indicar a nossa afeição por matemática, não temos como negar que o nosso coração bate mais alto mesmo por temas como história, filosofia, política, literatura, línguas e alta cultura.

Sim, nós somos daqueles casais que podem falar no plural: os nossos interesses são quase totalmente congruentes. Caminhamos juntos na jornada em busca da alta cultura, mas ainda estamos no início do caminho.

Nosso objetivo com o blog é divulgar a cidade e ajudar você, brasileiro e amigo português, que quer conhecer Berlim.

Não são simples dicas de visita à cidade. São relatos de uma vida, compartilhamento de sonhos, detalhes da descoberta de uma cidade, de uma etapa de vida.

Nosso casamento

A nossa história

Somos Pacelli e Nicole, pernambucanos arretados. Deixamos o calor da terrinha em busca de um sonho: viver na Alemanha.

Em 2009, aos 20 e 21 anos, cada um seguiu o seu caminho em rumo às terras germânicas: Pacelli foi fazer um intercâmbio estudantil na Universidade de Tübingen, Nicole foi viver como AuPair nos arredores de Hamburgo.

Cerca de 800km nos separavam, mas, por compartilharmos os mesmos sonhos e momentos, nos sentíamos cada vez mais próximos.

Um ano depois, chegávamos ao fim do período de intercâmbio com um desejo crescente de morar para sempre na Alemanha.

Dito e feito. Arrumamos nossas coisas, traduzimos nosso histórico estudantil, fizemos testes de alemão, e fomos aceitos na Universidade Humboldt – situada em Berlim, onde sempre quisemos morar.

Hoje, já formados em Economia pela Humboldt Universität zu Berlin, continuamos nossa jornada conjunta em busca do conhecimento.

Através do Agenda Berlim nós oferecemos serviços de guia turístico personalizado (com foco em história, filosofia e cultura) e consultoria especializada em Berlim, além, claro, de compartilhar informações valiosas com vocês por aqui. Interaja com a gente pelo blog, é sempre um prazer receber comentários de nossos leitores!

Sobre mim ~Pacelli

Verdadeiro Olindense sempre fui muito interessado pela grandiosidade do mundo.

Ainda pequeno em viagem com meus pais para os EUA fiquei impressionado com o modo de vida universitário em países desenvolvidos e vi que queria aquilo para mim em breve.

Primeiramente troquei as ladeiras de Olinda pelo corre-corre de Recife ao comecar o curso de Economia pela UFPE.

Durante o curso, fiz um intercâmbio de um ano (entre 2009 e 2010) em Tübingen, cidade no sul da Alemanha – também cheia de ladeiras como Olinda. Porém havia chegado a hora de trocar o relevo irregular mais uma vez.

Mudei-me para Berlim para continuar os estudos de economia pela Universidade Humboldt. Berlim se tornou a primeira cidade plana a me encantar.

Durante o meu intercâmbio na Universidade de Tübingen aproveitei para aprofundar meus conhecimentos sobre história e política alemã.

Cursei três disciplinas que, juntamente a minha vivência no país, trouxeram conhecimentos mais profundos da Alemanha: “Panorama alemão”, “História alemã no Pós-Guerra” e “Filmografia alemã”.

Já na Universidade Humboldt de Berlim, cursei mais uma disciplina que direcionou meus conhecimentos de história alemã no pós-guerra especialmente para a cidade de Berlim.

E é com muito prazer que compartilho as minhas experiências e aprendizados sobre a cidade de Berlim e a Alemanha aqui com vocês. Espero que vocês gostem, sejam bem-vindos.

Meu perfil no Google+: +Pacelli Luckwu

IMG_3368

Sobre mim ~Nicole

Venho de uma tradicional família de classe média recifense, sou filha de um professor com uma fisioterapeuta, e irmã caçula de três filhas.

Um dos meus maiores orgulhos foi ter aprendido a ler e escrever (sozinha!) aos 3 anos de idade, o que me permitiu desde cedo desenvolver o amor à leitura.

Livros eram os melhores presentes que eu recebia; e até hoje me lembro muito bem de um amigo da família que, por trabalhar numa grande editora, trazia consigo uma pilha enorme de livros sempre que me encontrava (não era tão frequente assim, cerca de 2 vezes ao ano).

Foi maravilhoso ouvir um depoimento emocionado desse mesmo amigo da família durante a minha festa de despedida do Brasil, 20 anos depois.

Pelo meu amor à comunicação, minha mãe logo me pôs para aprender inglês.

Em Recife era ainda raro aprender inglês tão novinho, e a minha mãe teve que rodar pela cidade para encontrar uma escola que me aceitasse como aluna.

Hoje em dia é super comum aprender inglês nos primeiros anos de vida, né? Eu pelo menos achava ótimo!

Na minha adolescência apaixonei-me pelo desafiante idioma alemão. Uma boa escola do idioma me proporcionou também o contato com a cultura alemã, com os filmes, com a literatura,  com o modo de viver e de ver a vida. Coloquei na minha cabeça que um dia iria morar na Alemanha.

Como adolescente não foi possível seguir com esse meu sonho, mas já na faculdade de Economia da UFPE, tive a oportunidade de viajar para um Congresso em Portugal (na verdade, foi o Encontro Mundial de Empresários Juniores).

Aproveitei o pé na Europa e dei um pulinho em Berlim. Foram três dias.

TRÊS DIAS e nada mais foi necessário para que eu me apaixonasse completamente pela cidade, a ponto de dizer a mim mesma que era A cidade em que eu iria morar.

Três anos depois eu cumpriria minha promessa interna.

Antes de vir morar em Berlim, eu fiz um intercâmbio de 1 ano como AuPair – em que eu morei com uma família alemã, cuidei de três crianças e ganhei uma segunda família.

Eu participei ativamente da educação das três crianças alemãs e pude observar as diferenças culturais entre as famílias alemãs e brasileiras.

O meu ano como AuPair foi imprescindível para formar a minha imagem em relação à cultura e costumes alemães, pois foi quando estive totalmente inserida em sua sociedade.

Algumas impressões que tenho sobre os alemães em geral vocês vão poder conhecer ao longo dos meus posts aqui no blog.

Para aprofundar e/ou confontrar o meu empirismo, fiz um curso de 1 semestre sobre “Cultura e Costumes alemães”.

Um ano depois, já na Universidade Humboldt de Berlim, cursei também a disciplina “História alemã no Pós-Guerra” com aprofundamento na história da cidade de Berlim.

Apaixonada pela história e pela cidade, eu não me canso de visitar museus e de ler acerca de temas relacionados. É um grande prazer compartilhar essas minhas paixões com vocês. Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu!

Meu perfil no Google+: +Nicole Plauto

nicole

Vista de Berlim através da cúpula de vidro do Parlamento

Você tá vindo a Berlim?

Então vem conhecer Berlim com a gente!

Envia uma mensagem que rapidinho a gente retorna:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem

     

    Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim