Autêntico mercado de bairro em Berlim: o Arminiusmarkthalle

Eu não sei vocês, mas sempre que viajo eu corro atrás dos mercados da cidade. Adoro observar a vida local, conhecer a culinária e sentir o cotidiano dos moradores.

Este é o mercado aqui do bairro

Este é o mercado aqui do bairro

Aqueles mercados em áreas mais turísticas ou mesmo o mercado central das cidades já costuma estar um pouco descaracterizado. Apesar de continuar valendo a visita, geralmente não dá mais para observar o cotidiano e costumes locais. Por isso sempre tentamos ir nos mercados de bairro.

Eu preferi, por exemplo, o mercado La Concepcio do que o famoso La Boquería em Barcelona. ©AgendaBerlim

Em Barcelona, fomos conhecer o mercado La Concepció além do famoso La Boqueria


Em Berlim não há um mercado central

Berlim, diferentemente de grande parte das cidades europeias (e até brasileiras), não tem um mercado central.

Existia um mercado central até o término da II Guerra Mundial, mas depois da queda do Muro e da tentativa de renovar o mercado (o que o aproximou de um shopping center), o Zentralmarkthalle finalmente fechou as portas em 2013. Você pode ler sobre essa história na Wikipedia, mas infelizmente só encontrei em alemão.

Acredito que o fracasso comercial do Zentralmarkthalle (que desde 1990 chamava-se Berlin Carré) deriva do fato de Berlim não ser uma cidade centralizada.

Já dissemos por aqui que há vida ativa e independente em todos os bairros da cidade. E como no bairro do Mitte (centro geográfico de Berlim) há uma grande concorrência entre moradores, estabelecimentos comerciais, órgãos governamentais e turistas, é natural que os pequenos produtores e as pessoas “normais” sejam atraídos pelos demais bairros da cidade.

Veja mais sobre os bairros de Berlim aqui

Sendo assim, se você é como eu que adoro mercados e quer garantir a ida a um mercado autêntico aqui em Berlim, vai lá no Arminiusmarkthalle em Moabit.


O Arminiusmarkthalle

O mercado do bairro de Moabit é do final século XIX e tem funcionado desde então sem grandes interrupções.

Ele é o mercado de número 10 (Markthalle X) de um total de 14 mercados construídos pela cidade na mesma época, mas infelizmente a maioria dos mercados não existe mais (seja porque não aguentou as mudanças do início do século XX ou porque foi destruído na IIGM).

O Arminiusmarkthalle é um típico mercado de bairro que conseguiu se adaptar às demandas atuais. Ele combina açougue, padaria e espaço gourmet com música, arte e atividades culturais.

A nossa área favorita por lá é um lounge cheio de vinhos deliciosos (e baratos) para quem quiser se deliciar com um Riesling a meia-luz. Eles também servem chopes bem gostosos.O mercado é cheio de comidas frescas, não necessariamente orgânicas, e tem um ambiente bastante agradável.

Aprenda a apreciar um bom vinho na terra da cerveja

No portal MyDestination de Berlim tem um vídeo bem legal da autora mostrando o mercado e experimentando algumas delícias de lá (pena que só em inglês):

Você chega ao mercado pela estação de metrô U9 Turmstrasse.

Aprenda aqui a calcular a sua rote pelo site da BVG (empresa de transportes públicos daqui de Berlim)

O mercado fica aberto de segunda a sexta, das 08h-20h e no sábado das 08h-18h. Alguns dos restaurantes ficam abertos até as 21h. O lounge (café, vinho e cerveja) fica aberto das 10h às 22h e de quinta a sábado até meia-noite.

Aproveita a visita ao mercado e faz um passeio pelo bairro de Moabit

Tanta sorte ter esse mercado aqui pertinho de casa :D

Tanta sorte ter esse mercado aqui pertinho de casa 😀

Além do Arminiusmarkthalle, a gente também recomenda o Marheine Markthalle em Kreuzberg, que tem o mesmo estilo do de Moabit. No mesmo bairro do Marheine tem também o Markthalle IX, que já é mais turístico – mas lembre-se, não deixa de valer a visita.

Posts relacionados/úteis:

Cotidiano e a arte de rua em Berlim: explorando o bairro de Kreuzberg
Um passeio pelo desconhecido bairro de Moabit
Bairro de Prenzlauer Berg
Mercado de Pulgas no Mauerpark
Aprenda a apreciar um bom vinho na terra da cerveja

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

16
7

7 Comments

  1. marianna 26/06/2015 Reply

    ola!
    queria uma ajuda de vocês.
    estou indo para berlim em setembro (2 quinzena) e queria saber um bairro legal de se ficar hospedada!

    obrigada

    • Author
      Nicole 29/06/2015 Reply

      Oi Marianna, já deu uma olhadinha no nosso post: Melhor bairro para se hospedar em Berlim? 😉 Lá recomendamos a área da Kudamm, próxima a Breitscheidtplatz – no bairro de Charlottenburgo.
      Mas claro que tem vários outros locais legais para se hospedar, depende muito das suas prioridades e do seu estilo. Quantos dias vai ficar na cidade? Quer agito à noite? Quer ver os berlinenses vivendo ou prefere ficar próxima aos pontos turísticos? Assim podemos indicar um bairro para você 😉

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.