Confeitaria Fräulein Büker, por que tanto trema?
(AVISO: INFELIZMENTE A CONFEITARIA FRÄULEIN BÜKER ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADA por conta de danos causados pela água)
Assim que nós soubermos de novas informações, avisaremos.
Essa confeitaria é um achado. Sério. É daqueles estabelecimentos pequenininhos, com alma, você percebe logo. E tudo por conta da própria “senhorita Büker”.
Fräulein (pronúncia Fróiláin) significa senhorita. Büker é o sobrenome dela.
Sim, o nome do Café deriva do nome da dona, Beeke Büker, que é uma simpatia de pessoa. Depois de já ter ido lá algumas vezes, nós fomos conversar com ela para escrever esse post e foi uma delícia (não só as tortas).
A História da Fräulein Büker
Beeke Büker se formou como Buchhändlerin (seria livreira em português) e logo depois da formação foi viajar o mundo. Ela fez uma série de intercâmbios como Au Pair, a mesma coisa que Nicole fez. Inglaterra, Estados Unidos e Austrália foram os países onde ele morou.
E o que danado é esse negócio de Au Pair que Nicole também foi?
Au Pair seria como uma intercambista (podem ser meninos também) que fica numa família em algum país diferente do seu. A Au Pair vira uma espécie de irmã mais velha. Ela ajuda nos afazeres domésticos, vive na casa da família, cuida das crianças e ainda ganha uma mesada.
PS: Eu imagino as crianças de sorte que foram essas cuidadas pela Beeke. Certamente ela fazia tortas e bolos maravilhosos o tempo inteiro!!!
Que inveja!
Continuando a história
Depois ela retornou à Alemanha e conseguiu realizar um antigo sonho, virar confeiteira. Para nossa sorte também! (De repente a inveja das crianças diminui)
Mas ela ainda não tinha a própria confeitaria. Passou um tempo trabalhando em hotéis e restaurantes. Até que resolveu abrir um local para dar cursos de confeitaria.
Mas o negócio era tão bom, a cobrança era tão grande que as pessoas começaram a pedir por um local pra sentar, tomar um café e apreciar os doces da Fräulein Büker.
A confeitaria fica no bairro de Moabit
A localização
A confeitaria Fräulein Büker fica bem pertinho da nossa casa, no bairro de Moabit (nós temos um post com um passeio por esse bairro). É praticamente descer as escadas e atravessar a rua. O que é um perigo. Quem me conhece sabe que eu venho de uma longa linhagem masculina de devoradores de bolos.
O endereço é Stephanstrasse 24. Nós viemos morar nessa região em 2011 e de lá pra cá muita coisa mudou. As fachadas estão todas renovadas, várias lojinhas e cafés foram recentemente abertos. A própria Stephanstrasse, a rua da confeitaria, depois de muitas obras de renovação dos prédios, está bem bonita.
E é um local com muitas famílias tanto de alemães quanto de imigrantes.
Um lugar muito querido
Uma coisa bem legal de sentar na confeitaria é que de vez em quando passa um vizinho e acena para a Beeke. São cenas que muita gente não espera ver por Berlim, mas a atmosfera oferecida no café pela Beeke é bem familiar e te convida a isso.
Dá pra perceber que é um café muito querido entre os moradores.
A Fräulein Büker disse que já viu várias crianças crescer no bairro. Tem um menino que, quando saía do jardim de infância pra voltar pra casa, toda vez tinha que parar com a mãe pra ir no banheiro do Café. Hoje o menino já crescido vai à escola sozinho e passa sempre por lá.
De vez em quando passa um vizinho e acena para dentro da loja.
O espaço
É um espaço pequeno. Se não estiver tão frio, dá pra ficar do lado de fora.
E uma coisa que agrada muito a mim e a Nicole é que lá sempre tá tocando uma rádio de Música Clássica. Então é bem relaxante além de gostoso.
Os produtos da confeitaria são deliciosos
Desnecessário insistir na qualidade dos produtos. Já provamos muita coisa por lá e sempre ficamos mais do que satisfeitos.
A Fräulein Büker faz questão de oferecer aos seus clientes uma boa variedade de produtos. Há realmente a preocupação de sempre ter algo pra todo mundo. Quase sempre tem bolos sem lactose (quase sempre porque muitas vezes acaba tudo! hehehe). Você também encontrará uns biscoitos sem glúten.
De acordo com a estação do ano, a oferta de bolos e tortas varia. No outono, por exemplo, ela faz um bolo de abóbora (Kürbiskuchen) sensacional. É um dos meus favoritos. E o legal é que na entrevista que ela nos concedeu ela disse que era um dos favoritos dela também.
Um dos mais vendidos é o New Yorker Cheesecake! E tem um com a base de biscoito OREO!!! É um dos favoritos de Nicole. Eu também gosto bastante de um que é feito com semente de papoula.
E só tem bolo e torta?
Negativo. Tem uma variedade bem legal de coisas gostosas.
Inclusive uns potinhos pras crianças escolherem os doces que querem comer na hora ou levar pra casa.
Aproveita pra ir lá
Então se você quer conhecer algo bem especial de Berlim, fica essa dica. Se tiver mais tempo na cidade não deixa de conhecer o bairro de Moabit, nós fizemos um post com uma sugestão de passeio por ele.
Bom passeio e Bom Apetite!
Como Chegar:
A confeitaria fica na Stephanstrasse 24. Para chegar lá você pode ir de metrô (U9 Birkenstrasse | Ringbahn Westhafen)
Ou de ônibus (Parada Stendalerstrasse)
Horário de Funcionamento:
A CONFEITARIA SE ENCONTRA PERMANENTEMENTE FECHADA 🙁
Assim que tivermos informações, repassaremos por aqui.
Fonte:
Entrevista concedida pela própria senhorita Büker
Site da confeitaria: www.fraeulein-bueker.de
Veja também:
Um passeio pelo desconhecido bairro de Moabit
Autêntico mercado de bairro em Berlim: o Arminiusmarkthalle
Bom dia Nicole e Pacelli! Adorei seu blog! Pretendo ir a Berlim algum dia desse! Sou patisserie aqui em Belo Horizonte e se vocês pudessem me ajudar eu ficaria muito grata. Estou precisando de endereços de lojas de produtos de confeitaria aí em Berlim. Aqui no Brasil não acho muita coisa. Tenho um sobrinho que está indo aí pra Berlim mês que vem e que poderia trazer algumas coisa pra mim. Desde já agradeço.
Um grande abraço.
Lucille
Olá, Lucille! Infelizmente não conhecemos, mas a Kadewe costuma ter de tudo. 😉
Abraços!