O Circus começou como um Hostel e hoje também tem Hotel
O Hostel do qual nós tivemos a honra de ser parceiros para o III EEBB é tão envolvente que um antigo hóspede deles, de 1999, está lá até hoje. E nós conversamos com o americano Jared, agora funcionário apaixonado do Circus.
O Circus Hostel é nosso parceiro para o IIIEEBB (Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros). Dessa vez, ele está sendo organizado por nós e pela Claudia, da revista Brasileiros Mundo afora. E, claro, será sediado aqui em Berlim, no dia 12 de novembro.
O Circus tem um Hotel, um Hostel e um prédio somente com apartamentos de alto padrão.
Nós fomos lá conferir o local e ficamos surpresos com o ambiente, com a integração entre os hóspedes e com as histórias que ouvimos por lá.
Aproveitamos e tomamos umas cervejas locais. Bem locais.
Pois é! Eles tem uma microcervejaria própria. E a cerveja é excelente!
Por que escolhemos o Circus hostel para o evento?
Resumidamente porque eles têm a cara de Berlim. Eles têm crescido e evoluído junto com a cidade e com seus clientes.
A localização é excelente
Eles ficam no coração da cidade. O Circus Hostel, assim como o Hotel, fica num dos lugares mais centrais de Berlim. As ruas que o cercam são bem movimentadas, cheias de bares, cafés, restaurantes de todo tipo, burguerias, etc. Não vai faltar o que fazer.
Além de tudo isso, há uma série de atrações de Berlim que ficam bem próximas. Por exemplo, o bairro judeu, sobre o qual já escrevemos em um post bem lido, fica por lá.
Global is local
Há outra coisa que nós gostamos muito no Circus Hostel. Na medida do possível, os fornecedores e parceiros do Circus são locais, de Berlim mesmo.
Então, desde os fornecedores de alimentos até os arquitetos e designers que pensaram nas acomodações são, na enorme maioria, de Berlim.
Foco no convívio e na experiência com a cidade
É um ambiente descontraído e bem convidativo. A proposta tanto do Hotel quanto do Hostel é o foco no convívio social e na experiência com a cidade.
É por isso que o Hotel, optou, conscientemente, por não oferecer as típicas instalações de spa ou academia. Toda a área comum é voltada para a socialização e convívio dos hóspedes.
Ficando lá, você terá um ambiente pensado para facilitar a sua integração com pessoas do mundo inteiro.
E o pessoal do Circus Hostel, assim como do Hotel, encoraja você a sair e aproveitar as dezenas de bares, cafés e restaurantes nas ruas próximas. A ideia é aproveitar não só as facilidades oferecidas por eles, mas vivenciar a cidade de fato.
Mas se você quiser passar mais tempo dentro do Circus Hostel ou do Hotel, não vai faltar coisa pra fazer. E tudo nessa ideia de socializar. Eles oferecem espaço para Tênis de Mesa, xadrez e equipamentos de ioga.
O Circus tem hostel, hotel e ainda apartamentos?
Sim, o Circus oferece tudo isso. Claro que o nível de preços e as acomodações são bem diferentes. Variam desde os dormitórios coletivos do hostel até os apartamentos exclusivos de alto padrão.
E por que isso?
Aparentemente pode parecer uma fraqueza, uma falta de foco, de público alvo. Mas acredite, não é isso.
O Circus cresceu e amadureceu junto com seus hóspedes
Ao longo desses quase 20 anos, o Circus percebeu que os clientes foram amadurecendo.
Um mochileiro no final da década de 90, já nos anos 2000 estava casado, ganhando mais, mas ainda assim queria ficar no Circus, pelo bom tratamento e pelas boas memórias.
Foram jovens que, depois de passar pelo Circus Hostel, toda vez que voltavam a Berlim queriam se hospedar lá novamente. Mas com a idade normalmente vem o aumento das exigências.
Notando isso, o pessoal do Hostel teve a ideia de abrir um Hotel, com melhor estrutura, para receber seus antigos hóspedes ex-mochileiros.
Muitos deles já tinham se tornado jovens empreendedores; alguns, depois de tantos anos, já tinham casado, tido filhos e vinham passar mais tempo, com mais calma, em Berlim.
A resposta do Circus foi a criação de um setor apenas para apartamentos completos. São 21 apartamentos oferecidos por eles no total. Todos eles projetados por arquitetos e designers daqui de Berlim.
Os funcionários são bem simpáticos
Não só o simpático clichê. Eles realmente parecem dispostos a fazer com que sua experiência em Berlim seja inesquecível.
Tão inesquecível que uma das pessoas com a qual nós conversamos foi o já mencionado Jared. Ele foi hóspede no Circus em 1999 e desde então está lá.
Calma, não como hóspede.
O Jared é um americano do Misouri que passou um tempo mochilando pela Europa. Passou por Berlim e ficou no Circus Hostel, um dos primeiros na capital alemã.
Na época, Berlim estava muito longe de ser uma cidade turística, mas o Jared garante que o Circus já era bem avançado pros padrões de hostels.
Pois bem, ele ficou lá, conheceu os donos, gostou de Berlim e perguntou se tinha vaga pra ele ficar lá trabalhando. Passou mais alguns meses viajando pela Europa e depois os donos do Circus entraram em contato e ofereceram a vaga. Já se vão 17 anos do Jared no Circus.
E o Jared, que nos apresentou tudo, é hoje, além de outras coisas, o responsável pela microcervejaria do Circus Hostel.
A microcervejaria
Essa é uma das mais novas ações do Circus Hostel para fazer com que seus hóspedes se sintam ainda mais à vontade. De 2015, mais precisamente.
O Circus já tinha um longa experiência recebendo pessoas do mundo inteiro. Com esse know-how em mãos, eles perceberam que um ponto forte deles eram os ambientes para a socialização dos hóspedes.
E nesse sentido, a microcervejaria funciona muito bem.
Passamos algumas boas horas por lá e conversamos com muitos dos hóspedes. Também vimos muitos que previamente não se conheciam batendo um papo bem descontraído. Eles acertaram em cheio.
As conversas que tivemos
Conversamos com um Suíço de Genebra que estava lá sozinho aproveitando a cerveja e matando tempo porque ia pegar alguém no aeroporto.
Com um Venezuelano que já mora há tanto tempo longe de seu país que já fala espanhol meio devagar. É, ele nos falou que morou muito tempo em Dublin e agora estava em Berlim. O inglês dele era impecável.
Também vimos um pequeno grupo de brasileiros hospedado lá. Como não poderia ser diferente, aproveitamos para interrogá-los, rs. E eles falaram que, apesar de estarem no Circus Hostel, as acomodações superavam facilmente a de alguns hoteis por aí! Estavam positivamente surpresos com o hostel.
Tá, mas e a cerveja(?), pergunta o impaciente leitor.
O mestre cervejeiro responsável é o Heiko. Ele estudou na Universidade Técnica de Berlim e trabalhou na cervejaria da Becks em Bremen. Agora ele é o responsável pela fabricação própria da microcervejaria do Circus Hostel.
Então é uma cerveja não só made in Berlin, mas de um mestre cervejeiro de formação berlinense.
A cerveja é uma Pilsner produzida sob os critérios de tradição e pureza alemãs. Ela é encorpada com uma variedade de lúpulos e possui um leve sabor maltado de caramelo.
É muito gostosa. Nicole já disse que bateu a cerveja preferida dela.
https://www.instagram.com/p/BMeiT_Qlr90/
Mas só tem cerveja lá?
Não! Lá você pode tomar um vinho, algumas cervejas de garrafa e coquetéis, mas o ideal é provar a cerveja deles.
Os preços são bem justos, você pode baixar o menu deles aqui mesmo. Há várias opções de petiscos também.
E só pode ir hóspede do Hostel?
De modo algum. Todos serão muito bem-vindos. Nós curtimos muito nossas boas horas por lá. Boa companhia, boa cerveja e um local bem descontraído. Voltaremos com cerveja. (não resisti)
Endereço:
The Circus Hostel
Weinbergsweg 1a
10119 Berlin
Como chegar:
A estação de metrô U2 Rosethaler Platz fica logo de cara com o Hotel e com o Hostel. O bar fica no porão do The Circus Hostel.
Os trams (bondes) M1 e o M8 também passam na porta.
Horário de Funcionamento:
Katz & Maus Bar und Circus Hostel Brewing Co
Diariamente a partir das 19h até 01h
Snacks e comidas quentes até as 22h
[…] Ao longo da noite mais blogueiros foram chegando e às 20h a microcervejaria já estava lotada. A cerveja de lá é maravilhosa: Pacelli já escreveu um post sobre o Circus Hostel, sua microcervejaria e sua cerveja aqui. […]
[…] O pessoal do EEBB a essa esta altura estava na cervejaria Mikrobrauerei do The Circus Hostel Berlin, mas estava tarde e eu precisava jantar. (Se você se interessou sobre a cervejaria, deu sorte: o Agenda Berlim tem post!). […]
Adorei as dicas, estou indo pra Alemanha em julho pela primeira vez é estou empolgada mas ao mesmo tempo com receio. Bjs
Olá, Alessandra! Fique tranquila que vai dar tudo certo. 🙂
Se precisar de um auxílio direcionado no seu roteiro, teremos muito prazer em ajudá-la através da nossa consultoria. Com certeza você ficará mais tranquila.
Se tiver interesse, entra em contato com a gente!
Atenciosamente,
Nicole