O 9 de Novembro na Alemanha

9 de Novembro de 2014, comemoração dos 25 anos da queda do muro

9 de Novembro de 2014, comemoração dos 25 anos da queda do muro

O 9 de novembro é uma data muito marcante na história alemã.

Apesar de ter havido a feliz queda do muro de Berlim, também foi uma data muito desastrosa; houve, por exemplo, a noite dos cristais.

É por isso que, por muito tempo, as comemorações da queda do muro de Berlim foram muito mais tímidas do que mereciam. O dia da queda do muro, por exemplo, não é feriado. A reunificação do país é celebrada no dia 3 de outubro, data em que houve a reunificação política, em 1990.

Vem ver alguns acontecimentos históricos importantes que ocorreram na data de 9 de Novembro na Alemanha:


9 de Novembro de 1989: a queda do muro de Berlim

Este deve ser o acontecimento de 9 de Novembro mais conhecido nos dias atuais.

No final da década de 80 a chamada cortina de ferro começava a se esfacelar. Moscou já não tinha o controle que outrora exercia.

Na Alemanha Oriental, os protestos por mais liberdade, incluindo o direito de viajar para países ocidentais, tornavam-se cada vez maiores. O governo da Alemanha Oriental preparou uma flexibilização nas leis de migração, mas o porta-voz, Günter Schabowski, não estava totalmente preparado para anunciar as novas regras.

Por isso que na coletiva de imprensa, com todo o país de olho, ele disse que as facilitações para viajar entrariam em vigor imediatamente, fazendo com que os moradores da Berlim Oriental fossem para os pontos de fronteira.

 

A população pressionou os guardas. Eles não tinham recebido nenhum tipo de ordem de cima, e acabou passando para o outro lado. Foi assim que o muro caiu, no fim das contas terminou sendo por um erro e falta de preparo do porta-voz do partido comunista (sem tirar o mérito dos protestos da população, é claro).

Se fosse apenas por esse acontecimento histórico, com certeza o 9 de Novembro seria bastante celebrado na Alemanha. Provavelmente seria decretado feriado nacional como comemoração da reunificação alemã. Mas como vocês vão ler adiante, não foi somente a queda do Muro de Berlim que ocorreu nesta importante data.


9 de Novembro de 1918: a queda da monarquia

Depois da campanha da I Guerra Mundial, longa e extremamente custosa em termos de vida e de recursos, o último imperador alemão renuncia. Alguns dizem que ele não foi o primeiro a saber que havia “renunciado” rs. Mas fato é que desde então não há monarcas na Alemanha.

Logo depois, Philipp Scheidemann proclama a república de uma janela no Reichstag.

Horas mais tarde, Karl Liebknecht proclama uma república socialista a partir do Palácio da cidade. Os tempos sem o imperador ainda seriam bem instáveis.

Meses depois tanto Karl Liebknecht quanto a filósofa e economista Rosa Luxemburgo são assassinados em Berlim pela milícia Freikorps.


9 de Novembro de 1923: o “Putsch” da cervejaria em Munique

9 de novembro golpe da cervejaria alemanha

Bundesarchiv, Bild 102-00344A / Heinrich Hoffmann / CC-BY-SA 3.0, Bundesarchiv Bild 102-00344A, München, nach Hitler-Ludendorff Prozess, CC BY-SA 3.0 DE

A situação da Alemanha era bem crítica. A hiperinflação, a desconfiança do povo perante os governantes e os partidos radicais que ganhavam cada vez mais importância transformavam o país num barril de pólvora. O partido de Hitler arrebanhava mais gente a cada discurso.

Em 26 de setembro de 1923, depois de muita violência e agitação, o primeiro ministro da Bavária declarou estado de emergência e deu poderes especiais a Gustav von Kahr, o comissário de Estado, para garantir a ordem.

Um grande discurso estava sendo preparado por Hitler e seu partido, mas foi impedido de ser realizado por von Kahr, pois ele temia ainda mais instabilidade. Foi aí que entre 8 e 9 de novembro houve a tentativa de tomada de poder pelo partido de Hitler com o apoio de mais de 2000 homens.

A tentativa foi frustrada e 16 partidários do Nacional Socialismo foram mortos. A polícia de Munique também teve baixas, 4 policiais. Depois disso muitos nazistas foram presos, inclusive o próprio Hitler, que ganhou atenção da imprensa do mundo inteiro.


9 de Novembro de 1938: a noite dos cristais

Hershel Gryszpan era um judeu-polonês vivendo ilegalmente em Paris com muitas dificuldades e muito abalado pelas condições de sua família na Alemanha e dos judeus em geral.

No dia 7 de novembro de 1938, Grynszpan entrou na embaixada alemã em Paris e disse ser um espião com informações importantes para entregar a um oficial. Quando o diplomata alemão Ernst vom Rath foi falar com ele e pedir seus documentos, levou 5 tiros.

Os líderes nazistas aproveitaram esse episódio para incitar a população alemã contra os judeus.

9 de novembro berlim alemanha noite dos cristais

Vitrines de lojas pertencentes a judeus apedrejadas por todo o país

Na noite de 9 de novembro, centenas de judeus foram mortos, 30 mil foram presos (dos quais 6 mil foram enviados para o campo de concentração Sachsenhausen).

As descrições das pessoas que estavam na Alemanha naquela noite contam que as ruas estavam repletas de vidro quebrado. As lojas e estabelecimentos pertencentes a judeus foram invadidos e destruídos e as sinagogas foram queimadas.

A noite dos cristais faz referência aos cacos de vidro brilhando com a iluminação dos incêndios da sinagoga. É a partir dessa noite que a perseguição aos judeus fica mais violenta e escancarada.

9 de novembro berlim alemanha

Sinagoga em chamas em 9 de novembro de 1938

Na parte de Berlim conhecida como Scheunenviertel, o bairro judeu, o mesmo se repetiu. Nós inclusive já escrevemos aqui sobre essa parte da cidade até com uma sugestão de passeio.


Espero que…

essa breve retrospectiva à história alemã tenha conseguido mostrar o quanto, de uma forma ou de outra, o dia 9 de Novembro marca o país.

Agora você sabe porque o dia da queda do Muro de Berlim não é comemorado como feriado nacional.


 Se você gostou desse post, dá uma olhada também:

Memorial à sinagoga destruída

Fontes:
Site Der 9. November in der deutschen Geschichte, Historisches Institut – Link (ger)
Livro Hitler, Ian Kershaw – Link no Amazon (pt-br)
Livro Deutsche Geschichte von 1871 bis zur Gegenwart, Peter Zolling – Link no Amazon (ger)
Livro Sachsenhausen Concentration Camp, Günter Morsch & Astrid Ley – Link no Amazon (ger)
Livro 111 Orte in Berlin auf den Spuren der Nazi-Zeit, Paul Kohl – Link no Amazon (ger)

 

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

16
6

6 Comments

  1. Wartii Krementii 09/11/2016 Reply

    Data cabalística?

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.