Dicas para o Réveillon em Berlim com fogos

Meu primeiro Réveillon em Berlim

Eu sempre achei o Réveillon em Berlim meio frustrante.

A primeira virada de ano que passei no frio alemão foi em 2009 e então compreendi que poucos povos no mundo comemoram o Réveillon tanto quanto a gente comemora.

Realmente foi difícil depois de 21 anos ao lado da família, acostumada com os abraços e os votos dramáticos de felicidade e realizações, não sentir a brisa aconchegante, não ver o sol chegar às 05h da manhã, não entrar no mar logo de manhãzinha para limpar as mazelas do ano anterior, pra renovar as energias.

Diferente de tudo isso, passei o meu primeiro Réveillon longe de casa com uma sensação térmica de -30 graus e a muitos milhares de quilômetros de distância da família.

Mas vida de expatriado é assim mesmo.  E se é pra sofrer de saudades, que seja bonito e com fogos, certo?! 😉

Lembre-se que o Réveillon em Berlim é frio

Antes de tudo, se você realmente está considerando passar o Réveillon em um local aberto, lembre-se que é frio e você deve estar bem agasalhado.

Por mais que o inverno ainda não tenha chegado com tudo (por enquanto ainda estamos nas temperaturas levemente positivas), ficar parado de madrugada por mais de 2h vai aumentar consideravelmente a sensação de frio.

Portanto, vista-se como se tivesse enfrentando o maior frio de suas vidas! Não custa nada se proteger né? Você não vai querer estragar sua festa e nem suas férias!

Para os que ainda não sabem como se proteger no inverno, nós temos dicas especiais que foram apreendidas a muito custo. Dá uma olhada no nosso post sobre como sobreviver ao inverno berlinense.

Já está preparado? Então saca aqui as dicas dos lugares em Berlim para curtir os fogos no Réveillon 2016:


Locais para curtir fogos no Réveillon em Berlim


Portão de Brandenburgo

Tá, essa é a dica mais óbvia. A festa no Portão de Brandenburgo é a maior do país e uma das maiores da Europa. Recebe cerca de 1 milhão de pessoas e é transmitida ao vivo em cadeia nacional (é tipo a nossa Copacabana, rs).

Nós já fomos duas vezes e só posso dizer que é legal, mas é bem cheio. Pra ficar perto do palco você precisa chegar ainda de tarde. Chegando por volta das 20h ou 21h você poderá procurar um lugar láaa atrás perto dos telões e curtir os fogos à meia-noite.

A festa acontece atrás do Portão de Brandenburgo, ao longo da Avenida Str. des 17. Juni. A entrada é grátis e a partir das 12h; entre 14h e 18h30 terão as passagens de som e a partir das 18h30 a festa começa. À meia-noite serão estourados cerca de 6 mil fogos.

Lembrem que não é permitido levar bebidas alcoólicas, garrafas de mais de 500ml, qualquer tipo de arma, spray, vidros e fogos. Você pode acessar a programação e as informações no site VisitBerlin (em inglês).

Se você resolver chegar tarde (depois das 20h), entre pelas entradas mais próximas da coluna da vitória, que são na Bellevuealle/Kleiner Stern e Strasse des 17 Juni/Grosser Stern.


Mercado de Natal do Gendarmenmarkt

O mercado de Natal da praça Gendarmenmarkt vai ficar aberto até o dia 31 (postamos aqui sobre os mercados de Natal em Berlim e suas datas) e a partir das 19h vai oferecer uma festa especial de Réveillon com fogos na virada.

A entrada custa 12 euros. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente lá na entrada do Mercado de Natal. Veja a programação completa aqui.


Mercado de Natal da Gedächtniskirche

O Mercado de Natal ao redor da Gedächtniskirche ficará aberto no dia 31 e oferecerá a seus visitantes fogos para a virada do ano. Lá os fogos já começarão às 18h; serão estourados 2.700 fogos a cada 2h até a hora local de virada (você pode ver detalhes no site deles).

A entrada no Mercado é grátis, os estandes estarão abertos até as 02h da manhã.

A igreja Gedächtniskirche fica na área do Zoo e da Ku’damm. Por perto tem também a KaDeWe, famosa loja de departamentos alemã.


Dica de berlinense: a Oberbaumbrücke

A ponte que une os bairros de Kreuzberg (escrevemos sobre o bairro aqui e aqui) e Friedrichshain é um ponto de encontro dos jovens berlinenses; de lá dá pra ver bem os vários fogos de festas pela cidade e comemorar tranquilamente com os amigos a chegada do ano.

Depois da virada a pedida é entrar em alguns dos muitos bares, pubs e clubes que a festa é certa. A Oberbaumbrücke fica pertinho da East Side Gallery.

Para quem quer ter mais ideias de onde passar o Réveillon em Berlim, tem um site bacana que juntou várias informações. Infelizmente só em alemão, mas acho que dá pra dar um jeitinho com o Google translator 😉  O site é o Berliner-silvester.


Dica nossa para ver os fogos no Réveillon em Berlim

réveillon em Berlim - estação central - agendaberlim

A estação central de Berlim

Você tá hospedado no Mitte, quer só ver os fogos rapidinho e voltar pro hotel?

Vá para a Hauptbahnhof!

Em frente à estação central de Berlim tem umas pontes e locais mais altos que te permitirão contemplar os fogos que estouram lá no Portão de Brandemburgo.

Mas por favor não se iluda, não vai estar vazio… bom, pelo menos você não precisará chegar às 15h como na festa do Portão e também poderá sair rapidamente. Ah, e poderá levar sua bebida!

Dá pra chegar por lá com 1h de antecedência e esperar os fogos… nós já fizemos isso em dois Réveillons e conseguimos ver direitinho. Indo com uma turma de amigos e uma garrafa de champanhe, tá tudo certo. 😉

Atenção: a maioria das festas este ano não aceitará a entrada com malas ou mochilas (além das habituais proibições)

Só tem um detalhe chato: se tiver com muita neblina, você não vai conseguir ver os fogos, a não ser que esteja muito próximo a eles… :/   Pois é, agora você entende porque o Réveillon aqui é meio frustrante.


Se você tá vindo a Berlim nesta época, dá uma olhada também em:

Mercados de Natal em Berlim: veja aqui onde e até quando
Como sobreviver ao inverno em Berlim
Berlim no inverno: a neve deixa tudo mais bonito!
O Natal na Alemanha
A melhor época para visitar Berlim

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

32
13

13 Comments

  1. Raquel 17/12/2014 Reply

    Olá!!! Muito boas as dicas do seu site!!!! Você pode me informar se o deslocamento do portão de Brandeburgo pra Alte munze(Alexandreplatz), no dia do réveillon é fácil??? Tem transporte público ou taxi?? Obrigada

    • Author
      Nicole 18/12/2014 Reply

      Olá Raquel!
      A melhor forma de ir do Portão de Brandenburgo para a Alexanderplatz depois da virada do ano é mesmo a pé. Você pode até tentar achar um táxi ou tentar pegar um ônibus, mas a forma mais rápida provavelmente vai ser a pé. É uma caminhada de meia-hora 😉
      De qualquer forma, se quiser tentar o transporte, se afasta um pouco até a altura da Friedrichstrasse e tenta pegar os ônibus 100, 200 ou TXL. Se tiverem cheios ou com muito trânsito, vai até a estação de S-Bahn Friedrichstr. e pega um S até a Alexanderplatz. As estações ficam cheias, mas nada caótico.
      Boa virada!

  2. Adriana Lima 18/12/2014 Reply

    Adorei o post! Estamos contando os dias pra passar a virada do ano aí no frio 😉

    • Author
      Nicole 18/12/2014 Reply

      uhuuul! Vamos lá 😀 Mas não crie muuuuitas expectativas, ok?! Réveillon no Brasil normalmente é bem mais glamouroso (não sei se você já passou Réveillon fora).

  3. Destino Munique 21/12/2014 Reply

    Pois é Nicole !!! Este será o meu primeiro Reveillon fora do Brasil e aqui na Alemanha, sempre estou por lá nesta época. Vamos ver o que Munique me mostrará de bom 🙂
    Bjs, boas festas!

    • Author
      Nicole 22/12/2014 Reply

      Nossa, Destino Munique… é bem diferente! Mas depois me conta como foi 😉

  4. Natalie 28/11/2016 Reply

    Oi, Nicole. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    • Author
      Nicole 29/11/2016 Reply

      Opa, que bacana, Natalie!! É sempre um prazer imenso ser selecionada para o linkódromo, muito obrigada! Beijoss

  5. Mónica 12/11/2018 Reply

    Olá Nicole. O seu blogue está a ajudar-me a montar o meu roteiro para a passagem de ano.
    Qual dos locais de passagem de ano você acha mais indicado para quem vai com crianças (11 e 13 anos).
    Obrigada

    • Author
      Nicole 30/11/2018 Reply

      Olá, Mónica! Pra ser bem sincera, com crianças eu procuraria um jantar em local fechado que fosse a uma distância caminhando do hotel. No Réveillon os berlinenses soltam fogos na rua e nem sempre dá pra confiar nos transportes públicos (achar táxi também é complicado). Eu particularmente acho meio perigoso devido aos fogos inescrupulosos. Mas é uma opinião pessoal. 🙂
      Abraços! Fico feliz que nosso blog esteja ajudando na viagem de vocês!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.