Comecei a escrever este post com o objetivo de apresentar a vocês um local muito charmoso.
Mas eu não poderia começar a falar direto sobre o local, pois toda vez que vamos lá e levamos amigos, sempre fazemos um passeio até chegarmos. Então é exatamente isso que vou fazer com vocês.
A nossa caminhada será pelo bairro de Kreuzberg, mas grande parte dela será bem diferente da imagem que normalmente se tem desse bairro berlinense e que inclusive já relatamos aqui.
Do U-Bahn Kottbusser Tor a Admiralbrücke
Descendo na estação de U-Bahn Kottbusser Tor, pegamos a Admiralstrasse. Essa não é uma rua que está entre as mais lindas de Berlim.
Ela é cheia de pichação e com alguns prédios de beleza duvidosa, mas continue porque no final vale a pena.
Andando mais um pouco, você vai passar pela escola Jens-Nydahl e logo depois chegará na Admiralbrücke, a ponte.
Sempre que eu faço esse percurso, parece que um bairro totalmente diferente se abre pra nós nessa ponte. A visão do rio, gramado, os prédios renovados e as pessoas cheias de vida dão um ar novo à caminhada.
Observe também na Admiralbrücke a quantidade de tampinhas de cerveja já cravejadas no chão. Por muito tempo a ponte era ponto de encontro pra sentar, deitar e tomar uma cerveja, principalmente no verão. E isso ia até tarde.
Sim, ia, porque hoje em dia, quando vai dando 22h, até a polícia impede a “bagunça” e barulho por lá; mas não por uma questão de violência ou algo do gênero, e sim em favor do sono dos moradores.
Um desvio pelo cotidiano do bairro
Passando pela Admiralbrücke, vamos encontrar restaurantes, cafés e sorveterias.
Antes de chegar no aconchegante Weinblatt, o local que eu quero apresentar a vocês, sempre faço um desvio pela Böckhstrasse e pego a primeira à direita na Graefestrasse. Essa é outra rua com vários estabelecimentos locais.
Mas uma das coisas que eu acho mais legal nela é essa escultura de livros que discretamente aparece à direita na foto abaixo.
Andando um pouco mais pela rua, pegamos a primeira à direita e já estamos na Dieffenbachstrasse. É uma rua bem domiciliar, com prédios e varandas muito charmosos. Nesse ponto da cidade dá pra ver bastante criança (dependendo do horário, claro) e famílias.
Café Weinblatt
Do lado direito da rua é que encontramos o café Weinblatt. Ele pertence a uma família turca que faz questão de servir todos os seus pratos bem frescos.
O café é pequeno e bem aconchegante. Geralmente tem sopas, molhos turcos, azeitonas e doces. Além disso, eles vendem também uns bons vinhos.
Sério, os molhos e cremes turcos deles são fantásticos. As saladas e o cuscuz também. Só não aconselhamos muito os produtos fritos e de forno, já que não são fritos na hora e são reaquecidos no microondas.
Sempre quando levamos nossos amigos e familiares ao Weinblatt, eles adoram. Espero que você também goste! Conta pra gente aqui.
© Todas as fotos usadas neste post são do nosso amigo e parceiro Lucas Reis. Passeamos com ele em Berlim e demos início a um projeto bacana em conjunto (aguardem). De tanto a gente insistir, ele criou uma página onde vocês podem acompanhar suas fotos e histórias: basta curtir.
E se você quer se hospedar em Kreuzberg, há algumas alternativas no Booking, mas nessa região atua principalmente o Airbnb. Se ainda não é inscrito lá na plataforma de aluguel de quartos e apartamentos, entra pelo nosso link que você (e a gente) ganha 20 dólares de crédito na sua próxima reserva.
Posts relacionados
Cotidiano e arte de rua em Berlim: explorando o bairro de Kreuzberg
Antiga ferrovia vira parque urbano em Berlim: conheça o Gleisdreieck
Um passeio pelo desconhecido bairro de Moabit
Dica de restaurante: Café Nord-Süd
Procurando por um guia brasileiro em Berlim?
Dá uma olhada no nosso informativo e entra em contato com a gente!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Parceria com o Booking
Parceria com a GetYourGuide
Além da parceria com o Booking.com, temos também uma parceria com a GetYourGuide. A GetYourGuide é uma empresa alemã, segura e confiável, que oferece tickets para as mais variadas atrações no mundo todo. Se você quer escapar das filas e ainda ajudar a gente a manter o blog, utiliza o nosso link de afiliado que a gente ganha uma pequena comissão a cada ticket comprado.
Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.
Oi, Pacelli. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Opa, Bóia! Obrigado.
[…] Café Weinblatt em Kreuzberg Autêntico mercado de bairro em Berlim: o Arminiusmarkthalle O Mauerpark + Comidas e Restaurantes em Berlim + Pontos fora da rota turística comum […]
[…] e arte de rua em Berlim: explorando o bairro de Kreuzberg Kreuzberg é bem mais do que arte de rua Autêntico mercado de bairro em Berlim: o Arminiusmarkthalle Brunch em Berlim: Buffet mediterrâneo […]
[…] região do Kottbusser Tor e Admiralbrücke. Essa região é a que apresentamos neste post aqui: Kreuzberg é bem mais do que arte de rua – e também a que costumamos levar os nossos clientes que querem sair do centro turístico e […]