Museu de História Alemã
Só o prédio já valeria a pena
O Museu de História Alemã já vale a visita só pelo prédio e por sua história em si. É o prédio mais antigo da Unter den Linden e foi construído para ser o arsenal da Prússia.
Acabou virando também local de visitação com vasta coleção de armas de vários tipos e de países derrotados pela antiga Prússia. Tinha uma das melhores e maiores coleções de armamentos da Europa.
Passando pela conturbada história de Berlim
Em 1848, o prédio foi saqueado na revolução de março, e os revoltados chegaram a usar as armas do local. Alguns anos depois, o prédio e sua coleção foram transformados no museu da guerra da Prússia.
Também em março, dessa vez de 1943, o oficial Rudolf-Chrisoph Freiherr von Gersdorff planejou um atentado contra Hitler no Museu. Esperava-se que Hitler fosse ficar lá por muito tempo, mas estava com pressa no dia e passou apenas 2 minutos. Isso impediu o sucesso do ataque.
Durante os bombardeios de Berlim (para ler sobre o fim da guerra em Berlim clique aqui) a coleção do museu foi retirada de lá. No transporte das peças muita coisa se perdeu. Também o prédio sofreu severos danos.
Quando os Soviéticos tomaram Berlim, eles logo proibiram a continuação do museu com o foco bélico que tinha. Em 1948 o prédio foi reparado e reformado para abrigar o Museum für Deutsche Geschichte (MfDG), que ensinava a história do ponto de vista marxista-leninista.
E o que eu vou encontrar por lá? Que período histórico é mostrado?
Na minha opinião é um museu interessantíssimo pra quem quer ver de tudo um pouco da história alemã. Ele abrange todos os períodos históricos da Alemanha desde a época das tribos bárbaras germânicas até o Sacro Império Romano Germânico e a atualidade.
O museu tem também uma parte de sua exposição somente sobre a Reforma Protestante. Sim, esse é um dos eventos mais importantes de toda a história alemã.
Eu fiz um post somente sobre Wittenberg, a cidade de Lutero e da Reforma Protestante, depois dá uma olhada.
No Museu de História Alemã eles têm até uma das primeiras versões da Bíblia em alemão traduzida por Lutero.
Além da exposição permanente abrangendo todos os períodos, o legal do Museu de História Alemã é também que eles têm várias exposições temporárias ao longo do ano. Eles disponibilizam guias em alemão e em inglês para essas exposições e sempre dá pra aprender bastante.
Como chegar?
Para chegar no Deutsches Historisches Museum é facílimo. Ônibus 100, 200 ou TXL e descer na parada Staatsoper. Informações sobre preços e horário de funcionamento você pode ver diretamente no site do museu, onde você pode encontrar também mais informações sobre as exposições temporárias.
E dá uma olhada também no post da Fernanda lá no blog Tá indo pra onde?, ela contou a experiência dela no Deutsches Historisches Museum em um post bem completo.
Obrigada pela citação!!! Fiquei impressionada como a grande maioria das pessoas que vai a Berlim só conhece o prédio (lindo) por fora, tira umas fotos e nem entra no museu, que é interessantíssimo!!!
Pois é, Fernanda! O museu é maravilhoso mesmo 😉
Oi, pessoal. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Olá Bóia! Que demais 😀
Continua passando por aqui! Abraços
[…] Humboldt Deutsches Historisches Museum Ilha dos museus Catedral de Berlim Palácio da cidade de […]
[…] Ah, e eu também escrevi um post completo sobre o museu: Deutsches Historisches Museum: 20 séculos de história é um só lugar […]
[…] Temos aqui um da Catedral de Berlim | e também um do Deutsches Historisches Museum. […]
[…] Pra ser bem sincero, os primeiros prédios da cidade, dignos de nota em nível europeu, só começam a aparecer na virada do século XVII para o XVIII, por volta de 1700 mesmo (Um desses prédios é o que hoje abriga o Deutsches Historisches Museum). […]
[…] os super fãs de história, não deixem de ir ao Museu histórico alemão, que possui uma coleção abrangendo 20 séculos de história […]
Ótimo post, Pacelli! Suas dicas e de Nicole são preciosas. Esse museum é maravilhoso mesmo. “Gastei” um bom tempo lá. Valeu muitíssimo a pena. É um museu muito bem organizado e rico em informações e artefatos. Achei que o audioguia foi um complemento importante à visita. Aprendi muito sobre a história alemã. 🙂
Excelente, Thaís. Muito bom ver ler o feedback, principalmente vindo de você. Dá sim pra passar um dia todo por lá e aprender bastante. Quando volta em Berlim? Quando vier tem que avisar. 🙂
Um abraço.
🙂 Ainda sem previsão para voltar, mas pode deixar que aviso sim! 😉