Ilha dos Museus

Altes Museum – Ilha dos Museus

O projeto da ilha dos museus remonta ao ano de 1822, com o arquiteto Schinkel, apesar de já antes o local ser utilizado para tais fins, ainda pelo rei Friedrich Wihelm II.

São cinco os museus que pertecem à ilha: Altes Museum (o primeiro a ser construído, no ano de 1830 – foto acima), Alte Nationalgalerie, Neues Museum, Bode-Museum, e Pergamonmuseum (último a ser construído, já em 1930 – só terminou em 1958).

Muitos ainda contam com a Berliner Dom, que é a catedral, e com o Deutsche historiches Museum, que fica do outro lado do rio. Mas os museus da ilha são mesmo os primeiros cinco citados, e hoje todos pertencem à associação dos museus estaduais de Berlim.

Alte National Galeria (Antiga Galeria Nacional) – Ilha dos Museus

O Altes Museum – Museu Antigo – tem uma coleção de antiguidades.

A Antiga Galeria Nacional possui coleções de quadros e esculturas de artistas do século XIX. Vale ressaltar que a Neue National Galerie (Nova Galeria Nacional) fica na Potsdamer Platz.

O Neues Museum – Museu Novo – possui a coleção egípcia e o busto de Nefertiti.

O Bode-Museum possui uma coleção de arte bizantina dos séculos III ao XV, bem como esculturas alemãs e italianas do século XVIII.

Já o Pergamonmuseum tem uma coleção com mais de 6000 anos de história da Ásia Antiga, esculturas antigas gregas e romanas, e uma coleção de arte islâmica dos séculos VIII ao XIX; e é conhecido no mundo inteiro pela remontagem do altar da cidade grega clássica de Pergamo, do mercado da cidade de Mileto e do portão da cidade de Ishtar.

Se o tempo é curto, mas você não quer deixar de visitar pelo menos um museu na cidade, vá ao Pergamonmuseum, sem sombra de dúvidas. A não ser que você tenha algum interesse específico por outro tema.

Neues Museum – Ilha dos Museus

Com o tempo, vamos fazendo um post específico e mais detalhado para cada museu.

Temos aqui um da Catedral de Berlim | e também um do Deutsches Historisches Museum.

 Como chegar: para encontrar a Ilha dos Museus, basta descer na parada “Lustgarten” com os ônibus 100 ou 200. Aprenda a economizar no city-tour e conhecer a cidade com o ônibus 100 aqui.

Dica: para quem pretende visitar pelo menos dois museus da ilha, já pode valer a pena a compra do Museum Pass Ticket, que custa 24 euros (12 reduzido) e permite a entrada em todos os cinco museus da ilha, durante três dias consecutivos. O Pass dá direito também a mais 55 museus e exposições, totalizando 60 atrações que você pode curtir na cidade, durante os três dias… é muito barato, gente! Veja aqui uma lista com os benefícios do Museum Pass Ticket, bem como uma lista das 60 atrações.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

4
15

15 Comments

  1. Marcus Carvalho 23/04/2012 Reply

    Muito legal como foi apresentado a ilha dos museus, é bastaante util para quem qur conhcer Berlim e saber o que ela pode oferecer.

  2. carla fluvia 23/04/2012 Reply

    Você estão de parabéns,otima postagem !

  3. Author
    Nicole Plauto 24/04/2012 Reply

    Obrigada pelos comentários, ficamos muito felizes em receber feedbacks. 🙂

  4. Paulo Marcio Klein 13/03/2013 Reply

    O novo visual do site ficou excelente! Adorei este post sobre a Ilha dos Museus e as dicas sobre o museum pass ticket.

    Parabéns!

    • Author
      Nicole 13/03/2013 Reply

      Que coisa boa de ler, Paulo! Obrigada mesmooo! 🙂

  5. Paulo Cesar de Carvalho 14/09/2014 Reply

    Minha esposa e eu visitamos Berlim em setembro de 2014 e fomos guiados pela Nicole e Paccelli. O casal é muito simpático e competente. Nos apresentaram a cidade, discorrendo sobre a história de cada local visitado. Recomendamos seus serviços.

    • Author
      Nicole 16/09/2014 Reply

      Obrigada Paulo!!! Foi maravilhoso passear com vocês e principalmente conhecer você e a Bia! Vocês são maravilhosos 😉
      Grande abraço meu e de Pacelli!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.