O projeto da ilha dos museus remonta ao ano de 1822, com o arquiteto Schinkel, apesar de já antes o local ser utilizado para tais fins, ainda pelo rei Friedrich Wihelm II.
São cinco os museus que pertecem à ilha: Altes Museum (o primeiro a ser construído, no ano de 1830 – foto acima), Alte Nationalgalerie, Neues Museum, Bode-Museum, e Pergamonmuseum (último a ser construído, já em 1930 – só terminou em 1958).
Muitos ainda contam com a Berliner Dom, que é a catedral, e com o Deutsche historiches Museum, que fica do outro lado do rio. Mas os museus da ilha são mesmo os primeiros cinco citados, e hoje todos pertencem à associação dos museus estaduais de Berlim.
Alte National Galeria (Antiga Galeria Nacional) – Ilha dos Museus
O Altes Museum – Museu Antigo – tem uma coleção de antiguidades.
A Antiga Galeria Nacional possui coleções de quadros e esculturas de artistas do século XIX. Vale ressaltar que a Neue National Galerie (Nova Galeria Nacional) fica na Potsdamer Platz.
O Neues Museum – Museu Novo – possui a coleção egípcia e o busto de Nefertiti.
O Bode-Museum possui uma coleção de arte bizantina dos séculos III ao XV, bem como esculturas alemãs e italianas do século XVIII.
Já o Pergamonmuseum tem uma coleção com mais de 6000 anos de história da Ásia Antiga, esculturas antigas gregas e romanas, e uma coleção de arte islâmica dos séculos VIII ao XIX; e é conhecido no mundo inteiro pela remontagem do altar da cidade grega clássica de Pergamo, do mercado da cidade de Mileto e do portão da cidade de Ishtar.
Se o tempo é curto, mas você não quer deixar de visitar pelo menos um museu na cidade, vá ao Pergamonmuseum, sem sombra de dúvidas. A não ser que você tenha algum interesse específico por outro tema.
Neues Museum – Ilha dos Museus
Com o tempo, vamos fazendo um post específico e mais detalhado para cada museu.
Dica: para quem pretende visitar pelo menos dois museus da ilha, já pode valer a pena a compra do Museum Pass Ticket, que custa 24 euros (12 reduzido) e permite a entrada em todos os cinco museus da ilha, durante três dias consecutivos. O Pass dá direito também a mais 55 museus e exposições, totalizando 60 atrações que você pode curtir na cidade, durante os três dias… é muito barato, gente! Veja aqui uma lista com os benefícios do Museum Pass Ticket, bem como uma lista das 60 atrações.
Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Minha esposa e eu visitamos Berlim em setembro de 2014 e fomos guiados pela Nicole e Paccelli. O casal é muito simpático e competente. Nos apresentaram a cidade, discorrendo sobre a história de cada local visitado. Recomendamos seus serviços.