Berlim não tem outdoors: conheça a Litfaßsäule

Berlim Berlin Litfasssaeule - Agendaberlim.com

Litfasssäule na Litfassplatz

Algumas pessoas que recebemos em Berlim notam que a cidade não tem outdoors. Ao menos não os outdoors que conhecemos no Brasil.

Como diria orgulhosamente um berlinense, isso é tudo muito mainstream, modinha. Aqui nós temos nossa própria plataforma para propaganda de rua: a Litfaßsäule, ou Litfasssäule (Não, eu não errei a escrita!)

E claro que eu iria escrever um post sobre isso com a história dessa peculiaridade.

Nesse ano de 2016 faz exatamente 200 anos do nascimento do inventor dessa coluna. E o nome dele era Ernst Litfaß, daí o nome Litfaßsäule. Säule (pronúncia: Zóile) significa coluna. Somando-se 2+2 temos a coluna de Litfaß.

Então vamos agora para a história das colunas em si.

Na politicamente agitada Berlim do século XIX um dos problemas era o excesso de panfletagem. Era tanto panfleto caído pelo chão, espalhado pelas ruas e colados nos muros que os excessivamente ordeiros prussianos tinham que tomar uma providência.

É aí que entra o supracitado bicentenário Ernst Litfaß. Ele era um dono de gráfica e sugeriu às autoridades de Berlim a colocação das colunas a fim de diminuir a poluição visual e deixar a panfletagem algo controlável. Em 1854, depois de muita discussão, o presidente da polícia de Berlim autorizou o idealizador a colocar 100 dessas colunas e garantiu-lhe o monopólio até 1865.

Claro que Ernst Litfaß adorou ter sua ideia posta em prática e ainda faturar um bom dinheiro com seu monopólio garantido por 10 anos. Mas, provavelmente, quem gostou ainda mais foram as autoridades prussianas, já que, com as colunas, agora era possível a censura prévia das propagandas a serem colocadas. E, naqueles anos de crescimento do comunismo, socialdemocracia e republicanismo (a Prússia tinha uma das monarquias mais importantes da Europa), essa censura era particularmente tentadora para a elite.

E os anunciantes também gostaram, já que, com as Litfaßsäule, eles tinham uma garantia de que nada seria colado em cima de seus anúncios.

O sucesso foi tão grande que, de 1855 pra cá, as 100 Litfaßsäule, que inicialmente ficavam só em Berlim, viraram mais de 50.000 por toda a Alemanha.

Berlim Berlin Littfasssäule

Essa fica perto de casa…

Aqui em Berlim existe até uma praça em homenagem ao inventor das colunas. É uma praça. Ela se chama… … Litfassplatz (Platz é praça em alemão). Juro que não tô brincando. E ela fica bem perto da estação Hackescher Markt.

E se você estiver perto da Praça de Litfass, não deixa de passar no memorial ao protesto das mulheres contra o nazismo. Eu fiz um post somente sobre ele aqui.

Por perto da Litfassplatz:
Memorial do protesto das mulheres contra o nazismo
Antigo bairro judeu
Marienkirche: a igreja mais antiga da cidade
Torre de TV de Berlim

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

18
0

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.