Marienkirche – a igreja mais antiga de Berlim

A igreja Marienkirche em Berlim

A construção da Marienkirche remonta à primeira expansão da cidade, ainda na idade média, por volta de 1250. Ela e a Nikolaikirche são consideradas as duas igrejas mais antigas da cidade.

A Nikolaikirche até foi construída antes da Marienkiche, mas em 1938 a Nikolaikiche foi entregue à cidade de Berlim e hoje é utilizada como museu. Já a Marienkirche continua sendo uma igreja e por isso é considerada o templo mais antigo de Berlim.

Apesar de ter sido danificada, a igreja sobreviveu a várias guerras desde sua construção (às duas guerras mundiais, inclusive).

Vista da igreja Marienkirche e da Torre de TV

Dentro dela há uma pintura da idade média (diz-se que no mínimo do século XV, à época da peste), chamada “Dança da Morte” (“Totentanz” em alemão), em que a morte “fala” com vários tipos diferentes de cidadãos da época – inclusive com o próprio papa.

Apesar de praticamente todos os livros-guias da cidade afirmarem que a pintura é um afresco, ela não pode ser considerada como tal, já que é originalmente uma pintura a seco.

A “Dança da Morte” já foi repintada algumas vezes, mas na última restauração todas as mãos de tinta que tinham sido colocadas posteriormente foram retiradas, e a obra hoje vista é a original.

Maquete digital da pintura “Dança da Morte” na Marienkirche (Fonte: wikipedia)

A entrada na igreja é grátis. O altar não é muito sofisticado, mas vale a pena entrar, seja pra conferir a pintura medieval retratada na maquete acima, ou para admirar a beleza de seu órgão.

O órgão da Marienkirche data do início do século XVIII, mais precisamente 1723, e foi construído por Joachim Wagner. Tecnologias foram acopladas a ele ao longo do tempo, mas ainda permanece original.

Vista da Marienkirche por dentro e seu órgão

Para encontrar a Marienkirche, basta descer na parada “Spandauer Str./Marienkirche” com os ônibus 100 ou 200. Para saber como conhecer a cidade com o ônibus 100, acesse aqui.

Se você tiver na Alexanderplatz, basta andar em direção ao Portão de Brandenburgo, e à avenida Unter den Linden, e você verá a Marienkirche na esquina, na altura da Rotes Rathaus (Prédio vermelho da prefeitura). Conheça todos os pontos turísticos clicando aqui.

E se você tem interesse em saber no que a gente pode ajudar na sua viagem, fale conosco.

Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

2
6

6 Comments

  1. Cristiane 15/11/2018 Reply

    Eu Conheci esta igreja e adorei. Digo mais: Trouxe uma Biblia com cânticos em alemão claro.

    • Author
      Nicole 30/11/2018 Reply

      Que bacana, Cristiane! Uma ótima lembrança da viagem. 🙂

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.