Portão de Brandemburgo: beleza e história lado a lado
A nossa primeira foto do Portão de Brandemburgo – em 2009
Um dos maiores exemplos do classicismo alemão, o Portão de Brandemburgo marcou a divisão entre o leste e o oeste de Berlim – hoje é o símbolo da reunificação.
Conheça aqui a história deste importante ponto turístico da cidade de Berlim.
A construção do Portão de Brandemburgo em Berlim
Construído entre 1788 a 1791 e planejado por Carl Gotthard Langhans, é inspirado no Propylaeum, a entrada da Acrópole em Atenas.
Foi idealizado por Friedrich Wilhelm II para que representasse a paz.
São seis colunas dóricas de cada lado, que sustentam o feixe transversal de 11m de profundidade, dividindo o portão em 5 passagens. As passagens não são simétricas, porque retratam hierarquia: o meio é mais largo, e é por onde passava a família real. Os cidadãos só podiam passar pelas duas passagens das extremidades.
Poucos anos depois do término da construção, foi adicionada a quadriga na parte superior, planejada por Johann Gottfried Schadow. A quadriga é composta por quatro cavalos guiados pela deusa romana da vitória, Vitória.
A quadriga
O portão manteve seu design inalterado durante todos os anos de história, e passou por contextos políticos bem diferentes.
Napoleão leva a quadriga pra Paris
Depois da batalha de Jena em 1806, na qual a Prússia foi derrotada por Napoleão, Napoleão levou a quadriga pra Paris.
Só em 1814, oito anos depois, a Prússia venceu Napoleão, ocupou Paris, e recuperou a Quadriga. Só então ela recebeu a cruz de ferro, símbolo instituído por Friedrich Wilhelm II como condecoração militar – e continua sendo símbolo de condecoração militar até hoje.
A deusa aponta para o leste, em direção ao centro da cidade. Coincidentemente ou não, é na mesma direção da embaixada francesa – como se a deusa a estivesse vigiando.
O nome da praça na qual o Portão se encontra é “Pariser Platz” (Praça Parisiense), nome dado para relembrar as vitórias prussianas contra a França.
Napoleão em Berlim (Charles Meynier/Public Domain)
O Portão de Brandemburgo durante a Segunda Guerra
O portão sofreu bastante durante a segunda guerra, e foi restaurado entre os anos de 2000 e 2002 pela Fundação de Proteção aos Monumentos de Berlim.
Desde Outubro de 2002, o tráfego no Portão de Brandenburgo é fechado.
Portao de Brandenburgo depois da IIGM e hoje – Painel no Checkpoint Charlie
O Portão de Brandemburgo e o muro de Berlim
Durante a divisão da cidade através do muro, entre 1961 e 1989, o Portão de Brandemburgo era inacessível a qualquer cidadão comum.
O muro de Berlim passava por trás dele, separando-o do Tiergarten, e ao redor dele várias torres de vigilância e soldados da Alemanha Oriental bloqueavam o portão.
Ele só podia ser apreciado de longe, e virou símbolo da divisão da cidade. Muitos governantes do mundo inteiro visitavam o Portão e pediam a reunificação.
Em 2009, a festa dos 20 anos da queda do muro de Berlim foi realizada no Portão de Brandemburgo, assim como é o local da maior festa de Reveillon da cidade.
Hoje ele representa a união do oriente e ocidente de Berlim.
Dica especial: a estação de metrô do Portão de Brandemburgo
Na estação de metrô U-Brandenburger Tor (na frente do Portão de Brandenburgo e do Hotel Adlon) há uma exposição sobre a história alemã relacionada ao Portão de Brandemburgo.
A exposição fica ao longo das plataformas do metrô U55. Vale a pena conferir!
Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Nicole ,estou encantada com seu blog.Estou indo para Berlim na segunda semana de novembro e suas dicas estao sendo muito úteis.
Gostaria de saber como é a temperatura nesse periodo.
Oi, Rejane! Que bacana, muito obrigada pelo seu comentário por aqui 😉
Dá uma olhadinha no post sobre o clima na cidade, tem umas médias de temperatura nos vários períodos: Clima em Berlim.
Abraços!!