Nesse dia 25 de setembro ocorrerá a 43a Maratona de Berlim.
É a maior e mais famosa maratona da Alemanha e está entre as 6 principais provas, as chamadas “Major Marathons”, que incluem também Nova York, Boston, Chicago, Londres e Tóquio.
Nós já recebemos aqui na cidade vários maratonistas nessa época e a opinião é quase unânime: a Maratona de Berlim é a mais emocionante.
Por que a Maratona de Berlim é especial?
A Maratona de Berlim, por conta do clima apropriado de setembro e do trajeto sem muitas irregularidades, é tida como uma das melhores para quem quer correr a primeira prova.
Ela também é excelente para quebra de recordes.
Nada menos que dez foram quebrados na cidade se somadas as marcas femininas e masculinas.
E esse foi o caso em 2013, quando o queniano Wilson Kipsang terminou a prova em apenas 2h03min23s e, em 2014, quando o também queniano Dennis Kimetto fechou com 2h02min57s, estabelecendo, portanto, o atual recorde mundial.
Um brasileiro já foi o vencedor da prova, também batendo o recorde.
Foi Ronaldo da Costa em 1998, que cruzou a linha de chegada em 2h06min05s.
Muito além dos recordes
Mas as emoções não se limitam às superações de marcas.
Até 1989, a maratona acontecia de um só lado da cidade, pois o muro a dividia.
A partir de 1990, foi possível aos maratonistas cruzar o Portão de Brandemburgo, simbolizando assim o fim da divisão da cidade e do mundo.
Muitos alemães, ao cruzarem os limites do muro continuaram a correr com lágrimas nos olhos.
E o trajeto ainda é lindo!
Os corredores passarão por três importantes bairros de Berlim: Mitte, Kreuzberg e Schöneberg.
Eles ainda correrão pelo Tiergarten, considerado o pulmão da cidade, passando pela Coluna da Vitória, monumento imortalizado no filme Der Himmel über Berlin (temos um post só sobre filmes de Berlim aqui).
Parte do trajeto é margeando o rio Spree e cortando o bairro governamental, a sede do poder político alemão.
Algumas das paisagens que eles poderão contemplar nesta maratona:
https://www.instagram.com/p/u3DyJvMR6o/
https://www.instagram.com/p/BJvvampAr_c/
https://www.instagram.com/p/BJN2cKMgPaQ/
Aqui tem um mapa interativo feito pela organização com todo o trajeto da maratona de Berlim:
Os atletas correrão ao lado do muro que dividiu a cidade por 28 anos, mas também terão a honra e o prazer de cruzar seus limites, o que há 27 anos seria fatal.
Alguém por aqui já participou da maratona de Berlim? Conta pra gente.
Fontes:
Página oficial da Maratona BMW Berlin Marathon
Site Maratonas no Mundo
Notícia sobre Wilson Kipsang na página da BMW Berlin Marathon
Calendário na página da BMW Berlin Marathon
Você pode ver outras imagens na página de imprensa do site oficial da Berlin Marathon
Bom dia!
Qual é o nome oficial da ponte utilizada no filme A Ponte dos Espiões?
Boa tarde! Olha que surpresa a minha achar esse post. Tenho uma história turística com Berlin de altos e baixos, mas com um final muito feliz. Estive em 2012 com meu marido pela primeira vez na cidade. Nossa primeira impressão foi muito frustrante, nos perdemos e vimos uma Berlin suja, exótica no extremo, que nos assusto.. e ainda a cada monumento que remetia ao sofrimento da guerra e do muro, não conseguia conter lágrimas e eu sofria junto. Fiquei com uma triste memória. Fizemos todo o turismo programado por 5 dias, e saímos com uma impressão melhor, porém sem previsão de voltar. Naquela época nos encantamos com a Alemanha, mas não com Berlin. Nesse intervalo, veio um filho e as viagens mudaram um pouco. Em 2015 comecei a correr e minha vida mudou por completo. Resolvi então correr uma maratona em 2016, e nas confluências dos planetas, acabei me inscrevendo para Berlin. Houve uma certa resistência, mas acabei abraçando com carinho tudo que me acontecia e estive com mais 20 e poucos amigos nessa maratona em 25/09/2016 para completar pela primeira vez a distância emblemática. Dai foi que realmente tudo mudou! Nasceu um amor enorme por essa cidade. Nesse dia, tb nasceu em meu marido um desejo de também concluir uma maratona. E de novo, nossa vida mudou muito! Agora, vamos a Berlin de novo para em 16/09/2018 ele realizar esse sonho que nasceu ai, e além de correr junto, eu vou levar minha irma e meu cunhado tb para estreia da distância! Achei seu blog procurando dicas de bate vota, pois pela terceira vez na cidade, quero mudar os passeios. Que legal encontrar um post sobre a maratona!!! Muito Obrigada pela dedicação aqui! Um até breve!!!
Nossa, Leila, que bacana! Muito obrigada pelo seu relato, ficamos emocionados em receber comentários assim. As pessoas hoje em dia quase não compartilham mais suas experiências nas caixas de comentário dos blogs – é triste.
Fico feliz que sua relação com a cidade tenha mudado – Berlim não é mesmo óbvia, rs. 😉
Desejo a vocês muito sucesso na maratona e uma ótima estadia em Berlim!
Abraços!
Meu marido também vai correr a Maratona de Berlim em 29 de setembro de 2019 e estamos estudando e nos preparanedo para a viagem. Esse Post me emocionou, que lindo! Será a primeira Maratona dele e a primeira vez que meus pais visitarão a Europa, estão muito emocionados pois tem decendencia alemã e entendem o que é falado, apesar de falarem um dialeto já muito transformado ao longo dos anos.o blog tem sido muito util para nos programarmos. Obrigada por disponibilizar tanto conteúdo de forma gratuita 🙂
Obrigada pela mensagem, Guerly! Desejo uma ótima estadia na cidade e uma maratona bem-sucedida ao seu marido!