Filmes de Berlim

Bom, esse post é uma lista resumida sobre filmes que têm Berlim como tema ou como cenário, ou que conte um pouco da história da cidade. Na verdade há vários outros, mas esse post é apenas para aguçar a curiosidade daqueles que se interessam ou pela cidade, ou pela história ou por filmes em geral.

Para quem tá pensando e organizando uma viagem para Berlim, sugerimos que assista a alguns desses para que se possa sentir um pouco da densidade histórica e cultural da cidade.

Segue a  lista com alguns filmes. Abaixo de cada um deles tem um link do youtube. Alguns com trailers e outros com o filme mesmo.

Os falsários

Se passa em Sachsenhausen, o campo de concentração nos arredores de Berlim. O filme trata de uma operação feita para falsificar as notas de libras e de dólares. Venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008. É baseado em relatos escritos de sobreviventes do campo.


Arquitetura da destruição

Filme em formato de documentário. Interessantíssimo. Fala do ideal de estética nazista e da arte como propaganda do regime.


Berlim 36

Esse filme se passa em 1936, no ano das olimpíadas de Berlim e fala do uso do Esporte como propaganda pelo nazismo. Uma das personagens, que é real, é uma judia, o que nos permite observar como era o tratamento já em 1936 com os judeus.


Good bye Lenin

Tem que ver. Trata de maneira bem humorada, mas ainda assim dramática,  como era a vida na  RDA (República Democrática Alemã), a Alemanha Comunista.


A vida dos outros

Fala da espionagem durante a época da  RDA por parte da polícia secreta Stasi. É um dos filmes alemães mais premiados, inclusive com o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2007.

 

Asas do Desejo

Do original “Der Himmel über Berlin”, traduzido para o inglês pelo título “Wings of desire”. Trailer aqui:

Desconhecido

Filme bem recente (2011) de uma coprodução entre Alemanha, Inglaterra e França. Nele dá pra ver alguns pontos mais turísticos de Berlim, porém rapidamente. Não é um filme sobre Berlim, mas é uma ação que tem a cidade como pano de fundo. Assista o trailer:

 

Além dos recomendamos acima, você pode assistir também:
Christiane F. drogada e prostituída. Filme bastante famoso no Brasil.
Berlin Calling.

Quer mais?

Temos uma lista com vários filmes (e série!) rodados na capital alemã, vem ver:
Espero que gostem.
Bons filmes!

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

9
15

15 Comments

  1. Bruno Nunes 27/11/2012 Reply

    Sehr Geehrte Pacelli e Nicole, tenho mais uma sugestão de filme: Die Frau vom Checkpoint Charlie. Hau rein!

  2. JORGE PAULO 27/11/2012 Reply

    Nao deixe de ver : CORRA, LOLA, CORRA!

  3. Márcia 28/11/2012 Reply

    Oi Nicole, obrigada, vou procurar aqui na minha cidade, um dos filmes eu já assisti,é fantástico (Os Falsários), outro filme interessante sobre nazistas é O Menino do Pijama Listrado, não sei onde se passa o filme, mas é sobre a guerra e os campos de concentração. Um beijo.

  4. Recentemente vi dois filmes que tem Berlim como pano de fundo. Ambos são filmes recentes mas uma deles tem tem muitas cenas filmadas na época da Berlim Oriental. O mais moderno é o Desconhecido e o outro A Grande Mentira. Ótimo post! Sou viciada em filmes e por diversas vezes vejo filmes só porque tem uma certa cidade como pano de fundo.

    • Author
      Pacelli Luckwu 06/12/2012 Reply

      Que bom que gostou. Não pretendo parar de escrever sobre filmes de Berlim e da Alemanha por aqui. Obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada e, outro dia, escrevo outro post com novos filmes.

  5. anna ulbrik 16/01/2013 Reply

    Adorei a escolha dos filmes. Sempre quando vou a um lugar novo pesquiso os filmes e ou livros sobre o lugar para uma preparacao extra para viagem. sendo esse o meus post preferido de voces. 😉

  6. Muito boas dicas. Eu vi a Vida dos outros e Good Bye Lenin. Adorei os dois.

    • Nicole 02/12/2014 Reply

      Obrigada, Cris! Os dois são ótimos mesmo 😉

  7. Klaus Balogh 16/11/2015 Reply

    Die Fetten Jahren sind vorbei foi rodado em Berlim? Sei que tem uma parte que é na montanha, aliás, um lugar lindo!!!

    • Nicole 17/11/2015 Reply

      Não sei se foi filmado em Berlim, assistimos há um tempo… mas os protagonistas moravam em um WG em Berlim, isso é verdade. 🙂
      É um bom filme para entrar na lista 2!
      Abraços

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.