Cinema em Berlim: filmes rodados na capital alemã

Depois de três anos do primeiro post com os filmes de Berlim, aqui vai a segunda lista com filmes que tenham Berlim como cenário ou que conte um pouco da história da cidade.

Mais uma vez vai só o resuminho mesmo, sem spoiler (espero!).

Não viu a primeira lista de Filmes de Berlim? Vem ver!

Edukators (Die Fetten Jahre sind vorbei)

O filme gira em torno de três jovens que moram no centro de Berlim e têm tendências bem anticapitalistas. Eles se chamam Edukators porque entram em mansões, mudam móveis de lugar, mas não roubam nada. Seriam, portanto, educadores dos ricos, ridicularizando o modo de vida deles.
É praticamente um clássico, premiado e visto por muita gente.

 

Die Frau vom Checkpoint Charlie

Conta a história de Sara Bender, da DDR (Alemanha Comunista) que consegue ir para o lado ocidental, mas suas filhas permanecem no lado comunista. Ela é uma mulher muito crítica do regime socialista. O filme é baseado em fatos reais, na vida de Jutta Gallus, e ajuda a entender um pouco como funcionava a divisão do país para cidadãos que queriam visitar e encontrar parentes. O filme pode ser encontrado na íntegra no site do canal Arte, mas está todo em alemão, infelizmente não conheço versões em português (se alguém souber, deixa um comentário aqui).

Caçadores de Obras Primas (Monument Men)

Durante a segunda guerra mundial, os aliados convocam um pequeno grupo de especialistas em arte para encontrar as obras roubadas pelos nazistas. O filme conta com grande elenco e é rodado em Berlim. Inclusive cenas que supostamente são em Paris, são na verdade em Berlim – como eu já escrevi aqui no post sobre o memorial no prédio da Neue Wache. É bem divertido e vale a pena conferir.

 

A Supremacia Bourne

Esse é legal porque até as partes que são supostamente Moscou foram gravadas aqui em Berlim. Tenho medo de escrever qualquer coisa sobre esse filme porque qualquer coisa pode ser spoiler, então vai ser só isso mesmo. O filme é com Matt Damon e é excelente. Matt Damon inclusive estava em Berlim recentemente, gravando o quinto filme de Bourne. Eu e Nicole adoramos a trilogia, temos até os Blu-rays(só não gostamos do quarto filme, que nada tem a ver com os demais). A Supremacia Bourne é especial por ter Berlim como pano de fundo (infelizmente não encontrei um trailer legendado).

 

Corra Lola, corra! (Lola rennt)

É um filme alemão de 1998 e já quase um clássico. Lola tem que correr muito pelas ruas de Berlim pra salvar o namorado que perdeu uma sacola cheia de dinheiro. O filme é meio maluco mesmo, e mostra os possíveis finais da história dependendo das ações de Lola. Várias partes da cidade podem ser vistas, mas como o filme já é mais antigo, muita coisa mudou. E os roteiros de Lola não fazem muito sentido. Às vezes ela dobra a esquina e já aparece em outro bairro.

O pessoal do Alemanizando fez um vídeo legal mostrando um pouco mais das locações do filme Corra Lola, Corra e também de outros 6 filmes (alguns também estão na nossa primeira lista).

 

A grande mentira (The debt)

Esse filme conta a história de uma agente da Mossad (força especial israelense) que vai para Berlim Oriental em 1965 e se junta com dois de seus colegas para pegar Dieter Vogel, um criminoso nazista. O filme é de 2010 e foi bem recebido pela crítica.

 

Praia do futuro

Esse tem um ator bem conhecido nosso, Wagner Moura. Wagner morou em Berlim por vários meses para fazer esse filme. É sobre um salva-vidas da Praia do Futuro que conhece um alemão e se muda pra Berlim. A Oberbaumbrücke e o AquaDom são pontos bem conhecidos de Berlim que são vistos no filme.

 

A queda (Der Untergang)

Filme bem premiado de 2004 e com excelente atuação de Bruno Ganz. Retrata os últimos dias de Hitler em seu Bunker. Você provavelmente já viu uma cena desse filme, a de Hitler quando recebe uma má notícia. Foi transformada em todo tipo de piada imaginável.

 

Operação Valquíria

Tom Cruise interpreta o oficial Claus von Stauffenberg, que é líder de uma conspiração para matar Hitler e impedir mais destruição por conta da guerra. O filme é de 2008. Ao longo do período nazista na Alemanha, houve várias tentativas de matar Hitler, mas a operação Valquíria talvez seja a mais elaborada e que mais chegou perto de ser bem sucedida. O antigo prédio da Luftwaffe aparece muito claramente no filme, Nicole fez um post bem completo sobre o prédio aqui.

Homeland 5a temporada

Tá! Não é filme. Mas é uma das minhas séries favoritas. Eu assisto desde a primeira temporada e quando descobri que a 5ª ia ser toda filmada em Berlim fiquei bem ansioso. Não só é filmada em Berlim como realmente se passa em Berlim. Tem até uma cena que supostamente é Amsterdã, mas é na verdade a Fischerinsel e o Holländisches Viertel, em Potsdam. Além disso, dá pra ver várias vezes a região do Hackescher Markt e Gendarmenmarkt. Algumas partes de Kreuzberg e outras de Mitte são também indentificáveis. Se você ainda não assiste a série, eu fortemente recomendo.

 

Obrigado aos nossos leitores pelas indicações de filmes: Bruno Nunes, Jorge Paulo, Klaus Balogh e Michele Capiotti (do blog Planejando a Viagem). Se você também tem sugestões de outros filmes que envolvam Berlim de alguma forma, deixa aqui um comentário pra gente!

Não deixa de conferir a primeira lista que fiz com os filmes de Berlim.

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

21
10

10 Comments

  1. Fernanda Scafi 08/12/2015 Reply

    Agora vou começar a ver Homeland só pra chegar na 5a temporada haahahha! Eu reassisti os caçadores de obra prima esses dias, pena que não sabia q as cenas de Paris eram em Berlim tb e não prestei atenção.

    • Nicole 15/12/2015 Reply

      AAh, vale a pena, Fernanda!! 😀

  2. Camilian 16/12/2015 Reply

    Adorei o post!
    Acrescentando os filmes que ainda nao assisti na minha listinha 🙂
    Bjos

  3. Ariane Mendes 26/05/2018 Reply

    Estivemos em Berlim agora em Maio e fizemos dois dias de walking tour com o Pacelli e com a Nicole.
    Simplesmente adoramos!!
    Obrigada Nicole e Pacelli pelo profissionalismo e carisma. Vocês fizeram a nossa viagem mais especial.

    • Nicole 06/06/2018 Reply

      Ow, Ariane! Muito obrigada pelo carinho! 🙂
      Abraços em vocês e até a próxima oportunidade!

  4. Janaina 19/01/2019 Reply

    Também tem a recente série Dogs of Berlin da Netflix

    • Nicole 21/01/2019 Reply

      Verdade! Assistimos, mas ainda não atualizamos aqui com ela. Vamos atualizar! 🙂
      Obrigada!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.