Costumes alemães: o dia de São Nicolau

Sempre que possível, nós gostamos de compartilhar com vocês alguns costumes alemães.

Já mostramos o que fazer quando for convidado à casa de um alemão, como se comportar nos transportes públicos, costumes natalinos, entre outros costumes que você pode conferir nessa tag.

E o São Nicolau é um santo muito especial aqui na Alemanha.

No dia 6 de dezembro há o costume de comemorar o dia dele (foi o dia da morte do santo, antes chamado Nicolau de Mira).

As crianças esperam ansiosamente por esse dia de São Nicolau porque é quando podem se empanturrar de doces.

O costume de colocar uma meia ou sapato pra receber as guloseimas é, aqui na Alemanha, para o São Nicolau, não para o Papai Noel, como no Brasil.

Sim, por aqui, as crianças recebem doces no dia 6 de dezembro dado pelo São Nicolau e no dia 24 ganham presentes do Papai Noel. Sortudas!

Mas o Santo é mais do que um amigo das crianças (e inimigo dos dentistas). Ele também é muito, celebrado principalmente no norte da Europa.

São Nicolau

São Nicolau

É porque o norte da Europa, durante a Idade Média e início da Idade Moderna, ganhava muito dinheiro com as grandes corporações de comércio. Eram as chamadas ligas hanseáticas, que negociavam uma infinidade de mercadorias pelo Mar do Norte e pelo Báltico.

As principais cidades do norte europeu daquele tempo que faziam parte dessas ligas construíram, portanto, igrejas importantes para o Santo, padroeiro dos marinheiros e comerciantes.

Em Berlim, a igreja de São Nicolau é uma das mais antigas e fica bem no centro histórico.

Várias outras cidades também homenageiam o Santo com belas igrejas em seus centros históricos: Hamburgo, Lübeck e Amsterdam, por exemplo.

O Daniel escreveu lá no Ducs Amsterdam um relato bem completo e divertido sobre o dia de São Nicolau e os costumes lá na Holanda, dá uma olhada.

Dá pra saber mais sobre a história do São Nicolau (Nicolau de Mira) no site tuporém.org.br, de onde também tirei algumas informações.

O excelente blog Quero aprender alemão também tem um post sobre o Nikolaus, veja aqui.

E aqui um postal interessante com a evolução da imagem de São Nicolau até algo muito próximo com o que conhecemos por Papai Noel:

Imagem de Sâo Nicolau ao longo do tempo

Imagem de Sâo Nicolau ao longo do tempo

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

17
3

3 Comments

  1. Marianne 06/12/2017 Reply

    O que é legal com essas tradições é que se as encontra em várias partes da Europa com algumas diferenças que fazem todo o sabor. Pois é, na Suíça (em todo caso na parte germanófona do país, o Papai Noel é chamado Samichlaus, o que significa… São Nicolau !

    Aqui a gente também festeja o São Nicolau, mas contrariamente à Alemanha, Bélgica e outros países do norte europeu, só se presenteiam guloseimas, ou seja, chocolates, tangerinas, nozes, amendoins e um pão doce feito a base de mel, gengibre e especiarias, “bolo de especiarias”, conhecido também como gingerbread em inglês. Os presentes ficam para o Natal. 🙂

    Um beijão e boas Festas para vocês !

    • Nicole 18/12/2017 Reply

      Que bacana, Marianne!! Não sabia que o Papai Noel era chamado assim por aí!

      Aqui na Alemanha, pelo menos pelo que vejo, também é mais comum presentear apenas guloseimas no dia de São Nicolau. Os presentes ficam para a noite de 24 de dezembro. 😉

      Beijos e feliz Natal!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.