O meu primeiro mercado de Natal na Alemanha

Um de tantos mercados de Natal que nestes anos de Alemanha já visitei...
Um de tantos mercados de Natal que nestes anos de Alemanha já visitei…

Já visitei dezenas de mercado de Natal nesses anos de Alemanha… mas o primeiro é especial.

E eu me lembro como se fosse ontem do meu primeiro mercado de Natal na Alemanha – e quem me conhece sabe o quanto a minha memória de longo prazo é ruim! Ou seja, se eu me lembro bem assim dos detalhes é porque deve ter sido realmente algo muito especial.

E foi. Era final de Novembro, ano de 2009, há alguns dias a temperatura já ficava na casa dos -2 graus e tudo era novo pra mim.

Eu morava em Buxtehude (a Rafa tem um post lindo sobre Buxtehude lá no Viagem Hamburgo), uma cidadezinha de 40 mil habitantes nos arredores de Hamburgo, e ouvi dizer que o Mercado de Natal (Weihnachtsmarkt) tinha inaugurado na cidade.

Buxtehude em Novembro de 2009
Buxtehude em Novembro de 2009

Pensei em ir depois da aula no curso de alemão e em busca de companhia marquei com dois colegas de sala. Depois da aula, enquanto andava até a bike estacionada, os colegas me informaram que não iriam mais ao mercado de Natal naquele dia. Fiquei triste e quis ir pra casa… mas parei, refleti e concluí que iria sozinha.

Chegando lá, não pude me arrepender. Senti as lágrimas nos olhos ao receber aquele clima natalino, típico de filme do hemisfério norte, sabe? Tava frio, todo mundo se agasalhando perto do fogo, tomando vinho quente à meia-luz.

Barraquinha no mercado de natal de Buxtehude em 2009
Barraquinha no mercado de natal de Buxtehude em 2009

Barraquinhas rústicas traziam comidas típicas com cheiro de anis, de gengibre e também de repolho e salsicha (ainda estamos na Alemanha né?!  rs).

O mercado era super pequeno e eu não conhecia ninguém por lá, aproveitei para observar bem os rostos sorridentes, a confraternização… eu pude sentir o clima natalino no ar.

Mercado de Natal em Buxtehude
Mercado de Natal em Buxtehude

Satisfeita, resolvi voltar pra casa.

Subo na bicicleta meio chateada, de manhã havia lido que naquele dia iria nevar, mas já era noite e nada da branquinha. Eu nunca tinha visto neve.

Começo a pedalar e encaro a longa subida até a casa onde morava, geralmente durava quase meia-hora subindo (pode sentir pena de mim, naquele frio de graus negativos e escuridão típica das ruas alemãs). No meio do caminho sinto um “pingo” gelado no meu nariz, fico chateadéerrima e amaldiçoo a chuva que não podia esperar eu chegar em casa para dar as suas caras.

E vem outro pingo, e outro, e outro… e eu – peraí – eu tô sentindo esses pingos tocarem em mim… eles tão muito grandes… calma, eu tô vendo direito? Não era chuva coisa nenhuma… ERA NEVE!

Sim! O meu primeiro encontro com a branquinha se deu assim, com xingamentos e maldições em cima de uma bicicleta.

Meu "batismo" na neve, no dia depois do meu primeiro mercado de natal: o meu anfitrião alemão derrubou uma sacola de neve na minha cabeça, rs
Meu “batismo” na neve, no dia depois do meu primeiro mercado de natal: o meu anfitrião alemão derrubou uma sacola de neve na minha cabeça, rs

A minha história com a neve dá muito pano pra manga, se vocês quiserem posso contar em outra oportunidade…

Clica aqui se quiser saber o que aprendi com os alemães sobre sobreviver ao inverno

Bom, é por isso que eu não consigo tirar da minha cabeça o primeiro dia em que fui a um Mercado de Natal. Depois desse dia, 6 anos se passaram e eu não resisto a um Weihnachtsmarkt. E, diferentemente de Buxtehude, Berlim tem mais de 100 deles!

Dá uma olhada no nosso post com as datas dos principais mercados de Natal da cidade de Berlim!

O meu primeiro (de inúmeros!) mercado de natal em Berlim, dez/2011
O meu primeiro (de inúmeros!) mercado de natal em Berlim, dez/2011

Posts relacionados

Mercados de Natal em Berlim: veja aqui onde e até quando
Como sobreviver ao inverno em Berlim
Dicas para o Réveillon em Berlim com fogos
Costumes de Natal na Alemanha
A melhor época para visitar Berlim

Procurando por um guia brasileiro em Berlim?

Dá uma olhada no nosso informativoentra em contato com a gente!

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Parceria com o Booking

Agora estamos com novos parceiros, se você reservar seu hotel pelo nosso link do Booking.com, você recebe um ótimo serviço com atendimento em português e nós ainda recebemos uma pequena comissão (sem que você pague a mais por isso). Salva o nosso link aí nos teus favoritos, assim você pode usar sempre (não precisa ser para Berlim)!

Parceria com a GetYourGuide

GetyourGuide Agenda Berlim

Além da parceria com o Booking.com, temos também uma parceria com a GetYourGuide. A GetYourGuide é uma empresa alemã, segura e confiável, que oferece tickets para as mais variadas atrações no mundo todo. Se você quer escapar das filas e ainda ajudar a gente a manter o blog, utiliza o nosso link de afiliado que a gente ganha uma pequena comissão a cada ticket comprado.

Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

18
3

3 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.