E o que Oscar Niemeyer tem a ver com Berlim?

 

 

O famoso arquiteto Oscar Niemeyer, conhecido pelas curvas de seus projetos e, principalmente por Brasília, tem obras em vários países.

Em Berlim, Niemeyer tinha seu único projeto de toda a Alemanha.

Seu único projeto na Alemanha data de 1955, e é um conjunto habitacional no Hansaviertel, no lado ocidental de Berlim.  O projeto de Niemeyer fazia parte de um projeto maior conhecido como Interbau e idealizado por Otto Banning . No fim da construção de seu projeto, O arquiteto brasileiro ficou insatisfeito com o resultado por conta de modificações que foram feitas sem sua autorização. Apesar desse problema, essa não é tida como a principal causa de Niemeyer não ter mais projetos na Alemanha. Outro motivo seria a grandiosidade de seus projetos e seu monumentalismo, o que não era bem visto pelos alemães, pois era excessivamente caro e o país havia acabado de sair da guerra.

Além disso, o relacionamento de Niemeyer com a RDA (República Democrática Alemã), lado socialista, também dificultou a aceitação dele por parte dos alemães ocidentais. Já na RDA, o arquiteto exerceu alguma influência, chegando a dar palestras na universidade técnica de Berlim, além de ter tido alguns encontros com Hermann Hanselmann, o principal arquiteto da Alemanha Oriental. Apesar disso, ele não teve projetos para a RDA.

Mesmo com a baixa aceitação na Alemanha – de maneira geral – de acordo com o arquiteto Niklas Maak,  pode-se perceber a influência do brasileiro em algumas obras da Alemanha como o Tempodrom de Berlim.

Admirado ou odiado, não importa, é difícil ver alguém realmente indiferente à obra de Oscar Niemeyer.
Quer saber como o vivaberlim pode ajudar na sua viagem? Clique aqui. E não hesite em falar conosco.

Berlim, de brasileiro pra brasileiro.

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

4
0

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.