Hoje faz exatos 70 anos que o campo de Auschwitz foi libertado pelos soviéticos.
Em homenagem a esse momento, queremos apresentar a vocês um memorial todo especial na cidade de Berlim.
Pra quem mora em Berlim, ser surpreendido com história em cada cantinho não é raro. Pra mim, esse é um dos motivos de Berlim ser a minha cidade favorita.
Quando você tem que desviar um pouco o seu caminho e passar num local diferente como pra fazer um exame que nunca precisa, ter que comprar algo específico, cochilar no metrô e ter que pegar fazer uma rota diferente, você provavelmente vai esbarrar em algum memorial que nunca viu antes.
Frequentemente os menos conhecidos são bem discretos, mas quando a gente vai pesquisar a história por trás, somos bem recompensados.
A Noite dos Cristais
Não muito longe de onde moramos havia uma sinagoga que foi depredada durante a Noite dos Cristais, em 9 de Novembro de 1938.
Essa foi a noite em que os nazistas começaram a perseguir e humilhar os judeus com maior intensidade, e tem esse nome por conta das vitrines das lojas dos judeus quebradas por todo o país. Só nessa noite, mais de 30.000 judeus foram presos na Alemanha.
Em Berlim, uma das sinagogas menos destruídas foi a da Levetzowstrasse, em Moabit. Ela era também uma das maiores sigagogas da cidade.
Das Sammellager: sinagoga como local de concentração
Pouco destruída, a sinagoga foi utilizada como um pequeno local de concentração de judeus a partir de outubro de 1941.
Mais de 1000 judeus se concentraram ali por dois dias antes da marcha. Cada um podia levar até 50 quilos consigo. Muitos achavam que depois de um tempo trabalhando, poderiam retornar.
No fim do segundo dia, a marcha dentro da capital começou; da sinagoga até a distante estação de Grunewald. O destino final eram campos de concentração na Polônia, a maioria foi enviada para Auschwitz.
O memorial
A sinagoga parcialmente destruída foi utilizada como local de concentração até junho de 1942, quando foi bombardeada.
Em 1956 ela foi finalmente demolida. Hoje podemos ver esse memorial em homenagem àquelas pessoas que lá tanto sofreram.
Se você se interessa pelo tema judeus e segunda guerra, dá uma olhada também em nosso post sobre o Memorial do Holocausto e o Campo de Concentração Sachsenhausen.
Como chegar
O memorial fica na Levetzowstrasse 7-8.
Para chegar lá, você pode pegar o U-Bahn (metrô) U9 até Hansaplatz. De lá dá uns 10 minutos de caminhada.
Aprenda a calcular a sua rota de metrô e trem em Berlim aqui.
Há também várias opções de ônibus (101, 106 e 245) até a parada Alt-Moabit/Gotzkowskystr. De lá são só 5 minutos até o memorial à sinagoga destruída.
Precisando de um guia brasileiro em Berlim?
Dá uma olhada no que a gente pode ajudar e entra em contato com a gente!
Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.
[…] de concentração Sachsenhausen Memorial do Holocausto Memorial às vítimas da guerra e da tirania Memorial à sinagoga destruída Bunker de Hitler e outros posts na nossa tag Segunda Guerra […]
[…] Memorial à sinagoga destruída […]
[…] Vem ver meu post sobre Sammellager da Levetzowstrasse. Eu espero. […]
[…] E esse post que escrevi no aniversário de 70 anos da libertação de Auschwitz, há exatamente 1 ano: Das Sammellager: memorial à sinagoga destruída […]
Prezados Nicole e Pacelli, moro em Fortaleza e em junho do ano passado, completei um ciclo de 10 anos visitando lugares da II GM na Europa. Agora estou escrevendo um livro sobre o assunto e estarei de volta a Munique e Berlim, para checar algumas informações, ver locais não vistos e tirar fotos. Parabéns pelo blog, muito bem organizado e rico em informações. Usei muitas delas, mas saberei dar os créditos no livro. Quem sabe poderemos nos encontrar em Berlim, onde estarei nos dias 23 a 28 de maio. Um abraço!
Olá, Eleazar! Que maravilha, será um prazer encontrar você por aqui. Por favor nos avise quando estiver mais próximo da data para marcarmos algo e descobrirmos mais sobre o seu livro. 😉
Abraços.