Como ir de Berlim a Praga com parada grátis em Dresden
Para ir de Berlim a Praga há várias opções. Geralmente ônibus é a forma mais econômica, a viagem dura cerca de 5h e vocês podem achar passagens no site da BusRadar ou CheckmyBus.
De carro ou de carona é outra opção, mas eu com certeza prefiro o trem.
Esta é geralmente a maneira mais confortável e você ainda pode ter acesso a um bônus maravilhoso: parar e visitar de graça a bela cidade de Dresden!
A bela Dresden
Comprando a passagem Berlim-Praga, ou da mesma forma, Praga-Berlim, pela Deutsche Bahn, é possível optar por um stopover em Dresden sem custo adicional!
Você pode inclusive dormir duas noites em Dresden antes de seguir viagem, sem precisar pagar mais pela passagem. Incrível, não? 😀
A primeira vez que fiz o trecho Praga-Dresden-Berlim, em 2009, eu não tinha ideia de que isto era possível e acabei pagando duas passagens e gastando quase o dobro do valor.
Depois que descobri que o stopover grátis era possível já fiz Berlim-Praga duas vezes parando para passear durante o dia em Dresden e continuando viagem à noite para Praga.
Como reservar o stopover grátis
Como você também pode usufruir deste bônus? Vem cá que eu mostro o passo-a-passo:
2. Na segunda tela, clique em “Enter stopovers”, como indicado abaixo:
Clique em “Enter stopovers”
3. Coloque “Dresden” (ou a cidade em que você pretende parar, caso seja em outro trecho) e a quantidade de horas que você pretende passar por lá.
ATENÇÃO(update Agosto 2016): muitas pessoas estão reclamando por não conseguir inserir a opção stopover no trecho final. Para driblar o problema, você deve colocar a estação do stopover manualmente. No caso do exemplo, digite manualmente “Dresden hbf” – não selecione da lista deles – assim deve funcionar, eu testei.
Nesse caso, se você pretende dormir em Dresden, pode colocar até 48h. O formato é 48:00, ou, no exemplo, 05:00 caso você pretenda apenas fazer um passeio básico na cidade.
Coloque em “Via” a cidade e o tempo de parada
4. Continue a busca e escolha a opção que mais lhe agrada, como a da imagem abaixo. A coluna “Chg.” significa “Changes”, ou seja, a quantidade de trocas de trem que você fará. Eu sempre escolho a que tiver menos trocas…
Escolha a opção que mais agrada e verifique os detalhes
5. Clicando na setinha do lado esquerdo, você verá todos os detalhes da viagem:
Verifique os detalhes do itinerário
Nesse caso escolhi no início da busca um intervalo de 5h e tenho essa opção de reservar o intervalo com 6:14h de duração. É o suficiente para um passeio por todo o centro de Dresden.
O stopover não é grátis apenas neste percurso, é possível fazer esse processo em qualquer trecho.
Para ser grátis, basta que o trem passe e pare naquela cidade e que você selecione no máximo 48h de parada na cidade do meio do trajeto.
Para ver em quais cidades você pode parar de graça, basta selecionar a cidade de ida e de volta, colocar para procurar passagem e clicar na setinha do lado esquerdo de qualquer opção (como no ponto 5 acima) e clicar em “show intermediate stops”.
Assim você verifica em quais cidades o trem vai parar no caminho – escolha uma delas para passear e voilá!
Trechos comuns e com stopovers possíveis:
Munique-Berlim-Munique: stopover em Nuremberg
Colônia-Berlim-Colônia: stopover em Hannover
Amsterdã-Berlim-Amsterdã: stopovers em Duisburg, Essen, Hannover
Comprando através do link da Deutsche Bahn aqui, nós podemos ganhar uma pequena comissão, sem que você pague nada a mais por isso. É uma forma de nos ajudar a manter o nosso trabalho.
Se você quer apoiar o blog, também temos parceria com o Booking.com e com a empresa de venda de ingressos GetYourGuide. Basta salvar esses links aí nos teus favoritos e usar sempre que precisar de algum desses serviços. A gente agradece! 🙂
Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Oi Nicole!! Nossa, super adorei a dica!! Essa é minha primeira visita, fiz questão de deixar um comentário pra dizer que gostei muito do seu blog e que vou voltar mais vezes, com certeza! Beijo :*
Olá Nicole.
Venho acompanhando o seu blog desde que decidi passar minhas férias de 2016 viajando pela Alemanha.
Você sabe se consigo obter essa pausa indo de Berlim para Cracóvia?
Olá Priscila, dá pra fazer stopover em qualquer trecho em que a Deutsche Bahn atue… o problema com o trecho Berlim-Cracóvia é que não é direto, você terá que ir a Varsóvia ou Polznam caso queira ir de trem. Dá uma olhada nesse post aqui ó: Como ir de Berlim a Cracóvia e Auschwitz 🙂
Não vejo a patada em Dresden como um stopover. Se você comprar as passagens separadas deve custar o mesmo. As passagens de ônibus com a Flixbus, se compradas pela internet, custam cerca de 30% do valor da passagem de trem (isso comparando com trens normais, se for expresso fica ainda maior a diferença), e você ainda tem wi fi e carregador de celular no ônibus, com poltrona super reclinável, e nos trens que eu peguei não tinha nada disso. Estive em março na Alemanha e usei os dois meios. Não consigo entender essa fixação pelo trem. Paga-se mais por um serviço pior.
Olá, Wilson. A parada em Dresden, você vendo ou não, é um stopover. Eu jamais apresentaria dessa forma se não o fosse – e é possível sim economizar bastante se escolher pela forma stopover em vez de comprar duas passagens separadamente. Eu mesma já fiz isso algumas vezes.
Em geral o ônibus é o meio mais barato e eu digo isso no post, mas o trem é o meio mais confortável para muitos – e até 2011 não existiam essas companhias de ônibus todas, pois a Deutsche Bahn ainda possuía monopólio. Acredito que são as principais razões para o que você chamou de “fixação por trem”. Estando com preços próximos, como é o caso muitas vezes do trecho Berlim-Praga, vou sempre preferir o trem: não pega trânsito, não balança e é mais espaçoso. -> Fazendo um teste rápido e aleatório para o dia 20/04: Deutsche Bahn a 29 euros, Flixbus a 23 com mais tempo de deslocamento, claro.
Já para outros trechos acredito que o ônibus valha mais a pena, como no caso Berlim-Cracóvia. É sempre uma questão de pesquisa antecipada e decisão individual. Abraços
Sempre falaram que se consegue passagens baratas de trem com antecedência. Procurei antes da viagem e nada. Eu e duas amigas compramos passagem de trem de Dresden a Berlim, não era expresso, e custou 71 euros (arredondando, 24 euros por pessoa), isso com mais de um mês de antecedência. Ocorreu um problema e tivemos que antecipar a volta, cancelei a passagem numa loja da DB (perdemos metade do valor) e compramos passagens de ônibus que custaram 6,90 e 9,00 euros, a cerca de uma semana da viagem.
Quando a balançar, desculpe, mas não vejo isso, os ônibus são hipermodernos e circulam em auto-estradas perfeitas, de sorte que não senti esse problema.
Como comparativo, comprei passagem de trem de Wittenberg a Leipzig, cujo trajeto era de menos de duas horas, se não me engano, e custou 27 euros. A passagem de ônibus de Leipzig a Erfurt custou apenas 6 euros (comprada com uma semana de antecedência), num trajeto que durava cerca de 3 horas. OK, o trem durava 2 horas, mas custava 26 euros, mais de 4 vezes mais. E não tem wi-fi!
Sim, depende do trecho – como falei, é uma questão de pesquisa e de decisão individual 🙂 Aqui temos um post sobre os ônibus também, com os quais viajamos frequentemente, inclusive. 😉
o site da DB acho que mudou. Não tô conseguindo comprar pelo tutorial que vc fez, pois mesmo quando coloco a opção “futher search options” e “stopover”, o mecanismo não funciona.
Minha viagem é daqui a 60 dias. Será que é pq esgotou ou ainda não abriu?
Fico sem saber se já compro a passagem separada ou espero aparecer a opção com stopover. A passagem separada está ficando por 34 euros (19 um trecho e mais 14 euros até Praga).
Outra dúvida, tenho que pagar um valor à parte para reserva de assento?
Muito obrigada pelo seu comentário aqui, fui tentar e realmente não estava conseguindo. Então fui pesquisar no fórum da Deutsche Bahn e muita gente estava reclamando desse problema.
Eles ainda não resolveram, mas tem um truque que vai funcionar: ao escolher a estação em STOPOVER, NÃO selecione a estação da lista deles, coloque o nome inteiro manualmente (Dresden hbf) que assim funciona!
Não sei se o valor vai compensar, porque o valor das duas separadas está ótimo dada a antecedência… mas tenta! 😉
Sobre a reserva de assento, se o ticket não for de primeira classe e incluir o assento, você precisará pagar para reservar sim. Mas na maioria dos casos a reserva não é obrigatória.
Ola Nicole, tenho uma duvida quanto ao stopover em dresden. Durante o stopover, aonde ficam as nossas malas?
Vc acha que quatro horas são suficientes para conhecer os pontos mais importantes?
Olá, Rodolfo, na estação de trem tem uns armários onde vocês podem guardar as malas. Tem pequenos, médios e grandes, geralmente cabem todas as malas direitinho. Você fecha os armários com moedas de 1 ou 2 euros.
4h é suficiente pra dar uma volta no centrinho turístico, como eu indiquei neste post aqui: Bate e volta em Dresden
Boa viagem!
Oi!
Muito Show!
Estou planejando uma viagem para Berlim, mas somos uns dez amigos.
Queria saber se você tem algum contato de transfer que faça Berlim – Dresden – Praga?
PARABÉNS pelo Blog,
Vladimir.
Ola!
Quero ir de trem de berlim ´para estação central de praga, mas só acho ticket com um trecho de ônibus entre Dresden e Usti Nad Labem
É isso mesmo?
Oi Nicole!
Obrigada por responder
Mandei um email para as empresas Bahn e a tcheca CD e ambas disseram que não tem trem direto entre Berlim e Praga
Vou pesquisar mais
Obrigada
Olá, Ana Cris,
não sei o que está acontecendo, porque pra mim continua aparecendo on site deles. E há dois dias (no dia 03/10) eu comprei passagens para o trem Berlim-Praga e Praga-Berlim e viajei nele.
Como pode? rss
Me diz uma coisa, para que dia você comprou?
Vou investigar o que está acontecendo…
Abraços!
Acabei de ver o que pode ser. Sua viagem vai ser entre 7 e 13 de novembro? Quando procurei a passagem de Berlim a Praga vi que tem um aviso dizendo que o esse trem (EC 171) não vai operar nesses dias. Da mesma forma o EC 178, que é o que opera a volta. :/
Deve ser isso, me confirma se a sua viagem é entre essas datas, por favor 😉
E dá uma olhadinha na Flixbus, eles tem ônibus direto, dura quase o mesmo tempo do que a ida direta de trem e a empresa é ótima!
Abraços!
O atendimento ao consumidor da CD me disse que houve uma mudança dia 01/10. Inclusive estou tentando reaver meu dinheiro pois como eles não atualizaram o site acabei comprando um ticket onde se lia “without transferes” quando na verdade tem um trecho que tem que fazer de bus.
Dá uma olhada depois se vc quiser
Compensa alugar carro em Berlim , estarei indo em maio de 2017 em 03 pessoas ,voces teriam alguma dica o que fazer na cidade iremos ficar 03 dias na cidade
Olá, Lidia, se for para usar o carro em Berlim, não compensa de jeito nenhum. Carro aqui dentro da cidade só faz atrapalhar. Só vale a pena se for pra viajar… mas com 3 dias na cidade também não vale a pena sair dela 😉
E sim, claro, temos muitas dicas por aqui do que fazer em Berlim: pontos turísticos, pontos alternativos, história e cultura… ah, você deve querer olhar também a nossa tag de primavera, já que vem em maio 😉
E, claro, estamos à disposição para auxiliar vocês através dos nossos serviços.
Abraços!
Pensei em comprar indicando que vou fazer a parada, mas caso esteja muito cansada vou seguir direto, então não tem problema, certo? Preciso avisar algo para alguém ou é tranquilo mesmo?
Olá, Vyrginia, se você comprar o bilhete promocional você só pode usar os trens especificados na passagem.
Para ficar com liberdade, você deve comprar o bilhete em valor normal.
Boa viagem!
Boa tarde Nicole! Adorei suas dicas!
Meu marido e eu iremos em Julho para a Europa e estamos querendo fazer esse stopover em Dresden (trajeto Berlin – Praga).
Vejas se podes me ajudar, por gentileza!
Minhas dúvidas são:
Devo comprar os bilhetes com antecedência, pela internet, ou na hora consigo preços bons?
O guarda volumes é fácil de usar? Será que tem bastante? Não corro o risco de não estar funcionando ou estar cheio?
Olá, Denise,
recomendo comprar com antecedência no site da Deutsche Bahn.
Tem muitos guarda-volumes nas estações, não se preocupe.
Abraços e boa viagem,
Nicole
Estou gostando do site e dicas, estou indo à Berlim, Desden e Praga entre os dias 10/08/17 a 23/08/2017, como costuma ser o clima nesta época e qual a sugestão de roupas a levar?
Oi Nicole e Pacelli! Queria uma dica de como chegar do aeroporto (TXL) ao centro da cidade… não tem aerobus tem?
Também vou fazer a rota Berlim-Praga em 16/09… tem wi-fi no trem?
Muito obrigada!
Olá, Lenira, tem o ônibus TXL – ônibus de linha, expresso, que sai do aeroporto e vai até a Alexanderplatz no centro de Berlim, passando por várias paradas no centro da cidade. 😉
Sobre wifi no ônibus, depende da companhia, recomendo checar no website.
Abraços e boa viagem!
Nicole,
As dicas são muito boas. Parabéns !!
Estarei indo a Berlin com minha esposa e meus pais ( idosos) , chegando na Alemanha via cruzeiro com desembarque em Kiel, 28/4.
No mesmo dia iremos a Berlin onde ficaremos por 2 dias seguindo para Praga , Viena e Budapeste.
Me recomendaram fazer estes percursos de trem porém citaram que teria dificuldades em relação as bagagens( 4 malas grandes) é por meus pais serem idososw já não terem tanta agilidade.
Fazer estes percursos de onibus não seria uma melhor opção para nós ?
Grato,
Olá, Marcus,
infelizmente vocês terão a mesma dificuldade com os ônibus, com a dificuldade de ter que ficar prestando atenção para não roubarem as malas nas paradas (já que elas vão ficar no bagageiro embaixo – pode acontecer de algum passageiro levar…).
Sinceramente o que eu mais recomendo é reduzir o tamanho das malas. Mala é a coisa que mais atrapalha numa viagem, principalmente na Europa onde nem todo lugar tem elevador (de estações a hotéis).
Outra coisa que vocês podem considerar é reduzir a quantidade de destinos. Dias de viagem são geralmente dias perdidos, então isso vai reduzir bastante a qualidade da estadia de vocês. E é bem mais cansativo, principalmente para os idosos.
Não sei quantos dias você planejou em cada cidade, mas eu particularmente recomendo pelo menos 3 dias inteiros (sem contar os de viagem) em Berlim, em Viena e em Budapeste. E pelo menos 2 dias inteiros em Praga. Mas é uma opinião minha. 😉
De qualquer forma, a viagem de trem vai ser mais confortável mesmo com as malas. É só ficarem ligados e uns 5 minutos antes da hora da chegada já ir levando as malas para perto da porta.
Se vocês desejarem um auxílio mais focado no roteiro de vocês, teremos muito prazer em ajudá-los através da nossa consultoria. Deixe-me saber se tem interesse.
Nicole,
Iremos passar 19 dias num cruzeiro então não teremos como diminuir muito o tamanho das malas.
Depois iremos passar 2 dias em Berlin , 4 em Praga , 03 em Viena e 03 em Budapete. Já estamos com todas hospedagens( reservadas) e retorno aéreo comprado .
Só faltam os translados entre estas cidades.
Como não são longos , daria para sair de uma cidade início da tarde e chegar a noite na próxima.
Qual empresa de trem que faça estes trechos ( com segurança e conforto) vc indicaria ?
Grato,
Marcus,
fiz essa viagem há 2 dois anos com uma mala grande também. O trecho Berlim-Praga é feito pela cia tcheca (passagem comprada no site da Deustche Bahn) e o local de colocar as malas é acima do banco. Cabe sim uma mala grande, mas você terá que fazer um grande esforço ou pedir ajuda pra coloca-la sob a sua cabeça. Imagino que se a cabine estiver só com a sua família de passageiros não tenham problemas em deixar as malas no chão mesmo.
Já a cia austríaca (OBB) tem aquele bagageiro padrão, então a dica é ser um dos primeiros a entrar no trem e colocar suas malas no primeiro nível do bagageiro (recomendo o site Viva Viena para pegar dicas de como comprar passagem no site da OBB).
Em Budapeste, o esquema da cia húngara de trens (Máv) é o mesmo que o da Rép.Tcheca, de cabine, com as malas acima do assento; com a diferença que os trens são bem mais antigos (passagem comprada pelo site da OBB).
Quanto à acessibilidade seja para idosos ou para as malas grandes não tive grandes problemas. Em Berlim todas as estações de metro têm um acesso com elevador ou escada rolante. Em Praga a estação perto do meu hotel tb tinha. Apenas em Budapeste vc terá que acessar escadas da estação de trem até o metrô.
Acho que vale a pena ir de trem, imagino que o perrengue com ônibus será maior.
Só fique atento à plataforma e ao número do seu vagão (q consta da passagem) pq no trajeto de Praga/Viena o trem parou no máximo uns 10 minutos e tinha muita gente para entrar e se acomodar, então é bom ficar esperto e bem na frente do seu vagão.
Qto ao tempo de viagem, Viena-Budapeste é bem perto, acho q 2/2:30 hs. Já Berlim/Praga acho q eram umas 4 hs e o trem atrasou tanto na saída de Berlim, qto na saída de Dresden (fizemos pitstop de umas 7 hs em Dresden).
Infelizmente nenhum desses países têm trens modernos de alta velocidade.
Ótimas dicas! Uma dúvida… Pretendemos comprar o bilhete pra ficar “48h” em Dresden, saindo de Praga em direção a Berlin. Mas, se quisermos voltar em algum horário um pouquinho mais cedo, podemos? Pergunto isso porque, ao pesquisar horários, aparece o horário do trem que devemos pegar pra continuar viagem, mas não sei se é obrigatório… Não achei essa informação do site da DB.
Obrigada.
Se o bilhete for econômico você só pode pegar o trem específico da passagem. Para ter flexibilidade, tem que comprar a tarifa flex.
Abraços e boa viagem!
Olá, Nicole. Tudo bem?
Chegarei com minha família em Berlim em 25 de Julho/2018 e gostaria de fazer um tour guiado pela cidade no dia 26/07. Você está disponível? Como podemos nos falar?
Estamos na dúvida se é melhor ficar 3 dias livres em Berlim, 3 em Praga e 2 em Viena. Qual a sua sugestão?
Grata
Cristina Motta
OI Nicole,
Estarei viajando de Praga para Berlim dia 07/10/2019 e não consigo encontrar a opção de stopover em Dresden no site da DB quando simulo o trecho Praga-Berlim, mesmo seguindo as orientações de vocês. Você pode me ajudar??? Por favor!