Como viajar de ônibus pela Alemanha e Europa

Assim que escrevi esse post o sistema de transporte aqui ainda era bem diferente: a Deutsche Bahn ainda possuía monopólio para a maioria dos trechos nacionais e a – quase única – e maior empresa de ônibus atuante na Alemanha era a BerlinLinienBus.

Mas tudo mudou.

Assim que caiu o monopólio, ainda em 2013 mesmo, muitas empresas de ônibus começaram a surgir e oferecer os mais variados trechos dentro da Alemanha e da Alemanha para outros países. Demorou um tempo para o mercado se estabilizar e as empresas mais eficientes começarem a adquirir as menos eficientes… hoje, 3 anos depois, o mercado já está mais equilibrado.

E o resultado disso é maravilhoso.

Duas das maiores e mais eficientes empresas que atuam aqui na Alemanha se juntaram e agora formam uma gigante desse meio de transporte. E o que é melhor? Os preços estão cada vez mais baixos e os serviços são de primeira qualidade.

Flixbus + MeinFernBus

Eles possuem rotas para todas as cidades que você puder imaginar, incrível.

E o que eu gosto deles é que o serviço é muito bom: tem drinks e snacks grátis, bem como wifi e tomadas em todos os assentos. 😀

Ah, e você ainda pode “despachar” 2 malas de até 30kg, bem mais do que muitas companhias por aí oferecem.

As viagens de ônibus são confortáveis, o espaço entre os assentos é intermediário (maior do que avião, menor do que trem).

As estradas são super tranquilas, então acaba que o ônibus balança até menos do que o trem. Lógico que são viagens mais demoradas se compararmos com nossos amigos de ferro… mas dependendo do trecho, pode valer muito a pena (financeiramente).

Se você ainda não verificou o trecho de trem, dá uma olhada aqui para aprender a comprar sua passagem pela Deutsche Bahn.

Se quer verificar todas as possibilidades, ou a viagem já está em cima da hora, há a possibilidade de pegar carona. É seguro, fácil e barato.

Como comprar?
O site para efetuação de compras das passagens de ônibus é o da companhia FlixBus, que você pode acessar aqui.

Um ótimo site pra você encontrar passagens de ônibus é também o BusLinienSuche, que mostra ofertas de diferentes empresas. (Obrigada, Albrecht Mariz, pela dica!)
Fique à vontade para tirar suas dúvidas conosco!

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

12
108

108 Comments

  1. Juliana 18/01/2013 Reply

    O site é muito bom, adorei! Vou começar a planejar as minhas viagens e Berlin continua sendo meu sonho de consumo! Obrigada! Abraços

    • Author
      Nicole Plauto 18/01/2013 Reply

      Que bom que você gostou, Juliana!! Abraços!

      • André Luiz 01/05/2015 Reply

        Olá Nicole! Vc sabe se na estação Zoolischer Garten sai ônibus intermunicipal para Dresden?

        • Author
          Nicole 04/05/2015 Reply

          Não sei te dizer, André. Os que peguei saíam sempre da ZOB (Zentraler Omnibusbahnhof) perto da Torre de Rádio (Funkturm) ou do aeroporto Schönefeld. Mas isso vai depender da companhia, só olhando mesmo no site da companhia que você escolher comprar.
          Abraços!

  2. Luiza Oliveira 29/01/2013 Reply

    Nossa, muito bom saber disso. Realmente com um pouco de planejamento não fica difícil (nem caro) viajar na Alemanhã! Muito obrigada pelas dicas, ótimo site!!

  3. Ana 21/02/2013 Reply

    olá, tentei uma passagem de berlim para frankfurt dia 30/03 mas nao aparece nada, será que não tem ou eu não soube procurar direito?

    • Author
      Nicole Plauto 21/02/2013 Reply

      Oi ana! Você tá tentando pela BerlinLinienBus? Eu testei agora e achei uma pro dia 30/03 (às 07h30 – a única) por 33 euros. Tenta de novo! 🙂

  4. Maira Vieira 19/06/2013 Reply

    Olá Nicole! Muito legal seu site!! Parabéns mesmo!!
    Preciso ir de Berlim pra Amsterdã no dia 2 de agosto. Não sei se vou de avião ou de trem, ônibus. Sei que para voos internos, tenho restrição de bagagem. Não vou levar muita coisa, mas não queria arriscar de pagar tarifas extras na hora… O que você me indica? Estava pensando em ir de trem, pela experiência… Onde encontro passagens interessantes?

    De Paris para Berlim, no dia 26 de julho. Você também teria alguma dica? Há alguma pegadinha nas passagens de trem?
    Quais sites são seguros de comprar?

    Muito obrigada,

    • Author
      Nicole 21/06/2013 Reply

      Ola Maira, geralmente as passagens mais baratas sao as de onibus, porque o monopolio foi quebrado, entao existem muitas empresas oferecendo trajetos variados para sair e entrar na Alemanha. O trem infelizmente ainda eh monopolio, entao os precos costumam ser mais altos. Pra 02 de Agosto acredito que ja esta um pouco em cima pra encontrar as passagens de tem mais baratas, mas voce pode procurar. A empresa eh a Deutsche Bahn, temos um tutorial aqui: http://www.agendaberlim.com/2012/09/13/como-comprar-passagem-trem-alemanha/
      Voce consegue encontrar voos com precos bons (algumas vezes mais baratos do que os outros meios) em companhias como EasyJet, RyanAir, Germanwings, AirBerlin, etc. Mas de fato na maioria delas voce tem que pagar uma taxa por fora para ter o direito de despachar 1 mala de 20kg. Mesmo assim as vezes vale a pena. Lembre-se tambem de considerar a distancia dos aeroportos ao centro das cidades (e consequentemente os custos disso). Pessoalmente, normalmente prefiro trem, onibus ou mesmo carona.
      Fico feliz que voce tenha gostado do nosso blog! Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Nicole.

  5. Anny 17/07/2013 Reply

    Olá Nicole meu nome é ANNY e eu estou planejando uma viajem curta pela Alemanha,mas eu ainda nao sei exatamente o meio de tranporte que usar… A Minha viajem tem o seguinte roteiro
    1 dia Berlim -Deutsches Technikmuseum – museu de cera – trem para Munique – passo a noite em Hotel Cortiina ,2 dia Munique- Nymphenburgo – trem ou onibus? – passo a noite em Youth Hostel Fusteen -Neuschwanstein e Hohenschwangau depois trem ou onibus de Fussen á Lichtenstein 3 dia Lá espero passar o dia todo visitando o castelo e conhecendo a cidade e por ultimo (onibus) até o castelo de Burg Hohenzollern em Baden-Württemberg.
    ´É necessário comprar os tickets pela internet?Eu tenho medo de comprar e não conseguir chegar no horarios isso tanto as atraçoes dos castelos quanto aos propios meios de transporte poderia me ajudar?

    • Author
      Nicole 19/07/2013 Reply

      Olá Anny,

      infelizmente não tenho como ajudar na questão de transporte em Munique e cidades do sul da Alemanha. Mas não entendi, você pretende passar apenas um dia em Berlim?
      Bom, para locomover-se entre Berlim e Munique recomendo o trem. Caso você não consiga passagens em conta, tem também a opção do ônibus. Às vezes dá pra encontrar algumas passagens baratas de avião em companhias como Easyjet, Germanwings e Airberlin.
      Eu resolveria o quanto antes e compraria logo tudo, pois aqui na Alemanha quanto mais perto da data fica, mais caro fica.

      Abraços,

      Nicole

  6. Juliana 06/08/2013 Reply

    Olá Nicole!
    Adorei o site!
    Sabe me dizer se Hanover as pessoas falam ingles normalmente?!
    Vou pra lá mês que vem! e estou com receio, de me virar e tudo estar em alemão(caixas,restaurantes,onibus)
    E não sei qual seria a opção mais barata e fácil para ir de Hanover para Berlim!
    Obrigada!

    Bjss
    Juliana

    • Author
      Nicole 07/08/2013 Reply

      Olá Juliana, a opção mais barata é provavelmente de ônibus. Deu uma olhada nos sites que passei aqui no post?

      Procura falar com as pessoas mais novas, é bem mais provavél que falem inglês. Não precisa se desesperar, faça as coisas com calma, planeje sempre um tempo a mais para o caso de você se perder na cidade e não se intimide. Aquele ali não sabe falar inglês ou não pode ajudar? Talvez o próximo saiba! E pra essas coisas básicas como restaurantes, caixas, ônibus… é fácil se virar com a linguagem universal da mímica! Relaxa 🙂

      Abraços!!

  7. marcio 29/01/2014 Reply

    Olá !

    dia 11.04.14 irei de Munique a praga, qual o meio mais barato ? trem, ônibus, avião ou alugar um carro ?

    obrigado

    • Author
      Nicole 10/02/2014 Reply

      Olá Marcio! Depende da antecedência e das promoções que você conseguir encontrar.
      Para trens dá uma olhada no site http://www.db.de e no nosso tutorial.
      Para ônibus procura no site http://www.busliniensuche.de .
      Carro não é recomendado para idas ao leste europeu (devido à quantidade de roubos).
      Avião acredito que não valha a pena, já que a distância não é tão grande… mas você pode procurar no http://www.billigfluege.de .
      Abraços!

  8. Juliana 06/02/2014 Reply

    Oi Nicole!
    Preciso de uma maneira de ir de berlim a praga! Estou na Itália agora e por trem ja não tenho tempo de retirar os tickets!
    Adorei tuas dicas sobre o Bus!
    Minha duvida é onde eu pego esse bus, para ir de Berlim ate praga! Na estação de trem, no aero ou existe uma estação rodoviária em Berlim?
    Beijo e aguardo teu retorno urgente!

    • Author
      Nicole 10/02/2014 Reply

      Olá Juliana!
      Existe uma rodoviária sim, chama-se Berlin ZOB (Zentral Omnibus Bahnhof) im Funkturm (na torre de rádio). Fica perto da Messe (o centro de convenções) no bairro de Charlottenburgo. Mas nem todos os ônibus saem de lá. E muitos saem de vários pontos para que o passageiro possa ter opções. Portanto você deve olhar o local de saída (e chegada) na passagem que você quer comprar.
      Abraços

  9. MICHELLE 17/03/2014 Reply

    Adorei seu blog!Parabéns! tenho uma duvida, ao ler seu post me interessei para comprar a passagem de Hamburgo a Berlin de ônibus, no site da empresa berlinlinienbus, mas ao ler os termos, vi que mesmo com a passagem comprada tem que marcar assento com três dias de antecedência, você confirma? e a passagem vai para o meu email?
    muito obrigada!!

    • Author
      Nicole 19/03/2014 Reply

      Oi Michelle! Nunca ouvi nada parecido, onde você pegou essa informação?
      A passagem vai para o seu e-mail em PDF, basta imprimir.
      Abraços!

  10. Pricila 21/07/2014 Reply

    Olá, gostaria de saber se compensa mais ir de berlim para amsterdam de trem ou de ônibus?

    Mt obrigada! 🙂

  11. Olavo Suniga 28/07/2014 Reply

    Olá Nicole. Parabéns pelas sugestões e tutoriais de seu site, sempre muito úteis.

    Compramos faz dois dias bilhetes de onibus pelo site da Berlinlinienbus, no roteiro Berlin > Praga.

    O ticket online chegará no e-mail registrado via pdf, correto? Existe um prazo pra esse mandarem esse e-mail, ou ao menos alguma confirmação de reserva? Estamos perdidos quanto a isso.

    Agradeço antecipadamento.
    Abraço.

  12. Dani 11/09/2014 Reply

    Oi Nicole,
    Eu quero ir de Berlin para Praga, no final de outubro e estava pensando em ir de ônibus . Que companhias que operam entre essas duas cidades e tem mais disponibilidade ?

  13. Camila 21/09/2014 Reply

    Oi Nicole,
    Estou nesse momento comprando a passagem de ônibus Berlim- Dresden mas aparece várias estações em Berlim, qual eu compro..

    Obrigada

    • Author
      Nicole 22/09/2014 Reply

      Oi Camila! Depende de onde você estará hospedada… eu normalmente compro da ZOB (rodoviária).
      Abraços!

  14. Isadora 14/10/2014 Reply

    Oi Nicole!
    Ótimo texto, vou precisar ir de berlim a bruxelas para pegar meu voo de volta para o Brasil e estava desanimando pelo preço que é este percurso de trem. Sabe me dizer se de ônibus ha limite de bagagem? E se eles são pontuais como os trens?

    Obrigado,
    Abraços!

    • Author
      Nicole 14/10/2014 Reply

      Normalmente são duas de até 23kg, mas nunca vi ninguém medir ou pesar. É bom dar uma olhada no site da companhia 🙂

  15. Isadora 14/10/2014 Reply

    Oi Nicole!

    Ótimo texto! Sabe me dizer se existe limite de bagagem nas viagens de onibus?

    Desde ja agradeço.
    Beijos

  16. Roberta 22/10/2014 Reply

    Olá Nicole!

    Suas dicas são muito boas e a Alemanha é um país muito bonito. Gostaria de pedir um auxílio. Irei a Alemanha agora em dezembro e estou providenciando as passagens de trem e ônibus. No entanto, estou meio confusa para identificar as melhores estações para comprar. Bom, vou chegar por Frankfurt e já vou direto para Berlim (hospedagem na Anhalter strasse 6 – Ibis), esse trecho farei de trem qual seria a estação que eu coloco da saída de FRA e chegada em BER, as estações centrais hbf?Existe estação dentro do aeroporto de frankfurt?
    depois disso meu roteiro será:
    Berlim – Dresden: indo de onibus
    Dresden – Munique: indo de onibus
    Munique – Frankfurt: indo de trem

    Se voce puder me ajudar ou me indicar um site que informe sobre as estações de trem existentes eu agradeço, pois não consegui encontrar essas informações detalhadas.

    Um abraço.

    • Author
      Nicole 22/10/2014 Reply

      Olá Roberta,
      fico feliz em ajudar! 🙂
      Você pode colocar já da estação do aeroporto de Frankfurt, embora você tenha que trocar de trem na estação central (hbf). Pelo menos o metrô de superfície (S-bahn) você pode usar de graça, caso tenha incluído já a parada certa na sua passagem de trem. Na chegada aqui em Berlim acredito que você pode colocar a estação Anhalter Bahnhof.
      Não conheço um site para ver especificamente as estações de trem, eu sempre uso o google maps mesmo. Lá você pode ver todas as estações próximas do endereço do hotel ou de onde quer que seja. Basta clicar uma vez em cima do símbolo do U ou do S (no caso o S é incluído já pela Deutsche Bahn, o U não). Para conhecer melhor os símbolos e os transportes por aqui, dá uma olhadinha neste nosso post.
      Abraços e boa viagem!

  17. Liliane Klee 12/12/2014 Reply

    Oii

    Você pode me informar?
    É minha primeira vez na Alemanha ( em janeiro próximo ) e preciso ir do aeroporto de Frankfurt até Leipzig.
    Pode ser trem ou ônibus.

    Você sabe se tem algum transporte direto do aeroporto?
    Obrigada! 🙂

  18. Renata 26/01/2015 Reply

    Olá! Irei de Berlin para Dresden. Estou pesquisando no Google maps e site da empresa de onibus para comprar as passagens.
    A rodoviaria Berlin, ZOB am Funkturm é aquela no bairro de Charlottenburg? O Google maps só acha com o nome Zentraler Omnibusbahnhof Berlin, Messedamm 8, 14057 Berlin.
    Se puder ajudar agradeço imensamente!

    • Pacelli 27/01/2015 Reply

      Oi Renata, é a mesma. ZOB é abreviação para Zentraler OmnibusBahnhof. Boa viagem

  19. Renata 29/01/2015 Reply

    Muito obrigada Pacelli!
    Entro em contato via email para falarmos sobre o serviço de guia em Berlim

  20. Ivana 31/01/2015 Reply

    Oi, estou sempre por aqui dando uma olhada…
    Minha dúvida: estou vendo um trem direto na DB de Nuremberg até Dresden mas em todos os horários tem uma troca de trem, o intervalo para isto é de 4 min. Dá tempo??? Estarei com 2 crianças de 6 e 11 anos. Se eu tentar aumentar o intervalo terei que ficar mais de 1 h na estação esperando???? Não tem como colocar um intervalo seguro tipo assim 10 ou 15 min?? Tenho medo de não conseguir sair de um e entrar em outro.
    Obrigada

    • Author
      Nicole 10/02/2015 Reply

      Olá Ivana! Infelizmente o tempo de conexão vai depender da disponibilidade dos trens. Normalmente o site coloca de forma automática uma conexão possível – se ele colocou 4min é possível fazer a troca de plataforma nesse tempo. Entretanto, essa possibilidade é calculada para uma pessoa com mobilidade não limitada (sem malas enormes ou sem muitas malas) e que possa descer e subir escadas rapidamente. No próprio site eles colocam qual é a plataforma dos trens, algumas vezes você só troca de trem e nem mesmo precisa trocar a plataforma. Procura o número da plataforma (Gleis, em alemão).
      Boa viagem! 🙂

  21. Ivana 31/01/2015 Reply

    Esqueci de dizer, tentei ir de ônibus mas não encontrei nada acessível nem no preço nem no horário, este Belinlinienbus não faz esta rota.
    Existe outra empresa??
    obrigada

    • Author
      Nicole 10/02/2015 Reply

      Tenta no site que eu coloco no texto, chama BusLinienSuche, ele mostra várias empresas de ônibus.
      Boa sorte!

  22. Ivana 10/02/2015 Reply

    Nicole, muito obrigada.
    Resolvi desistir de ir até Dresden, deixaremos para a próxima. Iremos de Nuremberg até Bamberg que é perto e depois seguiremos até Berlim no ICE. Tudo sem trocar de trem. Acho que Bamberg tb é uma boa escolha. Quero viajar com calma com as crianças.
    Parabéns pelo seu trabalho de auxílio aos viajantes!!!!!

    • Author
      Nicole 10/02/2015 Reply

      Ah, entendo. Acho que é uma boa decisão, principalmente quando se viaja com crianças.
      Caso você tenha vários dias em Berlim dá pra conhecer Dresden em um bate-e-volta mesmo, da forma que sugerimos 😉
      Abraços!

  23. Jessica 19/02/2015 Reply

    Oi Nicole, tudo bem?
    Tenho um voo marcado com chegada de noite em Munique, em Abril.
    Mas vou direto para Berlim e estou buscando passagem de ônibus noturna para chegar em Berlim de manhã.
    Pelo BerlinLinienBus só tem um trajeto que é de tarde, mas é 19 euros.
    Pelo site BusLinienSuche tem um trajeto noturno com conexão de outro bus, o que achei meio perigoso de dar algum atraso e eu ficar esperando em alguma cidade o próximo bus.

    Sabe outro lugar que posso encontrar bus noturno direto de Munique para Berlim??

    Obrigada pela tua atenção e tuas dicas 🙂

    • Author
      Nicole 23/02/2015 Reply

      Olá Jessica! Se o BusLinienSuche não te mostra outra opção, eu não saberia dizer. Ele costuma listar quase todas as rotas existentes.
      E, olha, chegar de noite de avião e pegar logo um ônibus pode não ser uma boa ideia. Já pensou se o avião atrasar? Se for o único jeito, dá uma olhada na companhia, se ela não oferece algum serviço de ligação com trem… a Condor por exemplo oferece Rail+Fly, em que você paga 29 euros e pode usar o trem para qualquer lugar na Alemanha no dia da chegada do seu voo…
      Espero que você consiga resolver da melhor forma! Boa viagem 😉

  24. Henrique Rubin 20/02/2015 Reply

    Muito boas suas dicas, parabéns! Comprei trem e ônibus pela Internet com a facilidade de quem toma um café. Fico 18 dias entre Alemanha, Áustria e Rep. Tcheca entre março e abril. Obrigado!

    • Author
      Nicole 23/02/2015 Reply

      Fico muito feliz em ler isso, Henrique! Tenha uma ótima viagem 😉

  25. Renata 27/02/2015 Reply

    Consegui graças a vcs comprar bilhete pela Flixbus por 7 euros Berlim/Dresden! Pelo que entendi, é só levar impresso ou baixa o app e chegar uma meia hora antes, pois nao tem assento reservado correto?
    Existe um ranking de melhores cias?
    Obrigada por toda ajuda!

    • Author
      Nicole 28/02/2015 Reply

      É isso mesmo, Renata! Fico feliz em saber! Não conheço ranking das companhias, mas já viajamos de Flixbus e é tranquilo 🙂
      Boa viagem!!

  26. Marilea C S Barroso 24/06/2015 Reply

    Nicole,

    Parabéns pelo site. Em setembro eu e meu marido estaremos fazendo uma viagem pelo leste europeu e eu queria saber se fosse possível a melhor forma de sair de Berlin, vistar Desden, Cracóvia e Praga. Seria de ônibus ou trem? Outra dúvida você sabe se os shuttles para visitar as cidades( Carlory Vary, Pilsen e Cesky Krunlov na República Tcheca funcionam?
    Como você aconselhou não usaremos carro.
    Já vou sendo grata pela a sua atenção.Um beijão

    • Author
      Nicole 29/06/2015 Reply

      Olá Marilea! Obrigada pela visita! 🙂

      Olha, geralmente ônibus é mais barato, mas dá uma conferida nos preços do trem caso você faça Berlin-Praga com stopover grátis em Dresden (se for ficar até 2 dias) que pode ficar mais barato do que fazer Berlim-Dresden e Dresden-Praga de ônibus. E de Praga a Cracóvia você pode comprar trem ou ônibus separadamente. É para voltar a Berlim no final ou vocês pretendem voltar ao Brasil da última cidade? É algo que tem que se considerar antes. 😉

      Sobre os shuttles eu nunca fiz, mas fazendo por agência de turismo não deve ter problemas.

      Boa viagem!

  27. Marcelo 13/07/2015 Reply

    Oi Nicole!

    Meu roteiro será Berlim – Dresden – Praga – Budapeste – Viena – Munique.
    A ideia é me deslocar entre estas cidades via ônibus.
    Os motivos são:
    1.) Carrego bastante bagagem;
    2.) É mais barato;
    3.) Como evito comprar passagem por internet a ideia é ao chegar em uma cidade já comprar a passagem para a próxima no mesmo terminal;

    Depois de fazer um rascunho da programação (gastei “algumas” horas rsrs) cheguei à conclusão que em alguns trechos a viagem pode levar algumas horas a mais (em relação ao trem) e que tem poucas opções de horário.
    Podes me recomendar se existe algum(s) trecho(s) acima em que viajar de trem é bem vantajoso em relação ao ônibus em função das 2 conclusões que cheguei?

    Parabéns pelo belo trabalho!!!

    Abraço,

    Marcelo

    • Author
      Nicole 19/07/2015 Reply

      Olá Marcelo!
      Olha só, para carregar muita bagagem geralmente o trem é mais vantajoso… Muitas empresas de ônibus aceitam apenas uma peça no bagageiro e o espaço de mala de mão é bem pequeno. É bom se certificar com cada empresa porque isso varia.
      O trecho Berlim-Dresden-Praga você pode fazer barato se comprar com antecedência pela DB. Mas se você não pretende comprar online, aí realmente não sei.
      Desejo uma ótima viagem!

  28. audrey 18/07/2015 Reply

    Nicole, como funcionam as conexões nas viagens de ônibus? estou vendo a passagem Dresden-Salzburg e faz uma conexão de 2h15 em Munique.

    • Author
      Nicole 19/07/2015 Reply

      Você provavelmente tem que descer do ônibus e tomar outro 2h15 depois. É bom verificar que são na mesma rodoviária.

  29. Mariléa 18/07/2015 Reply

    Nicole,

    Obrigada pelas dicas. Voaremos de Budapeste para Lisboa antes de voltar ao Brasil.

    Um abraço

  30. audrey 18/07/2015 Reply

    uma outra dúvida: você recomendaria comprar com antecedência esses trechos de Berlin-Dresden e Dresden-Salzburg? obrigada =)

    • Author
      Nicole 19/07/2015 Reply

      Vai do seu perfil. Comprar com antecedência te garante preços menores, mas tira a flexibilidade 😉

  31. Thayna 23/07/2015 Reply

    Oi! Amei o blog!
    Voce sabe me dizer quanto tempo leva o trecho Paris – Berlim de ônibus, por alto?
    Obrigada <3

  32. Jonatas 27/07/2015 Reply

    Ola Nicole, antes de mais nada parabens pelo site, otimo…muitas dicas valiosas. . .

    Estou com uma passagem pela Berlin LIne en Bus de Berlim para Amsterdam..no ticket do e mail tá esse endereço da saida “Berlin, ZOB am Funkturm” . . .essa é a estação central sabe me dizer? E quanto ao ticket q enviam para o email vc sabe me dizer se posso embarcar com ele mesmo ou preciso retirar a passagem “check in” em algum guichê da empresa antes do embarque?

    Muuuito obrigado.

  33. Audrie 01/08/2015 Reply

    Estava procurando um post com essas explicações! Minha única dúvida eh se em dezembro e se nevar os ônibus circulam? Muito obrigada

    • Author
      Nicole 19/08/2015 Reply

      Se não for uma nevasca forte, geralmente circulam sim, Audrie. 🙂

  34. Laila 01/09/2015 Reply

    Ola,
    Adorei o post…
    Voccê conhece alguma empresa de Onibus que faz o trajeto BErlim-Praga e que permite comprar a passagem com dinheiro no guichê. Ou invés de ter que passar o cartão de credito na compra.
    Estou em Berlim, e passando o cartão internacional não esta compensando muito. hahaha
    Abracos

    • Author
      Nicole 01/09/2015 Reply

      Olá Laila, dá pra comprar nos guichês lá na ZOB, mas não sei quais companhias lá levam até Praga… só indo lá e tentando. 😉
      Boa sorte!

  35. jefferson oliveira 20/09/2015 Reply

    boa tarde roberta,
    desde ja quero lhe dizer que seu site e muito bom e acredito que aqui irei encontrar a ajuda que preciso.
    a ajuda que preciso e o seguinte, eu vivo em lisboa mas infelizmente nao consegui comprar bilhete de aviao mais barato ate la, consegui um em conta em munique, agora que eu preciso saber e qual e mais barato e vantajoso se e de trem ou onibus, e como faco a compra com atencedencia, meu voo esta marcada para dia 10/10/2015 lisboa-munique, se puder de dar umas dicas agradeco muito…
    muit obrigado

    • Author
      Nicole 21/09/2015 Reply

      Olá Jefferson, realmente só pesquisando os voos mesmo. Geralmente eu uso uns agregadores como Billigfluege ou Skyscanner.
      Acredito que trem é inviável devido à distância.
      Boa sorte e boa viagem!!
      Nicole

  36. Anelise 12/10/2015 Reply

    Olá

    Estou indo para Berlin em janeiro. De lá vou para Praga e pretendo ir de onibus. Meu unico receio é ser no meiozão do inverno, com possibilidade de neve e tudo mais. É perigoso ou tranquilo? Alguem já viajou no inverno de bus para me passar o relato?

    • Author
      Nicole 13/10/2015 Reply

      Olá Anelise, se não tiver uma nevasca (que geralmente atrasa os trens também), não tem muito problema ir de ônibus. Eles tem pneus de inverno e as pistas geralmente são liberadas de neve… a não ser, como falei, que esteja caindo muita neve na hora da viagem. Nesse caso, a viagem pode ser cancelada ou atrasar bastante.
      O trem é mais garantido no inverno… porque você não dá uma olhada na Deutsche Bahn? Você pode inclusive fazer uma parada grátis em Dresden!
      Abraços.

      • Anelise 24/10/2015 Reply

        Obrigada pelo retorno!!

  37. Fernanda Becker 17/10/2015 Reply

    Boa noite, gostaria de informações sobre a quantidade de bagagem que pode ser levada no onibus. Vou fazer o trecho Viena – Praga e Praga – Budapeste

    att,

    • Author
      Nicole 18/10/2015 Reply

      Olá Fernanda, isso vai depender da empresa de ônibus, recomendo olhar no site para ter acesso à informação oficial. 🙂
      Boa viagem!

  38. Luciano 21/10/2015 Reply

    Parabéns pelo site! Vc sabe informar se as passagens da FlixBus possuem ponto de venda em Munique?

    • Author
      Nicole 22/10/2015 Reply

      Olá Luciano, obrigada!
      No site deles tem todos os pontos de venda, em Munique tem um sim. Dá uma olhada aqui ó: pontos de venda Flixbus
      Abraços e boa viagem!

  39. Luciano 24/10/2015 Reply

    Obrigado Nicole!!
    Irei em novembro para Munique e já comprei passagem de trem pela OBB para Viena. Para minha surpresa o trecho está suspenso, e agora acredito que a opção mais indicada é viajar pela FlixBUS. (apesar da viagem ser mais longa).
    Valeu pela dica e um grande abraço!

    • Author
      Nicole 26/10/2015 Reply

      Nossa, Luciano, que chato. Boa viagem então! 🙂

      • Tatiana 29/11/2016 Reply

        Ola.
        Vou depois do Natal de Munique para Viena, decidido meio que em cima e o valor do trem esta muito caro. Pensei em ir de ônibus.
        Luciano, foi tranquilo?
        Vou com familia e fico preocupada com frio e de ter neve na estrada.

        • Author
          Nicole 01/12/2016 Reply

          Olá, Tatiana, se não tiver uma nevasca inesperada é tranquilo sim viajar de ônibus no inverno. As estradas são todas limpas e os carros/ônibus são todos adaptados para a neve. Eu escolheria uma empresa como a Flixbus, que já tá se mostrando uma das grandes do mercado. E evitaria também os dias 25 e 26/12 para viagem, porque geralmente é muito cheio.
          Abraços e boa viagem!

  40. Nicole 01/11/2015 Reply

    Nicole, to vendo os trems pro dia que eu quero viajar pra praga, e tem uma passagem que tem um carrinho de compra, com um risco no meio. A mensagem que aparece qdo clico nisso é: No tickets online possible. E é exatamente esse horário que eu quero. Sabe se tem algum site que eu conseguiria comprar essa passagem? Ou só no guichê mesmo? =(

    • Author
      Nicole 01/11/2015 Reply

      Olá Anelise, isso geralmente ocorre em duas ocasiões: quando a data ainda está muito a frente e a venda ainda não foi aberta, ou quando o trem em questão é operado por alguma companhia estrangeira. Se esse for o caso aparece alguma mensagem referente a tarifas estrangeiras… aí você pode tentar na companhia do país. O trecho é Berlim-Praga?

  41. Anelise 02/11/2015 Reply

    (preenchi seu nome do lugar do nome e ai pareceu que somos charás de nome hehe)

    To pesquisando pra metade de janeiro, pouco mais de 60 dias, será que é tao adiantado assim?
    O trecho é berlim praga sim, saída as 18:15, e lá nao diz que é companhia estrangeira =/

    Qual a empresa tcheca de trem?

    • Author
      Nicole 03/11/2015 Reply

      Olá Anelise (agora sim, kkk)!
      Nesse caso você tá buscando o trecho que é ofertado pelo City Night Line e aí é mais complicado adquirir (eu nunca viajei nas linhas de trem noturno – que tem vagão com cama e tal). Recomendaria a você procurar se informar com algum agente que atua no Brasil ou então enviar um e-mail para a Deutsche Bahn.
      Por que você não pega o trem das 17h? Ele é mais rápido e mais barato do que o trem das 18h15 🙂
      Abraços e boa viagem!

  42. Renata 02/11/2015 Reply

    Boa noite Nicole, tudo bem?
    estou indo para munique dia 21/11 e quero ir pra berlim na madrugada do dia 23.
    Postbus é uma opção boa? falando de segurança e economia?
    Tenho que necessariamente comprar antes ou posso deixar pra comprar la?
    Na volta, planejo pegar um onibus que chegue em munique umas 4 horas antes do meu voo para o Brasil. Corro o risco de atraso?

    Obrigada

    Att
    Renata

    • Author
      Nicole 03/11/2015 Reply

      Olá Renata, a Postbus é uma opção bem econômica e quanto à segurança todas as companhias aqui da Alemanha oferecem o mesmo nível, os ônibus são bons e seguros, assim como as estradas. Geralmente comprando os tickets com antecedência você consegue preços baixíssimos. Se for comprar na hora, pode não conseguir tanta vantagem nos preços. Aqui tem as possibilidades de compra de passagens pela Postbus.
      Eu não arriscaria tanto na volta ao Brasil, apenas de não ser comum um tamanho atraso, nunca se sabe. O melhor seria voltar no dia anterior, mas é uma decisão muito pessoal. 🙂
      Abraços e boa viagem!

  43. Ane 04/12/2015 Reply

    Olá! Do Aeroporto Tegel, como chego, utilizando transporte Público à ZOB Funkturm para pegar um ônibus rumo a Leipzig? Obrigada!

  44. Ane 06/12/2015 Reply

    Obrigada,pacelli!!

  45. Ludimylla Grazziely Moreira e Silva 08/06/2016 Reply

    Olá, consigo comprar uma passagem de Frankfurt para Cravóvia de trem?

  46. Vitor 29/07/2016 Reply

    Olá,tu sabe se nesses ônibus,podemos levar malas grandes?

    • Pacelli 01/08/2016 Reply

      Depende da empresa, é sempre bom dar uma olhada. Geralmente 1 mala de 23kg não tem problema, mas uma ou outra empresa cobra uma taxa de 1 ou 2 euros.

  47. Alice 13/12/2016 Reply

    Olá
    Gostaria de saber se a melhor opção para ir de Amsterdam para Berlim é de ônibus ou trem!
    Trem está muito caro, mas ônibus no site que vocês recomendaram não tem a estação em Berlim.

    Obrigada.

    • Author
      Nicole 21/12/2016 Reply

      Olá Alice, muitas vezes você encontra passagens de avião em conta para este trecho. Pesquisa no site skyscanner.com. No caso do ônibus, a Flixbus tem o trecho direto, dura 8h e vai até a Rodoviária de Berlim (ZOB).

  48. ivana granato vieira 18/01/2017 Reply

    Oi!
    Gostaria de saber se consigo comprar passagem pela Flixbus sem ser online, pois nao consigo completar a compra online Berlin-Dresden e Dresden -Praga.
    Onde em Berlin, consigo efetuar a compra em dinheiro.
    Existe balcao de venda da empresa na rodoviaria central de Berlin, e em agencia de turismo.

  49. Dante Moore 22/01/2017 Reply

    Ola Nicole. Adorei o site. Estamos indo de Berlim a Dresden. Gostaria de saber se ha diferença de preço comprando a passagem de onibus antecipadamente pelo site ou direto no guichê?

    Desde já agradeço
    Obrigado

    • Author
      Nicole 28/01/2017 Reply

      Olá, Dante, geralmente comprando antecipadamente online você consegue preços promocionais. Mas o preço regular é o mesmo se comprado online ou no guichê.
      Abraços e boa viagem!

  50. Beatriz 24/01/2017 Reply

    Oi Nicole. Parabéns pelo site. Iremos para a Alemanha em maio,por Frankfurt, descendo até a Áustria. Gostaria de saber se a disposição dos assentos nos ônibus da Mein Fernbus é tipo avião ou se com mesa entre eles. E se são numerados, isto é, se na compra via internet já se poderia reservá-los.

  51. Bianca 07/06/2017 Reply

    Oi Nicole,
    Tenho algumas dúvidas.
    Não consigo comprar de jeito nenhum pelo site da FlixBus, mesmo preenchendo todos os dados do cartão corretamente e a moeda selecionada como Euro, só consta “erro desconhecido” e não consigo efetuar o pagamento 🙁 vc já teve esse problema ou alguém relatou sobre isso?
    Outra pergunta, é fácil chegar de metrô nessa estação ZOM, saída dos ônibus da RegioJet (vou para Praga), partindo mais ou menos da AlexanderPlaz (horário do saída do bus – 7h).
    Muiiiito obrigada.

    • Author
      Nicole 16/06/2017 Reply

      Oi, Bianca! Verifica se o teu cartão tá liberado para compras internacionais. Isso aconteceu com outras pessoas… tem a questão do Mastercard SecureCode ou Visa Secure.
      A rodoviária (ZOB) tem tanto o S-Bahn Messe Nord/ICC perto, quanto a estação de U-Bahn U2 Kaiserdamm. É facil, da Alexanderplatz você pode pegar o U2 até a Kaiserdamm direto.
      Boa viagem!
      Nicole

  52. Caroline 08/01/2018 Reply

    Ei Nicole.

    Vou de Berlim para a Cracóvia em Fevereiro.

    Na hora de comprar a passagem, a empresa me da opção de várias ”rodoviárias” TLX, ALX, ZOB. Qual a mais próxima do Centro?

    E você indicaria a Polski bus? O ticket está bem mais barato que a Flix Bus

  53. Aline 10/01/2018 Reply

    Oi Nicole! Tudo bem?
    Estou indo de Munique para Budapeste no início de fevereiro. Invernão!! O aquecimento dos ônibus é eficiente mesmo?!
    Super obrigada!! bjo

    • Author
      Nicole 19/01/2018 Reply

      Aquecimento aqui é sempre eficiente!! rsrs

      Boa viagem!

  54. Renata Cunha 12/01/2018 Reply

    Oi Nicole, tudo bem?

    Muito Obrigada pelo seu trabalho. O seu site é muito esclarecedor. Vou seguir vocês em todas as minhas redes sociais, e compartilhar com meus amigos.
    Precisávamos de uma ajudinha: eu e meu namorado estaremos em Berlim do dia 10 ao dia 13 de maio, e no domingo, pretendemos seguir viagem de trem bem cedo para Praga, porém, fazendo um Pit-Stop em Dresden, ou ir de ônibus mesmo, se for muito mais barato (acho que é, né?).

    Qual companhia de ônibus você recomenda, para irmos de Berlim a Dresden? Lá no Terminal Rodoviário tem guarda-volumes, pra deixarmos as bagagens? pois pretendemos seguir de lá para Praga ainda no mesmo dia.

    Muito Obrigada.
    Bjo.
    Renata

    • Author
      Nicole 19/01/2018 Reply

      Olá, Renata, fico feliz que você curta o nosso trabalho.
      Já deu uma olhadinha aqui no post de Berlim a Praga com parada grátis em Dresden? Por conta da parada grátis de trem, muitas vezes pode ficar mais barato viajar de trem do que de ônibus.

      Como falo no post, as companhias de ônibus são todas parecidas. Recomendo dar uma olhada na Flixbus.
      Lá na estação em Dresden tem guarda-volumes sim.

      Boa viagem!

      Nicole

  55. Soyan Pantoja 11/06/2018 Reply

    Olá, Nicole!
    Obrigada pelas dicas! Farei o trecho Munique – Zurique de ônibus pela empresa DB. Você sabe informar se, além da bagagem de mão, é permitido levar uma bagagem de 23kg para despachar? Procurei no site da empresa DB e não encontrei essa informação.
    Atenciosamente,
    Soyan Pantoja.

  56. Cristina 31/08/2018 Reply

    Olá!
    Estou indo amanhã dia 1 de setembro de Munique para Praga de ônibus da companhia DB as 10.15 hs.
    Fui hoje ver onde ficava a estação ZOB, mas só vi ônibus da flixbus que é de cor verde. E os ônibus da DB parece que são da cor branco e vermelho. Agora fiquei na dúvida se a DB tem ponto de partida e qual plataforma. Não achei balcão de informação.
    Vc sabe me informar como fico sabendo

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.