Anota aí as nossas dicas da bela cidade do Porto

Dias perfeitos no Porto

Passamos 12 dias perfeitos no Porto

Como vocês sabem, eu e Nicole fomos ao II EEBB (Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros) lá em Portugal, na Cidade do Porto.

Ainda não sabia? Vem ver o post onde eu conto 15 coisas que descobri em Portugal. Eu espero você voltar.

Voltou? Bom, além da programação do evento (que você pode conferir aqui) nós ficamos mais 10 dias na cidade e juntamos algumas dicas bem valiosas pra quem vai pro Porto (ou, pra quem não tem planos de ir, mudar de idéia).

Aí vão algumas, dividimos nas categorias Passeios, Comer & Beber, Hospedagem e Outros Locais.

Anota tudo (ou imprime) porque são dicas preciosas… preparados? Vamos lá:

Passeios 

Encantando-se com o Porto na companhia da Rita: passeio histórico e cave do vinho do Porto

Mesmo que você venha a passar vários dias numa cidade, nada mais proveitoso do que fazer um passeio guiado logo nos primeiros dias.

Você vai absorver muito mais do local quando você já entender um pouco os costumes, arquitetura e história. No caso do Porto, nós fizemos um passeio guiado com Rita, que escreve nO Porto Encanta e foi a anfitriã do II EEBB.

Olha a Rita aí! (Foto: Rita, O Porto Encanta)

Olha a Rita aí! (Foto: Rita, O Porto Encanta)

Ela nos levou para caminhar pelas antigas muralhas da cidade, passamos por várias ruelas muito charmosas, de onde dá para ver muito do dia-a-dia dos moradores.

Durante todo o percurso ouvimos as histórias do Porto e pudemos realmente sentir a cidade. As melhores vistas, as igrejas mais bonitas, as ruazinhas mais pitorescas; pronto, é isso que só a Rita pode te mostrar.

A vista com a qual fomos presenteados

A vista com a qual fomos presenteados

Antiga muralha

Antiga muralha

Fachadas pitorescas

Fachadas pitorescas

A vida local

A vida local

Mais no final do roteiro, cruzamos a ponte Luís I e fomos até uma das caves de vinho do Porto, a Croft. É uma cave mais em cima, portanto você terá que subir mais, mas com a quantidade de coisa que se come no Porto, você estará precisando se exercitar mesmo!

E quando chegamos na cave somos desproporcionalmente recompensados com a vista. Dá pra ver o Douro, o Porto, barquinhos. Pronto. Aí é só sentar e tomar alguns vinhos do Porto, conversar e aproveitar.

Obrigado, Rita!

Passear e azulejar

O passeio é feito em parceria entre o blog da Rita, O Porto Encanta, e a especialista em azulejo, a Ninoska.

Ninoska

Ninoska explicando tudo sobre azulejos

Nesse tour/workshop aprendemos sobre a história do azulejo, sua ligação com o período mouro na Península Ibérica e sobre seu aperfeiçoamento em Portugal. Mas não só…

A Ninoska levou a gente por ruas pouco conhecidas do Porto pra mostrar fachadas de azulejo belíssimas de várias épocas e estilos. É interessantíssimo. E os olhos da Ninoska brilham ao falar sobre aquilo, o que faz toda a diferença.

Vimos fachadas incríveis

Vimos fachadas incríveis

E Ninoska sempre explicava os detalhes e as técnicas

Ninoska sempre explicava os detalhes e as técnicas

Como se esse passeio e essa aula já não bastassem, ainda pudemos fazer o nosso próprio azulejo, tudo com supervisão e dicas da especialista.

É muito legal fazer o passeio, visitar os prédios, contemplar as fachadas, aprender sobre a história e depois ainda fazer o seu próprio azulejo.

Como pra ficar totalmente pronto o azulejo precisa ser cozido, você pinta o seu no final do tour e só pega depois. O que é bem legal porque você fica na expectativa pra ver como ficou. O meu, por exemplo, ficou muito mais bonito que o de Nicole. Né não?

Até antes de ir pro forno já dá pra perceber...

Até antes de ir pro forno já dá pra perceber…

Para agendar o seu tour e workshop “Passear e Azulejar” ou obter mais informações é só clicar aqui.

Taste Porto Food Tours

Uma coisa boa que aconteceu uma noite antes desse passeio com o André, fundador da “Taste Porto Food Tours”, foi que ele nos encontrou por acaso e nos advertiu para que não comêssemos nada no café da manhã.

André desafiando aqueles que tomaram "pequeno almoço"...

André desafiando aqueles que tomaram “pequeno almoço”…

Eu e Nicole seguimos à risca suas recomendações, como bons moradores da Alemanha que somos. Não nos arrependemos.

Porque já começamos provando os deliciosos e locais pastéis de Chaves, região do norte de Portugal. Um pastelzinho de massa folhada de vitela e outro de chocolate.

Depois fomos ao tradicional mercado do Bolhão.

Lá, o André nos contou a história do mercado e um pouco da história da cidade também. É impressionante a paixão dele pelo Porto (e pela comida, rs)!

No mercado do bolhão

No mercado do bolhão

Comemos presuntos numa banca bem tradicional e depois provamos vinhos e enlatados feitos lá mesmo nos arredores do Porto. A banca do vinho e das conservas foi renovada e é muito bem decorada, de muito bom gosto.

Bolhão Wine House

Bolhão Wine House

Entre um ponto e outro, por ruelas, ladeiras e belas avenidas do Porto, André comenta sobre a arquitetura, sobre o empreendedorismo (muito vigoroso no Porto desde a crise de 2008) e sobre história.

Visitamos a parte judaica, tivemos vistas maravilhosas da cidade, provamos iguarias deliciosas e de sabor único. É um passeio realmente imperdível. Nos outros dias que tivemos no Porto, só queríamos voltar aos locais que tínhamos conhecido com André, esse é o perigo.

No final do tour, demos graças pela nossa obediência... porque imagina se tivéssemos comido antes?

No final do tour, demos graças pela nossa obediência… porque imagina se tivéssemos comido antes?

Para ver quais são os locais pelos quais passamos, mais informações e comprar o seu ticket para o tour, é só ir lá no site deles.

Outros colegas blogueiros também participaram do tour e fizeram ótimos relatos, confere em Carta sem portador, No Mundo da Paula e não deixa de ver o vídeo massa que Gisele do Viajar Pela Europa fez:

Comer & Beber

Falando em comida, bateu a fome? Pode ter certeza de que no Porto você vai comer muito bem – e MUITO também. De guloso pra guloso, anota aí pra não esquecer:

Tascö

O Tascö é um restaurante com uma cara bem jovem, mas com comida bem típica e muito saborosa.

Tascö

O local é moderno, mas a culinária é tradicional

Eu, particularmente, gostei muito da patanisca (bacalhau empanado) e dos rojões (carne de porco temperada). Nicole adorou o bife de alcatra com queijo da serra derretido.

Realmente fica difícil escolher o prato preferido

Realmente fica difícil escolher o prato preferido

Também servem bons vinhos portugueses. Fora a sangria deles que é muito saborosa e bem refrescante.

O restaurante Tascö fica na rua das Almas, localização bem central e tem uma página no Facebook. O atendimento foi maravilhoso, o pessoal muito simpático e atencioso; daqueles que realmente se esforçam pra te agradar, e conseguem.

Rita claro que também tem um post completo sobre eles.

Casarão

O dono dos apartamentos onde nos hospedamos descobriu que a gente queria comer bacalhau.

Pois bem, ele fez questão de nos levar lá num restaurante bem local em Vila Nova de Gaia (cidade vizinha ao Porto, só atravessar o Douro).

Chegamos lá, tivemos a sensação de estar num restaurante no Brasil. Várias famílias grandes dividindo mesas e todos conversando ao mesmo tempo. Depois de tantos anos morando na Alemanha, essa é uma sensação bem curiosa, estar na Europa, mas se sentir tão próximo do Brasil.

Se você é daqueles que só querem ir pra lugares realmente típicos e pitorescos, realmente esse restaurante não é pra você. Agora… a comida é portuguesa por excelência!

Provamos uns bolinhos de bacalhau de entrada que estavam sensacionais. Depois deles nossa expectativa sobre o prato principal que acabávamos de pedir estava altíssima.

Pedimos bacalhau, claro! Veio um prato enorme que daria pra 3 Pacellis esfomeados e era só pra mim e pra Nicole.

Sabe as expectativas altas? Pois, como diziam nossos anfitriões, foram covardemente superadas. Que jantar.

Eu esqueci de mencionar que o bacalhau vinha coberto de frutos do mar?

Eu esqueci de mencionar que o bacalhau vinha coberto de frutos do mar?

Infelizmente fomos durante a noite e já estava muito escuro, mas o restaurante fica na beira do mar. Logo depois de terminarmos de comer (confesso envergonhado que não consegui comer tudo) fomos dar uma voltinha pela beira-mar antes de voltarmos.

Obrigado, Pedro, por nos levar ao restaurante. Segue o site com o endereço, pra quem tiver com desejo de um bom bacalhau também.

Fish Fixe

Foi nesse restaurante de frente para o Rio Douro e logo no pé da ponte Luís I que eu descobri uma característica dos portugueses.

Eles são sádicos!

Sério, enquanto você sofre, eles riem e se regozijam. Eles te empanturram de comida e a comida é tão irresistível que você não consegue parar de comer.

O restaurante Fish Fixe foi uma das melhores experiências culinárias que já tive (e eu já comi muito por aí). Tudo, desde os presuntos, tripas até os frutos do mar, tudo com muita qualidade e muito saboroso.

Os garçons muito atenciosos e seu Granja, o dono do restaurante, uma simpatia, acessível e conversando com todo mundo. E no dia que fomos lá estava bem cheio.

Sabe aquela viagem, aquela tarde num bom restaurante, clima ameno, vinho e uma vista fantástica? Aquela tarde que vale uma viagem? Pois!

Comida deliciosa e uma vista dessas, pra quê mais?

Comida deliciosa e uma vista dessas, pra quê mais?

Vocês vão ter que me desculpar, mas eu tava tão concentrado em comer que não tirei fotos das comidas – podem confiar que são deliciosas.

Mas se você é do tipo São Tomé e tem que ver pra crer, dá uma olhada nos posts nos blogs O Porto Encanta e Brasileiros Mundo Afora. Lá na página do Fish Fixe no Facebook também tem várias fotos legais.

Dama Pé de Cabra

Tá aí um bom lugar pra tomar um café da manhã no Porto de um jeito bem português.

Tudo que é servido nas opções do café da manhã vem de produtores locais, o que faz toda a diferença pra quem pretende conhecer um pouco mais do lugar também através da culinária.

As broas, pães e as geleias que eles servem são fantásticos.

Se der, tome o café da manhã lá e fique do lado de fora. Na frente fica o Jardim de S. Lázaro, onde senhores e senhoras tomam um sol e caminham todo dia. Dá pra sentir bastante o modo de vida dos moradores.

Além disso, você será muito bem atendido por Seu Álvaro, que, em conjunto com Dona Luísa, a esposa dele, é o dono do Dama Pé de Cabra.

Adoramos conversar com Seu Álvaro e D. Luísa

Adoramos conversar com Seu Álvaro e D. Luísa

São pessoas muito abertas e, como todo bom português, gostam de conversar. Com certeza estarão bem dispostos a dar dicas e contar sobre a cidade.

Se for lá, não deixe de provar os docinhos que a Luísa faz; são muito bons. Aqui a página deles.

Flor dos Congregados

Esse restaurante tivemos o privilégio de conhecer com o André, do Taste Porto Food Tours.

Flor dos Congregados

Flor dos Congregados

Fica numa ruazinha super escondida e tem uma atmosfera muito intimista. Comemos o melhor sanduíche de nossas vidas! Sem exagero.

O tal do sanduíche - imagine o sabor dessa carne... e com o pão crocante

O tal do sanduíche – imagine o sabor dessa carne… e com o pão crocante

A carne é cozida por cerca de 12 horas e o pão é de uma receita local, muito especial. Seria daqueles “verdadeiros achados”. Mas eu não achei nada, me levaram lá.

Aqui a página deles. E se quiser ser levado lá, como nós fomos, é só fazer o tour gastronômico que vale muito a pena!

Hospedagem

Centenary Fontainhas Apartments

Chegamos na cidade do Porto já tarde da noite. Apesar do horário, fomos recebidos no Centenary Apartments, na Rua das Fontainhas, com toda a simpatia pelo dono, Pedro. Conversamos bastante, ele nos mostrou tudo com bastante atenção.

Ainda ganhamos um potinho de geléia caseira (compota) de abóbora com pinhão e vidrinhos de azeite e balsâmico.

(inclusive a melhor compota que eu já comi até hoje)

(inclusive a melhor compota que eu já comi até hoje)

Ele foi realmente atencioso e já foi causando uma boa impressão da cidade e dos Portuenses e chegou a nos dar o cartão pessoal dele, pondo-se à disposição por todo o tempo.

O quarto é todo novinho, recém reformado, espaçoso, teto alto. Não tem do que reclamar, de verdade. As cozinhas dos apartamentos são muito bem equipadas. Dá tranquilamente pra morar neles.

Ainda tínhamos uma varandinha, onde tomamos um chá, disponível na cozinha do apartamento, no brando frio de novembro no Porto.

Ah, a nossa história com a compota começou e acabou aí...

Ah, a nossa história com a compota começou e acabou aí…

Nos nossos últimos 4 dias no Porto, nós também ficamos lá no Centenary Fontainhas Apartments. Faça questão de conhecer o Pedro, ele tem várias dicas sobre a cidade e sobre os arredores e é muito solícito. Tanto ele quanto a família viraram nossos amigos.

Além disso, os apartamentos ficam bem localizados, a menos de 10 minutos a pé dos principais pontos da cidade. Talvez dê 15 minutos se você andar muito, muito devagar, como Nicole.

Falando sério, os apartamentos são novos, estilosos, limpíssimos e bem localizados. Quer mais o quê?

Ah! E se você quiser ficar hospedado por lá e disser que foi indicação nossa ganha 10% de desconto!!! Reserva já aqui com o Pedro.

Vitória & Flores Village

Logo depois do Encontro, fomos hospedados no Vitória & Flores Village.

Esse Hotel fica numa das melhores ruas da Cidade do Porto, a Rua das Flores (Rita tem um post ótimo sobre a rua).

Mais uma vez fomos muito bem recepcionados com uma tacinha de vinho e acompanhados até o quarto. Quarto não, apartamento, já que é era um duplex (!) com cozinha, quarto, banheiro, sala, varanda…

Maior do que o nosso apartamento, rs

Resumindo: maior do que o nosso apartamento, rs

Do nosso quarto tínhamos vista para o jardim e para várias torres da cidade, escutávamos som relaxante das fontes e dos sinos das igrejas, maravilhoso.

E sério, digam se eu tô exagerando: a vista da nossa cama era essa!

E sério, digam se eu tô exagerando: a vista da nossa cama era essa!

E se você não quiser ser “incomodado” por esses sons, é só fechar a porta/janela.

E eles têm, além de um spa, um terraço com um sofá confortável na parte mais alta do hotel. A vista é sensacional. Conversamos por horas lá com outros amigos blogueiros (dos resultados de um EEBB, né).

O Vitória & Flores Village é sensacional, não podia ser mais bem localizado, parece um oásis no centro da cidade. Sério, não vou conseguir expressar em palavras a grandeza do local.

Garanta esse local reservando com antecedência – segue aqui o nosso link no Booking (convenhamos, média 9.3 no Booking não é pra qualquer um).

Sheraton Porto Hotel & Spa

Durante os dias do II EEBB tivemos a honra de nos hospedar no Sheraton.

E o Sheraton… bem, é um hotel 5 estrelas e com todos os mimos que você poderia pensar em pedir. E olhe que nem deu para irmos no spa. Os que foram recomendam insistentemente até hoje.

A Rita tem um post contando a experiência dela lá no hotel, no spa e no restaurante do Sheraton.

Os quartos são luxuosíssimos, com uma cama que te abraça e uma banheira quase tão grande quanto.

Quarto e banheiro do Sheraton (Foto de Claudia, Brasileiros Mundo Afora)

Quarto e banheiro do Sheraton (Foto: Claudia, Brasileiros Mundo Afora)

Claro que isso tudo é maravilhoso, mas o que é mais legal ainda é a simpatia com a qual os funcionários do Sheraton nos receberam.

Eles nos recepcionaram com toda a atenção e fizeram questão de sentar à nossa mesa no dia seguinte para tomar café da manhã conosco. Deram um show.

Reserva a sua estadia no Sheraton aqui pelo Booking.

Locais que vale a pena conhecer

Porto de Baião

É uma loja belíssima na melhor rua da cidade, a Rua das Flores, que foi revitalizada há pouco tempo.

A idéia dessa loja é o seguinte: ela é fruto da união de vários pequenos produtores da região de Baião, que queriam mostrar seus produtos na cidade do Porto.

Porto de Baião - AgendaBerlim (4)

Vários vinhos e geleias

Produtos regionais na loja Porto de Baião

Produtos regionais na loja Porto de Baião

É um excelente lugar pra comprar vinhos de características únicas, frutas, verduras, artesanato, geléia, etc. Como com certeza quem vai no Porto, vai na Rua das Flores, sugiro passar lá na loja Porto de Baião (site).

Ah, Carol relatou a visita lá no blog Carta Sem Portador e Rita também lá nO Porto Encanta, confere por lá.

Oliva&Co

É uma loja especializada em azeites. E o mais legal é que eles oferecem prova.

Nunca pensei que beber azeite fosse tão gostoso.

Nunca pensei que beber azeite fosse tão gostoso.

Durante a prova você aprende bastante sobre azeites, diferença entre os verdes e os maduros, sobre os aromas, etc.

E depois das provas você ainda tem uma série de pratos feitos com azeite e azeitona para experimentar, além de chás de folhas das oliveiras. Vale a pena passar lá pra experimentar tudo isso e aprender bastante.

Site da Oliva&Co. Dá uma olhada também nos relatos lá no blog Carta sem portador e nO Porto Encanta.

EI! Você curtiu o post com as nossas experiências no Porto e quer saber mais sobre o II EEBB? Fica de olho nos demais participantes que tá saindo muita coisa legal.

Lista dos blogs participantes do II EEBB

Copiei a lista do Ducs, que copiou da Renata (clica aí e confere os relatos deles sobre o II EEBB…)

Organizadora

O Porto Encanta – Rita Branco

Palestrantes

Viaje Comigo – Susana Ribeiro | Creativelena – Elena Paschinger | Ducs Amsterdam – Daniel Duclos | Aprendiz de Viajante – Heloísa Righetto | Sol de Barcelona – Cristina Rosa | Pinstagram Guy – Ivo Madaleno

Blogs Participantes

Agenda Berlim | Almost Locals | Barcelona Emociona | Brasileiros Mundo Afora | Brazuka | By Savanna Home & Kids handmade | Cantinho da Irina | Carta sem Portador | Catálogo de Viagens | Chicken or Pasta | Cultuga | De Café por BarcelonaDireto de Paris | Esto es Madrid, Madrid | Eu Ando pelo Mundo | Euro Dicas | Ká entre Nós | Milão nas Mãos | No Mundo da Paula | O Mundo que eu vi | Roma pra Você | Rumo a Madrid | That Good Trip | Travel with Pedro | Trend Tips | Viajar pela Europa | Vivi em Madrid

Lista dos apoiadores e patrocinadores do  II EEBB

Muitos foram os que acreditaram no nosso trabalho e nos ofereceram apoio para a realização do Encontro, a todos fica o nosso sincero agradecimento:

Associação do Turismo do Porto | Sheraton Porto | Crowne Plaza Porto | Porto Palácio | Restaurante Os Lusíadas | Casa da Música | Restaurante Fish Fixe |Fundação de Serralves | Douro Azul | Fold N’Visit | Alfândega do Porto | Caves Taylor’s | Restaurante Barão Fladgate | Restaurante NH Collection Porto BatalhaThe Bird Casa de Chá

Taste Porto Food Tours | Oliva & Co | Porto de Baião | Topázio e Museu da Misericórdia no Porto | Tascö | Flores Villagge Hotel & Spa | Hotel Dom Henrique | Centenary Fontainhas Apartments | Busílis da Comunicação | Mané Sousa Cerâmica | Livraria Lello | The Yeatman Hotel

Gostou das dicas? Esse post deu um trabalhão, compartilha com os amigos e comenta por aqui! 😀

Temos também dicas do que fazer numa conexão longa em Lisboa, vem conferir!

Você tá vindo pra Berlim?

Então entra em contato para conhecer Berlim com a gente!

Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

11
3

3 Comments

  1. Carolina 23/12/2015 Reply

    Parabéns! Que post massa, queridos!
    Fiquei com ainda mais vontade de voltar pro Porto!

    • Nicole 29/12/2015 Reply

      Obrigada, Carol!! Temos que marcar um retorno! hahah
      Beijoss

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.