A Alemanha e a Copa

Hoje o Brasil joga contra a Alemanha. Como muita gente já sabe a Alemanha também é um país com forte tradição futebolística e já acumula 3 mundiais. O primeiro deles foi em 1954, uma copa após a copa de 1950 sediada no Brasil, quando o Uruguai foi campeão.

O que pouca gente sabe é que antes disso, em 1939, Brasil, Argentina e a Alemanha Nazista se candidataram para sediar o torneio de 1942. Quando o presidente da FIFA da época, Jules Rimet, viajou para a América do Sul para verificar a possibilidade de realização da copa de 1942, a Alemanha invadiu a Polônia e deu início à II Guerra Mundial.

Tanto a copa de 1942 quanto a copa de 1946 foram interrompidas por conta da II Grande Guerra causada pela Alemanha. Depois da copa de 1950 no Brasil, houve, em 1954, a copa na Suíça. A grande favorita dessa copa era a Hungria, que era o conhecido time de ouro, tido como um dos melhores da história do futebol. Na primeira fase, a Hungria derrotou a Alemanha por 8 a 3. Apesar da grande derrota, a Alemanha passou de fase.

A Alemanha derrotou a Iugoslávia por 2 a 0 e, nas semifinais, marcou 6 a 1 em cima da Áustria. Na final, contra a Hungria, já era esperada uma grande goleada da favorita em cima da Alemanha. Só pra reforçar a supremacia do time Húngaro: eles estavam invictos há 4 anos. A decisão aconteceu em 4 de julho de 1954 e começou com dois gols marcados pelos húngaros antes dos 10 minutos do primeiro tempo. O que todos esperavam estava se concretizando: a Alemanha levaria outra goleada. Mas ainda aos 10 minutos, o alemão Max Morlock fez o seu e aos 18, Helmut Rahn empatou. Num segundo tempo tenso, o mesmo Rahn marcou seu gol lendário, garantindo o improvável título para a Alemanha.

Esse episódio é conhecido como o milagre de Berna, dada a improbabilidade do evento. Para os alemães, que tinham há pouco saído derrotados de uma guerra e envergonhados pelos crimes cometidos, essa talvez tenha sido a primeira vez desde então que eles voltaram a ter orgulho do país. A Alemanha voltou a ser campeã nos anos de 1974, quando sediou a copa, e em 1990, logo depois da queda do muro de Berlim. Em 2006, mais uma vez, a copa foi sediada no país tricampeão, mas dessa vez foi a Itália que levou a taça do mundo e encostou no Brasil com seu tetracampeonato.

Para quem se interessar, existe o filme em alemão do “Milagre de Berna”. Eu já assisti e vale a pena. Segue o trailer (dublado):

Os alemães estão curtindo bastante a copa no Brasil, divulgaram até um vídeo com seus melhores momentos:

Será que eles vão continuar curtindo assim depois do jogo de hoje? Dê o seu palpite!

Aqui na TV alemã, eles estão falando de uma revanche por 2002, quando o Brasil foi pentacampeão em cima da Alemanha. Naquela final, Oliver Kahn – que era considerado o melhor jogador da copa de 2002 – cometeu um único erro que levou ao primeiro gol do Brasil. E o resto vocês já sabem. Oliver Kahn é comentarista pela ZDF, canal da TV aberta que transmite o jogo de hoje.

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

3
3

3 Comments

  1. Johnnie Lustoza 10/10/2014 Reply

    Lembro quando acabou o jogo e eu fui para um bar alemão aqui em BH. Obviamente estava cheio de alemães, mas nenhum deles acreditava no que tinha acontecido. Enfim, foram super simpáticos, mas sem perder aquele humor negro característico rsrs.
    Um abraço

    • Nicole 14/10/2014 Reply

      Sério Johnnie? Não fomos vítimas de humor negro por parte de nenhum alemão por aqui, acredita? 🙂

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.