25 anos da queda do muro: um momento de reflexão

Balões de luz no Mauerpark

Balões de luz no Mauerpark

Hoje nós fizemos um dos passeios mais agradáveis pela cidade. Não só os 10 graus estavam bem confortáveis quanto a lua cheia estava enorme. Ambos sugerindo uma homenagem da natureza a essa cidade de história tão fascinante.

Começaram as comemorações de 25 anos ou, como eu acho mais bonito, um quarto de século da queda do muro de Berlim. Boa parte do trecho central onde o muro passava está marcado por balões iluminados. O efeito visual é lindo. Em algumas partes, a faixa de balões corre paralelamente a pedaços originais do muro, como no Mauerpark.

Balões de luz no Mauerpark

Balões de luz no Mauerpark

Começava a escurecer e os balões começavam a iluminar o trecho

Começava a escurecer e os balões começavam a iluminar o trecho

A energia na cidade está diferente. Hoje eu pude sentir que o povo está realmente reflexivo. Durante o passeio a pé pelo Mauerpark, vi várias famílias inteiras, várias gerações fazendo o caminho do muro, margeando os balões. Mães e pais contando aos filhos que antes ali havia um muro que separava a cidade. As crianças olhavam incrédulas para os balões, e a aula de história continuava.

Balões de luz na Schwedter Steg, entre o Mauerpark e Bornhomer Str.

Balões de luz na Schwedter Steg, entre o Mauerpark e Bornhomer Str.

Pessoal observando os balões na Schwedter Steg

Pessoal observando os balões na Schwedter Steg

Em certo trecho (na Bornholmer Str.) estavam passando pequenos filmes num telão, imagens que contam a história do muro, mostrando a cidade grosseiramente rasgada pelo concreto frio. Várias pessoas estavam em pé assistindo aos filmes e curtindo o frio tomando um vinho quente. Nessa hora também havia várias crianças com os olhos esbugalhados para a tela. Numa cena mais tensa do filme, quando um cidadão da Berlim Oriental (antiga socialista) tentava ir para o lado ocidental, já no dia da queda, uma menininha que não tirava os olhos do filme grita, em alemão: CORRE! Os que estavam ao redor riram bastante.

Filme com cenas do Muro passando na Bornholmer Str.

Filme com cenas do Muro passando na Bornholmer Str.

Já tinha andado bastante e meu vinho quente já tinha acabado. Hora de pegar o bonde e voltar pra casa. Quando sentei na minha cadeira, o senhor do lado começou a me explicar que aqueles balões eram da comemoração da queda do muro. Ele estava fazendo questão que eu, e quem mais estivesse ouvindo, soubesse do que aquilo se tratava. Eu falei que sabia, mas agradeci a informação e logo perguntei se ele era berlinense mesmo. Ele disse que sim, e eu, claro, perguntei de que lado. Ele era do lado ocidental, mas fez questão de dizer que vivenciou várias coisas do lado de lá. Depois ficou olhando pra lá da janela do bonde, para os balões, até que falou: muita coisa mudou.

Percebi que esse será um fim de semana não só de festa, mas principalmente de reflexão. São 25 anos, não é tanto tempo assim. Mas muito mudou nessa cidade, e com suas mudanças, ela mudou o mundo.

Eu e Nicole

Eu e Nicole

Dá uma olhada aqui na programação legal que tá rolando na cidade nesse fim de semana, em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlim!

E se você quer fazer um passeio pelo Muro e pela cidade com um guia brasileiro, entra em contato com a gente! Mas não sai daqui agora… rola um pouquinho mais pra baixo que você não vai se arrepender…

Nicole e o Mauerpark atrás

Nicole e o Mauerpark atrás

Você não teve como vir a Berlim e viver essa festa de perto? Seus problemas acabaram! 😀  Queremos compartilhar com você esse momento maravilhoso, então aqui você terá a chance de GANHAR UM LIVRO ESPECIAL DOS 25 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM! É isso mesmo! Comenta aqui neste post e nos diz porque você gostaria de ganhar o livro. Na próxima terça, dia 11/11/14, você pode ser o(a) ganhador(a) dessa belezinha:

Livro Especial 25 anos da queda: PODE SER SEU!

Livro Especial 25 anos da queda: PODE SER SEU!

O livro tem mais de 160 páginas, cheio de fotos históricas do Muro e da festa, além de muita história sobre os pontos de fronteira e pessoas que vivenciaram o Muro de Berlim. Atenção: o livro é bilíngue, em alemão e inglês – infelizmente não tem em português.

Tá esperando o que? Conta aqui pra gente por que você quer ganhar esse livro! 😀

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

19
62

62 Comments

  1. Adma 07/11/2014 Reply

    Gostaria de ganhar o livro, pois em julho me aventurei em começer Berlim sem mesmo falar um inglês quanto mais Alemão e me apaixonei.

    • Nicole 07/11/2014 Reply

      Que legal hein, Adma? Veio na cara e na coragem! Berlim recebe todo mundo de portas abertas 😉
      Obrigada pelo comentário, dia 11 a gente divulga!

  2. marta tesch 07/11/2014 Reply

    A história do MURO….as histórias sobre o MURO, as histórias vividas durante a existência do MURO….ao mesmo tempo que produzem um sentimento de tristeza, pesar e ansiedade, não deixam de promover curiosidade e vontade de saber mais…..
    O MURO….gigantesco, fascinante e amedrontador….
    quem conviveu com ele, não esquecerá….quem não conviveu, quer saber sobre ele…..em ambos casos, o objetivo é mesmo: jamais repetir….

    • Nicole 07/11/2014 Reply

      Tem toda razão Marta, a ideia é justamente essa: jamais repetir! O sentimento na cidade é de libertação… ninguém merece viver a dor e a separação do Muro novamente. Obrigada pelo comentário, a gente divulgará o (ou quem sabe OS) ganhador(ES?) no dia 11 🙂

  3. Cassiana 07/11/2014 Reply

    Estive em Berlim este ano e amei a cidade, muita história! Gostaria de ganhar este livro

    • Nicole 07/11/2014 Reply

      Obrigada pelo comentário, Cassiana! Dia 11 divulgaremos o (ou OS) ganhador(ES?) 😀

  4. Amanda Araujo 07/11/2014 Reply

    Devo ganhar pelos seguintes motivos:
    1) É válido o conhecimento e reconhecimento quando é passado sob outra perspectiva, diferente da qual fomos acostumados a “aprender”.. Essa outra perspectiva (talvez a melhor) seria a visão dos alemães e não dos professores de história que, de uma forma comercial nos ensinam com o intuito de “passar numa prova”, e o pior.. com a pressa de quem rouba!

    2)Propagar o conhecimento de uma forma mais coerente possível para aqueles que não tiveram acesso

    3)Por que sou estudante, pesquisadora e curiosa

    4)Por que é uma das formas que tenho de conhecer melhor e me aproximar (mesmo que de uma forma não presencial) do mundo que encantou tanto um grande amigo e que o fez sair de dois quarteirões de distância da minha casa para morar cerca de 8.129,39 km de distância de mim. Sou encantada de tabela, por esse motivo. Ganhando o livro, eu teria fundamentos (Rs)

    • Nicole 07/11/2014 Reply

      Comentário inspirado mesmo, hein Amandinha? 😀 Lindo!

  5. erika Krugel 07/11/2014 Reply

    Desde a minha primeira visita à Berlin tento explicar o porquê da intensidade do sentimento que nutro por esse lugar. A verdade, é que não há um motivo racional que justifique esse laço, há, sim, uma alma que sublima, que se eleva; é lá, nesse cidade majestosa e envolvente, onde eu “plano”, me encontro e me reconstruo sempre.
    Hannah Arendt quando soube que Eichmann seria julgado anunciou: Eu preciso estar lá. E nesses dias em que a Queda do Muro completa 25 anos, repeti para mim mesma inúmeras vezes que precisava estar lá para presenciar toda a áurea que efervesce nessa comemoração.
    Mais uma vez, não há explicação, uma palavra que sintetize essa necessidade, há, sim, uma alma que reitera seu pertencimento, que almeja fazer parte dessa celebração e receber toda essa ebulição empacotada em um livro enviado pelo Agenda Berlin.

  6. fernanda 07/11/2014 Reply

    Matéria incrível, acontecimento histórico, cidade linda…tdo lindo!
    Vcs são divinos e o livro é todo meu!

    • Nicole 08/11/2014 Reply

      Obrigada, Fernanda! Somos duas apaixonadas pela Alemanha! rs
      Terça-feira a gente divulga, tá?

  7. fernanda 07/11/2014 Reply

    Sou apaixonada pela alemanha principalmente por sua história… gente eu mereço muito!!” Rs

  8. Nelson 07/11/2014 Reply

    Eu gostaria de ganhar esse livro maravilhoso, porque dia 21 vou para Berlin e era um bom motivo para conhecer voçe, para você me dar a conhecer a cidade a experiência de morar nessa cidade com tanta história!!

    • Nicole 08/11/2014 Reply

      hahah boa jogada, Nelson! 🙂
      Obrigada por comentar! Dia 11 a gente divulga…

  9. Bruna Maeoka 07/11/2014 Reply

    Quero muito ganhar este livro porque me apaixonei por Berlim! Fui sem grandes expectativas, confesso, mais porque sempre foi o sonho do meu marido conhecer Berlim, já que ele é descendente e estuda alemão a muitos anos… mas os míseros 5 dias que passei ai, me fizeram ver que Berlim é muito mais que o Portão de Brandenburgo…Berlim é história, é cultura, é diversidade! Como boa apaixonada por história e agora por Berlim, gostaria muuuito de ganhar este livro! E de quebra meu marido pode treinar a leitura dele no alemão, já que o livro é bilíngue 🙂
    Adoro o blog de vcs, apesar de nunca comentar…mas sempre tô interagindo com vcs pelo instagram 🙂

    • Nicole 08/11/2014 Reply

      Opa Bruna! É verdade, interagimos pelo insta! Obrigada pelo seu comentário, na terça a gente divulga! 😉

  10. Fabiana Ferreira 07/11/2014 Reply

    Seria fantástico ganhar este livro! Estou em Berlim pela primeira vez e mal posso acreditar que escolhi a melhor data possível pra realizar meu sonho de estar aqui. Felicidade transbordando! Beijos! Fabi

    • Nicole 08/11/2014 Reply

      Poxa Fabi, que legal que você está vendo de pertinho! A festa está maravilhosa, não é?! 🙂

  11. Isabel 07/11/2014 Reply

    Eu gostaria de ganhar o livro porque vou todo ano a Berlim visitar meu filho e adoro história, mesmo quando ela trata de coisas não necessariamente alegres. E, se elas são importantes como foi o Muro, mais ainda…

    • Nicole 08/11/2014 Reply

      Obrigada pelo comentário, Isabel! Que maravilha que você vem todo ano, hein? Tá bom de conhecer a minha mãe, que está na mesma situação que você e também adora história e a cidade… Bjs! Na terça a gente divulga 😉

  12. Ana Maria Rabelo Pereira 07/11/2014 Reply

    Vinte e cinco anos em que se de deu a luz e afugentou a escuridão.Bravo!!!!
    Um mundo melhor começa no,lar,cidade,país de cada ser humano. Simples assim!!!!

  13. Rosangela. Dutra Weck 07/11/2014 Reply

    Me encantei com essa cidade, com sua beleza, sua arte e com a história registrada em cada parte, na cicatriz dos paralelepípedos, nos restos do muro. Tive a sorte de percorrer a cidade, seus pontos turísticos e conhecer um pouco da Berlim dos berlinenses guiada por dois jovens brasileiros que escolheram essa cidade viver e estudar. Aprendi muito nessa viagem e queria estar aí, vivendo esse momento, comemorando essa data e o significado da união das duas partes da cidade.

    • Nicole 08/11/2014 Reply

      Olá Rosangela, que legal ver você por aqui! Muito obrigada pelo seu comentário! Fico feliz que a gente tenha contribuído para a sua experiência na cidade, esse é o nosso propósito como guias. Grande abraço!

  14. Vaneza Narciso 07/11/2014 Reply

    Vocês trouxeram uma reflexão importante. Quando estive em Berlim em dezembro passado voltei pensando nesta questão, se ainda existia um muro invisível no coração e na mente de alguns berlinneses que viveram muitos anos sob um determinado regime. Por exemplo, aqueles que eram do lado soviético e não tinham tantas opções para escolher o que vestir, comer e beber. Isso ficou mais evidente quando visitei o DDR Museum. Certa feita, vocês publicaram um mapa de Berlim com resultado das eleições e mostrava nitidamente como a população estava dividida. Enfim, acredito que abandonar ou se adaptar a uma nova realidade é um processo gradual. Parabéns pelo bom trabalho de vocês!

  15. Stela Galdino 07/11/2014 Reply

    Lembro que no ano 2000, quando estava na sétima série do ensino fundamental, minha professora de geografia, começando a nos ensinar sobre geopolítica, levou um pedaço do muro pra aula pra mostrar pra gente… Fiquei tão encantada que até hoje, 14 anos depois, ainda lembro da sensação de segurar um pedaço da história nas minhas mãos. Esse ano tive o prazer de voltar para Berlim para fazer um mês de curso de alemão, mas, como uma professora de alemão uma vez me disse, é preciso uma vida inteira para tentar conhecer essa cidade. Infelizmente não pude ir agora durante a comemoração da queda, por isso agradeço a cobertura que vocês estão fazendo, não só dos eventos, mas do sentimento que está envolvendo a cidade e seus habitantes, sejam alemães ou não. Enfim, gostaria muito de ganhar esse livro para poder ler e emprestar para todos meus amigos que insistem em me perguntar por que eu gosto tanto de Berlim.

    • Nicole 08/11/2014 Reply

      Sua professora tem razão, Stela. É preciso uma vida inteira para conhecer tudo o que Berlim tem a oferecer… é uma cidade única. Está sendo um prazer compartilhar com vocês esses momentos! Muito obrigada pelo seu comentário, na terça a gente divulga os ganhadores! 🙂

  16. Claudia Estefania Krummenauer 07/11/2014 Reply

    Olá!! Quero ganhar o livro para viajar nesses 25 anos de história! Recentemente pesquisei sobre a construção e queda do muro para apresentar aos colegas do curso de alemão, fiquei muito envolvida com o tema, então se eu tiver a oportunidade de ler esse livro para mim será uma honra conhecer um pouco mais dessa história, passear por Berlim e de quebra ainda exercitar meu alemão. Ich dencke das buch ist mein! Danke!

  17. Adriele 07/11/2014 Reply

    Olá! Um dia espero ir à Alemanha conhecer mais sobre a cultura e tudo mais. Gostaria de ganhar o livro. Adorei seu blog.

  18. Nadia Maria T . Mateus 08/11/2014 Reply

    A união faz a força e a luta em comum também .
    Berlim é a prova disto !
    Hoje é só comemoração !!!
    Alles gute an Euch !!!
    Alles gute zum Geburtstag !!!!

  19. Helena Kerpe 08/11/2014 Reply

    A estória de Berlim sempre me fascinou, desde meu primeiro contato com a língua alemã. Isso faz pouco tempo: há 34 anos atrás! Pude visitar Berlim duas vezes e a visita mais recente foi em novembro do ano passado. Desnecessário dizer o porquê da minha paixão pela cidade … Berlim fala por si própria!
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho de vcs!
    Ah! É claro que quero muito ganhar esse livro !!!

  20. Cristina Rosa 08/11/2014 Reply

    25 anos da queda do muro de Berlim me tras a memoria o día em que, diante da televisão, vi muitos jovens em cima de um muro colorido, com garrafas de alguma bebida alcóolica, celebrando o dia em que a Alemanha voltava a ser uma. Aquela imagem me marcou e no outro dia as fotos dos jornais foram parar na minha agenda. Era 1989 e eu recém tinha mudado de cidade e estado. A mudança se produzia em todos os lados.
    Me formei em história, mas só pude compreender o muro, sua dimensão e sua história quando estive em Berlim. Neste período conheci um berlinense que dividiu comigo suas lembranças de uma cidade dividida. Sua história e os restos do muro fizeram sentido em minha cabeça, retomando a alegria vista em 1989.
    Recomendo a todos que visitem o trajeto do muro para entender melhor sua história e for feito com uma guia brasileira melhor ainda. Ter alguém que te conte a história deixa qualquer resto histórico mais interessante. Quero o livro para viver 1989 de novo com o desejo de percorrer o caminho do muro acompanhada por vcs.
    Desculpa o comentário tão grande. Me emocionei.
    Beijo e boa comemorações.

    • Nicole 08/11/2014 Reply

      Lindo comentário, Cristina! Muito obrigada por compartilhar com a gente as suas emoções! Será um prazer te acompanhar aqui pelo muro de Berlim e aprender contigo também 😉
      Beijo grande

  21. Claudia 08/11/2014 Reply

    Ahhh esse livro eu vou querer 🙂 Que maravilhosa ideia. Beijos!

  22. henrique weber 08/11/2014 Reply

    Morei um ano em Berlin e realmente nao deu pra ver nem metade do que a cidade tinha a oferecer. Vivenciar uma cidade que já foi dividida dessa forma é inexplicável, pois ainda há muita diferença entre os dois lados. Gostaria de ganhar o livro para poder compreender ainda mais sobre essa historia fascinante e fazer com que mais pessoas visitem a cidade antes que ela seja reconstruída por completo.

  23. Tatiana Soter 08/11/2014 Reply

    Nicole,

    Obrigada por compartilhar fotos e notícias das comemorações.

    Acabei de escrever um post sobre por que eu daria tudo para estar em Berlim neste final de semana: http://odiaestabompra.com/2014/11/08/o-dia-esta-bom-pra-celebrar-os-25-anos-da-queda-do-muro-de-berlim/

    Já que não estou aí fisicamente, acompanho pelo seu blog (tira muitas fotos amanhã do momento que soltarem os balões?!) e fico na torcida por ser a feliz ganhadora deste livro incrível!!!

    Curta bastante as comemorações. 🙂

  24. Railane Reis 08/11/2014 Reply

    Eu gostaria muito de ganhar o livro dos 25 anos da queda do muro de Berlim, pois eu também completo 25 anos hoje. Junto com a queda do muro! e seria um ótimo presente de aniversário, para comemorar a liberdade entre as nações.

  25. Julio C MISSIAGGIA 08/11/2014 Reply

    Lindas fotos… Conheço muitos lugares na Alemanha e tenho amigos incríveis nesta terra. Mas infelizmente não conheço Berlin!
    Está nos meus planos para a próxima viagem.
    Grande abs a todos!

  26. Nilcilene 08/11/2014 Reply

    Oi, boa noite!
    Achei muito legal essa ideia de sortear o livro na comemoracao dos 25 anos da Queda do Muro.
    Nao moro em Berlim, mas vivo na Alemanha ha alguns anos.
    Tenho varios motivos pra querer ganhar, dentre eles o fato de gostar muito de ler e a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto.
    Ler abre a mente e aprender nao ocupa espaco.
    Conheco um pouco da cidade e alguns dos lugares por onde o Muro passou.
    Lembro-me de ter visto a comemoracao na tv e a reportagem de Pedro Bial, que estava la na epoca.
    O pai do meu marido nasceu no lado leste, mas na epoca da construcao ja morava no lado oeste.
    Meu marido disse que podiam visitar os parentes no lado comunista, mas que eles nao podiam cruzar a fronteira.
    Foram 28 dificeis anos, disseram.

  27. Francisco 08/11/2014 Reply

    São 25 anos de uma história que se comemora a reunificação alemã após a queda do Muro de Berlin. Um divisor histórico que não somente une os alemães como modifica toda a geopolítica da Europa e consequentemente no mundo.Ventos de liberdade, renovação,novos desafios e realizações, o que permitiu a grandiosidade prosperidade e sucesso da Alemanha.

  28. valdea henriques 09/11/2014 Reply

    Quero ganhar o livro dos 25 anos de uma historia repleta de conhecimentos historicos dessa grande cidade alema!,E tambem porque breve estarei indo a Alemanha, visitar minhas amigas,e ir pra um casamento. Preciso ficar por dentro desses acontecimentos que marcaram um pais!!

  29. Christine Marote 09/11/2014 Reply

    Olá!!
    Gente, eu quero muito esse livro. Sou apaixonada por história e esse é um marco na história da humanidade. Eu tenho um ‘pedaço’ do muro…hehehe sei lá se é verdadeiro, mas o que vale é a intenção. Abraço e dedos cruzados aqui da China!

  30. silvia 09/11/2014 Reply

    Estive em algumas cidades da Alemanha antes da queda do muro e em Berlim em 2012. Me hospedei em Prenzlauer. Fiquei apaixonada pela cidade, pelo povo, pela quantidade de galerias e história por todos os lados. Desde então leio tudo sobre Berlim e pretendo retornar em breve! Esse livro seria um documento histórico que adoraria ler e deixar para minha filha e quem sabe netos?

  31. jose osvaldo braga 09/11/2014 Reply

    Gostaria de ganhar o livro pelas seguintes razões:a) qualidade do material fotográfico;b)pela excelência do texto;c) oportunidade virtual de refletir sobre a capacidade do povo alemão de superação e também da derrubada física do muro mas tambem de tudo o que esta relacionado com ela: preconceitos, violencia e terror.

  32. Carina Senzatia 09/11/2014 Reply

    Adoraria estar em Berlin e ver toda esta comemoração maravilhosa ao vivo! As fotos que vcs tem mostrado estão lindas e a festa deve estar emocionante! Por que queria ganhar o livro? Pra me sentir um pouco parte da festa e sempre poder olhar as fotos desta que eu considero a cidade mais viva da Alemanha!
    Super beijo pra vcs! Saudades!

    • Nicole 09/11/2014 Reply

      Ow Carina! Obrigada pelo comentário 🙂 Saudades tb! Pena que não deu pra você vir dar uma checada na festa… grande beijo!

  33. Marco Barzano 09/11/2014 Reply

    Conheci Berlin no passado. Fiquei lá por 3 dias. Se tivesse mais dinheiro, trocaria minhas passagens para ficar mais uns 5 dias. Berlin é uma cidade mágica, superou todas as minhas expectativas, pois conheci uma cidade potente, vigorosa com suas paisagens, moderna.
    Ganhar esse livro será muito importante para mim que estudo sobre museus e também sobre fotografias. Ter em mãos essa história rica e materializada de uma Berlin contemporânea, será muito gratificante para, principalmente, eu compartilhar com minha família, amigos e estudantes que ainda não puderam conhecer essa maravilhosa cidade.

  34. Paloma 09/11/2014 Reply

    Berlim é encantadora porque propicia a todos estes momentos de deslumbramento e reflexão, é uma cidade que não nega o lado feio (e sujo e malvado) de sua história: faz dela fonte de conhecimento e superação. Eu, como futura moradora da cidade, quero ganhar o livro para me deliciar com esta unicidade na diversidade que só Berlim tem.

  35. Leandro Chacon 09/11/2014 Reply

    Bem, mereço ganhar pois estou aguardando 4 anos da minha vida aguardando a oportunidade de poder ir para ir para a Alemanha e aprender alemão e toda a cultura alemã. Hoje faltam 142 dias para que esse sonho realmente se inicie e enquanto isso eu aprendo cada dia mais em excelente post como esse e através de noticias. acredito que esse livro contribuirá e muito para a melhorar meus conhecimentos e aprimorar ainda mais minha relação de amor com esse País. 🙂

  36. Isabel Jorge Cury 09/11/2014 Reply

    Lindo!

  37. Luciana Acioly 09/11/2014 Reply

    O que dizer sobre um quarto de século?
    Um momento tão histórico, tão forte para a história da humanidade. Cadeias são quebradas e transformam o poder do homem no julgo desigual.
    Ahhh… são tantas reflexões que podem estar guardadas neste belo exemplar.
    Se eu ganhar, com certeza em minha viagem à Berlim ele será meu companheiro de viagem.
    Confesso que há 25 anos atrás, na ocasião da derrubada do muro, Berlim não era meu sonho de consumo. Hoje é. Já viajei tanto, mas ainda não cheguei aí. Vou chegar.
    Este sonho nasceu de conversas com amigos, contando suas experiências de viagens e, mais recentemente, devido a este belo projeto – Agenda Berlim, que deu e dá a oportunidade, especialmente aos brasileiros, de conhecer um pouco desta bela cidade, seus pontos turísticos tradicionais, assim como aqueles que não constam nos roteiros, como um bom restaurante francês (está na minha lista), a melhor cerveja (idem), os muros pichados com tanto cuidado.. São igrejas, praças, monumentos, vistas da janela de sua casa, tudo que a gente pode sonhar a partir deste projeto, aliado a este livro?! sonho perfeito para quem está longe!
    Muito obrigada por nos proporcionar cultura, com linguagem tão acessível, com imagens tão belas.
    estou torcendo pelo prêmio!
    Beijos!

  38. Viviane Laporta 09/11/2014 Reply

    Berlim é incrivel, conhecer uma parte da viva da historia foi emocionante. Eu me lembro quando criança e vi pela TV a queda do muro, me lembro ate hoje meu pai me explicando sobre o significava aquilo, eu nunca me esqueci e sempre busquei filmes, musicas e livros que contavam sobre aquilo que tinha visto por uma pequena tela do outro lado do oceano. 25 anos depois muita coisa mudou, aqui e la!
    Quando estivemos em Berlim o Tacheles ja estava fechado, ficou um vazio para mim, parece que faltou algo… Agora, nas comemoraçoes também tive a sensaçao de vazio… Busquei o tempo todo atualizaçoes em diversos sites, aqui no Agenda Berlim e no site do consulado para saber se tinhamos algo aqui em Sao Paulo que me levasse para proximo esse momento que Berlim esta vivendo.
    As geracoes se misturam as impressoes sao passadas a seus descendentes com toda a intensidade e experiencia que cada um viveu… Queria muito ter estado em Berlim nesse fimde semana nesse momento tao importante e por isso gostaria muitissimo de ganhar esse livro, para contar a historia que vi na TV, que ouvi de meu pai a meus filhos e netos…

  39. maria doris 09/11/2014 Reply

    Como dizer a vocês da saudade de uma mãe de 60 anos de uma filha que vive há 8 anos na Alemanha?! Uma filha maravilhosa que aí vive, estuda e trabalha, muito feliz com tudo!
    E como contar de minha grande emoção ao pisar em Berlin, pela primeira vez,naquele solo onde milhares de pessoas viveram e morreram por um ideal e uma esperança…Andei de norte a sul, vivenciando o dia a dia de um povo que se ergueu das cinzas, literalmente!
    Desnecessário dizer que este país se tornou um exemplo para nós, com sua reconstrução de ponta a ponta, seus monumentos restaurados, e sua acolhida a tantas pessoas vindos de outros tantos países ´, fazendo daí seu porto seguro.
    Enfim, neste livro estão descritos a saga do povo alemão, dos que se foram , dos que ficaram, e da força de um sonho que venceu o mal! Gostaria muito
    de receber este presente de vocês!

    • Nicole 09/11/2014 Reply

      Lindo comentário, obrigada Maria Doris! Imagino as saudades… consigo ver na minha mãe. Abraços! Na terça nós divulgamos por aqui os ganhadores!

  40. Marcos Nardon 09/11/2014 Reply

    A queda do muro faz parte da minha história: eu estava na Alemanha pouco antes e via os noticiários que mostravam campos onde era acolhida gente do bloco oriental em país do bloco ocidental. Entendia quase tudo na TV, menos a palavra-chave “Flüchtlinge”, e só fui depreender seu significado ao voltar ao Brasil: “refugiados”. Em dezembro, Leonard Bernstein regeu em Berlim a nona sinfonia de Beethoven, comemorando a queda, e mudou o texto do poema de Schiller, de “Freunde’ para Freiheit schöner Götterfunken (de “alegria” para “liberdade”)… Nunca vi um maestro tão emocionado: as lágrimas escorriam em seu rosto enquanto regia!

  41. Monica 09/11/2014 Reply

    Eu quero ganhar porque é história, porque as fotos devem estar lindas e porque é Berlim. Somente por ser sobre Berlim já é justificativa mais que suficiente para vir até aqui e entrar no sorteio. Eu quero ganhar!!!! 🙂

  42. Hely 09/11/2014 Reply

    Por que mereço ganhar este maravilhoso livro? Porque Berlim é linda! Porque conheci as duas Alemanhas. Sem dúvida, prefiro uma Alemanha unificada, sem o muro. Parabéns Berlim!

  43. Luciene Regis 10/11/2014 Reply

    Ganhar o livro com a história do muro no ano em que estou indo pela primeira vez para Berlin com meu filho de 07 anos que estuda em uma escola alemã no Brasil, não tem preço. Ele poder conhecer na teoria e depois pessoalmente em dezembro quando chegaremos em Berlin essa comovente história e poder desde tão pequeno aprender que a justiça, solidariedade e amor ao próximo independente de raça, religião ou cultura. Depende apenas de amar o outro que é semelhante a você: um ser humano! É por isso que mereço esse livro! Bjs

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.