25 anos da queda do muro: fotos do evento e resultado da promoção

A comemoração dos 25 anos da queda do muro de Berlim foi enorme: 8 mil balões foram espalhados por 15 km da antiga fronteira da Guerra Fria, teve show, tour histórico, concerto e muita reflexão (leia a nossa aqui). Seguem algumas de nossas fotos do evento de 25 anos da queda do muro:

Em memória às vítimas do muro que morreram naquele ponto - Bernauer Str.

Em memória às vítimas do muro que morreram naquele ponto – Bernauer Str.

Topografia do Terror - o muro e sua representação em balões

Topografia do Terror – o muro e sua representação em balões

Topografia do Terror

Topografia do Terror

Em vários pontos passavam filmes sobre a história da construção e queda do muro, vimos várias pessoas emocionadas (alguns mais velhos até chorando mesmo) e no final todos batiam palmas. Era daqueles climas que davam uma paz no coração, sabe?

Filme sobre o muro

Filme sobre o muro

O muro passava bem no meio da Potsdamer Platz (contamos tudo sobre essa história aqui). Em nenhum lugar a “faixa da morte” era tão grande quanto nesta praça. Era lindíssima na década de 20, super movimentada, até que foi completamente destruída na segunda guerra mundial (mais sobre a história da praça aqui) e virou terra de ninguém na época da guerra fria. Hoje está como vocês podem ver, finalmente de volta à vida!

Balões na Potsdamer Platz

Balões na Potsdamer Platz

Potsdamer Platz e o Sony Center

Potsdamer Platz e o Sony Center

Tiramos essas fotos perto do Portão no sábado, pois no domingo foi impossível chegar perto dele! Tinha muita gente… e as pessoas chegaram ainda de manhã para a festa e ficaram por lá até o final.

Caminho ao Portão de Brandenburgo (lá trás)

Caminho ao Portão de Brandenburgo

Tinha um músico tocando no meio desse caminho abarrotado de gente. Ele tocava com uma leveza e destreza os clássicos que emocionam qualquer um, como Scorpions e The Beatles. Já era mais de onze horas da noite e as comemorações não estavam com cara de que iriam acabar tão cedo.

Artista de rua

Artista de rua

A lua também prestigiou o evento

A lua também prestigiou o evento

Por trás do Parlamento Alemão

Por trás do Parlamento Alemão

Criatividade do fotógrafo  oficial do Agenda Berlim, Pacelli ;)

Criatividade do fotógrafo oficial do Agenda Berlim, Pacelli 😉

Ao longo do rio Spree

Ao longo do rio Spree

Já no domingo, tentamos assistir a subida dos balões o mais perto possível do Portão de Brandenburgo. Como chegamos tarde, o caminho ao Portão já estava interditado e tivemos que ficar do outro lado do rio. Pacelli tentou pegar alguma coisa para mostrar a vocês, mas o clima não ajudou. A noite estava com muuuita neblina (daquele tipo que você nem consegue enxergar direito cinco palmos a sua frente)… mas lá vai:

onde ficamos à espera

Local onde ficamos à espera

Olha a quantidade de gente!

Olha a quantidade de gente!

opa! Balões subiram no Portão de Brandenburgo

Opa! Balões subiram no Portão de Brandenburgo

Ficamos à espera desses balões subirem também

Ficamos à espera desses balões subirem também

E eles começaram a subir também! (Duvido você encontrá-los no ar, rs)

E eles começaram a subir também! (Duvido você encontrá-los no ar, rs)

Se há algo a ser criticado é que provavelmente o efeito dos balões subindo seria muito maior se todos fossem soltos ao ar ao mesmo tempo. Eles quiseram dar o efeito dominó e por isso largaram um atrás do outro em um processo que durou mais de meia hora. Imagino que do alto deve ter sido legal (apesar de que a neblina não ajudava), mas para quem estava na rua foi um pouco decepcionante. De qualquer forma, nada apaga a beleza imensa que o evento proporcionou e o clima maravilhoso que a cidade ficou. Foram-se 25 anos da queda do muro de Berlim, espero que vocês tenham gostado das nossas fotos! E se não leu a linda reflexão que Pacelli escreveu, clica aqui.

Vamos ao resultado da promoção?

Para compensar aqueles nossos leitores que queriam tanto estar aqui vivendo este evento em comemoração aos 25 anos da queda do muro, mas não puderam, fizemos uma promoção que prometia presentear um de nossos leitores com um livro especial do evento. A nossa promoção foi um sucesso, tivemos mais de 40 comentários emocionantes e que nos fizeram querer enviar um livro para cada cantinho do Brasil. Infelizmente isso não é possível ($$) e por isso precisamos escolher aqueles que mais nos emocionaram.

04 leitores ganharão o livro especial dos 25 anos da queda do muro de Berlim!

04 leitores ganharão o livro especial dos 25 anos da queda do muro de Berlim!

Vamos aos ganhadores! Gostamos tanto dos comentários que resolvemos que 04 leitores ganharão o livro especial da queda do Muro de Berlim. Seguem os comentários ganhadores:

“Devo ganhar pelos seguintes motivos:
1) É válido o conhecimento e reconhecimento quando é passado sob outra perspectiva, diferente da qual fomos acostumados a “aprender”.. Essa outra perspectiva (talvez a melhor) seria a visão dos alemães e não dos professores de história que, de uma forma comercial nos ensinam com o intuito de “passar numa prova”, e o pior.. com a pressa de quem rouba!

2) Propagar o conhecimento de uma forma mais coerente possível para aqueles que não tiveram acesso

3) Por que sou estudante, pesquisadora e curiosa

4) Por que é uma das formas que tenho de conhecer melhor e me aproximar (mesmo que de uma forma não presencial) do mundo que encantou tanto um grande amigo e que o fez sair de dois quarteirões de distância da minha casa para morar cerca de 8.129,39 km de distância de mim. Sou encantada de tabela, por esse motivo. Ganhando o livro, eu teria fundamentos (Rs)”

Amanda Araújo


“Desde a minha primeira visita à Berlin tento explicar o porquê da intensidade do sentimento que nutro por esse lugar. A verdade, é que não há um motivo racional que justifique esse laço, há, sim, uma alma que sublima, que se eleva; é lá, nesse cidade majestosa e envolvente, onde eu “plano”, me encontro e me reconstruo sempre.

Hannah Arendt quando soube que Eichmann seria julgado anunciou: Eu preciso estar lá. E nesses dias em que a Queda do Muro completa 25 anos, repeti para mim mesma inúmeras vezes que precisava estar lá para presenciar toda a áurea que efervesce nessa comemoração.
Mais uma vez, não há explicação, uma palavra que sintetize essa necessidade, há, sim, uma alma que reitera seu pertencimento, que almeja fazer parte dessa celebração e receber toda essa ebulição empacotada em um livro enviado pelo Agenda Berlim.”

Erika Krügel


“25 anos da queda do muro de Berlim me traz à memoria o dia em que, diante da televisão, vi muitos jovens em cima de um muro colorido, com garrafas de alguma bebida alcóolica, celebrando o dia em que a Alemanha voltava a ser uma. Aquela imagem me marcou e no outro dia as fotos dos jornais foram parar na minha agenda. Era 1989 e eu recém tinha mudado de cidade e estado. A mudança se produzia em todos os lados. 
Me formei em história, mas só pude compreender o muro, sua dimensão e sua história quando estive em Berlim. Neste período conheci um berlinense que dividiu comigo suas lembranças de uma cidade dividida. Sua história e os restos do muro fizeram sentido em minha cabeça, retomando a alegria vista em 1989.
Recomendo a todos que visitem o trajeto do muro para entender melhor sua história e for feito com uma guia brasileira melhor ainda. Ter alguém que te conte a história deixa qualquer resto histórico mais interessante. Quero o livro para viver 1989 de novo com o desejo de percorrer o caminho do muro acompanhada por vcs.
Desculpa o comentário tão grande. Me emocionei.
Beijo e boa comemorações.”

Cristina Rosa 


“O que dizer sobre um quarto de século?
Um momento tão histórico, tão forte para a história da humanidade. Cadeias são quebradas e transformam o poder do homem no julgo desigual.
Ahhh… são tantas reflexões que podem estar guardadas neste belo exemplar.
Se eu ganhar, com certeza em minha viagem à Berlim ele será meu companheiro de viagem.
Confesso que há 25 anos atrás, na ocasião da derrubada do muro, Berlim não era meu sonho de consumo. Hoje é. Já viajei tanto, mas ainda não cheguei aí. Vou chegar.
Este sonho nasceu de conversas com amigos, contando suas experiências de viagens e, mais recentemente, devido a este belo projeto – Agenda Berlim, que deu e dá a oportunidade, especialmente aos brasileiros, de conhecer um pouco desta bela cidade, seus pontos turísticos tradicionais, assim como aqueles que não constam nos roteiros, como um bom restaurante francês (está na minha lista), a melhor cerveja (idem), os muros pichados com tanto cuidado.. São igrejas, praças, monumentos, vistas da janela de sua casa, tudo que a gente pode sonhar a partir deste projeto, aliado a este livro?! sonho perfeito para quem está longe!
Muito obrigada por nos proporcionar cultura, com linguagem tão acessível, com imagens tão belas.
estou torcendo pelo prêmio! Beijos!”

Luciana Acioly

Parabéns aos 4 ganhadores do livro!

Mas não acaba por aqui! Continua lendo, vai 😉


03 leitores ganharão esses postais especiais do evento

03 leitores ganharão um desses postais especiais do evento

Como muitos outros comentários nos emocionaram, outros 03 leitores ganharão um lindo cartão postal especial do evento dos 25 anos da queda do muro! São eles:

“A queda do muro faz parte da minha história: eu estava na Alemanha pouco antes e via os noticiários que mostravam campos onde era acolhida gente do bloco oriental em país do bloco ocidental. Entendia quase tudo na TV, menos a palavra-chave “Flüchtlinge”, e só fui depreender seu significado ao voltar ao Brasil: “refugiados”. Em dezembro, Leonard Bernstein regeu em Berlim a nona sinfonia de Beethoven, comemorando a queda, e mudou o texto do poema de Schiller, de “Freunde’ para Freiheit schöner Götterfunken (de “alegria” para “liberdade”)… Nunca vi um maestro tão emocionado: as lágrimas escorriam em seu rosto enquanto regia!”

Marcos Nardon


“Lembro que no ano 2000, quando estava na sétima série do ensino fundamental, minha professora de geografia, começando a nos ensinar sobre geopolítica, levou um pedaço do muro pra aula pra mostrar pra gente… Fiquei tão encantada que até hoje, 14 anos depois, ainda lembro da sensação de segurar um pedaço da história nas minhas mãos. Esse ano tive o prazer de voltar para Berlim para fazer um mês de curso de alemão, mas, como uma professora de alemão uma vez me disse, é preciso uma vida inteira para tentar conhecer essa cidade. Infelizmente não pude ir agora durante a comemoração da queda, por isso agradeço a cobertura que vocês estão fazendo, não só dos eventos, mas do sentimento que está envolvendo a cidade e seus habitantes, sejam alemães ou não. Enfim, gostaria muito de ganhar esse livro para poder ler e emprestar para todos meus amigos que insistem em me perguntar por que eu gosto tanto de Berlim.”

Stela Galdino


“Vocês trouxeram uma reflexão importante. Quando estive em Berlim em dezembro passado voltei pensando nesta questão, se ainda existia um muro invisível no coração e na mente de alguns berlinneses que viveram muitos anos sob um determinado regime. Por exemplo, aqueles que eram do lado soviético e não tinham tantas opções para escolher o que vestir, comer e beber. Isso ficou mais evidente quando visitei o DDR Museum. Certa feita, vocês publicaram um mapa de Berlim com resultado das eleições e mostrava nitidamente como a população estava dividida. Enfim, acredito que abandonar ou se adaptar a uma nova realidade é um processo gradual. Parabéns pelo bom trabalho de vocês!”

Vaneza Narciso


Por favor, aos 07 ganhadores: enviem-nos seus endereços até o fim dessa semana por e-mail para contato@agendaberlim.com! 😉

Muito obrigada a todos que participaram, esperamos servir como ponte trazendo mais pra perto de vocês essa história que tanto os interessa.

E se você está vindo a Berlim e quer conhecer a cidade com um guia brasileiro, entra em contato com a gente!

Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

6
16

16 Comments

  1. Stela Galdino 12/11/2014 Reply

    Adorei as fotos e adorei ainda mais poder ganhar um postal desse momento tão incrível!!! Adoro o blog de vocês porque me dá a possibilidade de ter um gostinho do dia a dia da minha cidade favorita mesmo estando a mais de dez mil quilômetros de distância!!

    • Author
      Nicole 12/11/2014 Reply

      Ow Stela! Que bom poder proporcionar isso a vocês! Muito obrigada pelo seu comentário, foi lindo! Será um prazer enviar o postal a você! 🙂

  2. Mônica 12/11/2014 Reply

    Parabéns aos felizes ganhadores,curtam muito esse lindo presente.
    Agenda Berlim,muito legal a iniciativa.

    • Author
      Nicole 12/11/2014 Reply

      Obrigada, Mônica! Grande abraço!

  3. Viviane Laporta 12/11/2014 Reply

    Parabens aos ganhadores!

    Flor, se algum deles nao te passar o endereço me avise que passarei um endereço de Munich que chegara em minhas maos…

    Bjs

    • Author
      Nicole 12/11/2014 Reply

      Tá certo, Viviane! 😉 Seu comentário ficou bem perto!!! Mas infelizmente tínhamos presentes limitados 🙁
      Beijoss

  4. Iupi!!! Eu ganheiiiii!!!
    Fiquei sabendo hoje no banheiro do museu CCBB pela Hely e pela Mônica. Amei! Obrigada! Nossa… os postais são lindos.

    Obrigada!

    • Author
      Nicole 13/11/2014 Reply

      hahaha por nada, querida! seu comentário foi lindo 😉
      os postais estão lindíssimos mesmo! e o livro também :*

  5. Vaneza Narciso 14/11/2014 Reply

    Olá Nicole!

    Fico muito feliz com prêmio/presente.
    Ver como vocês se esforçam em trazer o que há de melhor (cotidiano, história e etc.) em Berlim para nós leitores é fantástico. Bebi muito da água deste blog para visitar esta cidade, mas não fico saciada …rsrs
    Muito sucesso para vocês!
    Já enviei email.

    Abraços.

    • Author
      Nicole 14/11/2014 Reply

      Obrigada, Vaneza! É muito prazeroso sentir essa troca com nossos leitores! 🙂
      Fico feliz que nossos posts tenham ajudado na sua viagem (lembro direitinho quando você chegou por aqui cheia de dúvidas!).
      Recebemos seu e-mail, enviaremos o postal dedicado a você. Abraços!

  6. Hely 14/11/2014 Reply

    Parabéns aos ganhadores! Li adorei o post. Parabéns e muito mais sucesso!

    • Author
      Nicole 14/11/2014 Reply

      Obrigada, Hely! Um beijo :*

  7. Evian Rose Freitas Santos 17/11/2014 Reply

    Olá, Agenda Berlim!
    Só hoje pude ver com calma as fotos da comemoração dos 25 anos da “Queda do Muro”. As fotos estão lindas parabéns!
    E parabéns aos ganhadores da promoção!
    Essa eu deixei passar sniff
    Quando tomei conhecimento a promoção tinha acabado. Pena!
    Bem, mês que vem estarei aí em Berlim.
    Quero rever tudo que vi da primeira vez.
    E será que ainda encontro os postais pra comprar?
    Sempre compro postais em viagem para minha coleção.
    Abraços
    Evian Rose

    • Author
      Nicole 18/11/2014 Reply

      Olá Evian! Que pena que você perdeu! Pois é, nós ainda não sabemos se será possível encontrar este material especial do evento. No fim de semana das comemorações eles estavam sendo vendidos em lojinhas especiais – que foram desmontadas depois do dia 09. Eu aviso se encontrar por aqui. Abraços!

  8. Oi Nicole, muito bom seu relato dessa noite. Deve ter sido muito emocionante mesmo.

    Agora, estou aqui brigando comigo mesmo por não ter participado do sorteio. 🙂

    Abraço!

    • Author
      Nicole 18/11/2014 Reply

      Oh Pedro, que pena! Queríamos ter dado a todo mundo, rs! Mas foi uma ação nossa, então não dava né! kkk
      Fico feliz que você tenha curtido o relato!
      Tamos esperando vc por aqui! Beijos

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.