Como um simples passeio é muito fácil, nós decidimos listar uns programas bem especiais para curtir a primavera em Berlim.
Olha, numa cidade com o título de capital mais verde da Europa, certamente não é difícil achar lugares arborizados e belos parques quando se caminha por ela. Mas aqui vão alguns locais que um visitante com pouco tempo dificilmente descobriria sozinho.
Britzer Garten
Sabe aquela história de uma imagem valer mais que mil palavras? No Britzer Garten é assim: nem mil imagens valem a beleza da realidade do lugar.
É um parque mais afastado do centro e menos conhecido, o que faz dele um local bem tranquilo. Quando eu vou pra lá, sempre tenho a sensação de estar em outro mundo, sem exagero.
Se vier curtir a primavera em Berlim não deixe de visitá-lo, principalmente durante o festival de Tulipas (não, não é so Amsterdã que tem).
Nós já temos um post só sobre o Britzer Garten aqui.
Majakowskiring
Era nesse “anel” mais afastado do centro de Berlim que morava a elite do governo socialista alemão. Esse “anel elíptico” é formado por casas e hoje são residências normais em sua maioria.
Entre os famosos moradores estavam Walter Ulbricht e sua esposa, assim como Erich Honecker, as duas principais figuras da RDA (República Democrática Alemã).
Claro que dá pra visitar o local e caminhar por lá durante todo o ano, mas os jardins ficam mais bem cuidados na primavera.
Além disso, aconselho ir conhecer o Schloss Schönhausen, um palácio prussiano barroco com um agradável jardim para um piquenique.
Esse palácio real, depois do fim da monarquia, recebeu diversas figuras históricas como Fidel Castro, Gandhi e Gorbatchov.
Margens do palácio presidencial Bellevue e as cerejeiras
Uma pequena parte do Tiergarten é reservada ao Presidente da Alemanha.
O que pouca gente sabe é que ao lado dele passa o Spree, formando na outra margem um pequeno, mas lindo, parque.
Durante a primavera em Berlim dá sempre para ver os berlinenses lendo, caminhando ou simplesmente tomando um solzinho à beira do rio. Fica entre a Helgoländer Ufer e a Magnus-Hirschfel-Ufer.
E o mais legal é que, na estação das flores, as cerejeiras se abrem, deixando o lugar ainda mais bonito. A melhor forma de chegar é pegando o S-Bahn e descendo na estação Bellevue.
Gärten der Welt (Jardins do mundo)
Nesse parque de mais de 40 hectares nós podemos visitar jardins temáticos diferentes. Os jardins chinês e japonês são os mais conhecidos, mas não se limite a visitar apenas esses.
Lá tem uma parte dedicada a jardins europeus e também um jardim no estilo de Karl Foerster, sobre o qual já escrevemos aqui.
Para chegar nos Jardins do Mundo você pode descer na estação do S7 Marzahn, ou na estação do U5 Neue Grottkauer Str.
Botanischer Garten (Jardim Botânico)
Tudo muito verde, cheio de plantas diferentes, estufas e jardins diversos. Na primavera, com flores do mundo inteiro desabrochando, o Jardim Botânico de Berlim definitivamente vale a visita.
Já escrevemos sobre ele aqui, contando toda a história, claro, e ensinando como chegar.
Tiergarten (Rosengarten)
Ah, Pacelli! Você mora aí há anos pra me dizer pra ir no Tiergarten na primavera?
Calma! Sim, é óbvio mesmo.
Mas tem um pontinho no Tiergarten mais específico que quem não conhece acaba passando batido.
É o Rosengarten, jardim de rosas.
Eu aconselho pegar uma bicicleta num dia ensolarado e pedalar pelo Tiergarten todo.
Quando der sede e/ou fome, entre no Rosengarten, que fica dentro do Tiergarten, sente num dos banquinhos e descanse por lá. Aproveite o perfume das rosas e o barulhinho relaxante da pequena fonte no meio do jardim.
Palácio Charlottenburg (Mausoléu)
O palácio de Charlottenburg já é um ponto bastante conhecido em Berlim e pode ser visitado durante o ano todo. Mas o mausoléu, onde descansa parte da família real da antiga Prússia, só abre a partir de Abril.
O ideal é um passeio pelos belos jardins do palácio, procurando pelo mausoléu. Quando descobrir onde ele fica (não é difícil), não deixe de entrar.
Para chegar no palácio, a forma mais fácil é pegando o S-Bahn Ring e descer em Westend, S-Bahn para Charlottenburg ou o U2 e descer em Sophie-Charlotte-Platz.
Zoologischer Garten
A primavera é uma excelente época para uma visita ao Zoológico de Berlim.
Os jardins estarão floridos e os bichos felizes com o fim do inverno estarão se mostrando do lado de fora de suas confortáveis casinhas.
Uma dica, caso você não queira entrar no Zoo ou já conhece, é dar uma passada no shopping Bikini Berlin, e olhar o zoológico de cima.
Aproveite um dos cafés nos andares superiores do shopping, que tem uma arquitetura bem legal.
Nós já escrevemos tudo sobre o jardim zoológico aqui.
Volkspark am Weinsbergsweg
Zionskirche e a Kastanienallee até a Oderbergerstrasse
É um parque discreto e relativamente pequeno. No início da primavera as cerejeiras de lá florescem e deixam tudo mais bonito.
Um laguinho artificial vira uma piscina para cachorros. É um lugar legal pra espiar uma vida comum berlinense.
Depois de alguns minutos no parque, suba na Veteranenstrasse, passe pela Igreja Zionskirche e pegue a rua Kastanienallee até a Oderberger Strasse.
Tanto a Kastanienallee quanto a Oderberger Strasse tem vários cafés e restaurantes. Vários canteiros floridos são cultivados nessas ruas. Aproveite a caminhada. Para chegar lá, desça na estação de U8 Rosenthaler Platz.
Treptower Park
Ufer e memorial soviético
Por último, o Treptower Park. Mais um local para passear ao longo do Spree.
Também com vários jardins, o parque tem o Memorial de Guerra Soviético, que durante a primavera fica mais vistoso.
E você? Quais os lugares que você indica na primavera em Berlim?
Posts relacionados/úteis:
Bairro de Prenzlauer Berg
Aprenda a calcular a sua rota em Berlim
Como aproveitar o verão de Berlim
Karl Foerster Haus
Jardim Botânico de Berlim
Jardim Zoológico de Berlim
Oi, Pacelli. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Opa Natalie, tudo bem? Fico feliz em saber. Volta sempre por aqui! 😀
Pacelli e Nicole
Será que vale a pena visitar essa semana o Britzer Garten? Estarei em Berlim com roteiro montado com a ajuda do vcs e gostaria de visitar o parque para ver as tulipas.
Ah, qdo sai os post do Vale do Reno? Vou lá na semana que vem!!
Bjs
Oi Renata!! O Britzer Garten é lindo, com certeza vale a pena conhecer. Não sei se as tulipas já terão desabrochado, mas acredito que sim. Eles colocam do meio de Abril ao meio de Maior como época do festival de Tulipas. Em todo caso, o parque é lindo independente das tulipas 😉 Quantos dias você tem em Berlim?
O post do Reno deve demorar um pouco, tamos bem atarefados esses dias, rs. Mas recentemente descobri o post da Mirella lá no Viajoteca e tô recomendando pra todo mundo.
Beijos!
Oi Nicole!
Vou ficar 3 dias e meio. Sei que é pouco, mas dá para conhecer um pouco da cidade né? Torcendo para o tempo continuar bom! Obrigada pela indicação!
Mas independente da viagem, virei fã do blog e de vcs, pois sempre ajudam todos com o maior carinho.
Bjs
Dá sim, Renata! Nunca é tempo suficiente para conhecer uma cidade como Berlim, mas em 3 dias dá pra ver um pouco de tudo. Obrigada por acompanhar e comentar, é muito bom receber esse feedback positivo!
Beijos
[…] 1. Como ir de Berlim a Cracóvia e Auschwitz 2. Cuidados que você deve tomar em Berlim 3. Como ir de Berlim a Praga com parada grátis em Dresden 4. 03 Museus para visitar na primeira vez em Berlim 5. 10 programas para curtir a Primavera em Berlim […]
[…] 10 programas para curtir a Primavera em Berlim […]
Oie,, vc faz tour? Vou em outubro 3 dias,,
Olá, Renata! Claro, enviei e-mail pra você. 🙂
Oi Pacelli, quais meses do ano é a Primavera na Alemanha?
Olá, Isabel. A Primavera vai – oficialmente – de 22 de março a 20 de junho. Mas dá uma olhadinha nesse post aqui que falamos melhor sobre as estações do ano. 🙂
[…] O setor americano tinha o aeroporto Tempelhof, hoje fechado por demanda popular e transformado em parque público (falamos sobre ele no nosso post sobre a Primavera em Berlim). […]