Qual será a melhor época para conhecer o Portão de Brandemburgo?
Muitos dos nossos leitores nos perguntam sobre a melhor época para visitar Berlim e essa é uma questão bem difícil de responder, já que Berlim é uma cidade totalmente diferente a cada estação. Para facilitar a minha vida, resolvi responder a vocês de forma compartimentada… dividindo por estações.
Bom, vou compartilhar com vocês a minha opinião sobre a melhor época para visitar a cidade de Berlim dentro de cada uma das quatro estações.
Se é melhor vir no outono, verão, primavera ou verão, aí já depende de você, certo? Eu amo cada uma dessas quatro diferentes cidades, rs.
Outono em Berlim: festival de luzes e de cores
Vamos começar com a estação atual, o outono.
Ele começa oficialmente no dia 22 de setembro, mas pra mim (e pra um monte de gente) ele só começa mesmo quando a primeira folha cai no chão… ou pelo menos quando as árvores começam a ficar coloridas, que é no mínimo no início de Outubro.
Início do outono no Zoo de Berlim
Lá pro meio de Outubro até o início de Novembro o espetáculo de cores do Outono nos distrai da atmosfera fria e cinza que a chegada do frio vem trazendo consigo. Mas não significa que não há dias de sol… eles existem e valem cada gotinha de chuva derramada!
Além das lindas cores e beleza do outono, você ainda pode aproveitar o Festival de Luzes de Berlim, que geralmente começa por volta do dia 10 e dura cerca de 10 dias.
A partir da segunda semana de Novembro, o tempo – que já está esfriando desde setembro – não ajuda. O ambiente já está bem menos colorido, muitas das árvores já estão sem folhas. Não acho especialmente bonito não.
Inverno em Berlim: a magia da neve e do Natal
E aí vem a chegada do inverno. Dezembro teoricamente ainda é outono (até o dia 21), mas a gente já interpreta como inverno mesmo – bom, é frio e não tem as belas cores do outono de jeito nenhum. Ah, e pode nevar (se bem que em 2009 nevou também em Novembro, aqui nunca se sabe, rs).
O mês de Dezembro traz consigo os lindos mercados (ou feiras) de Natal – e esses com certeza valem a visita. A maioria já começa no final de Novembro ou início de Dezembro e dura até o Natal – alguns vão até o início de Janeiro.
Um de tantos mercados de Natal em Berlim
O clima de Natal por aqui é muito gostoso: cheirinho de amêndoas torradas, dias curtos e frios iluminados esparsamente por luzinhas amarelas em cima das barraquinhas de madeira, clima de caridade e gratidão no ar… as pessoas estão felizes. Se tiver nevando ainda mais, é uma maravilha!
Todo ano me sinto teletransportada para dentro daqueles filmes que assistíamos quando crianças na época natalina.
E Berlim se transforma na minha NY – bem mais tranquila, entretanto. hehe
Só que Janeiro chega e ninguém é mais tão feliz quanto era em Dezembro. Se não tiver nevando, é só um mês frio, escuro, chuvoso e meio que sem graça. (pelo menos é o que boa parte dos alemães – e a gente – acha).
Apesar de frios e feios, os meses de Janeiro, Fevereiro e Março te oferecerão museus, galerias, restaurantes e atrações bem menos concorridas do que nas demais estações. Filas são raríssimas de se ver nessa época (viagens dentro da Europa e hospedagens também costumam estar mais baratas). 😉
Primavera em Berlim: a estação das flores
Ah, a primavera… ela cativa a todos!
Primavera chegando em Berlim
Não tem uma alma sequer que acredite que ela chega em Março. Mas se der Abril e a primavera não tiver dado as caras, a coisa fica preta. 99% da população sai de casa mal humorado e passando frio, porque não aguenta mais usar roupa de inverno quando já deveria estar mais quentinho. kkk
Abril é um mês imprevisível na questão clima. Os próprios alemães possuem o ditado que resume isso: April, April, er macht, was er will. Sim, Abril faz o que quer – então é melhor não arriscar.
Depois que passamos a Páscoa na neve, eu digo a todos que vem na Primavera procurando por um clima agradável e flores para apreciar:esperem até Maio!
Festival de tulipas no Britzer Garten
Assim vocês podem até ver as tulipas lá no Britzer Garten. (Não, não precisa ir a Amsterdã pra isso – nada contra Amsterdã, claro. Dá uma olhada lá no Ducs 😀 )
Junho, Julho e Agosto são os meses do verão. Tudo bem que começa mesmo na segunda quinzena de Junho, mas é que os dias já estão longos e as temperaturas agradáveis o suficiente para que a gente classifique Junho inteiro como verão, haha.
Em Junho já começa a temporada de concertos nas praças, cinema a céu aberto, festivais, muitas pessoas e músicas nas ruas.
Mauerpark no início do verão
Pra mim, de Junho até a metade de Julho é o período suportável de verão, com aquela sensação de se estar num festival gigante e grátis. Os dias de 20 graus animam a todos, ninguém quer ficar em casa e tudo passa a acontecer fora dela.
Todos estão amando o verão, até que Agosto chega geralmente trazendo muito calor, às vezes até 40 graus. Os moradores abarrotam os lagos, invadem as fontes e andam por aí quase pelados. Convenhamos, não é algo legal para se ver. (mas não deixa de ser divertido, rs)
Verão na Fonte de Netuno
As melhores épocas em cada estação
Resumindo, na minha opinião de expatriada, guia, anfitriã e viajante, as melhores épocas para vir a Berlim são:
segunda semana de Outubro a primeira semana de Novembro, para os espetáculos de cores do Outono
Dezembro para curtir o frio e o clima natalino
Maio para curtir a Primavera, podendo também ser final de Abril a início de Junho
metade de Junho a metade de Julho para curtir o verão sem morrer de calor, com concertos a céu aberto e dias longos
Agenda um passeio com a gente para aproveitar ao máximo a cidade em qualquer época do ano!
Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Bahhh vou para si em 14/09/2016. Em nenhum momento diz como estará o clima ai nesse período. Queria muito saber para escolher as roupas certas.
Obrigada
Olá Milene, em Janeiro tem um grande período de SALES para sair a coleção de inverno.
E aí cada fim de estação geralmente tem também… e cada loja vai definindo sua época de sales. 🙂
Olá Nicole, tudo bem?
Eu vou para a Alemanha em Janeiro, estou com medo de não conseguir aproveitar muito os passeios.. O que você me diz?
Adorei o post, e o blog.
Beijao
Olá, Clara!
Fico feliz que tenha curtido o nosso trabalho 😀
Olha, cada inverno é um inverno… é impossível saber como vai ser no ano que vem: já peguei janeiro com 15 graus negativos e janeiro com 10 graus positivos, entende? De qualquer forma, eu acho que é uma questão de perfil. O quão resistente ao frio você é? Tem gente que não suporta sentir um pouquinho de frio, tem gente que não se incomoda (esse é o nosso caso… e nós simplesmente amamos viajar no inverno!). Se você seguir as dicas desse meu post aqui para se proteger bem do frio, é possível passear pela cidade toda. E Berlim (se você tiver vindo a Berlim) tem programação suficiente para todos os tipos, gostos e temperaturas… rs
Beijos!
Olá, Nicole,
Minha amiga vai pra Berlin em janeiro com a filha de 15 anos e gostaria de saber se é permitido entrar em clubes noturnos com a menor.
Acompanho vocês pelo Facebook e no site.
Abraços. Espero voltar a Berlin em breve!
Bis bald!
Olá, Maria, com a companhia de um dos pais ou responsáveis legais, as crianças/adolescentes podem entrar em qualquer bar ou clube. A partir de 14 anos, também com a companhia do responsável, ela até pode beber bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, vinho, champanhe…).
Agora eu recomendaria que ela escolhesse direitinho o local que vai com a filha, porque alguns clubes daqui são meio barra-pesada (eu não saberia indicar).
Abraços!
Olá Nicole! Meu filho adolescente é fascinado por Berlim e quer fazer a graduação na Alemanha. Pensei em levá-lo para conhecer a cidade em JAN, pq é o período de férias dele no colégio e tbm para que ele tenha contato com o inverno alemão. Vale a pena viajar nessa época do ano? Os museus e as atrações funcionam normalmente mesmo com neve? Já li suas matérias sobre o inverno em Berlim no seu blog e adorei. Mesmo assim, ainda fico com uma certa dúvida. Parabéns pelo seu trabalho.
Oi Nicole ! Estou indo para Berlim dia 9/11 até dia 15/11 e gostaria de saber se as botas comuns de couro dão conta do frio ou é necessário as botas revestidas com pele para esse período .obrigada
Oi, Rejane, se elas forem muito fininhas e não tiver espaço para colocar meia grossa de lã por dentro pode ficar frio mesmo. Mas se der pra colocar meia de lã por dentro e quem sabe também aquelas palmilhas de pêlo de lã, já resolve. 😉
Essa época geralmente não é tãaao frio, mas esse ano já está marcando sensação negativa, então é bom se proteger. Já viu aqui as dicas de sobrevivência ao frio? 🙂
Abraços!
Olá Adriana, tem várias opções, mas acho que as mais em conta você encontra nos quiosques turcos dentro e nos arredores das estações – você pode comprar chip da marca lebara, costuma ser bom e barato.
Mas em geral você encontra em qualquer loja de empresa de telefonia (O2, Vodafone, T-mobile, E-Plus…). 😉
Abraços!
Perfeito Nicole,mas em Berlin se respira principalmente, arte,cultura e história.Diz um pouco da história,da arquitetura moderna que nasceu nos arredores com Gropius e seus seguidores,da cultura espalhada nos muitos museus,óperas,galerias.Eu tb amo essa cidade,já fui muitas vezes e já morei aí.Parabens pelo seu blog pelo bom gosto!!!E pelo privilégio de viver nesta cidade de vanguardas múltiplas!!
Prezada Nicole
Estou indo do Rio de Janeiro com minha mulher, sogra e filho de 6 anos para passarmos cerca de 5 ou 6 noites em Berlim em janeiro de 2018!
O que posso fazer com meu filho de 6 anos e que possa agradar a todos nós em Berlim???
Primeira quinzena de janeiro!!
Obrigado
Olá, Roberto!
Mesmo no inverno, o Zoológico de Berlim pode ser uma boa ideia. Tem também os museus, como o Naturkundemuseum e o Deutsches Technisches Museum, ótimos para crianças.
Se vocês desejarem um auxílio personalizado, teremos muito prazer em ajudá-los na programação em Berlim através da nossa consultoria. Entra em contato com a gente para saber mais!
Olá, Nicole e Pacelli! Mto prazer! Meu nome é Gleicy e sou do RJ. Estou pensando em ir pra Berlim em outubro (segunda semana) e comecei a procurar sites com dicas e (que bom!) encontrei vcs. =) Ler que a Nicole considera esse período o “período de ouro do Outono” já anima. E ainda tem o festival de luzes!!! Confesso que ainda estou com um pouco de medo do frio, mas, acho que não vai ser mto diferente do que enfrentei em 2017 em Praga e Viena (14o). Um bom casaco resolve, né! O inglês intermediário já deixou de ser um medo faz tempo, apesar de que na Alemanha, ainda tenho um certo receio. Se as coisas se confirmarem, certamente, entrarei em contato para fazermos um tour por Berlim! Grande abraço!
Como será que estará o tempo na metade de setembro?!
Vai ter maratona e tenho acompanhado as altas temperaturas na Europa…
Não sei se vou passar frio ou calor durante a corrida…rsrs