Home Antes da Viagem Como fazer Como sobreviver ao inverno em Berlim

Como sobreviver ao inverno em Berlim

1486
73
Nordestina sobrevivendo aos invernos berlinenses...

O meu primeiro inverno em Berlim trouxe consigo temperaturas de -20 graus Celsius… mas se eu tô aqui escrevendo, é porque consegui sobreviver!

E não foi ficando presa em casa, eu prometo…

Passear no inverno em Berlim – ou em qualquer lugar frio

Muitos de vocês se programam para vir à Europa no inverno e não se atentam ao frio. Ei, não tem problema vir pra cá no inverno; a gente mesmo adora viajar na época fria do ano (tem várias vantagens).

Aqui tenho um post em que explico algumas das vantagens de viajar no inverno e sobre a melhor época para visitar Berlim.

Mas algumas coisas vocês devem ter em mente; afinal, no inverno é tudo bem diferente do verão, inclusive as programações. E, além disso, você sabe como se proteger do frio?

Não tem ideia? Então vem que estou aqui pra escancarar todas as dicas que aprendi ao longo desses anos de inverno em Berlim…

eu no inverno em berlim
Nordestina sobrevivendo aos invernos berlinenses…

Bom, aqui vão as dicas que aprendi a duras penas para sobreviver ao inverno na fria Berlim (e em qualquer lugar da Europa):


Consulte sempre a previsão do tempo

Finalmente a #Neve chegou!! #Berlim amanheceu branquinha! 😉 Bom dia!!!

Uma foto publicada por Agenda Berlim (@agendaberlim) em

Vai nevar, chover? Tem muito vento? Esses são aspectos muito importantes na hora de escolher a armadura roupa que irá usar. 

Um bom site de consulta é o http://www.wetter.com/.

Ficar de olho no nosso post sobre o clima em Berlim


Não tome muitos banhos

É serio! Entre na vibe europeia e não tome muitos banhos. rs! 

Tome no máximo um banho por dia, e se possível antes de dormir – e não antes de sair.

Te explico o porquê: a água em Berlim (e na maior parte da Alemanha) é muito calcária (pois é feita também para beber); o calcário arrasta toda a camada superficial da pele – algo que o próprio banho faz, com calcário piora a situação. Resultado: sua pele vai ficar seca e sem proteção, fazendo com que você se sinta mais incomodado no frio.


Use creme-hidratante

De rosto, de mão, de lábios e de corpo. Antes de sair de casa, passe um bom hidratante no rosto, vai ajudar a proteger do frio.

Use sempre hidratante labial e o mais importante: não passe a língua nos lábios na intenção de hidratá-los!

Você só vai piorar a situação, pois a saliva ajuda a “corroer” a pele.

Dica especial: no cruzamento da Unter den Linden com a Friedrichstrasse, em Berlim, tem uma Nivea Haus – uma loja da Nivea. Vocês podem passar por lá no primeiro dia para fazer o estoque necessário de cremes.

Dica especial 2: compre o hidratante “In-Dusch”! (não precisa ser o da Nivea)

É muito fácil de usar, basta passá-lo durante o banho e enxaguar do corpo com água morna. Assim você garante que sua pele já sairá do banho hidratada. Mas não deixe de colocar hidratante extra no rosto antes de sair de casa.


Tenha sempre um par de meias extra

Ande com um par de meias na bolsa/mochila.

Depois de andar no frio, você pode sentir seus pés molhados, apesar de não ter entrado água nos sapatos. Isso acontece devido ao suor dos próprios pés, por conta da diferença de temperatura. 

Com os pés úmidos ou mesmo molhados de suor, a sensação de frio vai aumentar significativamente. Por isso, tenha sempre um par de meias secas para trocar quando precisar.


Entre no estilo cebola

O que importa não é ficar gordão de tanto casaco. O importante é saber se vestir.

Compre uma segunda pele (calça e camisa que se coloca por baixo das roupas, de algodão ou de lã).

Por cima da segunda pele use camisa de mangas compridas, um casaco mais leve e só então o casaco de inverno.

Esse é o famoso estilo cebola, com várias camadas – e se ficar quente demais, você pode ir retirando algumas até chegar no nível perfeito. 


Use casacos à prova d’água

Verifique se o seu casaco também barra o vento e é à prova d´água.

Com os ventos fortes fica difícil usar guarda-chuva. Caso não barre o vento, coloque um casaco mais leve, mas que barra o vento, por baixo do casaco de inverno. O vento é um dos grandes vilões do frio.


Use sapatos impermeáveis

Nada de sapatos ou botas de tecido e sola fininha, pelo amor de deus.

Procure um calçado que seja impermeável, seja ele de couro, borracha, poliéster, o que seja. Se for forrado por dentro, melhor ainda.


Não esqueça dos acessórios

Lembre-se do gorro, do cachecol e das luvas!

Mesmo quando você achar que não vai precisar de algum deles, tenha sempre na sua mochila.

Saiba que o importante não é você não passar mal de frio, e sim o seu corpo estar aquecido o suficiente pra funcionar bem.

Às vezes, principalmente nós brasileiros, gostamos de frio e não nos importamos em sentir um pouco… mas com a falta de cuidados vem a gripe, o resfriado, as dores de garganta, tosses e até dores de coluna!


Dê preferência à lã e ao algodão

Ao comprar roupas de inverno, atente à composição do tecido!

Em ordem de eficiência no combate ao frio: lã de caxemira, lã e algodão.

Evite usar tudo de poliéster. O casaco de poliéster à prova d´água e barra-vento pode ser usado com um pulôver de lã por dentro, por exemplo.


Retire o seu casaco em ambientes aquecidos

Quando entrar num ambiente aquecido, tire o seu casaco!

Eu sei que às vezes é difícil, você está com frio e resiste à ideia de retirar o casaco; você quer esperar até se sentir aquecido o suficiente… mas retirar o seu casaco (e gorro, luvas, etc) assim que entrar num ambiente aquecido é importante para que seu corpo aqueça mais rapidamente.

Claro que só vale a pena se você for sentar ou ficar um tempinho no lugar. Se for só dar uma olhadinha numa loja, por exemplo, eu geralmente retiro as luvas e o gorro e abro o casaco – já ajuda bastante. 😉


Tome bebidas quentes

E com isso eu quero dizer chá, café ou chocolate quente.

Deixe as com álcool apenas para ocasiões especiais, no fim das contas o álcool atrapalha o seu corpo no combate ao frio (tá, um Glühwein como o da foto até que vai :P).


Não fique parado

Movimente-se! Ficar sentado na parada de ônibus, por exemplo, não é uma boa ideia. Em movimento o seu corpo produz mais calor.

O inverno também é uma estação feliz! 😉

Onde comprar roupas de inverno em Berlim

Se você procura lugares para comprar roupas de inverno boas e que vão durar pra sempre, eu recomendo considerar uma ida ao Berlin Design Outlet (só vale a pena se quiser comprar roupas de marca); mas se ligue que lá só vai ter roupas de inverno se você for próximo a essa estação. E, lógico, sempre tem a belíssima KaDeWe.

Para roupas de inverno mais baratas, você pode buscar em lojas como Primark, Decathlon e TK-Maxx – todas elas tem filiais na Alexanderplatz. Na área da Ku’damm e do Zoo tem também a Uniqulo.

É isso, pessoal! Aproveitem as dicas e venham para o inverno alemão sem medo! Temos vários posts sobre o inverno berlinense aqui. E se você estiver vindo em outra estação, dá uma olhada nos nossos posts com programação de primavera, verão e outono! 😀


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

73 COMMENTS

  1. Olá, aqui vai mais um pergunta para vocês, na verdade, um pedido de ajuda ou mesmo uma sugestão de post. Eu sou frequentadora assídua de muitos blogs sobre viagem e cidades específicas, como é o Conexão Paris e Dri Everywhere. Nesse blogs, em relação ao inverno, sempre há dicas de onde o turista de inverno pode encontrar boas roupas e não tão caras, além das batidas H&M e Zara. Por acaso vocês teriam alguma dica nesse sentido? Uma loja comum ou tradicional de Berlim. Não é propagande de loja em si, mas é uma ajuda a quem chega e precisa comprar algo para se manter aquecido. Obrigada pela atenção. E mais uma vez parabenizo pelo blog que está a cada dia melhor.

    • Olá Nathalia, novamente obrigada pela sua participação no blog. Ficamos muito felizes com comentários dos viajantes. Além das lojas mais conhecidas, que possuem preços em conta – como a H&M, C&A, Zara e etc. – na Alemanha existe uma loja muito boa e em conta, chama-se Tchibo. Tem lojas da marca nas galerias e shoppings, e nos maiores supermercados tem também uma área destinada pra produtos da marca. São normalmente produtos de qualidade – isso quer dizer que possuem lã ou algodão na maior parte da composição do tecido – e por preços bem acessíveis, o que é importante para quem só vai usar essas roupas mesmo durante a viagem, né verdade?
      Espero ter ajudado! E mais uma vez obrigada, aguardamos mais comentários seus por aqui. 🙂

      • Obrigada pela resposta. Ajuda sim. Pois nem tudo que parece quentinho é…e é sempre bom ter um indicação, ajuda a nortear a busca.

  2. Olá, inicialmente parabéns, tenho acompanhado vocês e anotado essas dicas interessantes. Qual a média de temperaturas no início de novembro em Berlim? Vou seguir de Munique para Berlim de carro e também gostaria de saber se existe uma grande possibilidade de neve na estrada? Finalizando, quais as dicas de lugares para visitar em Berlim em novembro?

    • Olá Eduardo! Obrigada pelo elogio, é maravilhoso receber comentários dos leitores! Então, o clima na Alemanha você consegue acompanhar pelo site: http://br.weather.com/weather/local/GMXX0008?x=0&y=0
      Em Novembro costuma ser bastante frio (varia normalmente entre 2 e 7 graus) e tem sim possibilidade de nevar, mas não é de costume. Importante é que o carro esteja com os pneus de inverno (conte com esse adicional $$ na hora de alugar o carro); e, se nevar, conte também com focos de trânsito. Mas a segurança das estradas é top, não se preocupe com isso… apenas mantenha sua atenção redobrada em caso de neve. Os locais a se visitar estão distribuídos aqui pelo blog, depende muito dos seus interesses… procura navegar pelas categorias aqui do blog. Se tiver alguma pergunta sobre algum local específico, ficaremos felizes em ajudar. E se tiver interesse em algum dos nossos serviços (http://vivaberlim.com/o-que-oferecemos/), é só entrar em contato! Abraços!

  3. Amei as dicas. Vou passar o Natal aí e, apesar de não ser marinheira de primeira viagem, não quero levar tralhas. Sairei do Rio com uns 42 graus e chegarei , com sorte , com uns 2 positivos, quem sabe… A coisa da meia seca é ótima, pois frio nos pés congela a gente de baixo para cima.

  4. Olá Nicelo

    Primeiramente parabéns pelo blog! muito bom!

    Estou indo para uma viagem na Europa em Janeiro e planejo passar 4 dias em Berlim. Gostaria de saber como ficam as atrações turísticas da cidade no inverno? Vale a pena enfretar o frio intenso para conhecer a cidade?

    bjos!

    • Obrigada, Luigi! É sempre muito bom receber comentários dos leitores 🙂

      A cidade não pára porque é inverno não. Pode vir tranquilo, mas venha preparado para o frio, claro!

      Em breve sai um post aqui no blog com programações para se fazer no inverno. Além disso, Berlim é cheia de museus legais (tanto os mais clássicos quanto os modernos e interativos). E fica linda toda branca de neve (espero que você dê sorte e esteja nevando). Se tiver com muito frio, sempre tem a possibilidade de fazer um roteiro legal com transporte público, como com o ônibus 100, por exemplo.

      Se vier no início do mês, ainda consegue pegar Mercados de Natal abertos… ah, são lindos!

      Enfim, venha sem muito medo e aproveite! Qualquer coisa estamos por aqui.

      Beijos

  5. Obrigado pelas dicas Nicole.

    Ainda estou em fase de pesquisas, qnd surgirem novas dúvidas escrevo para vc.

    Obrigado. beijos!

  6. Olá Nicole, Adorei as dicas! Viajarei eu e meu marido com nossos 3 filhos e o mais novo tem apenas 9 meses…Estou preocupada com o frio que pegaremos em janeiro…Vc teria algumas recomendações para me dar? Obrigada, Cris

    • Oi Cris! Tem que prestar atenção também pra não vestir muuuita roupa nas crianças, porque nós adultos costumamos sentir mais frio do que eles. Para o bebê tem aquelas roupinhas completas, tipo um macacão de esquiar, é bem prático e protege bastante. As crianças aqui também usam sempre meias-calça de inverno (aqui chamadas de Strumpfhosen), as melhores são as com maior percentual de algodão ou lã. Outra dica importante é prestar atenção na alimentação, porque no inverno precisamos de muita energia e de alimentos que não demandem muito do nosso corpo. Então, se possível, deixa os filhotes longe de frituras e fast-foods (assim como vocês pais também né, rs) e toma uma sopa com os legumes e verduras do inverno (você vai encontrar nos restaurantes), comam nozes, ovos, e – claro – aproveitem os chocolates! No mais, mexer-se é uma das melhores coisas que se pode fazer contra o frio! :)) Boa sorte!

  7. Oi Nicole, estarei em Berlin para o Natal, depois iremos a Viena e Budapeste e estou preocupado com o frio. Temos algumas roupas mas acho que vamos precisar comprar outras mas os preços aqui em SP estão impossiveis. Vamos chegar em Berlin no dia 23 a tarde, é possível encontrar lojas abertas para comprar roupas de frio no dia 23 ou 24? Você recomenda alguma? vou ficar no hotel Angleterre na Friedrichstraße 31.
    adorei o blog

    • Olá José Luiz! Que bom que gostou do blog! Então, a resposta a sua pergunta seria bem mais simples SE o dia 23 de dezembro desse ano não fosse um domingo. Mas infelizmente é… e no domingo, via de regra, todas as lojas são fechadas na Alemanha. No dia 24 de dezembro, entretanto, as lojas costumam ficar abertas até 12h ou 14h (a maior parte delas)… e algumas ficam até o horário normal. Ou seja, você pode aproveitar a manhã da segunda-feira para fazer umas comprinhas.
      Uma loja boa para comprar acessórios de inverno é a Tchibo, você encontra sessões destinadas a ela até em supermercados. Tem uma loja dela no shopping Alexa na Alexanderplatz. Lá você encontra também lojas como C&A e H&M, onde você também pode encontrar roupas boas a preços acessíveis. Por toda a Friedrichstrasse tem muitas lojas, inclusive essas que citei.
      Basta você prestar sempre atenção à composição do tecido! Dê preferência a roupas de lã e algodão. A não ser que seja um casaco para pôr por fora, que proteja do vento e da chuva, aí pode ser de poliéster. Mas se for roupa para vestir por dentro, que seja de lã ou de algodão. Acessórios como gorros, cachecois e luvas devem ser bem fechadinhos para que o vento não tenha chance.
      E se você quiser se esbaldar mesmo em compras, dá uma passadinha na Primark: http://vivaberlim.com/2012/11/12/compras-primark-berlim/ Boa viagem e aproveite o inverno por aqui! 🙂

  8. Todas as dicas são otimas, mas eu nunca havia pensado sobre andar com par de meias extra!
    Meu marido, meu filho de 6 anos e eu iremos a Berlin no inicio de agosto, sairemos do sul da França, ouvi dizer que apesar de verão a temperatura em Berlin é bem mais fria que na França, qual a temperatura em media no inicio de agosto em Berlin? Grata. Vivi

    • Olá Vivi, que bom que você tá gostando do blog! 🙂
      Essa dica das meias é muito legal, aprendi no meu primeiro ano morando na Alemanha, com um pai de uma amiga. Ele me disse: “no inverno, nunca saia de casa sem um par de meias secas na bolsa!” ao mesmo tempo em que me emprestava um par de meias para aquecer meus pés gelados, rs.
      Em Agosto as médias mínimas e máximas são de 12 e 23 graus, respectivamente. Mas é sempre bom checar como está o tempo antes de vir, pois varia bastante. Entretanto início de Agosto costuma ser a época mais quente do ano, então acredito que vocês não terão problemas. 🙂 Dá uma olhada neste post aqui: http://vivaberlim.com/2012/10/08/como-e-o-clima-em-berlim/, tem as médias de temperaturas de todos os meses em Berlim. Abraços!

  9. Adorei o blog.
    Muito tri esta iniciativa de ajudarem e proporcionarem passeios e visitas nesta encantadora Cidade, Berlim.
    Gostei muito de saber que fazem passeios com Criancas também. Isso é muito interessante!!
    Sucesso pra vocês.
    Nicole e Pacelli, abracos de Tübingen.
    Lucía Ke.

  10. Primeira Parabéns pelo serviço prestado, ja estou morando em Berlin cheguei em agosto e suas dicas estão sempre me ajudando muito.
    Gostaria de saber se as roupas de inverno como no brasil são mais baratas se compradas antes do inverno chegar e onde eu poderia encontrar esse tipo de roupa agora em setembro.
    Desde de ja muito Obrigado por tudo !

  11. Olá, vou para Berlim dia 2 de Dezembro, será que pegarei neve?
    quero taaanto hahahaha
    E as temperaturas nessa época, como são?

    mto obrigadaa

  12. Ola, gostei mto das suas dicas. Vou p berlim no dia 5 de março, sozinha ( tenho 61 anos) e nao falo alemao e apenas entendo e leio ingles. Chego em Frankfurt e devo pegar um trem p berlim onde vou encontrar uma amiga. tentei entender o mapa do aeroporto de Frankfurt, mas a imagem e mto pqna e nao consegui vinsalizar nada. E facil achar a estação de trem q vai p berlim dentro do aeroporto? Nao gostaria de comprar passage antecipada pq vai que o voo atrasa. perco o trem. Tem trem a toda hr? outra coisa, vi que vcs tem programacao p/ brasileiros. Vc pode passer essa programacao e o custo, por favor? Devo ficar 5 dias em berlim, 5 em munique e volto p/ Frankfurt p voltar ao brasil. Em munique tenho um simposio nos dia 13 a 15/03. Agradeco muito sua atencao e aguardo contato.

  13. […] Satisfeita, resolvi voltar pra casa. Subo na bicicleta meio chateada, de manhã havia lido que naquele dia iria nevar, mas já era noite e nada da branquinha. Eu nunca tinha visto neve. Começo a pedalar e encaro a subida até a casa onde morava – no meio do caminho sinto um “pingo” gelado no meu nariz, fico chateadéerrima e amaldiçoo a chuva que não podia esperar eu chegar em casa para dar as suas caras. E vem outro, e outro, e outro… e eu – peraí – eu tô vendo direito? Não era chuva coisa nenhuma! ERA NEVE! Sim! O meu primeiro encontro com a branquinha se deu assim, com xingamentos e maldições em cima de uma bicicleta. Haha (mas minha história com a neve dá muito pano pra manga, posso contar em outra oportunidade… clica aqui se quiser saber o que aprendi com os alemães para sobreviver ao inverno) […]

  14. Olá vou pra Berlim agora em fevereiro participar de um festival de ballet, gostei muito das dicas!! Como no Brasil está calor é muito difícil achar botas, e pretendia comprar ai, quando custa em média uma bota e qual o tipo mais encontrado? Beijosss

    • Olá Maria Eduarda!
      Olha, você vai encontrar tipos variados de botas, e preços mais variados ainda. Não pense que o preço vai definir se a bota é boa para o frio ou não… tenho uma bota que custou 30 euros e é perfeita para a neve. Dá uma olhada nas lojas de sapatos e ao comprar uma bota que caiba no seu orçamento observe se o tecido é à prova d´água (couro, couro sintético, nylon…) e se a sola é bem isolada (você não vai querer água entrando por baixo). Pessoalmente, escolho aquelas que possuem sola emborrachada bem recortada (para aumentar o atrito com o solo e não escorregar no gelo) e interior forrado. Também experimente as botas com uma meia grossa, que provavelmente é a que você vai utilizar no inverno (é comum ter que comprar as botas com um número maior do que o seu normal).
      Espero ter ajudado!
      Beijos

  15. Segunda pele de algodão?? Só se for pra passar frio, porque o suor vai ser absorvido pelo tecido em vez de ser evaporado, causando aquela sensação de blusa molhada por dentro (ao contrário da lã e de tecidos sintéticos apropriados para inverno). Roubada!

    • Opa Carolina, tudo bem?
      Então, algodão é uma fibra né… é possível fazer diferentes tecidos de algodão, talvez você esteja imaginando um tipo e eu outro. Aqui tem bastantes roupas de baixo de inverno feitas 100% de algodão; nós dois usamos em vários invernos e costuma ser muito eficiente. Nunca tivermos o problema de sentir a pele molhada não (a não ser com os pés, às vezes acontece, como falei no texto). Talvez você tenha se vestido demais? Aí é que dá para suar… normalmente aqui não dá para suar no inverno não, a não ser fazendo esporte (e olhe lá, rs).
      Deixo aqui duas imagens para ilustrar as segundas pele que tem para vender por aqui e são muito boas:
      Segunda pele feminina 100% algodão
      Segunda pele masculina 100% algodão

  16. Olá Nicole, Valeu pelas dicas. Já conheço um pouco da Alemanha, mas continuo lendo e curti seu blog e seu estilo.
    Bem, neste ano eu(55 anos), minha esposa(54) e minha filha(25) passaremos o réveillon em Berlin e ainda não sabemos bem o que acontece nessa noite, por ai. Pesquisando na internet, a maioria dos sites dize que a Capital é a melhor opção da Alemanha… Entendi que o top é a queima de fogos no portão de Brandemburgo, se você teve essa experiência, onde devemos tentar ficar (por causa da multidão), a que horas começa o movimento (do frio) e, principalmente, o que fazer antes e depois da virada de ano?
    Grato.

    • Olá Antonio, fico feliz que você curta acompanhar o nosso blog! 🙂
      Nós temos um post aqui falando sobre o Reveillon em Berlim com fogos, em que listamos algumas opções e contamos a nossa experiência principalmente no Portão de Brandemburgo.
      Apesar da multidão, tudo funciona de forma organizada 🙂

      Abraços!

  17. Olá Nicole ! Adoro o blog e sigo tb no insta… A viagem sonho em comum minha e do meu marido eh alémanha e parte do leste europeu( Viena ,praga ). Ele só pode viajar de 19/12 a 15/01. Vale a pena ou mudo meu roteiro pra outro lugar da Europa e adio a viagem sonho por conta do inverno?! Tenho medo de ficar frustrada por nao consegui aproveitar!:/ muito obrigada!

    • Olá, Larissa! Olha, é uma decisão muito pessoal. Eu só posso contar da minha experiência, mas cada um tem uma resistência e estilo próprios. Meus pais só podiam vir me visitar no inverno e em janeiro de 2012 nós viajamos pela Europa (Praga inclusive) e foi super tranquilo – por sorte foi um inverno muito brando e pegamos até 10 graus! Na virada 2009/2010 viajamos nesta mesma época (também Praga inclusive) e foi um inverno rigoroso demais; tivemos que contar com atrasos de vôos e trens devido ao mau tempo e à quantidade de neve… mas aproveitamos bastante as cidades porque sabíamos nos proteger do frio.
      A gente curte viajar no inverno, mas realmente tem que saber se proteger e contar com o mau tempo. Essa decisão só cabe a vocês…
      Abraços!

  18. Obrigada Nicole!! Vc está certíssima! Vamos pensar direitinho e contar com sorte tb ehehe… Bjao e mto obrigada!

  19. […] Infelizmente não tem passeio de barco no inverno, eles param no meio de Novembro e retornam apenas em Março/Abril – até porque nessa época o rio Spree pode até congelar. Mas se você está vindo no inverno, não se preocupe, aqui eu tenho um manual de sobrevivência perfeito. […]

  20. Oi Nicole, que legal. PRocurei sobre férias na Alemanha em janeiro e o teu site foi o primeiro que aparece e o mais legal, rs….Tenho uma dúvida: uma amiga quer passar uns 20 dias viajando pela Alemanha, a gente está vendo algumas cidades, mas como é inverno a questão é: vale a pena visitar as cidades menores no inverno justamente por ter dias mais curtos e noites sem a badalação toda que nas estações de verão teria? Eu não tô afim de passar dias tristes e sem ter muita coisa pra fazer entende hehehehe…O que você indica?
    😉

    • Pô, Gaspar, é uma questão muito pessoal essa. Eu não sou de cidade pequena, mas também não sou de badalação, então pra mim tanto faz se é verão ou inverno nesse quesito. Acho que depende muito da cidade e do propósito da viagem, difícil ajudar assim sem saber mais. Acredito que o nosso serviço de consultoria possa te ajudar melhor. Através dele, podemos entrar especificamente nas tuas dúvidas e te ajudar a definir o roteiro por aqui. Entra em contato com a gente por e-mail! 😉

  21. Olá!!! suas dicas são ótimas!
    eu e meu marido vamos dia 24 de novembro e voltaremos dia 3 de dez por Amsterdã.
    Como está costumando estar o tempo nesse período? olhei no accuweather, e tem umas previsões de chuva 🙁 mas como ainda está longe, torço para que pelo menos não chova.
    Você sabe me dizer como foi o último ano? choveu? e se chover, estragaria muito o passeio ou dá para se virar com o guarda chuva?
    aguardo,
    beijinhos!

  22. Olá Nicole, estou programando ir à Berlim em fevereiro…vc pode informar se “normalmente” dá pra passear sem problemas… pois sei q estará bem frio…

  23. Olá Nicole! Comprei passagens para Frankfurt para março (05 a 17), sem roteiro pré-definido, mas a promoção era ótima, sabe como é… =] Berlim foi um dos motivos para a compra, mas fiquei receosa por causa das temperaturas. Já vi as médias históricas, mas o problema é que li em algum lugar que ainda há possibilidade de neve. Não tenho tanto problema com frio, mas não imaginei pegar temperaturas negativas. Qual a sua experiência com o clima nessa época? Os dias ainda são muito cinzentos? Obrigada!

    ps: me interessei muito pelo tour sobre a história de Berlim no sec. XX. Gostaria de mais informações. O frio não atrapalha muito o tour?

    • Olá, Carol, não me preocuparia tanto assim. Se você se proteger direitinho seguindo as dicas aqui do post vai conseguir sobreviver numa boa. 😉
      Infelizmente não tem como saber como será o próximo março, mesmo que a gente tente comparar com os passados. As temperaturas aqui são muito variáveis – já teve março com 15 graus, já teve março com -5. Difícil saber como será o próximo. Você tem que ficar ligada nas previsões (só adianta mais próximo da data mesmo) e se proteger bem caso esteja muito frio.
      Fico feliz que você tenha interesse no nosso passeio histórico, enviei um e-mail para você com mais informações! O frio pode incomodar um pouco se estiver em excesso, mas como o passeio é privado, podemos entrar em cafézinhos sempre que quisermos e continuar a conversa histórica por lá.

      Abraços! 🙂

  24. Oii, estou amando seu blog e anotando todas as dicas.
    Estou embarcando para Berlim daqui 7 dias e passarei 30 dias pela Alemanha agora entre dezembro e janeiro.
    Minha duvida é quanto a roupas para ocasiões especiais, como para um restaurante chique e principalmente baladas. Que roupas uso nesse caso??

    • Oi Juliana! Fico feliz que curta aqui o nosso blog 😉
      Olha, Berlim é muito tranquila em relação à vestuário. Em todas as situações você vai ver gente vestida de tudo o que é jeito. Aqui nem as óperas, concertos e etc possuem código de vestimenta. Então fica bem à vontade pra escolher tuas roupas de acordo com o conforto 😉
      Abraços!

  25. Oi Nicole, boa tarde
    Quanto seria seu serviço para fazer um tour por Berlim, no dia 24/12/2016 ou a tarde do dia 23.?
    Nós estaremos em 5 pessoas.

  26. Olá!!

    Sou de Manaus e não faço a menor ideia do que vestir para sobreviver ao próximo fevereiro na Europa. Apesar de passar por Berlim, eu inicio em Roma e passo por alguns outros lugares antes de chegar à Alemanha.
    Minha pergunta é: vc pode me indicar algum site online em que eu possa comprar, ao menos, um casaco, uma segunda pele e meia adequada para usar por aí? Isso para ter algo até chegar, de fato, nas lojas para comprar.
    A indicação parece bobagem mas ano passado, no sul do Brasil, percebi que as indicações dos vendedores acerca de supostas “meias térmicas’ ou outras coisas térmicas não eram verídicas.

    Outra coisa: o que colocar por baixo da calça jeans para não sentir como se estivesse prestes a congelar?

    Obrigada.

    • Olá, Paola,
      com certeza as coisas compradas aqui na Europa são mais bem preparadas para o frio, sim.
      Infelizmente não conheço sites que entreguem no Brasil… se você encontrar aí nas suas buscas, por favor me avisa!
      Embaixo da calça jeans a gente põe uma segunda pele de algodão. Se for de lã, melhor ainda.
      Abraços e bom inverno!!

  27. Ah, como funciona seu serviço de tour pela cidade. Não sei a data certa ainda, apenas que será em fevereiro, uns 3 dias.

  28. Nicolle! Adorei o Blog …lendo as dicas parece que estamos conversando com uma amiga de tempos rs. Gostaria de uma dica, de preferência um desenho…rsrsrs os sapatos/botas para o frio…( viajo em 20 de novembro a 10 de janeiro) compro no Brasil, compro ai… quais as lojas indicadas? Obrigada!!!
    Ahhhhh mais uma coisinha…quando iniciam os mercados de natal? Pq nesses dias de viagem irei a Paris, Frankfurt, Wuzburg, Rotembourg ab tauber , Fussen Munique e Berlim…estou em dúvida se passo os 5 primeiros dias em paris, chegando em Frankfurt dia 25 de novembro ou se passo os últimos cinco dias em Paris, as passagens promocionais compensaram muiiiiitoooo a compra para Paris… entao meu voo chega e sai de Paris…Obrigada

    • Olá, Ju!! Fico feliz que você curta o blog! 🙂
      Olha, recomendo comprar aqui por ser mais em conta do que no Brasil. Não tenho marcas específicas para recomendar, geralmente compro sapatos em lojas que tem várias marcas à disposição. Você encontra facilmente pela cidade. O que recomendo é que sejam de solado grosso de borracha – e impermeável (de couro ou couro sintético), de preferência estofada por dentro pra ser mais quentinha.
      Os mercados de Natal iniciam na última semana de novembro e a maioria encerra no Natal. Alguns ficam abertos até o Réveillon. Temos um post aqui sobre os mercados de Natal em Berlim.
      Abraços.

  29. Oi gente, tudo bem? Tenho uma dúvida quanto às botas. Tenho UGGs e apesar de quentinhas elas não são impermeáveis. Então seria indicado usar elas em Berlim agora em dezembro ou não? Obrigada. Beijinhos

    • Olá, Priscilla! Se não estiver chovendo ou nevando, você pode utilizar a UGG sem problemas. Mas o ideal é ter pelo menos uma opção impermeável para substituí-las quando necessário.
      Beijos!

  30. Oi, estarei em Berlin na próxima semana, sei que é primavera, mas gostaria de comprar roupas de inverno, pois vou voltar para a Europa em dezembro. Onde consigo achar estas roupas? pois estou em Munique, e aqui néo encontrei nada, pois as lojas estão com a coleção de verão. Tbm queria saber se tem uma loja da North Face ou da Columbia?, pois sei que são especialistaa em roupas de frio. Vc pode me ajudar?

    • Olá, Elis,
      realmente roupas de frio em época de Primavera apenas em lojas especializadas.
      Para encontrá-las, digita o nome da marca e “Berlin” no google ou google maps 🙂 Tem loja da The North Face em Berlim, da Columbia eu não sei dizer, mas é possível.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.