Natal tem que ser em família, nem que seja aquela família que você escolheu para si.
Mas voar de volta pra casa todo fim de ano não é fácil e por isso o expatriado tem que se reinventar.
No nosso caso, demos uma sorte grande: desde 2009, quando viemos para a Alemanha como intercambistas, ganhamos uma família alemã que nos acalenta um pouco nesse saudoso período de Natal.
Vem ver minha experiência no meu primeiro mercado de Natal
Desde então passamos Natal com eles e a nossa experiência nesses 5 anos nos fez entrar em contato com alguns lindos costumes natalinos que existem por aqui. Aqui compartilhamos alguns com vocês.
O Natal na Alemanha começa com o Adventszeit
O Natal aqui na Alemanha começa desde o primeiro domingo de Dezembro, com o período de Advento, o Adventszeit.
O período do Advento começa na véspera do primeiro domingo de Dezembro e acaba na véspera do Natal. Os alemães geralmente utilizam esse termo, mesmo se não forem religiosos.
Ligados ao Adventszeit estão o Adventskalender e o Adventskranz.
Presentes e doces por 24 dias: o Adventskalender
O calendário do Advento serve para contar os dias que se passam até a noite de Natal (que aqui se chama “Heiligabend”, noite santa).
O Adventskalender tem 24 portinhas, contando os dias para a chegada do Natal. Hoje em dia é comum que cada portinha contenha um presentinho, começando no dia 1 de dezembro e terminando no dia 24. Não só as crianças adoram, como os adultos também se divertem.
É comum encontrar esses calendários de várias marcas de guloseimas, chocolates, balinhas, jujubas. Mas muitas famílias preferem fazer os seus próprios calendários, o que dá um toque ainda mais especial.
Muitas vezes nem precisa parece mesmo com um calendário, basta ter 24 sacolinhas com números e um presentinho dentro de cada uma.
No meu primeiro Natal aqui na Alemanha, em 2009, a família fez para mim a mão, com vários presentinhos super legais, quase sempre relacionados ao inverno: um par de meias grossas, um saquinho para esquentar as mãos, chá, chocolate, entre outras lembrancinhas que alegram o dia de qualquer um.
Trazendo a luz através do Adventskranz
A coroa do Advento, Adventskranz, é uma bela tradição.
São quatro velas, cada uma para um domingo de Advento, e simboliza a luz trazida ao mundo por Cristo.
No primeiro domingo de Dezembro, acende-se a primeira vela; no segundo, a primeira e a segunda… até que as quatro velas sejam acesas no último domingo que antecede o Natal.
A forma mais tradicional é uma coroa de ramo de pinheiro ornamentada com laranjas secas, pequenos pinhões e quatro laços de fita. Mas se encontra coroas do Advento de formas bem variadas, até mesmo sem ser em forma de coroa.
Aqui no site do Padre Paulo Ricardo tem uma explicação legal sobre a Coroa do Advento
Os belos mercados de Natal
Os mercados de Natal tradicionalmente começam com o período de Advento e acabam ao meio-dia do dia 24/12. Hoje em dia, entretanto, com mercados cada vez mais comerciais, muitos começam já em Novembro e só acabam em Janeiro.
É possível reconhecer um mercado de Natal tradicional através das barraquinhas; elas devem conter artesanatos decorativos de Natal, figuras para presépio, porcelana, chás, velas e comidas típicas natalinas.
Escrevemos sobre os mercados de Natal em outro post, onde você encontrará também as datas de alguns principais mercados de Natal aqui em Berlim.
Herrnhuter Stern: um enfeite simples e bonito
É uma estrela que representa a estrela de Belém e é colocada normalmente (mas não necessariamente) nas janelas das casas e apartamentos durante o período de Advento.
É um costume bem mais praticado no leste alemão, já que tem origem na região de Oberlausitz, hoje os estados da Saxônia (onde estão Dresden e Leipzig, por exemplo) e Brandenburg e também parte da Polônia.
Se você quiser dá pra ler um pouco mais sobre a estrela na Wikipedia (infelizmente só em inglês ou alemão).
Nós começamos a ver a estrela quando nos mudamos para Berlim, em 2011. Não sabíamos direito do que se tratava até que ganhamos uma. É um ótimo enfeite de Natal, simples e muito bonito.
A árvore de Natal é verdadeira
A maioria das famílias comemora o Natal meio que como a gente no Brasil: reúnem-se na véspera do Natal para jantar, beber e distribuir presentes. Alguns detalhes são diferentes, claro.
Aqui é costume enfeitar a árvore de Natal apenas no dia 24, enquanto a comida para a ceia está no fogo. Ah, e a árvore normalmente é de verdade.
Eu sei que era muita inocência (pra não dizer ignorância) minha, mas a ficha sobre a árvore de Natal ser um pinheiro só veio cair quando eu já estava morando na Alemanha.
Quando eu presenciei com os próprios olhos todas as árvores peladas, nuas, tristes… enquanto os pinheiros exibiam o seu verde de esperança e vida.
A ceia natalina contém… adivinha?!
A ceia natalina não costuma ser enorme e nem o peru é sacrificado.
Na verdade é difícil encontrar uma comida típica para a ceia de Natal… eu já vi na TV alemã (e depois confirmei com alguns amigos alemães) que salsicha e salada de batatas compõem um prato muito comum na véspera natalina. Isso mesmo! rs. Em algumas regiões, é comum ter ensopado de carne.
No caso do meu primeiro Natal com a família alemã, fui questionada se gostava de filé (de carne de boi) e então informada que seria o prato da ceia. Achei super estranho, mas hoje já estou acostumada. Todo ano eles fazem algo diferente, mas com certeza é sempre um jantar especial.
Desejamos a todos vocês um feliz Natal!
Essas são algumas das tradições que aprendemos passando Natal na Alemanha! Espero que vocês tenham gostado das diferenças e, quem sabe, adotarão algum dos costumes no próximo Natal?
Eu sempre amei o Natal, era um período em que minha família inteira se reunia, tios, primos, avós… comemorávamos na praia. Pra mim os presentes eram o que menos importavam; o clima de festa e união era delicioso!
Nunca será a mesma coisa, não sou mais criança, não passo mais o Natal com a grande família, mas o espírito natalino está aí, pronto para encher todo mundo de paz e alegria. Desejamos que você deixe-o invadir o seu coração!
Dá uma olhadinha aqui nos nossos posts sobre cotidiano, história e cultura alemãs!
Posts relacionados
Mercados de Natal em Berlim: veja aqui onde e até quando
Como sobreviver ao inverno em Berlim
Dicas para o Réveillon em Berlim com fogos
Berlim no inverno: a neve deixa tudo mais bonito
10 dicas para você não fazer feio quando convidado a uma casa alemã
Estive em Berlim no início de dezembro e também tive o prazer de conhecer as tradições de uma família alemã em Hamburgo. Vi um calendário com gavetinhas e achei bem especial. Além disso também fiquei encantada por uma casinha de biscoito que também é tradição local.
Verdade, Camille. As casinhas de Lebkuchen são uma tradição por aqui também 🙂 Tem tantas outras que já tô pensando num segundo post, rss
minha experiência em Berlin se resume a oito dias e meio, mas a paixão será eterna. Obrigada por nos colocar em contato com a cidade e nor tornar um pouco mais conhecedores de suas tradições e maravilhas. Sucesso para vocês e até breve
Obrigada, Cecilia! Somos todos apaixonados por Berlim, então! 😀 Fico feliz em trazer a cidade um pouco mais pra perto de pessoas como você! Abraços 😉
[…] onde e até quando Como sobreviver ao inverno em Berlim Dicas para o Réveillon em Berlim com fogos Costumes de Natal na Alemanha A melhor época para visitar […]
[…] os costumes de Páscoa na Alemanha? Também escrevi um post com tradições natalinas, regras para não fazer feio quando convidado a uma casa alemã e outros posts sobre costumes […]
Bom dia , gostei de saber de algumas tradiçoes do Natal na Alemanha, esse ano vou passar o Natal em Nuremberg , na casa da minha irma.Abraço
Que bacana, Maria!! Fico feliz que você tenha curtido o post 🙂
Feliz Natal alemão pra você 😀
Boa tarde, por gentileza, somos duas pessoas e procuramos restaurante que tenha alguma ceia no dia 24 ou dia 25… alguem pode ajudar?
Somos duas pessoas, que estaremos a passeio nas semanas natal e ano novo, em Berlim e Potsdam.
Alguem poderia ajudar?
Boa noite! Parabéns pelo seu blog!
Você saberia me dizer se no dia 25/12 os trens da Deutsche Bahn (viagens internacionais) funcionam normalmente?
Obrigada!
Funcionam, Michelle. Mas recomendo reservar assento, pois são bem cheios!