Natal na Alemanha: vem conhecer os costumes e tradições

Natal na Alemanha - mercado de natal berlim

Tomando e assistindo “Die Feuerzangenbowle” num mercado de natal em Berlim

Natal tem que ser em família, nem que seja aquela família que você escolheu para si.

Mas voar de volta pra casa todo fim de ano não é fácil e por isso o expatriado tem que se reinventar.

No nosso caso, demos uma sorte grande: desde 2009, quando viemos para a Alemanha como intercambistas, ganhamos uma família alemã que nos acalenta um pouco nesse saudoso período de Natal.

Vem ver minha experiência no meu primeiro mercado de Natal 

Desde então passamos Natal com eles e a nossa experiência nesses 5 anos nos fez entrar em contato com alguns lindos costumes natalinos que existem por aqui. Aqui compartilhamos alguns com vocês.

O Natal na Alemanha começa com o Adventszeit

O Natal aqui na Alemanha começa desde o primeiro domingo de Dezembro, com o período de Advento, o Adventszeit.

O período do Advento começa na véspera do primeiro domingo de Dezembro e acaba na véspera do Natal. Os alemães geralmente utilizam esse termo, mesmo se não forem religiosos.

Ligados ao Adventszeit estão o Adventskalender e o Adventskranz.

Presentes e doces por 24 dias: o Adventskalender

O calendário do Advento serve para contar os dias que se passam até a noite de Natal (que aqui se chama “Heiligabend”, noite santa).

O Adventskalender tem 24 portinhas, contando os dias para a chegada do Natal. Hoje em dia é comum que cada portinha contenha um presentinho, começando no dia 1 de dezembro e terminando no dia 24. Não só as crianças adoram, como os adultos também se divertem.

É comum encontrar esses calendários de várias marcas de guloseimas, chocolates, balinhas, jujubas. Mas muitas famílias preferem fazer os seus próprios calendários, o que dá um toque ainda mais especial.

Muitas vezes nem precisa parece mesmo com um calendário, basta ter 24 sacolinhas com números e um presentinho dentro de cada uma.

tipo o nosso...

tipo o nosso…

No meu primeiro Natal aqui na Alemanha, em 2009, a família fez para mim a mão, com vários presentinhos super legais, quase sempre relacionados ao inverno: um par de meias grossas, um saquinho para esquentar as mãos, chá, chocolate, entre outras lembrancinhas que alegram o dia de qualquer um.

Trazendo a luz através do Adventskranz

A nossa, toda feita por nós ;)

A nossa, toda feita por nós 😉

A coroa do Advento, Adventskranz, é uma bela tradição.

São quatro velas, cada uma para um domingo de Advento, e simboliza a luz trazida ao mundo por Cristo.

No primeiro domingo de Dezembro, acende-se a primeira vela; no segundo, a primeira e a segunda… até que as quatro velas sejam acesas no último domingo que antecede o Natal.

natal-na-alemanha-coroa-do-advento-berlim

assim você vai se preparando para o Natal…

A forma mais tradicional é uma coroa de ramo de pinheiro ornamentada com laranjas secas, pequenos pinhões e quatro laços de fita. Mas se encontra coroas do Advento de formas bem variadas, até mesmo sem ser em forma de coroa.

Aqui no site do Padre Paulo Ricardo tem uma explicação legal sobre a Coroa do Advento

Os belos mercados de Natal

Mercado de Natal na praça da Gedächtniskirche

Mercado de Natal na praça da Gedächtniskirche

Os mercados de Natal tradicionalmente começam com o período de Advento e acabam ao meio-dia do dia 24/12. Hoje em dia, entretanto, com mercados cada vez mais comerciais, muitos começam já em Novembro e só acabam em Janeiro.

É possível reconhecer um mercado de Natal tradicional através das barraquinhas; elas devem conter artesanatos decorativos de Natal, figuras para presépio, porcelana, chás, velas e comidas típicas natalinas.

Escrevemos sobre os mercados de Natal em outro post, onde você encontrará também as datas de alguns principais mercados de Natal aqui em Berlim.

Herrnhuter Stern: um enfeite simples e bonito

É uma estrela que representa a estrela de Belém e é colocada normalmente (mas não necessariamente) nas janelas das casas e apartamentos durante o período de Advento.

É um costume bem mais praticado no leste alemão, já que tem origem na região de Oberlausitz, hoje os estados da Saxônia (onde estão Dresden e Leipzig, por exemplo) e Brandenburg e também parte da Polônia.

Se você quiser dá pra ler um pouco mais sobre a estrela na Wikipedia (infelizmente só em inglês ou alemão).

Nós começamos a ver a estrela quando nos mudamos para Berlim, em 2011. Não sabíamos direito do que se tratava até que ganhamos uma. É um ótimo enfeite de Natal, simples e muito bonito.

A árvore de Natal é verdadeira

A maioria das famílias comemora o Natal meio que como a gente no Brasil: reúnem-se na véspera do Natal para jantar, beber e distribuir presentes. Alguns detalhes são diferentes, claro.

Aqui é costume enfeitar a árvore de Natal apenas no dia 24, enquanto a comida para a ceia está no fogo. Ah, e a árvore normalmente é de verdade.

A primeira árvore de Natal que "tive" aqui na Alemanha

A primeira árvore de Natal que “tive” aqui na Alemanha

Eu sei que era muita inocência (pra não dizer ignorância) minha, mas a ficha sobre a árvore de Natal ser um pinheiro só veio cair quando eu já estava morando na Alemanha.

Quando eu presenciei com os próprios olhos todas as árvores peladas, nuas, tristes… enquanto os pinheiros exibiam o seu verde de esperança e vida.

natal na alemanha pinheiros

No primeiro advento o pessoal sai pra comprar seus pinheiros.

A ceia natalina contém… adivinha?!

A ceia natalina não costuma ser enorme e nem o peru é sacrificado.

Na verdade é difícil encontrar uma comida típica para a ceia de Natal… eu já vi na TV alemã (e depois confirmei com alguns amigos alemães) que salsicha e salada de batatas compõem um prato muito comum na véspera natalina. Isso mesmo! rs. Em algumas regiões, é comum ter ensopado de carne.

natal na alemanha ceia salsicha

WordRidden / Jessica Spengler, Frankfurter wuerstchen, CC BY 2.0

No caso do meu primeiro Natal com a família alemã, fui questionada se gostava de filé (de carne de boi) e então informada que seria o prato da ceia. Achei super estranho, mas hoje já estou acostumada. Todo ano eles fazem algo diferente, mas com certeza é sempre um jantar especial.


Desejamos a todos vocês um feliz Natal!

Essas são algumas das tradições que aprendemos passando Natal na Alemanha! Espero que vocês tenham gostado das diferenças e, quem sabe, adotarão algum dos costumes no próximo Natal?

Eu sempre amei o Natal, era um período em que minha família inteira se reunia, tios, primos, avós… comemorávamos na praia. Pra mim os presentes eram o que menos importavam; o clima de festa e união era delicioso!

Nunca será a mesma coisa, não sou mais criança, não passo mais o Natal com a grande família, mas o espírito natalino está aí, pronto para encher todo mundo de paz e alegria. Desejamos que você deixe-o invadir o seu coração!

Feliz Natal!

Feliz Natal, onde quer que você esteja!

Dá uma olhadinha aqui nos nossos posts sobre cotidiano, história e cultura alemãs! ;)

Posts relacionados

Mercados de Natal em Berlim: veja aqui onde e até quando
Como sobreviver ao inverno em Berlim
Dicas para o Réveillon em Berlim com fogos
Berlim no inverno: a neve deixa tudo mais bonito
10 dicas para você não fazer feio quando convidado a uma casa alemã

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

24
11

11 Comments

  1. Camille Santiago 24/12/2014 Reply

    Estive em Berlim no início de dezembro e também tive o prazer de conhecer as tradições de uma família alemã em Hamburgo. Vi um calendário com gavetinhas e achei bem especial. Além disso também fiquei encantada por uma casinha de biscoito que também é tradição local.

    • Author
      Nicole 26/12/2014 Reply

      Verdade, Camille. As casinhas de Lebkuchen são uma tradição por aqui também 🙂 Tem tantas outras que já tô pensando num segundo post, rss

  2. Cecilia Clara 04/01/2015 Reply

    minha experiência em Berlin se resume a oito dias e meio, mas a paixão será eterna. Obrigada por nos colocar em contato com a cidade e nor tornar um pouco mais conhecedores de suas tradições e maravilhas. Sucesso para vocês e até breve

    • Author
      Nicole 05/01/2015 Reply

      Obrigada, Cecilia! Somos todos apaixonados por Berlim, então! 😀 Fico feliz em trazer a cidade um pouco mais pra perto de pessoas como você! Abraços 😉

  3. Maria Creofa 17/11/2017 Reply

    Bom dia , gostei de saber de algumas tradiçoes do Natal na Alemanha, esse ano vou passar o Natal em Nuremberg , na casa da minha irma.Abraço

    • Author
      Nicole 26/11/2017 Reply

      Que bacana, Maria!! Fico feliz que você tenha curtido o post 🙂
      Feliz Natal alemão pra você 😀

  4. Adriana 24/11/2017 Reply

    Boa tarde, por gentileza, somos duas pessoas e procuramos restaurante que tenha alguma ceia no dia 24 ou dia 25… alguem pode ajudar?
    Somos duas pessoas, que estaremos a passeio nas semanas natal e ano novo, em Berlim e Potsdam.
    Alguem poderia ajudar?

  5. Michelle 13/07/2018 Reply

    Boa noite! Parabéns pelo seu blog!
    Você saberia me dizer se no dia 25/12 os trens da Deutsche Bahn (viagens internacionais) funcionam normalmente?
    Obrigada!

    • Author
      Nicole 19/07/2018 Reply

      Funcionam, Michelle. Mas recomendo reservar assento, pois são bem cheios!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.