Já vivi diferentes celebrações da Páscoa na Alemanha: já tive que caçar ovos de galinha enterrados pelo jardim, acender fogueira como se fosse São João no Nordeste e passar 3 horas de frio em uma igreja medieval toda escura.
Cada um desses costumes tem um sentido diferente e interessante; e isso me inspirou a escrever esse post para vocês. Vem comigo!
Os povos germânicos já possuíam ritos de celebração em comemoração ao fim do inverno e início da estação mais quente.
Alguns desses costumes foram posteriormente incorporados ao ritual cristão de comemoração da ressurreição de Cristo – e o que você vai ver por aqui é uma salada mista de elementos culturais.
A missa de Páscoa na Alemanha
https://www.instagram.com/p/1EJJuPsR17/
A primeira missa de Páscoa que eu fui aqui na Alemanha foi durante a viagem que fizemos à região do Reno. Eu sabia que havia algo especial nessa missa, mas não tinha ideia de como era.
A que fomos nessa Abadia aí na região do Reno foi incrível – apesar do frio que estava fazendo lá dentro.
A celebração começa à noite, por volta das 22h/23h. Acende-se uma fogueira em frente à igreja e todos ficam em volta. A vela pascal é acesa com o fogo dessa fogueira e a partir da vela pascal todos vão acendendo suas velas.
A igreja fica toda escura e só é iluminada com as luzes das velas. Todos reunidos na Igreja, inicia-se um rito de cantos de salmos e orações – o que no caso da Abadia foi ainda mais belo, pois as freiras cantavam como anjos. Em muitas igrejas é o coral que toma à frente dos cânticos.
Provavelmente existe da mesma forma no Brasil, mas eu não conhecia e vi que é a celebração comum da Páscoa nas Igrejas Católicas aqui. Algumas igrejas fazem cedinho no domingo, por volta das 04h da manhã.
Se você tiver aqui na Alemanha nessa época, com certeza vale a pena ir a uma igreja na noite de Páscoa e presenciar esse ritual belíssimo.
A fogueira de Páscoa
Como falei acima, a fogueira de Páscoa é acesa na frente das igrejas e a partir dela é acesa a vela pascal. Mas não é só na celebração cristã que existe a fogueira.
As famílias também celebram a Páscoa acendendo uma fogueira e festejando em volta dela. Esse rito vem ainda da época pagã na qual acreditava-se que o fogo espantaria o inverno.
Eu nunca tinha visto isso em Recife. Fogueira pra mim era na celebração de São João (quando aqui não tem nada disso).
Imagine então a minha surpresa quando no meu segundo ano de Alemanha eu vou para fazenda de uma amiga e percebo o esforço de todos para fazer uma fogueira enorme e celebrar a Páscoa?
Mas antes que você se empolgue pra acender sua fogueira na Páscoa por aqui, a maioria das cidades proibiu esse costume para evitar incêndios. Entretanto nas cidades menores e fazendas ainda é muito comum.
Na sexta-feira santa é proibido dançar
O feriado de Páscoa aqui, diferente do Brasil, vai até a segunda-feira, aqui chamada segunda de Páscoa.
Mas o que eu acho mais interessante é o feriado da sexta-feira santa, que representa o dia da paixão de Cristo. Neste dia, rege a lei do silêncio aqui na Alemanha e é proibido qualquer tipo de festa.
Nenhum tipo de celebração em público é permitida: nem ópera, concertos, festas de empresas, festivais, boates, nada.
Nos estados de maioria católica, o “Tanzverbot” ou “proibição de dançar” vale durante todo o feriado de Páscoa (quinta, sexta e sábado). Mas especialmente na sexta é uma proibição nacional.
Cada estado pode, entretanto, delimitar o horário da proibição. Berlim, como era de se esperar, é o estado com a mais leve proibição que tem: vale das 04h às 21h. Depois disso, todo mundo tá liberado pra festejar como quiser.
Em todos os demais estados, com exceção apenas de Bremen e Hamburgo, a proibição é pro dia inteiro. Na Wikipedia tem uma tabela mostrando o Tanzverbot em todos os feriados e por estado.
A decoração de Páscoa nas cidades e casas alemãs
A Páscoa aqui é quase tão bem decorada quanto o Natal. E essa foi uma das primeiras coisas que eu percebi no meu primeiro ano por aqui.
Logo depois do Carnaval (às vezes até antes), em todas as lojas de decoração, lojas de quinquilharias e supermercados aparecem várias prateleiras só de decoração pascal.
Coelhinhos, cordeiros, ovinhos, tudo muito bonitinho… as casas ficam umas gracinhas.
https://www.instagram.com/p/y-CHi2sR8v/
https://www.instagram.com/p/zdaRL4MR2a/
O ovo é de galinha e o chocolate em forma de coelho
Ficou meio confuso?
Mas é isso mesmo. O ovo mais comum aqui na celebração de Páscoa é mesmo o ovo de galinha.
Na minha primeira Páscoa aqui na Alemanha eu tive que esvaziar vários ovos por um buraquinho pequeno para ficar com a casca mais ou menos inteira. E aí pintamos as cascas e penduramos nas árvores do jardim e nos vasinhos dentro de casa, fica bem bonitinho.
Além de usar para a decoração, os ovos de galinha também são consumidos no domingo de Páscoa.
O costume é cozinhar os ovos, pintá-los e escondê-los. No domingo de Páscoa, as crianças saem a procurar os ovinhos. Como vocês podem imaginar, o típico café da manhã do domingo de Páscoa envolve muitos ovos cozidos.
E a questão do ovo cozido não é só um costume praticado por quem tem criança em casa.
Lembro até hoje que na minha primeira Páscoa aqui na Alemanha eu fiquei sem entender porque, após pagar as compras no caixa do supermercado, eu recebia um ovo cozido pintado. Na época até nem entendia se o ovo estava cru ou cozido, kkk.
A tradição de cozinhar e pintar os ovos tem origem no costume de suspender o consumo de carne e ovos durante a quaresma.
Para que os ovos não estragassem, eram cozidos e pintados de vermelho para serem diferenciados dos ovos frescos. No domingo de Páscoa os ovos cozidos – e pintados – poderiam ser consumidos. A tradição se mantém até hoje.
O chocolate claro que também faz parte da Páscoa na Alemanha, mas já é um costume que chegou nos tempos atuais.
Aqui o formato mais comum do chocolate é de coelhinho. Ovos de Páscoa, como a gente conhece no Brasil, não é muito usual não. O máximo que dá pra encontrar são uns mini ovinhos ao redor dos coelhos de chocolate.
https://www.instagram.com/p/BDIsN4WsR5B/
Curtiu os costumes de Páscoa na Alemanha? Também escrevi um post com tradições natalinas, regras para não fazer feio quando convidado a uma casa alemã e outros posts sobre costumes alemães por aqui 😀
Fontes usadas: Deutsche Welle, MeineStadt.de, Wikipedia e minha experiência por aqui… portanto, certeza que existem outros costumes praticados durante a Páscoa na Alemanha e que eu não mencionei por não ter vivido. Acrescenta aqui nos comentários se você souber de mais algum! 😉
Parabens pelos posts.
Estou pela primeiro vez na Alemanha nested periodo.
Pena q nao fui na missa de Pascoa.
Estou retorno do agora. Passei por:
1. Frankfurt
2. Bamberg
3. Passau
4. Viena
5. Prien am Cheimsee
6. München
7. Obermmergau
8. Fussen
9. Konstanza
10. Darmstadt
11. Frankfurt
Bj
Que bacana, Marcia! Uma grande viagem 🙂
Obrigada por passar por aqui!
legal gostei do post interessante