Hoje Berlim acordou mais pobre
Pelo menos no quesito arte de rua: o famoso mural do artista BLU desapareceu em um processo silencioso e um tanto quanto misterioso. As pinturas de BLU foram feitas em 2008 e eram provavelmente as mais famosas de Berlim.
Já escrevemos sobre essas pinturas e a arte de rua no bairro de Kreuzberg aqui e sempre levávamos nossos viajantes a esse local na Cuvrystrasse, pelo significado do mural do artista italiano. Você pode ler o passeio completo que fizemos pelo bairro aqui.
Aqui tem dois vídeos bem legais do famoso mural sendo pintado:
A área
O quarteirão ali da Cuvrystrasse já tinha sido alvo de ocupações e recentemente ficou conhecido na mídia internacional como a “primeira favela da Alemanha”. A Deutsche Welle tem uma reportagem em português sobre o caso, leia clicando aqui.
Mas alguns meses depois a polícia alemã fez uma “limpeza” no local e o pessoal que havia ocupado foi realocado em abrigos. Chegamos a acompanhar esse processo de perto com alguns dos nossos viajantes.
A razão
No início do dia, especulava-se que o investidor, dono da área, tivesse apagado as imagens. O comprador dos prédios que fazem parte do quarteirão pretende construir na área uma série de apartamentos, um jardim de infância e um supermercado. Essas suspeitas, entretanto, não se confirmaram.
A versão mais aceita é a de que o próprio BLU retirou seu mural de arte de rua para que não fosse adicionada ao valor dos imóveis – e com isso gerasse lucro ao empresário.
Jascha Herr, morador do bairro de Kreuzberg, havia iniciado uma petição online para transformar o mural de BLU em patrimônio público: ele conseguiu juntar mais de 7 mil assinaturas e ia entrar com o pedido em Dezembro. O morador disse ao jornal alemão Tagesspiegel que acredita que o artista retirou suas pinturas meio que para “castigar” toda a cidade, como se essa não fosse mais digna de sua arte. Você pode ler a reportagem completa – em alemão – do Tagesspiegel aqui.
Seja qual for a razão, o fato é que não será mais possível apreciar esse belo mural de arte de rua em Berlim.
No ano passado algo parecido aconteceu com pedaços do muro de Berlim lá na East Side Gallery. Escrevemos sobre isso aqui.
Berlim está mudando e é normal que isso aconteça; a cidade está se desenvolvendo e com isso o aparecimento dessas manifestações tornar-se-á mais difícil. Faz parte de um processo de crescimento, mas é triste. E é claro que isso deixa muitos berlinenses, acostumados com sua Berlim alternativa, super irritados. A gente entende e sente muito.