fbpx

Berlim perde famoso mural de arte de rua

Hoje Berlim acordou mais pobre

Pelo menos no quesito arte de rua: o famoso mural do artista BLU desapareceu em um processo silencioso e um tanto quanto misterioso.  As pinturas de BLU foram feitas em 2008 e eram provavelmente as mais famosas de Berlim.

Famosa pintura à direita, que dava pra ver também pelo rio Spree

Famosa pintura à esquerda, que dava pra ver também do rio Spree

O grande mural era formado por dois paineis, esse era o da esquerda

O grande mural era formado por dois paineis, esse era o da direita

Já escrevemos sobre essas pinturas e a arte de rua no bairro de Kreuzberg aqui e sempre levávamos nossos viajantes a esse local na Cuvrystrasse, pelo significado do mural do artista italiano. Você pode ler o passeio completo que fizemos pelo bairro aqui.

Aqui tem dois vídeos bem legais do famoso mural sendo pintado:

A área

O quarteirão ali da Cuvrystrasse já tinha sido alvo de ocupações e recentemente ficou conhecido na mídia internacional como a “primeira favela da Alemanha”. A Deutsche Welle tem uma reportagem em português sobre o caso, leia clicando aqui.

Mas alguns meses depois a polícia alemã fez uma “limpeza” no local e o pessoal que havia ocupado foi realocado em abrigos. Chegamos a acompanhar esse processo de perto com alguns dos nossos viajantes.

O mural e o terreno que havia sido ocupado

O mural e o terreno que havia sido ocupado

A razão

No início do dia, especulava-se que o investidor, dono da área, tivesse apagado as imagens. O comprador dos prédios que fazem parte do quarteirão pretende construir na área uma série de apartamentos, um jardim de infância e um supermercado. Essas suspeitas, entretanto, não se confirmaram.

A versão mais aceita é a de que o próprio BLU retirou seu mural de arte de rua para que não fosse adicionada ao valor dos imóveis – e com isso gerasse lucro ao empresário.

Jascha Herr, morador do bairro de Kreuzberg, havia iniciado uma petição online para transformar o mural de BLU em patrimônio público: ele conseguiu juntar mais de 7 mil assinaturas e ia entrar com o pedido em Dezembro. O morador disse ao jornal alemão Tagesspiegel que acredita que o artista retirou suas pinturas meio que para “castigar” toda a cidade, como se essa não fosse mais digna de sua arte. Você pode ler a reportagem completa – em alemão – do Tagesspiegel aqui.

Seja qual for a razão, o fato é que não será mais possível apreciar esse belo mural de arte de rua em Berlim.

No ano passado algo parecido aconteceu com pedaços do muro de Berlim lá na East Side Gallery. Escrevemos sobre isso aqui.

Berlim está mudando e é normal que isso aconteça; a cidade está se desenvolvendo e com isso o aparecimento dessas manifestações tornar-se-á mais difícil. Faz parte de um processo de crescimento, mas é triste. E é claro que isso deixa muitos berlinenses, acostumados com sua Berlim alternativa, super irritados. A gente entende e sente muito.

 

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

6
0

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.