Chama-se, na verdade, “Memorial aos Judeus Europeus Assassinados” e foi construído nos anos de 2003 e 2004. O arquiteto Peter Eisenman foi quem projetou os cerca de 19.000m² de memorial. Foi inaugurado em 2005, quando mais de 3,5 milhões de visitantes foram conhecer o memorial.
São 41 árvores e 2711 blocos de concreto – eu nunca encontrei informações oficiais sobre esses números, já que o arquiteto prefere deixar o significado da obra em aberto. Cada um deve pensar e sentir por si. A nossa dica é que você caminhe entre os blocos do memorial, silenciosamente, deixando-se levar pelas sensações. Eu pessoalmente sinto um pouco de insegurança, frio e às vezes até medo. Quem tiver oportunidade de passar por ele à noite (quando já estiver escuro), fica ainda mais interessante.
Embaixo do memorial tem uma espécie de museu, chamado “centro de informação”, com cerca de 900m² de exposição, inclusive uma sala com todos os nomes dos judeus mortos pelo governo nazista. É grátis para entrar na exposição, que fica aberta das 10h às 20h (meses de abril a setembro) ou até as 19h (outubro a março). O centro de informação fecha nas segundas-feiras, mas o memorial é aberto o tempo todo. Dica: todos os sábados, às 15h, tem tour grátis (em inglês) no centro de informação do memorial. E para quem fala alemão, tem também em alemão às 15h dos domingos.
Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Muito bom seu Blog , adorei !
Gostaria de saber o horário de funcionamento do memorial do Holocausto no natal , inclusive a parte de informações.Grata.
Olá Lidia, essas informações você pode ver no site deles aqui: no inverno o museu embaixo fica aberto até as 19h (última admissão às 18h15). O centro de informação é fechado dos dias 24 a 26/12, mas o memorial em si é sempre aberto ao público. Abraços!