Melhor bairro para se hospedar em Berlim

Olá viajantes, esse post foi pensado baseado em perguntas que temos recebido no blog sobre qual é o melhor bairro para se hospedar em Berlim.

Muitas pessoas leem em vários sites de viagens e blogs que o melhor bairro para se hospedar em Berlim é o bairro do Mitte. E por isso nem consideram a possibilidade de se hospedar em outros bairros.

E deixa eu dizer pra vocês uma coisa: cada bairro aqui tem áreas boas e áreas ruins. Inclusive o Mitte.


O bairro do Mitte

A verdade é que, antes da queda do muro, o acesso ao lado oriental (socialista) da cidade era bem difícil e burocrático. A maioria das pessoas conseguia apenas visto para um único dia.

Depois da queda do muro, todos queriam conhecer esse outro lado de Berlim, que já concentrava forte potencial turístico. Além disso, os investimentos feitos no lado oriental da cidade foram altíssimos – principalmente no bairro do Mitte – permitindo a renovação de prédios e a equiparação entre os dois lados da cidade.

O bairro do Mitte concentra a grande parte das atrações turísticas clássicas da cidade e que, depois da queda do muro, ele virou o bairro com o maior número de atrações turísticas de Berlim; ao menos para os que visitam Berlim pela primeira vez.

O antigo lado ocidental da cidade, entretanto, já possuía uma forte infraestrutura de hoteis. Esses hoteis, desde a década de 90, vem, de fato, perdendo espaço para os do lado oriental da cidade – o que leva os preços um pouquinho mais pra baixo.

Áreas boas para se hospedar no Mitte

  • Rosenthaler Plaz
  • Hackescher Markt
  • Gendarmenmarkt

Verifique no Google Maps se os hotéis são próximos mesmo dessas áreas (distância de 5 ou 10 minutos a pé).


O bairro de Charlottenburg: área da Ku’damm

Na área perto do Zoológico (centro da Berlim ocidental), concentra-se um grande número de hoteis, e já recebemos referências muito boas de alguns deles (Hotel ZooH10 Kudamm, Pullman e o Kempinski Bristol por exemplo).

A área do Zoológico não fica no centro histórico da cidade, mas é muito bem localizada e com ótimas conexões de transporte público.

Além disso, como falei, há certa tendência de melhores preços nos hotéis do Zoológico.

Fora que é onde fica também a avenida Ku’damm, a maior avenida de compras da cidade, cheia também de restaurantes e cafés (dá uma olhada aqui no nosso post de compras na Ku’damm).

Portanto, se você estiver vindo a Berlim, não pense que único lugar legal pra ficar é no bairro do Mitte.

Área boa para se hospedar em Charlottenburg

  • Breitscheidplatz

Quanto mais perto da Breitscheidtplatz ou da estação de trem do Zoo, melhor: você pode facilmente pegar o ônibus 100 ou 200 e se deslocar por quase todos os pontos turísticos tradicionais da cidade (dá uma olhada aqui na rota do ônibus 100).

Alguém se hospedou pela área e quer compartilhar a experiência? 🙂

A nossa lista com sugestões de hospedagem pelos nossos viajantes, você encontra aqui.

Dê uma pesquisada por hoteis próximos ao Zoológico e a Kurfürstendamm (Ku’damm), ou mesmo em outros bairros menos centrais. O transporte público em Berlim não será problema.

Se você reservar seu hotel usando o nosso link do Booking, nós ganhamos uma pequena comissão (sem que isso modifique o valor que você paga, claro). Então se quiser ajudar a manter o blog, salva o nosso link nos favoritos!

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

23
51

51 Comments

  1. hayla tardin 12/05/2013 Reply

    ola meninos,na minha ultima estadia,fiquei em um hotel pertinho da Alexander platz.achei bem legal…tinha muitos mercados por perto.o hotel se cham Grirmm`s hotel e eh todo tematipo das historias de contos de fadas dos irmaos Grimm.Hotel super novinho,com um bom bar,com wi-fi free(somente na recepcao).so nao sei que parte eh essa da cidade!nos iamos ate a AP e de la pegavamos uns onibus vermelhos e visitavamos os pp pontos da cidade,mas a noite,ficavamo ssem opcao de onde jantar.bjos…obrigada por todas as dicas fantasticas

    • Nicole 18/05/2013 Reply

      Obrigada pela contribuição, Hayla!! O hotel fica próximo a Alexanderplatz, então é uma boa área para se hospedar justamente por ficar perto dos pontos turísticos. Em compensação, normalmente é meio vazia à noite mesmo. Beijos!

  2. Eva 15/03/2014 Reply

    Estou com reserva no H2 Alexander Platz e to pensando em mudar exatamente apos ler estas dicas de que à noite não tem mt opção. Geralmente ando mt durante o dia mas gosto de ter opcoes para jantar ou fazer um lanche a noite sem precisar de taxi. Pensei em mudar para o NH berlim Mitte. O que vc acha, o NH é melhor localizado do que o H2 AlexanderPlatz?

    • Nicole 19/03/2014 Reply

      Olá Eva! Não acho que você deveria trocar de hotel não – até porque a área do NH Mitte também não é muito agitada à noite. Do H2 Alexanderplatz, você pode caminhar tranquilamente para a área do Hackescher Markt, lá tem várias opções (é super perto). Agora tem também o restaurante Hofbräuhaus na Alexanderplatz. Tem também o shopping Alexa e várias possibilidades de lanches rápidos por perto.
      Abraços! 🙂

  3. Eusa 27/05/2014 Reply

    Olá,
    Você fala de distância de aeroportos até o Centro.
    Mas, qual o aeroporto que chegam os voos vindos do Brasil? Vou fazer um roteiro e essa informação é importante. Podes me ajudar?
    Obrigada!!!!
    🙂

    • Nicole 04/06/2014 Reply

      Dependendo do voo, pode ser no Berlin Tegel (TXL) ou no Berlin Schönefeld (SXF).
      Abraços

  4. Marcus Vinicius 13/08/2014 Reply

    Olá Nicole, estarei indo agora no fim do mês a Berlim, os hoteis que ficarei serão:

    Wyndham Garden Berlin Mitte na Osloer Straße

    e

    Novum Style Hotel Berlin Centrum Downtown na Franklinstr. 23

    O que acha desse lugares?

    Muito bom o seu site

    abs

  5. Beatriz morelli Faria 04/11/2014 Reply

    O site agenda berlim e excelente. Parabéns !! Vou indica- lo que que souber de algué que esteja indo para Berlim.

    • Nicole 05/11/2014 Reply

      Obrigada, Beatriz! Fico feliz que você tenha curtido nosso blog 🙂
      Abraços!

  6. Marcelo Costa 08/02/2015 Reply

    Olá, gosto de ficar em locais que tenham várias opções de café e restaurante num passeio a pé a noite, sou do tipo que ando durante o dia e à noite gosto de caminhar próximo ao hotel para um jantar legal, num local com diversas opções. Tenho por enquanto três opções em vista, qual mais se adapta a isso? Opções: Sheraton Berlim Grand Esplanade (Lützowufer 15), The Circus Hotel (Rosenthalerstr. 1) e ibis Berlin Kurfuerstendamm (Bayreuther Strasse 39, Schoneberg-Tempelhof). Tive também indicação para ficar na Ku’Damm: Hotel Hotel California am Kurfürstendamm.
    Você teria outra sugestão?

    • Nicole 10/02/2015 Reply

      Olá Marcelo, para o que você gosta de fazer, recomendamos a área da Kurfürstendamm (mas não esse Ibis, que apesar do nome é meio distante da área), já o Hotel California tem uma localização melhor, mas em uma área um pouco mais calma da avenida – entretanto a uma distância a pé (400m) dos cafés e restaurantes da área, bem como da praça Breitscheidplatz. O The Circus Hotel fica numa praça meio movimentada e na área próxima à rua Oranienburgerstr. (cerca de 1km), que tem muitos restaurantes e cafés.
      Entretanto recomendamos sempre a área da Kurfürstendamm, que achamos perfeita para esses passeios rápidos próximos ao hotel… cheio de lojas, restaurantes, bares, cafés e pessoas. Mas não tenha muitas ilusões, as lojas fecham cedo (por volta das 19, 20h) e a cidade é bem tranquila à noite, a não ser nos bairros mais alternativos em ruas cheias de bares.
      Se você utilizar o nosso link para o Booking.com, que possui os melhores preços de hotéis, uma pequena comissão é repassada para o nosso blog 😉 (sem que aumente o valor que você paga, claro!).
      Espero ter ajudado!

  7. Simone 20/03/2015 Reply

    Nicole,
    Irei de Praga para Berlin de ônibus, gostaria de saber qual a localização da “rodoviária”, se há hotéis próximos ou transporte fácil para outros hotéis.

    • Nicole 25/03/2015 Reply

      Olá Simone, Rodoviária se chama “Zentraler Omnibues Bahnhof” (ZOB) e fica próximo à torre de Rádio (Funkturm) e à Messe (centro de convenções) – não é uma área turística e fica um pouco longe do centro. Entretanto há alguns hoteis próximos – esse Ibis, por exemplo, fica bem na rodoviária. Você pode achar hoteis próximos à ZOB aqui.
      Para chegar e sair da roviária de transporte público é simples, há várias opções – você não precisa ficar hospedada lá perto a não ser que vá sair de madrugada ou que vá passar pouco tempo na cidade.
      Espero ter ajudado 😉

  8. Sérgio Ricardo. 24/04/2015 Reply

    Olá, Nicole!
    Estou indo para Berlim no inicio de junho/15 e gostaria de fazer um tour guiado pela cidade, para conhece-la melhor. Vcs fazem esse tipo de ser serviço, um dia é sufuciente e qual é o custo?
    Grato,
    Sérgio Ricardo.

    • Nicole 24/04/2015 Reply

      Olá Sérgio, nós fazemos sim. Em um dia dá para programarmos um passeio que cubra todos os principais pontos turísticos e históricos da cidade. Enviei um e-mail para você com o nosso informativo, dá uma olhada 😉

  9. Marco Fontanari 04/05/2015 Reply

    Olá, chegaremos a Berlim dia 07/07/2015, somos casal e filho adulto, que região você sugere nos hospedarmos e quantos dias seria o ideal para conhecermos um pouco de Berlim?
    Você poderia também passar o informativo com sugestões de Tour e valores?

    • Nicole 04/05/2015 Reply

      Olá Marco!
      A gente sempre recomenda a área da Ku’damm (quanto mais perto da Breitscheidtplatz, melhor), por ser uma área animada, com muitas lojas e restaurantes, boa para passear à noite e ainda assim fácil ir aos pontos turísticos do bairro do Mitte. Aqui no Booking você pode procurar hotéis por lá.
      Te enviei um e-mail com nosso informativo, por favor verifica se recebeu. 🙂

  10. Sérgio Ricardo. 04/05/2015 Reply

    Oi, Nicole!

    Vou eu e um amigo, para ver a final da Champions.

    Chegaremos dia 2/6 e voltaremos dia 10/6. Nos dias 7,8 e 9 estaremos de carro e a ideia e conhecer outras cidades próximas.

    O valor é do grupo ou por pessoa?

    Respondi o questionário pessoal no dia 25/4.

    Aguardo seu contato para confirmar o tour.

    Abçs,

    Sérgio Ricardo.

  11. Jacqueline 15/05/2015 Reply

    Olá. Eu e meu esposo vamos para Berlim em agosto. Gostaria de receber o informativo com sugestões de Tour e valores . Obrigada!

    • Nicole 18/05/2015 Reply

      Olá Jacqueline, te mandei um e-mail. 🙂

  12. Elizabete Giraldez 18/05/2015 Reply

    Estou indo a Berlim aproximadamente e 24/6 somos 2casais qual o valor do seu dia como guia.Gostaria de saber se 2 a 3 dias é suficiente p conhecer.

    • Nicole 18/05/2015 Reply

      Olá Elizabete, enviei um e-mail para você 🙂 Por favor verifica se recebeu ou se por acaso caiu no spam.

  13. Heloisa do Rocio Ramos Toledo 30/05/2015 Reply

    Boa tarde, Nicole.
    Estou indo para Alemanha com meu marido em outubro de 2015. Faremos Berlim, Frankfurt e Munique. Em Berlim ficaremos hospedados na Alexsanderplatz. Poderia dar sugestões de restaurantes na localidade.
    Um abraço .

  14. darly sena 04/06/2015 Reply

    vou a berlim em outubro e estou planejando ficar no hecker hotel no kudam. gostaria que me enviasse um roteiro para uma viagem de 4 dias.faz muito frio nesta epoca?

    • Nicole 08/06/2015 Reply

      Olá Darly, pode fazer um pouco de frio… mas varia muito. Dá uma olhadinha nas médias de temperatura no nosso post “Como é o clima em Berlim?” 😉
      Um roteiro de 3 dias em Berlim + 2 Bate-voltas vai sair em breve aqui no blog! Você gostaria de guia para acompanhar você pela cidade? Qualquer coisa envia um e-mail para a gente em contato@agendaberlim.com.
      Abraços,
      Nicole

  15. Raquel 10/08/2015 Reply

    Olá, Nicole.

    Gostaria de saber o preço do tour de vocês pela cidade. Estarei aí de 05/10 a 09/10.

    Obrigada.

  16. Mônica 02/11/2015 Reply

    Olá, Nicole.
    Eu e meu marido estaremos em Berlim em dezembro e estava pensando em ficar no Hotel Amano, mas agora que vi seu post falando da área de Ku’damm fiquei na dúvida.
    Será nossa primeira vez em Berlim, mas já conheço várias cidades na Alemanha. Gostamos de sair durante o dia para conhecer os pontos turísticos e à noite ficar por perto do hotel.
    O Amano é uma boa opção?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    • Nicole 03/11/2015 Reply

      Oi Mônica, a região do Amano está meio feia devido a várias obras na área, mas o hotel parece ótimo e bem próximo ao metrô. Tem opções de restaurantes próximos também. Entretanto para ficar próximo ao hotel à noite numa região mais *gostosa* (digamos assim, rs) eu ainda recomendaria a região da Ku’damm (leia-se “à noite” nada muito além das 22h, quando o movimento já vai minguando em quase todas as áreas da cidade, com exceção das zonas de baladas). É uma análise que vocês devem fazer, pois a área da Ku’damm é mais distante da maioria dos pontos turísticos – mas com o ônibus 100 ou 200 se atinge todos eles em pouco tempo e ainda com vista panorâmica. Ficando próximo a Breitscheidtplatz, na minha opinião, não há erro 😀
      Dá uma olhada nos hotéis lá na Ku’damm, você termina conseguindo 4* mais baratos do que o Amano. Tem o H10, o Zoo Berlin, o Best Western, entre outros. É só dar uma olhada nos próximos a Breitscheidtplatz. 😉

  17. Lidiane Albuquerque 24/11/2015 Reply

    Olá Nicole,
    Adorei o blog, estou lendo vários posts 🙂 tb sigo no face e insta !
    Eu e meu marido iremos pela primeira vez a Alemanha. Vamos passar o réveillon por aí 🙂 já li o post sobre o réveillon desse ano, mas ainda não sei qual lugar escolher pra passar … Qual o lugar que vcs preferem ?
    Tb estou pesquisando o hotel, ainda não fechei … Vou dar uma olhada nos hotéis de Ku’damm como vc sugere.
    Chegaremos no meio do dia 27/12 e partimos dia 01/01, serão 4 dias completos e parte do dia 27/12 e do dia 01/01. Tem sugestão de roteiro pra 4 dias ? 😉 Vale a pena fazer um bate e volta pra alguma cidade perto ?
    Bjs, obrigada desde já pela atenção,
    Lidiane Albuquerque

    • Nicole 25/11/2015 Reply

      Olá Lidiane! Em 4 dias eu não faria bate-volta, porque tem tanta coisa pra ver em Berlim 🙂
      Em breve vamos lançar um produto que pode te ajudar com esse roteiro, espero que saia a tempo! Se não, você também pode fazer perguntas aqui que vamos respondendo!
      Eu escolheria um Mercado de Natal que fique aberto na virada e tenha fogos (como o do Gendarmenmarkt ou o da Gedächtniskirche) ou então um local fechado. É frio e deve-se considerar também festejar a virada em um local próximo ao hotel para não passar perrengues na hora de voltar.
      Abraços!

  18. Mario 03/12/2015 Reply

    Boa tarde Nicole
    Tudo bem???
    Estou indo com minha esposa para Berlim em maio…
    Gostaria de saber valores para passeios com guia, e bairros bons para locomoção, com hoteis baratos!

    Obrigado por sua atençao
    aguardo seu retorno

    • Nicole 04/12/2015 Reply

      Olá Mario!
      Enviei um e-mail para você com informações sobre nosso serviço de guia aqui em Berlim.
      A área que recomendamos com hotéis bons e mais baratos do que o Mitte é realmente a área da Ku’damm e do Zoo, dá uma olhada 🙂
      Atenciosamente,
      Nicole

  19. Mario 15/12/2015 Reply

    Nao recebi o email 🙁
    por gentileza, poderia me enviar novamente?

    obrigado

  20. Mario 15/12/2015 Reply

    por gentileza, envie para esse outro email tb
    para garantir que chegue 🙂

  21. Silene Guterres 30/12/2015 Reply

    Olá Nicole!!!, gostei do seu blog e gostaria que, se fosse possível, você me orientasse.
    Minha viagem à Europa, se dará no dia 8 de maio, perfazendo o seguinte trecho:
    Rio – Amsterdã – 08/05 – Aéreo
    Amsterdã – Berlin – 14/05 – Aéreo
    Berlin – Praga – 19/05 – Trem
    Praga – Viena – 23/05 – Trem
    Viena – Budapeste – 27/05 – Trem
    Budapeste – Rio – 30/05 – Aéreo
    Minha duvida: Onde se hospedar em Berlin, Praga e Viena, pois irei fazer esses trechos de trem e gostaria de unir o útil ao agradável, um hotel que fosse perto da estação e cuja área tivesse movimento de cafés, restaurantes….
    Aguardo um retorno.
    Obrigada pela atenção.

  22. Daniela Lopes 09/09/2016 Reply

    Olá Nicole!! Eu e meu marido iremos pela primeira vez a Berlim em outubro. Acompanho e gosto muito do seu trabalho, sigo no instagram, snapchat… Estou em dúvida na escolha entre dois hotéis em Mitte: Casa Camper Berlim e NH Collection Berlin Mitte Friedrichstrasse. Você poderia me ajudar? Tem outra sugestão? Muito obrigada!

    • Nicole 10/09/2016 Reply

      Olá Daniela! Que maravilha! 🙂
      Olha, eu não tenho como dizer qual é o melhor hotel, mas posso opinar em relação à localização: o Casa Camper fica bem no meio do Scheunenviertel, o antigo bairro judeu. Uma região legal, movimentada e mais aconchegante. A região do NH da Friedrichstr fica bem central, mas é uma região mais “dura”, comercial e numa avenida. Eu escolheria – pela localização – o Casa Camper 😉
      Entra em contato com a gente se você tiver interesse nos nossos serviços de guia ou de consultoria para auxiliar vocês na estadia por aqui.
      Abraços!!

  23. washington almeida 17/10/2016 Reply

    Excelente as dicas sobre Berlin, bom trabalho, parabéns

    • Nicole 21/10/2016 Reply

      Obrigada, Washington! 😀
      Fico feliz que você curta o nosso trabalho!

  24. Fernanda 20/03/2017 Reply

    Ola Nicole,
    Seu site é excelente! Facil e divertido de ler. Dicas otimas, praticas e objetivas !
    Por favor mande o valor para o tour guiado para 2 adultos e 2 filhas de 14 anos. Data: final de outubro/2017.
    Grata.

    • Nicole 24/03/2017 Reply

      Olá, Fernanda! Muito obrigada, fico feliz que você tenha gostado do nosso blog.
      Enviei um e-mail para você com o nosso informativo e peço para você responder ao nosso questionário virtual para que possamos planejar direitinho os passeios de vocês. 🙂

  25. Juliana 21/05/2017 Reply

    Olá Nicole,

    Adorei o blog!
    Por favor, envie o seu informativo de tour guiado para dois adultos. Estamos programando nossa visita para os dias 13 a 16 de julho.

    Muito obrigada!

    • Nicole 27/05/2017 Reply

      Olá, Juliana! Fico feliz que tenha curtido o nosso blog.
      E-mail com detalhes e informativo enviado!
      Fico à disposição.
      Abraços,
      Nicole

  26. Geraldo Jose 01/12/2018 Reply

    Por favor, você poderia me dizer qual o melhor lugar para se hospedar em Berlin: Sofitel Kurfürstendamm ou Sofitel Gendarmenmarkt ?

    • Nicole 20/12/2018 Reply

      Olá, Geraldo, o Sofitel Gendarmenmarkt fica próximo a quase todos os principais pontos turísticos da cidade e ainda numa área linda. Escolheria ele.
      Abraços

  27. Gabriella 31/03/2019 Reply

    Boa noite!
    Parabéns pelo blog! As dicas são ótimas! 🙂
    Gostaria de pedir a opinião de vcs em relação a hospedagem. Qual dessas regiões é melhor: Hackescher Markt ou entre o Gendarmenmarkt e o Checkpoint Charlie?

    • Nicole 10/06/2019 Reply

      Pessoalmente prefiro a região do Hackescher Markt.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.