Pra quem já passeou comigo pelo centro de Berlim sabe que eu faço questão que todo mundo saiba quem foi Schinkel.
Ele foi o arquiteto que projetou vários edifícios históricos do centro da cidade. Em sua época era o arquiteto preferido de Friedrich-Wilhelm III, rei da Prússia.
Entre os prédios projetados por Schinkel estão: a Casa de Concertos no Gendarmenmarkt, a Neue Wache na Unter den Linden, e o Altes Museum, na ilha dos museus.
Lê aqui o que é e quais são os museus da Ilha do Museus de Berlim.
Mas pra quem gosta do estilo do arquiteto e quer ver algo mais fora do centro e menos conhecido fica a dica da Johanniskirche, ou igreja de João Batista.
É uma igreja projetada pelo arquiteto prussiano que fica na Rua Altmoabit, número 25.
Eu descobri essa belíssima igreja porque passava todos os dias de bicicleta indo e voltando da faculdade logo quando comecei a morar aqui em Moabit.
Vê aqui o nosso post com um passeio pelo desconhecido bairro de Moabit.
Sempre achava a igreja muito bonita e tive a curiosidade de olhar. Foi aí que descobri que ela era projetada pelo arquiteto do qual eu já gostava.
Além disso, eu e Nicole fomos convidados há um tempo para assistir a um encontro de corais lá na igreja. Foi o coral dessa igreja e um coral italiano que estava visitando Berlim. Foi incrível. Dava pra perceber muito a diferença entre os alemães e os italianos muito claramente quando um ou outro coral se apresentava.
–
Precisando de um guia brasileiro em Berlim? Dá uma olhada no que a gente pode ajudar!
Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.
[…] Veja aqui outro post sobre uma igreja de Schinkel mais afastada do centro […]