A Universidade Humboldt para além da fachada

Universidade Humboldt de Berlim ©Agenda Berlim

©Agenda Berlim

Muita gente que passa pela Unter den Linden (a principal avenida turística de Berlim) vê, admira e tira fotos do prédio da Universidade Humboldt com suas várias estátuas.

Infelizmente, pouca gente sabe que é permitido entrar no prédio e acaba deixando de ver coisas interessantíssimas que nem estão tão escondidas assim.

Hall Universidade Humboldt Berlim ©Agenda Berlim

©Agenda Berlim

Depois que você passar pelo pátio e entrar no prédio, você dará de cara com um salão de mármore vermelho e uma escadaria da mesma pedra em frente, com uma frase que você provavelmente não vai entender, mas vai saber de quem é: de Karl Marx.

Antes de dizer o que significa, para atiçar sua curiosidade, vou primeiro falar como essa frase foi parar aí.

Primeiramente, como muita coisa em Berlim, o prédio principal da universidade foi bastante danificado durante a II guerra. E, como ele se encontrava do lado oriental da cidade, ficou sob o regime comunista.

Quando os comunistas reconstruíram a parte destruída do prédio, eles colocaram mármore vermelho na entrada (que cor mais?) e fizeram essa singela homenagem ao teórico do comunismo, já que ele havia estudado direito ali.

Frase no Hall Universidade Humboldt Berlim ©Agenda Berlim

©Agenda Berlim

De acordo comigo mesmo, a frase em português seria: “Os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes formas; mas o importante mesmo é mudá-lo.”

Mas como pode, mesmo depois da queda do muro? Como deixaram essa frase colocada pelo regime comunista, um regime que construiu o muro que separou famílias…

Depois da reunificação alemã, houve vários debates na universidade pra saber se a frase permaneceria ali ou se ela seria retirada. O resultado a gente já sabe.

O legal é que Berlim tem uma série de memoriais muito criativos. Esse é, em minha opinião um deles.

Apesar de eles terem mantido os dizeres de Marx, eles acrescentaram um detalhe. Deu pra ver na foto de cima uma plaquinha em cada degrau? Não? Agora vai dar.

Escadaria Universidade Humboldt Berlim ©Agenda Berlim

©Agenda Berlim

Essa intervenção foi feita por uma artista britânica, Ceal Floyer. Ela venceu uma competição contra 4 outros artistas. Todos os degraus da escadaria principal possuem essa plaquinha.

Vorsicht Stufe significa “Cuidado, degrau”. Mas a palavra Stufe também pode significar “fase” ou “etapa”. A cada degrau que você sobe, você estará sendo advertido a ter cuidado; a cada nova fase, a cada etapa. De repente a frase de Karl Marx colocada pela DDR (República Democrática Alemã) não fica tão mal ali, né?

Dizem que, além disso, a artista também queria passar um pouco de bom humor, fazendo piada com a meticulosidade dos alemães, avisando, em cada um dos 56 degraus, para que se tenha cuidado.

Mas continue, suba as escadas. Cuidado com o degrau! Cair numa escadaria em que TODOS os degraus têm aviso deve ser vergonhoso. Nicole já caiu lá. Todos ficaram apontando para ela e gargalhando por minutos. Eu também.

Andar superior Universidade Humboldt Berlim ©Agenda Berlim

©Agenda Berlim

No primeiro andar também tem coisa pra ver. Suba, mesmo que você esteja com as pernas cansadas de andar pela cidade o dia inteiro. Você vai se deparar com o salão em homenagem aos membros da universidade agraciados com o prêmio Nobel.

Salão de Nobeis Universidade Humboldt Berlim ©Agenda Berlim

©Agenda Berlim

Foram 29, a maioria de química, física e medicina, e cada um deles é homenageado com uma foto e uma breve descrição de seu trabalho (em alemão e em inglês). Olha quem também está por lá: (e com cara de normal)

Einstein Nobel Universidade Humboldt Berlim ©Agenda Berlim

©Agenda Berlim

E pra quem quiser lembranças da Universidade e de Berlim, embaixo ainda tem uma lojinha com artigos variados com a marca da Humboldt. Fica logo na entrada do lado direito.

Loja da Universidade Humboldt Berlim ©Agenda Berlim

©Agenda Berlim

Dica: tem banheiros dentro da universidade – e você pode usá-los.

Se você ficou com vontade de estudar numa das melhores universidades alemãs, dá uma olhada no post que Nicole escreveu sobre como é estudar aqui na Alemanha.

Caso você tenha curtido este post e goste de saber mais histórias e curiosidades por aqui, não deixa de acompanhar a nossa categoria de Cotidiano, História e Cultura. E esse post sobre a história por trás do luxo do hotel Adlon.

 

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

9
12

12 Comments

  1. Que maravilha o seu blog com muita informação importante, sendo de uma brasileira morando em Berlim fica mais interessante conhecer esse lugar fantástico. Também somos fãs da Alemanha e já fomos algumas vezes, ainda não conheço Berlim, espero um dia conhecer.Bjs

    • Nicole 03/04/2015 Reply

      Olá Solange! Ficamos muito felizes em ajudar a levar um pouco da história e cultura da Alemanha para o Brasil 😀

  2. Renata 16/04/2015 Reply

    Estivemos hj na Universidade! Muito legal, não teve como tirar uma foto com o Herr Einstein, apesar do olhar bravo de um
    Professor q passava!
    Engraçado ver os alunos * lagarteando* no gramado atrás do prédio!
    Mais uma super dica do AgendaBerlim!

    • Nicole 18/04/2015 Reply

      Aah que bom saber disso, Renata! 😀
      Fico feliz que estejam aproveitando as nossas dicas! Abração

  3. Juliana Moreti 02/08/2015 Reply

    Olà Nicole!
    Teu blog é ótimo e está sendo bastante útil para nós!
    No entanto, a dúvida (ou melhor, a ajuda) que eu tenho não é voltada ao turismo.
    Você estuda nesta universidade, não?
    A biblioteca dela é de acesso livre ou alguma sala para estudos?
    E como são as bibliotecas na cidade? Há locais tranquilos para estudar?

    Meu marido fará uma parte da pesquisa do doutorado dele na Universidade livre, mas como por là não é tão turístico para mim, estamos pensando em ficar no centro.
    Serão 2 meses na Alemanha e ele precisa de um local calmo para estudar!
    Abraços!

    • Nicole 29/12/2015 Reply

      Oi Juliana, nossa, não tinha visto seu comentário! Espero que ainda ajude!
      A biblioteca é aberta para todos sim; tem em vários prédios. Eu prefiro a do centro de línguas da HU. 🙂

  4. Ana Silvia Mota 16/05/2017 Reply

    Oi Nicole!
    Mas uma sugestão anotada. Eu gosto trazer lápis dos locais onde vou. Trouxe da Universidade de Coimbra, de Salamanca. Certamente que trarei da Universidade Humboldt. E prestarei atenção nos degraus da escada. Um abraço.
    Ana Silvia

    • Nicole 27/05/2017 Reply

      Você vai adorar a Humboldt. 😉

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.