Berlim tem o melhor Döner do mundo!

Pacelli e Nicole saboreando um Döner (esse não é do Mustafas)

Você não sabe nem o que é um Döner?

Deixa eu te explicar: Döner Kebap é uma comida de origem turca, que ao pé da letra significa “espeto giratório”. Isso porque consiste basicamente num pedaço grandão de carne de cordeiro, carneiro, bovina, caprina ou de frango que roda em um espeto vertical e é fatiada apenas na hora de ser consumida.

No Brasil é conhecido como churrasco grego, e é muito famoso também no Oriente Médio. Mas o diferencial está na versão inventada por imigrantes turcos em Berlim, especialmente para agradar o gosto dos alemães (e, convenhamos, dos brasileiros também).

A adaptação fez tanto sucesso que se tornou um dos fast-foods mais populares da Alemanha, encontrado em qualquer cidadezinha. A versão surgiu no bairro de Kreuzberg, em Berlim, na década de 70, em que a carne é colocada dentro do pão pita (ou pide) com diversos tipos de molhos, salada e legumes.

Você pode escolher o que colocar, o que tirar, vai de cada gosto – a gente prefere a versão sem tomate e sem pepino. Peçam sem pimenta se vocês não gostarem de comida apimentada, e aproveitem essa delícia.

Além de delicioso, por toda Berlim o Döner é grande o suficiente para ser a refeição de qualquer marmanjo, e por um preço que varia entre 2,50 e 3,50 euros (a depender do bairro). Dá pra economizar um dinheirinho se alimentando de Döner!

Vocês encontrarão uma lanchonete turca – de Döner, claro – em cada esquina da cidade de Berlim. Mas até agora o melhor Döner que a gente já provou (e já recebemos várias indicações de que esse seria realmente o melhor Döner da cidade), chama-se Mustafas. Claro que fica em Kreuzberg, onde tudo começou.

Vale muitíssimo a pena experimentar essa delícia. E confie em nós: mesmo que você precise de 30min de metrô para chegar até o Mustafas, valerá a pena. Nem a fila que se forma no local à espera do delicioso Döner intimida os que já conhecem: faça sol ou tenha neve, o Mustafas tá cheio de gente esperando ser atendida. E não é por falta de oferta de Döner não… é que o Mustafas é realmente diferenciado. Se você quiser, prove também o Dürum Döner, tem o mesmo recheio do tradicional, mas a massa do pão é bem mais fininha e vem enroladinho. Hmmmm

O vídeo é apresentado pelos próprios donos e funcionários do Mustafas. Foi retirado de http://trendvertisers.de/werbung/doner-ist-liebe/.

Mapa do Mustafas (clique para ampliar)

Como chegar

O Mustafas fica na Mehringdamm 32, basta pegar o U7 ou U6 para a estação de metrô Mehringdamm. Se você der a sorte de sair na saída certinha, você vai dar de cara com o trailer do Mustafas. Se não, saia da estação e ande em direção a Yorckstrasse. Quando você avistar uma fila em frente a um trailer branco, é o Mustafas.

Dê uma rápida olhada no site para ver como é: http://www.mustafas.de/

Para saber mais sobre o transporte público de Berlim, leia este post. Para aprender a verificar sua rota no site dos transportes públicos de Berlim, leia aqui.

Para saber mais sobre o que o vivaberlim pode fazer por você, clique aqui.

Berlim, de brasileiro pra brasileiro.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

4
19

19 Comments

  1. Ludy 31/01/2012 Reply

    Quando eu for aí novamente vou provar um Döner no Mustafas então. Será que é melhor que o turco mesmo? Só provando! ;P
    Ah, vale ressaltar que o preço aqui na Turquia (Izmit, Kocaeli) é por volta de 3,75TL, baratíssimo também!

    • Author
      Nicole Plauto 31/01/2012 Reply

      Ludy, realmente é muito barato aí. Fica por cerca de 2 euros, não é?! Mas é do mesmo tipo que o daqui? Porque não sei se tu sabe, mas os turcos já importam o Döner “alemão” na Turquia também. Eu acredito que esse estilo desenvolvido aqui é mais aceitável pro paladar comum, e é uma refeição completa né. Quando você vier, não pode deixar de provar o do Mustafas mesmo. 🙂

  2. Bruno Nunes 05/02/2012 Reply

    Maldito dia em que comi um dönner em Berlim. Depois disso nunca mais fiquei satisfeito ao comer um em outra cidade. É realmente excelente. Uma das comidas que mais tenho vontade de comer quando voltar à Alemanha.

  3. Teresa Cristina 17/02/2012 Reply

    Oi Nicole!!

    Excelente seu blog. Me dá um dica sobre o doner se encontro em qq lugar em Berlim ou há só alguns lugares que vendem e a média de preço?
    Outra coisa, o seu roteiro está bem claro e eu vou em junho ficar no Berolina Hostel, na Stugartz Plaz (o nome não sei se está escrito correto), perto do Zoo, então pelo que vc informou nãi fca tão ruim a localização não né?
    De lá posso apanhar o BUS 100 e pagar na hora ao motorista?

    Vaeluuu mesmo por todas as respostas, não conheço nada em Berlim e sei que é uma cidade enorme.

    Abraços.

    • Author
      Nicole Plauto 17/02/2012 Reply

      Olá Teresa! Que bom que você gostou do blog! Obrigada pela sua participação! Se puder, compartilha com os amigos e interessados por Berlim. 🙂
      Então, o Döner você encontra em qualquer esquina sim (e normalmente é aberto até de madrugada). Basta você ver uma lanchonetezinha com uma carne enorme no espeto vertical e ali tem Döner. Os preços variam entre 2,50 e 3,50 euros, a depender da área da cidade. No Mustafas o Döner é um pouco mais caro, 3,90 euros, mas porque é bem especial (leva queijo branco e batatas também). É uma refeição completa, tem gente que nem aguenta comer todo! Vale a pena experimentar viu, seja no Mustafas, seja em qualquer esquina da cidade.
      Sobre a sua localização, se seu hotel é perto do Zoo você estará no centro da Berlim Ocidental. É uma área de compras, por perto tem a Ku´damm, avenida enorme cheia de lojas, tem algumas atrações turísticas (como a Gedächtnis Kirche – uma igreja parcialmente destruída durante a II Guerra) e ótimas possibilidades de transporte. E sim, de lá você pode pegar o ônibus 100 e comprar o single ticket (ou até o day ticket) com o próprio motorista. A maioria dos pontos turísticos fica na Berlim Oriental, mas na área do Zoo você não vai ter dificuldades de achar transporte para lá.
      Quaisquer dúvidas, estamos por aqui. 🙂

  4. Teresa Cristina 17/02/2012 Reply

    Ah….então Nicole,..vamos ver se entendi neste ônibus eu compro diretamente com o motorista e tenho a possibilidade de pagar o day ticket e rodar várias vezes neste mesmo transporte, é isso?
    E se compro single eu posso rodar o trajeto todo dos pontos turísticos e descer onde me interessar mais, é desta forma?
    Porque eu andei vendo e compensa mais este do que apanhar o sighseeingt, se for como eu entendi.
    Maravilha vc. Está me dando excelentes informações e para outras pessoas tb claro, e quando voltar, se Deus quiser for tudo em paz, estarei aqui para lhe dá boas notícias.

    • Author
      Nicole Plauto 17/02/2012 Reply

      Olá querida! É exatamente isso que você entendeu. Com o day ticket você pode andar várias vezes por dia não só no mesmo ônibus (o amarelinho), como também em qualquer outro, além de metrô, trem e bonde! Mas dependendo de quanto tempo você vai ficar, tem outras opçoes de tickets que valem mais, tipo pra 3 dias, pra 1 semana, etc. Dá uma olhada: aqui, para as tarifas single e day; aqui para as de uma semana; e aqui para as especiais para turistas. Divirta-se no planejamento 🙂

  5. Gianne 13/03/2012 Reply

    Ái Nicole! O que é o Dönerdo Mustafá! Tô aqui sonhando com essa delícia. Valeu mto a pena ficar naquela fila no meio da noite fria depois de ter pego o SBahn errado e nos perdido. Risos!!! Um delícia! Da próxima vez quero uma foto em frente ao Mustafa!! Beijos!

    • Author
      Nicole Plauto 13/03/2012 Reply

      Deveríamos mesmo ter tirado uma foto, Gianne! Aquela delícia vicia. Da próxima vez que você vier, vamos de novo lá!!! Beijoss

  6. Elayne 10/05/2012 Reply

    Oi Nicole, sou amiga de Michelle, estive em Berlim há 2 anos , infelizmente não provei o doner, só provei em Paris depois e já achei as mil maravilhas, imagina esse aí, delícia… Se um dia retornar à Berlim vou conferir com certeza. Parabéns pelo blog, tem dicas preciosas, muito legal!

    • Author
      Nicole Plauto 10/05/2012 Reply

      Obrigada Elayne! É sempre ótimo receber um elogio! 🙂
      Pois quando voltar a Berlim não deixe meeeeesmo de ir no Mustafas! E fala com a gente 😉
      Abraços!

  7. giu 01/02/2015 Reply

    boa dica! vou experimentar, mas o döner do Grill und Schlemmerbuffet na Rosenthaler Platz é insuperável! hehe

    • Author
      Nicole 10/02/2015 Reply

      Ahh Giu, verdade?! Vou experimentar essa sua dica hein! 😉 Obrigada!

  8. Markus alemao 24/04/2015 Reply

    Oi Nicole,
    os meus dois prediletos ficam em Schöneberg e sao HASIR (tem 6 restaurantes em Berlim, eu sempre vou no da Maaßenstraße 10, do lado da Nollendorfplatz) e ASPENDOS (Hauptstraße 11, perto da Kaiser-Wilhelm-Platz). Neste último, até o pao é caseiro. Mas o mais importante: colocam CARNE DE VERDADE e nao aquela massa moida que finca impossível de dizer o que é. Tenho notado ultimamente que os döner nao sao mais aqueles de há alguns anos…por isso, passei a evitar.
    Quero muito saber o que vcs acham das minhas duas dicas! Abracos

    • Author
      Nicole 27/04/2015 Reply

      Humm, Markus! A gente também adora o que tem aqui perto de casa, o Food Point, muito bom. E o Keplan também é gostoso, pelo menos o da Leopoldplatz. Qualquer dia vamos provar essas tuas dicas (está anotadíssimo) e aí te digo! 😀
      Abraços e obrigada por comentar.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.