Nós juntamos aqui 10 dicas para você não fazer feio nos metrôs, trens, ônibus e estações em Berlim
Nos ônibus
1) Diferentemente dos metrôs e trens, nos ônibus os bilhetes devem ser apresentados ao motorista na entrada (mesmo que muitas vezes ele nem olhe). Portanto, embarque com o bilhete em mãos, não deixe para procurá-los quando já entrou no ônibus. É sempre bom evitar que o motorista fique de cara feia por você estar atrapalhando o rígido cumprimento do horário dele.
2) Evite comprar o bilhete com o motorista. Na verdade isso é permitido, mas como o motorista é muito cobrado para chegar em todas as paradas exatamente no minuto programado, isso pode tomar um tempo que ele não tem. Ainda assim, se for inevitável, esteja sempre com o dinheiro trocado para a compra dos bilhetes. Evite também pagar com notas altas. Acima de 10 Euros, fica bem complicado para o motorista.
3) Não saia pela porta da frente. A porta da frente é para a entrada de passageiros e as portas de trás para a saída.
4) Não é preciso sinalizar para o ônibus parar. Se houver alguém na parada, ele vai parar independentemente de qualquer sinal.
Nos metrôs e trens
5) Nos metrôs (U-Bahn) e trens (S-Bahn) na Alemanha, não se passa por catraca ou por qualquer controle na entrada. Mas isso não quer dizer que você não precise comprar o bilhete. Tenha sempre o bilhete com você, pois você poderá ser fiscalizado enquanto estiver dentro do trem. E se você for pego no metrô ou trem sem o bilhete necessário, terá que pagar uma multa de 60 euros (fora o constrangimento de ser “fichado” pelos controladores, bem como retirado do trem na estação mais próxima). E além do mais, o serviço é bom e o preço é justo, não tem justificativa para não comprar o bilhete, né verdade?!
6) Não esqueça que os bilhetes que você compra também precisam ser validados. Você faz isso numas maquininhas amarelas que ficam no início ou término da escada que leva até as plataformas. Para um fiscal, um bilhete não validado é a mesma coisa que não ter o bilhete; ou seja, passível de multa de até 40 euros. Os bilhetes para o dia inteiro ou para mais dias só precisa ser validado 1 vez.
7) Esta dica serve para qualquer situação que envolva portas: primeiro espere todos saírem e só depois entre! Serve para bancos, prédios, metrô… pra praticamente qualquer coisa, mas nos transportes é imprescindível.
8) Não coma dentros dos meios de transporte. Uma fruta ou algo leve normalmente não tem problema, mas jamais comidas quentes ou com cheiro forte. Você vai incomodar as pessoas e ainda pode ser que suje o local.
Nas estações
9) Respeite o fluxo de pessoas: caminhe pela direita! E, no caso de mais de uma faixa de pessoas, fique mais à direita se estiver andando devagar.
10) Também serve para escadas rolantes: se for ficar parado na escada, faça-o pelo lado direito. Você vai ver como as pessoas mais apressadas passarão rapidinho pelo seu lado esquerdo.
Aproveita e aprende aqui a você pode acessar aqui.
–
Precisando de um guia brasileiro em Berlim? Dá uma olhada nos nossos serviços e fala com a gente!
Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.
Os guias mais bem informados de Berlim. Beijos.
Esse blog é perfeito! 🙂
Oow Alessandro, muito obrigada!
Amei o blog! Muito perfeito! Já estive na Alemanha mais foi só um passeio (acabei me apaixonando pelo país)… Enfim em junho estou indo morar em berlim e já estou super ligada nas dicas do blog que com certeza vão me ajudar e muito. 😀
Obrigada, Jaryele!! Bom demais receber comentários assim! Precisando de qualquer dica, é só mandar por aqui! Em breve vamos postar mais coisas sobre a vida na Alemanha… Abraços!
[…] 10 dicas para você não fazer feio no transporte em Berlim » http:// https://www.agendaberlim.com O vivaberlim juntou aqui 10 dicas para você não fazer feio nos metrôs, trens, ônibus e estações em Berlim: [nos ônibus] 1) Diferentemente dos metrôs e trens, nos ônibus os bilhetes devem ser apresentados ao motorista na entrada (mesmo que muitas vezes ele nem olhe). Portanto, embarque com o bilhete em mãos, não deixe para procurá-los quando já entrou no ônibus. É sempre […]… […]
Eu já havia comentado pelo FB que as informações aqui apresentadas são muito úteis e inteligentes e venho prestigiar e fazer meus elogios direto aqui no Blog também!!!
Simplesmente Sensacional!!!
Parabéns.
Ps: Gostaria de ver aqui informações sobre trabalho!!!
SUCESSO.
Obrigada, Carlos!! Vamos começar a postar mais na novíssima categoria “Vida na Alemanha” e nela pretendemos falar sobre trabalho também. 🙂 Continua ligado!
Abraços
Quando voltar na Alemanha, quero contar novamente com os serviços de vcs. Nota 10.
Obrigadaaa! Adoramos passear com vocês e é claro que passearemos com muito prazer de novo e de novo, rs 🙂
Boa tarde Nicole, viu como e aonde compro o bilhete do ônibus 100 para passear por Berlim? Outra coisa, não sei falar alemão, mas consigo arranhar legal no inglês, o que você me recomenda quando for falar com alguém? Me falaram que o povo alemão não gosta que chegamos falando em inglês de cara…Obrigado
Olá André! O bilhete você compra no próprio ônibus com o motorista, é só indicar que quer 1 single ticket ou 1 day ticket. O bilhete vai servir para todos os tipos de transporte da cidade.
Nunca ouvi falar que os alemães não gostam de quem chega falando inglês de cara não… a única coisa que vai acontecer é você se deparar com pessoas que não sabem falar inglês, e elas vão dizer que não sabem e vão sair (não vão tentar gesticular ou falar alemão devagar e alto acompanhado de gestos para fazer você entender não). Mas não desista, você vai encontrar alguém que sabe falar inglês (mire nas pessoas mais novas) e que seja da cidade ou possa te ajudar 🙂
Espero ter ajudado! Abraços
Parabéns pelo artigo. Porém, quanto à dica 3): Essa regra de não sair pela porta da frente não existe. Na verdade, pode-se embarcar ou desembarcar no ônibus por qualquer porta. Normalmente as pessoas evitam sair pela frente por ser mais estreita que a porta do meio ou do fundo, mas proibido não é.
Obrigada pelo comentário, Gustl. É mais uma regra de conduta, porque em paradas muito cheias e mais turísticas (que há grande probabilidade de ter pessoas comprando na entrada) fica impossível sair pela frente sem levar reclamação ou olhares mal humorados. Até em ônibus quase vazio eu já levei bronca de motorista por sair pela frente… vai entender 😉
Melhor evitar.
Olá! Gostaria de saber se eles anunciam parada a parada do ônibus. E para descer, existe algum botão ou algo assim para avisar ao motorista que queremos sair na próxima parada? Obrigada!
Olá Joana! Eles anunciam a parada e também tem um painel eletrônico dentro do ônibus mostrando cada parada (caso seja difícil entender pela pronúncia em alemão). Tem uns botões por todo o ônibus com “STOP” para você apertar quando quiser descer – bem intuitivo. 😉
E nos bondes (tram)? Como funciona para solicitar a parada e para saber em que ponto estou? Obrigada! 🙂
Funciona do mesmo jeitinho que nos ônibus; basta apertar o botãozinho de stop e descer. As paradas você vê na tela eletrônica dentro do tram.
A única diferença é que no bonde não dá pra comprar o ticket com o “motorista”. Aí ou você já compra numa máquina em qualquer estação ou você compra numa máquina dentro do tram, o que eu não recomendo – geralmente é mais complicado e também tem que ser com moedas. 😉
Obrigada pelo retorno Nicole! Por favor, ainda uma dúvida com relação ao padrão de tomadas em Berlim. Pelo que pesquisei é semelhante ao de dois pinos usado no Brasil. É isso mesmo? Ou precisa adaptador? Aliás, acho que esse assunto renderia um post bacana, pois está difícil encontrar uma informação clara nesse sentido na blogosfera! Muito obrigada por sua atenção!
Obrigada pela pauta, Joana. Vamos considerar 😉
A tomada de dois pinos brasileira entra aqui sem problemas. A única coisa que você deve atentar é que aqui a tomada é “enfiada” num buraco redondo, então se o seu adaptador de dois pinos for muito largo e quadrado, não entra. Mas as tomadas normais de dois pinos entram (o carregador da apple entra, por exemplo).
Espero ter ajudado, rs.
Entendi. De todo modo, vou levar meu carregador universal, então. Muito obrigada por sua atenção e um grande abraço!
Olá…
estamos colhendo todas as suas dicas mas fiquei com uma dúvida.
Se eu comprar o bilhete de 7 dias para transporte no Aeroporto Tegel para o centro poderei pegar o JetExpress TXL ou tenho que comprar um bilhete separado para este ônibus específico?
Obrigado e parabéns pelo site.
Marcelo souza
Olá Marcelo!
O ônibus TXL é um ônibus de linha comum, você pode usar o bilhete de 7 dias sim 🙂
Abraços!
[…] mostramos o que fazer quando for convidado à casa de um alemão, como se comportar nos transportes públicos, costumes natalinos, entre outros costumes que você pode conferir nessa […]
Olá, boa tarde, tudo bem? Estou indo a Berlim em Março, ficarei 3 dias na cidade. Vou chegar em Tegel, qual lugar exatamente do aeroporto que eu compro o bilhete? E qual local eú pego o ônibus que me leva ao centro da cidade? Exite um passe para 3 dias? Pude perceber que o metrô é muito grande, estou com muito medo de me perder, pois não falo alemão e muitíssimo pouco ingles!!! Obrigado pelas informações.
Olá Danilo, pra pegar o ônibus TXL lá na saída do aeroporto, basta seguir as plaquinhas com indicação de BUS (tem um ônibus desenhado também). O aeroporto é bem organizado e é em forma poligonal, o que ajuda na visibilidade do pátio quando se vai pro lado de fora. Portanto, saindo em qualquer saída, basta olhar pros dois lados e já verás alguma parada de ônibus. 🙂 O ônibus TXL leva a várias paradas no centro da cidade.
Existe um passe de turista para 3 dias, mas não necessariamente vale a pena – a não ser que você queira usufruiu dos descontos que ele concede. Geralmente o mais barato é comprar o passe diário quando se vai usar o transporte pelo menos 3x ao dia, ou comprar 4 bilhetes juntos (tem desconto) para usar individualmente em dias que se use o transporte menos de 3x.
Abraços e boa viagem!
Olá. Por favor, onde se compra o bilhete? Como validá-lo? Quando se entra no ônibus, é só ir até o motorista e mostrá-lo a ele?
Olá Lucas, o bilhete você pode comprar em três locais diferentes:
– nas máquinas em qualquer estação;
– nos guichês da BVG em estações grandes;
– diretamente com o motorista do ônibus.
Valida-se em maquininhas amarelas (metrô e ônibus) ou vermelhas (S-Bahn) direto nas estações (dos lados das máquinas de venda) ou dentro do ônibus, assim que passa pelo motorista. E sim, é só entrar no ônibus pela frente e já ir mostrando o ticket ao motorista (ou comprá-lo diretamente com ele).
Espero ter ajudado 🙂
Olá, não entendi uma coisa…
por exemplo quero utilizar o transporte publico (U-bahn, S-bahn, bus, linha 100 etc) por todos os dias que ficarei em Berlim, serão 6 dias.
Nesse caso, preciso comprar qual bilhete? sempre que eu for utilizar? ou tem algum específico que vale por todos esses dias.. ?
também, em relação a validação destes… quando farei? toda vez que eu for usar o transporte? ou é por dia?
Compro o bilhete nessas maquinas mesmo? nesse caso ja sai validado? e essas maquinas tem em ingles?
Obrigada pelas informações.
Olá Emily, o bilhete você pode comprar em três locais diferentes:
– nas máquinas em qualquer estação;
– nos guichês da BVG em estações grandes;
– diretamente com o motorista do ônibus.
As máquinas possuem opções de outras línguas, como inglês, francês e espanhol.
Valida-se na primeira vez de uso em maquininhas amarelas (metrô e ônibus) ou vermelhas (S-Bahn) direto nas estações (dos lados das máquinas de venda) ou dentro do ônibus, assim que passa pelo motorista.
Para você que vai passar 6 dias, vale a pena comprar o bilhete semanal. Você pode conferir os preços no site da BVG. Ele valerá por 7 dias para todos os transportes públicos (U-Bahn, S-Bahn, bonde, Ônibus, tudo…).
Espero ter ajudado 🙂
Ajudou mto, obrigada!!!
Fico feliz! Tenha uma ótima estadia aqui em Berlim!
Nicole, bom dia.
Sou Jacqueline, brasileira. sou assistente social, tenho pós em análise psicossocial. Tenho primos que moram em Berlim.mas não estão envolvidos em questões acadêmicas. Eu gostaria muito DE FAZER MESTRADO NA ÁREA SOCIAL. MAS EM UMA FACULDADE QUE ACEITE O INGLÊS. NÃO DOMINO ALEMÃO. vc pode me ajudar?