A Alemanha é o país onde foi iniciada a Reforma Protestante. Segundo a tradição, há 500 anos (1517), Lutero pregou suas 95 teses na porta da Schlosskirche, a igreja do palácio, em Wittenberg.
Logo, vários territórios alemães se converteram, como foi o caso de Berlim em 1539, ainda na época da Prússia.
E por isso a Alemanha seria, já desde aquele tempo, um país predominantemente protestante.
Não é bem assim…
A maior religião na Alemanha
Por incrível que pareça, há mais católicos no país do que protestantes.
Até o começo dos anos 2000 ainda havia mais protestantes do que católicos. O protestantismo era a principal denominação religiosa na Alemanha.
Essa mudança é bem recente.
E não é porque os católicos estão conseguindo trazer muitos ateus e agnósticos para a missa. Nem que os protestantes estão se convertendo para o catolicismo (apesar de que esses casos acontecem).
E por que então o número de católicos ultrapassou o número de protestantes?
Kirchenaustritt – Saída da igreja
Esse é o termo comumente utilizado na Alemanha. Cada vez mais alemães saem da igreja.
De acordo com o site Kirchenaustritt.de, a cada ano, tanto a igreja católica quanto as protestantes, vem perdendo centenas de milhares de fiéis. Em 2014, 217.716 católicos abandonaram a igreja. 270.003 protestantes fizeram o mesmo.
Na maioria dos anos das últimas décadas, mais protestantes saíram da igreja do que católicos.
Essa é a principal razão pela qual o número de católicos ultrapassou o de protestantes nos últimos anos.
Então como é esse cristianismo?
Apesar de os cristãos fazerem parte de 56 ou 57% do total da população, apenas 34% dos alemães acreditam na ressurreição de Cristo.
Além disso, entre os jovens cristãos, apenas 48% dizem que a crença em Deus é algo importante.
Entre os muçulmanos esse número sobe para 78%.
Quem vai para o templo com maior frequência?
Aqui os católicos ganham.
Um terço deles vão para a missa ao menos uma vez no mês.
E ainda há uma diferença enorme entre as antigas Alemanha Oriental e Ocidental.
O governo da DDR, Alemanha Oriental, não via as religiões com bons olhos.
Cidadãos que fizessem parde de congregações religiosas eram prejudicados e perseguidos. Isso fez com que grande parte da população do leste alemão simplesmente abandonasse a religião.
De acordo com o site statista.de, quando perguntados se acreditavam em Deus, 67% dos alemães do lado ocidental disseram que sim. Apenas 25% dos orientais disseram o mesmo.
É uma diferença impressionante. Dá pra ser vista nesse mapa abaixo.
Esse é o mapa da Alemanha dividida em microrregiões.
As cores representam a predominância religiosa em cada partezinha dessas. Para a construção desse mapa foram usados dados do censo na Alemanha de 2011.
Protestantes são representados pela cor violeta; católicos pelo amarelo; azul são para outras. A cor escura significa maioria absoluta (> 50 %). Se estiver claro é maioria relativa (33,3 – 50 %).
Alguns estereótipos batem
Tradicionalmente, a Bavária, sudeste no mapa, é conhecida por ser muito católica, o que se confirma nos dados.
O norte da Alemanha é bem conhecido por ser protestante. E parece que o estereótipo é verdadeiro.
Mas o que mais vale a pena chamar atenção é para o leste. Exatamente os estados que fizeram parte da Alemanha Oriental são de maioria “sem religião”.
Ou seja, o estereótipo de que a Alemanha é um país de maioria protestante não é correto.
Mas que o sul é católico, o norte protestante e o leste “ateu” (sem religião seria o mais preciso) é algo que tem se confirmado.
Espero que tenha gostado.
Fontes
Estatísticas de abandono das igrejas protestantes e católica do site kirchenaustritt.de .
Dados gerais de religião na Alemanha do site statista.de
Reportagem do Tagesschau.de sobre religião na Alemanha.
Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Caracas, kkkk Eu pensava que os protestantes ainda dominava, por pensar, historicamente ao menos no Brasil,um protestante não tem a cultura e nem o habito de professar que é como os catolicos e não frequentar a igreja.
Boa informação
Olá, procuro por Igrejas Luteranas (protestante), da antiga Prussia, mais objetivamente na cidade de Halle, pois procuro por dados de meu avô, que nasceu e foi batizado lá, e veio ao Brasil com a família em 1921. Pode me ajudar? O nome do meu avô é Otto Terre.
Eu creio nos verdadeiros cristãos sendo levantado pelo Espírito Santo, assim como lá em atos 2, creio em um avivamento nós jovens,adultos e idosos. Yeshua está as portas.
O Recente pontificado de um Papa alemão teve algum efeito sobre esse quadro? E o Islamismo tem algum poder de conversão sobre os alemães nativos ou se restringe aos imigrantes?
Olá, Maurício. Teríamos que verificar os dados antes e depois e fazer algum estudo analítico para responder. A princípio não vimos nenhuma literatura afirmando haver algum efeito.
O islã fica mais restrito aos grupos de imigrantes mesmo.
muito interessante estes dados,sou luterano(IELB)vejo que na europa,o materialismo,o relativismo,tem ajudado no abandono da fé cristã,pois muitos estão indo na igreja pra buscar coisas materiais,o foco é isso,nunca agradecer a Deus pela vida,por sua misericordia,na verdade,a fé no “EU”impera,pra que um Deus? se eu que faço,eu que conquisto?esses pensamentos inclusive,estão vindo pro brasil na forma da doutrina da prosperidade.Jesus ja dizia,sera que encontrarei fé? Deus que aumente,nossa fé?