** Update 07/2016: o Cafe Nord-Sud está permanentemente fechado, clique aqui para outras dicas de restaurantes **
Já vi muita gente com experiência de viagem que têm tudo contra livros guias de turismo, principalmente quando a questão é gastronômica.
Mas quando se visita ou mesmo mora numa cidade como Berlim, com uma enorme oferta de lugares para se comer e aproveitar o escasso tempo num restaurante, a recomendação é importante para que você se decida. Pois, ao escolher determinado lugar, você estará abrindo mão de outro que pode ser muito melhor.
Esse restaurante sobre o qual vou escrever é exatamente um bom exemplo de que um livro-guia pode ser útil, principalmente quando você tem pessoas para filtrar o que tem de bom.
O nome do restaurante é Café Nord-Sud e se localiza nos arredores da Oranienburger Straße, próximo à sinagoga de Berlim. Esse café seria muito difícil de ser descoberto mesmo por pessoas que moram na cidade, pois a quantidade de bares, cafés e restaurantes próximos é enorme. Além disso, a aparência do local não é de chamar a atenção, pelo contrário, talvez seja até menos convidativo do que facilmente poderia ser.
Uma boa surpresa do Café Nord-Sud é o preço, € 7,50 por entrada, prato principal e sobremesa. Sim, € 7,50 por todos juntos e é um restaurante francês de comida de altíssima qualidade.
Quando eu fui, havia três escolhas: peixe, porco ou cordeiro e as entradas e as sobremesas variam de acordo com a carne principal. Todos os pratos são muito bem preparados e realmente fogem ao convencional no quesito sabor. As carnes são de boa qualidade, assim como os temperos e os acompanhamentos. A bebida, claro, é por fora.
Devo dizer aqui que esse restaurante proporciona uma experiência gastronômica que pode ser estranha para algumas pessoas. Os pratos demoram até serem servidos, só vá se tiver o resto da noite livre. Vem relativamente pouca comida por prato, não espere sair de lá cheio, mas sim satisfeito. E não importa o quão bem você fale alemão ou inglês você terá dificuldades de entender o sotaque francês carregadíssimo do garçom, que também é o dono do local. O atendimento é cordial e atencioso.
Então se você for ao Café Nord-Sud aproveite a experiência de comer e beber num restaurante autenticamente francês (servido e chefiado por um francês) e ter boas e longas conversas num ambiente simples, porém bastante inspirador.
Como chegar
O Café Nord-Sud fica na Auguststraße 87, 10117 – Berlin
Você chega facilmente através da estação de U-Bahn Oranienburger Tor, por onde passa o U6;
ou através da estação de S-Bahn Oranienburger Straße, por onde passam os S1, S2 e S25.
Para saber mais sobre o transporte público de Berlim, leia este post. Para aprender a verificar sua rota no site dos transportes públicos de Berlim, leia aqui.
** Infelizmente o Cafe Nord-Sud está permanentemente fechado, clique aqui para outras dicas de restaurantes **
Realmente o restaurante é muito bom, vale conhecer. Agora deve-se ir qundo estiver com tempo disponível, boa companhia para um bom papo e pouca fome. Os pratos são muito gostosos só que para brasileiro é pouco.
Mesmo assim não deixe de conhecer.
É o estilo de comida francesa, tem-se três pratos: entrada, prato principal e sobremesa. Além disso, tem também uns paeszinhos deliciosos com manteiga. Dá pra matar a fome e a comida é deliciosa, vai?!
Oi Nicole,
Recebi sua visita no meu blog viajarpelomundo.com e estou retribuindo sua visita. O blog é muito legal. Parabéns. Vou consultar sempre que voltar a Berlim.
Beijo
Claudia
Oi Claudia, que bom ver você por aqui! O blog ainda está em fase inicial, mas aos poucos vai ganhando mais conteúdo. Pretendemos ter a maior coleção virtual sobre Berlim por brasileiros. Esperamos que você volte sempre! Beijos!
Vou, assim que voltar a Berlim. Bjss
Achei o restaurante Café Nord-Sud muito bom, o
ambiente é simples, chega ao rústico e a comida é
muito boa.Tivemos uma noite muito agradável, espero voltar.
Oi, Niccole!
Estou organizando a minha viagem e pegando muitas dicas do Agenda Berlim. Parabéns pelo site, ajuda muito o viajante brasileiro!
Já estou anotando as dicas de restaurantes! Você poderia indicar alguns lugares bacanas pra sairmos à noite( pra ouvir música boa, não só eletrônica, que dê pra dançar e comer também), e, caso tenha outras indicações de restaurantes com boa comida sem ser muito caro, seria ótimo. Em uma cidade como Berlim, ficamos um pouco perdidos diante de tantas opções e de tantos lugares para comer também. Rs
Mais uma vez obrigada!
Beijos!
Eline Neves.
Olá! O restaurante fechou! Talvez tenha mudado de endereço 😉
Puts, Michele, acabei de ver que fechou mesmo! Que pena, nem tivemos chance de nos despedir 🙁 Obrigada pelo aviso!