Nós brasileiros estamos mais do que fartos desse tema. Dificilmente se passa um dia sem um novo caso escandaloso na imprensa.
Nós temos a certeza de que a corrupção no Brasil prejudica drasticamente a economia e a vida de todos.
E na Europa? Um continente conhecido pelos bons serviços públicos.
E na Alemanha? Conhecida como um dos países mais sérios e ricos da União Europeia.
Então… vamos lá.
Corrupção na Alemanha
De acordo com o Bundeskriminalamt, ou BKA (seria como a nossa Polícia Federal), em 2014 foram investigados 20.300 casos de corrupção no país. Apesar desse número assustador, praticamente ninguém foi condenado.
O mesmo BKA estimou a cifra da gatunagem em 130.000.000 (130 milhões de euros) anualmente. Isso daria uma média de 25.000 euros por corrupto (como são modestos). O número, claro, pode ser maior. Esses 130 milhões são referentes a propinas em todo o país.
Em relação à sonegação de impostos, os órgãos alemães calculam que cerca de 270 milhões de euros ficam escondidos.
Parece muito? E é!
Mas vamos colocar as coisas em perspectiva, comparar com o caso surreal do Brasil.
Para você ter uma ideia, há estimativas para o Brasil também. De acordo com o coordenador da famosa operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, por ano, mais de 200 BILHÕES de reais são desviados. Isso dá uns 54 bilhões de euros. Eu falei BILHÕES. (fiz com a cotação do dia de hoje, 1 euro pra 3,70 reais)
Então os alemães nem ligam pra isso…
Não pensem que os alemães não se incomodam e não percebem o problema deles.
Até porque, nesse quesito, o Brasil não é referência pra ninguém.
De acordo com uma reportagem da ZDF, cerca de 71% dos alemães achavam que a corrupção prejudicava a economia do país. Quase 70% dos entrevistados afirmaram que a prática estava bastante disseminada no país.
Mas a corrupção na Alemanha é tão grande assim?
A Alemanha é tida em muitos países, dentro e fora da Europa, como um dos menos corruptos. É, coincidentemente ou não, também considerado um dos povos mais trabalhadores.
Essa tabelinha mostra a visão de alguns dos principais países da Europa. Quem é mais corrupto? Quem trabalha mais? Está aí a visão dos próprios europeus. (as respostas chegam a ser engraçadas)
O Ranking de países mais corruptos da Transparency
Todo ano a Transparency divulga o relatório da CPI.
Não a CPI (comissão parlamentar de inquérito), à qual estamos acostumados. E sim a Corruption Perceptions Index. O de 2016 saiu recentemente…
E a corrupção na Alemanha não parece ter sido lá tão grande.
A Alemanha manteve-se em 10º, ou seja, o décimo menos corrupto do mundo. O país ficou empatado com o Reino Unido e se posicionou melhor que a Bélgica (15º), Áustria (17º), Estados Unidos(18º), Japão (20º), França (23º).
A Dinamarca ficou em primeiro lugar. A Suécia, Suíça, Noruega, Holanda e Finlândia também se posicionaram na frente da Alemanha.
E o Brasil nesse ranking?
O Brasil amargou a 79º posição de 176. Sim, há várias dezenas de países mais corruptos que o Brasil de acordo com esse ranking.
A Argentina, por exemplo (rsrsrs) ficou em 95º.
Tá, e como é feito esse cálculo?
Bom, não pretendo entrar em detalhes. Você pode consultar a metodologia aqui. É um arquivo pra baixar no final da página.
Resumidamente a Transparency usa dados de uma série de fontes. Mas, claro, não são fontes quaisquer. Eles têm vários critérios que permitem a comparação entre países tão diferentes.
Os dados utilizados levam em conta a percepção de empresários e de estudiosos dos países analisados.
Primeiro eles selecionam os dados que quantificam a percepção de corrupção no setor público. As fontes têm que ter credibilidade para serem levadas em conta.
Eles padronizam os dados e colocam numa escala de 0-100 pontos, de modo que a comparação seja possível. Aí calculam a média de cada país.
Erro padrão e intervalo de confiança são também reportados.
Mas independente da metodologia da pesquisa, o quanto você acha que o Brasil e a Alemanha estão afastados no ranking de corrupção?
Por fim…
A corrupção na Alemanha existe e tem um custo alto. Os alemães se preocupam com o tema e acham que a prática é bem disseminada no país.
Mas quando comparamos com outros países, mesmo com países europeus e desenvolvidos, a Alemanha parece ser uma referência.
Espero ter esclarecido algo e ter posto o assunto sob perspectiva.
Fontes
Transparency – Percepção de corrupção 2016 (em inglês)
FAZ – Corrupção aumenta no mundo todo (em alemão)
ZDF – Documentário sobre corrupção na Alemanha (em alemão)
Estadão – 200 bilhões de reais no Brasil em corrupção
PEW Research Center – European Unity on the Rocks (inglês)
Corrupção tem, mas garanto que nem perto de 5% do que acontece no Brasil… Infelismente, pois o Brasil apresenta um potência imenso a ser explorado!
Corrupção tem, mas garanto que nem perto de 5% do que acontece no Brasil… Infelismente, pois o Brasil tem um potêncial imenso a ser explorado!