fbpx

Como utilizar o site da BVG (empresa de transporte público de Berlim)

Página principal do site BVG

A forma mais precisa de verificar uma rota de transporte na Alemanha é através dos sites das empresas de transporte.

No caso de Berlim, a empresa de transporte chama-se BVG (pronuncia-se bê-fáu-guê), e é responsável pelas linhas de ônibusU-Bahn (metrô),  Straßebahn ou Tram (bonde), e Fähre (balsa). Existem ainda os  S-Bahn, que são trens de superfícies e são operados pela empresa S-Bahn Berlin GmbH. 

Mas não se preocupe! Utilizando apenas o site da BVG, você encontrará a sua rota, mesmo que envolva o uso de S-Bahn.

Antes de ensinar como se utiliza o site direitinho, gostaria que vocês aprendessem um pequeno glossário com os símbolos de cada meio de transporte. Ele se encontra em outro post, basta clicar aqui. Se você já deu uma olhada no glossário, vamos lá:

1. Entre no site da BVG: http://www.bvg.de/index.php/en/index.html (versão em inglês)

2. Vá no “Journey planner” e em digite o nome da estação de origem (em From) e da estação de destino (em To).

Você não precisa saber o nome exato das estações, o próprio site irá colocar algumas opções no caso de o nome estar incompleto.

3. Coloque também a data e a hora que você quer partir (ou chegar).

O site sempre mostrará a data do dia e o horário mais próximo, assim como a opção de horário de partida (“Dep.”) sempre estará marcada. Caso você queira saber como fazer para chegar, por exemplo, às 20h no teatro, coloque 20h no campo de horário e marque a opção “Arr.”  ao lado; assim você vai pesquisar com o horário de chegada.

4. Clique em “Search”.

5. Ajuste os nomes das estações, caso a página não te dê a rota direto.

6. Clique em “Search Connection”.

7. Verifique as possíveis rotas.

O site vai mostrar três rotas possíveis, em horários diferentes. Para ver os detalhes de alguma delas, você deve marcar a caixinha ao lado da rota em “Connection overview” e clicar em “Details for selection”. Você pode marcar quantas caixinhas quiser, todas vão aparecer em detalhes. Você também pode clicar em “sooner” ou “later” para ver rotas em horários mais cedo ou mais tarde.

Exemplo de rota no site da BVG

8. Escolha uma das rotas e anote os detalhes!

O símbolo vai te dizer se você precisará pegar um metrô, um trem, ou um ônibus. Anote o número da plataforma que você precisará pegar o trem.

No caso da imagem acima, o transporte será S-Bahn, o S75, na plataforma 5, às 23h47.

IMPORTANTE: se você estiver na plataforma certa, na hora certa, só irá passar o trem que você quer pegar. Mas, para todos os casos, é importante atentar para a direção do trem (ou bonde, ou ônibus). No caso da imagem acima, vê-se em “Direction”, abaixo do S75, que a direção é S Wartenberg. Isso estará escrito tanto no letreiro digital da plataforma, quanto na frente dos trens, metrôs, bondes e ônibus. É uma forma de evitar que você pegue o trem certo, mas na direção errada.

9. Verifique a rota de retorno, clicando em “Return Journey” na parte de cima da tela do site.

10. Vá passear tranquilo!

Se você quiser ter acesso às rotas da BVG pelo celular, é só baixar o app deles, funciona da mesma forma. Você encontra o app deles aqui neste link.

Fácil, né?! 🙂

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

3
28

28 Comments

  1. Bóia Paulista 29/12/2011 Reply

    Oi, pessoal!

    Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até,
    Bóia Paulista

    • Author
      Nicole Plauto 30/12/2011 Reply

      Que bom! Ficamos muito honrados em fazer parte do #Viajosfera no Viaje na viagem. Acompanhamos o blog, um dos melhores blogs de viagem que existe. Esperamos receber essa honra mais vezes, assim que formos preenchendo o VivaBerlim com mais conteúdo.

      • Mirian Passos 18/10/2013 Reply

        Olá Nicole estou usando as dicas que passou, vou estar em Berlim em 29 de outubro até 1º de novembro, o zoo é aberto nesses dias?Fica fácil sair do hotel Meininger Berlim Airoport até o Zoo?

        • Author
          Nicole 10/11/2013 Reply

          Olá Mirian! O Zoo é aberto em todas as estações. Para aprender a ir do hotel até o Zoo utilizando o transporte público, dá uma olhada nesses posts:

          Abraços!

  2. Renata 11/03/2015 Reply

    Queridos:

    Usei o site da GVB para traçar as rotas e deu tudo certo. Algumas duvidas se puderem me ajudar (mais do que ajudam :-))
    Vou pegar o bus 109 no aeroporto Tegel. Compro o bilhete com o motorista? Só vou usar esse trecho, pois chego a noite em Berlim. Desta forma nao preciso validar correto?
    Nos outros dias irei comprar o bilhete diario ilimitado. Posso comprar nas maquinas ou locais sinalizados com logo da cia. Preciso validar em uma das maquinas do transporte que eu escolher (onibus e tram dentro deles) e metro e trem fora? Se eu usar diversos transportes no dia preciso validar em todos?
    Muito obrigada

    • Author
      Nicole 11/03/2015 Reply

      Olá Renata, fico feliz que tenha dado tudo certo!
      Lá no aeroporto Tegel você tem a opção de comprar o bilhete no guichê da BVG dentro do aeroporto ou na máquina que tem na frente da parada de ônibus; de uma ou de outra forma, você vai precisar validar o bilhete dentro do ônibus.
      E sempre existe também a possibilidade de comprar com o motorista, nesse caso não precisa validar. Compre só um single ticket.

      Quando você comprar o day ticket (que se quiser já pode fazer no guichê ou na máquina do aeroporto, já que ele só vale depois que validar), você só precisa validar da primeira vez que usar (seja qual for o meio que você usar). Depois guarda e fica usando o dia inteiro.

      Abraços e boa estadia por aqui!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.