O castelo da cidade de Berlim… essa é uma história polêmica.
O “Berliner Stadtschloss” começou a ser construído ainda em 1443. Inicialmente o castelo era a residência do príncipe eleitor de Brandenburgo, depois tornou-se residência do Rei da Prússia e Imperador alemão.
Depois da Revolução de Novembro de 1918, que culminou no término da Primeira Guerra Mundial e o início da Democracia Parlamentarista Alemã, o castelo passou a ser usado como museu.
Durante a Segunda Guerra Mundial o castelo foi bastante abalado e, com a divisão da cidade, passou a pertencer à parte oriental e comunista.
Poucos anos depois do término da Guerra, em 1950, o secretário-geral do SED (partido que governava a Alemanha Oriental), Walter Ulrich, resolveu derrubar o castelo, pois esse representava uma época de dominação monárquica e poder financeiro.
E lá se foi o castelo de Berlim, que fazia parte do cenário berlinense desde o século XV
Só então na década de 1970 (de 73 a 76) é que algo foi construído no lugar do antigo castelo: o “Palácio da República” (Palast der Republik), que veio a ser o centro do governo da Alemanha Oriental, símbolo do governo comunista:
Em 2006, o governo alemão resolveu demolir o Palácio da República e reconstruir o Castelo da cidade
Nem todos concordaram com isso, houve protestos, alguns perguntavam, ironicamente, quando o rei voltaria.
Ainda assim, entre 2006 e 2008 o Palácio da República foi demolido e as obras para reconstrução do Castelo de Berlim, que iriam começar em 2010, foram adiadas para recomeçar apenas em 2014 (devido a medidas econômicas de retração).
Agora lançaram um novo plano de reconstrução, em que o castelo deve estar pronto até o ano de 2019.
Você pode visitar o site do castelo, e até fazer uma doação para ajudar na sua reconstrução. Basta acessar o site do Stadtschloss Berlin.
Uma exposição sobre o antigo castelo, o plano de construção do novo, a planta e outros maiores detalhes, você encontra na Humboldt-Box, estrutura temporária montada no meio da ponte do castelo.
Dentro há também um café/restaurante e um terraço com uma boa vista para o jardim do antigo castelo, também da Unter den Linden e do bairro do Mitte. A entrada para a exposição na Humboldt-Box é agora gratuita.
Você pode comprar ingressos que já incluem um café com bolo, uma tradição bem legal aqui da Alemanha. Para reservar, basta acessar aqui.
Como chegar no castelo de Berlim:
A Humboldt-Box e o jardim do antigo (e futuro) castelo ficam na beira do rio Spree, na frente da ilha dos Museus. Você chega nela facilmente através dos ônibus 100 ou 200, na parada “Lustgarten”. Para saber mais sobre a rota turística do ônibus 100, acesse aqui.
Conheça outros pontos turísticos de Berlim clicando aqui.
E se você tem interesse em saber em que podemos ajudar na sua viagem, fale conosco. E não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo! 🙂
[…] ser construída no centro de Berlim e ainda de forma tão espetacular por um motivo: a derrubada do Castelo da cidade pelo governo da DDR. Como o governo tinha colocado abaixo o castelo, ficaram devendo à cidade de […]
Só graças a vocês descobri o que é e pra que serve a tal box.
Chego aí esta semana e vou visitá-la.
Obrigada!
Aah que legal, Isabel! Fico feliz que conseguimos te apresentar algo novo 😉
Abraços e conta pra gente como foi!
[…] Na construção do Palácio da Cidade de Berlim, apenas nos dias 13 e 14/10/15, será projetada a fachada original do Palácio, a que ainda será reconstruída. Visitantes poderão ter uma ótima ideia de como ficará depois de pronto. (vem conhecer a história do “castelo” de Berlim aqui). […]
[…] Entre eles, o Gendarmenmakt, Portão de Brandenburgo, Parlamento, Universidade Humboldt, Catedral de Berlim, Torre de TV e de Rádio, a Ilha dos Museus, Potsdamer Platz, o Nikolaiviertel e o Palácio da Cidade de Berlim. […]
Está sendo reconstruído e será reinaugurado esse ano.
isso. 🙂