fbpx

Balé clássico em Berlim e o mágico Quebra-nozes

Sim, Berlim é uma cidade jovem, moderna e inovadora. Mas graças a Deus a cidade tem espaço para todo tipo de arte e gostos.

Nós amamos música, balé, ópera e tudo relacionado ao mundo clássico. E ainda não tínhamos tido a oportunidade de ir a um espetáculo de balé clássico aqui em Berlim.

Ontem fomos convidados pelo Staatsballett Berlin para o espetáculo “Der Nussknacker”, ou “O Quebra-nozes”, com coreografia de Nacho Duato e música do maravilhoso Tchaikowsky.

E foi uma noite mágica.

Chegamos na Deutsche Oper, onde o espetáculo está sediado até Janeiro, aguardamos no bar do local – com várias opções de bebidinhas e comidinhas – e finalmente fomos aos nossos lugares.


A história de “O Quebra-nozes”

O Quebra-nozes trata da menina Clara e da sua jornada a caminho da vida adulta. Na noite de Natal, Clara ganha um boneco Quebra-nozes de seu tio e fica encantada com o fato de o boneco quebrar até as mais duras nozes sorrindo.

Depois que seu irmão quebra o boneco – e o seu tio conserta –, Clara vai dormir e sonha que o Quebra-nozes toma vida.

Tudo o que se passa então é um sonho da Clara: primeiro, há uma luta com um bando de ratos que tenta roubar o boneco. Somente depois de vencer a luta, o Quebra-nozes se transforma num príncipe para a pequena Clara.

Os brinquedos do reino dançam em comemoração à vitória contra o Rei dos Ratos. Tem atos de influência flamenca, chinesa e árabe – que pra gente também ressaltaram aspectos como paixão, sedução, desejo e amor, elementos essenciais da história da pequena Clara transformando-se em mulher.

Como não é permitido tirar fotos durante o espetáculo (por motivos óbvios), as fotos abaixo foram cedidas pelo Staatsballett Berlin para a imprensa. Elas são de autoria do fotógrafo Fernando Marcos e só podem ser reproduzidas em contexto editorial:


O espetáculo de balé clássico “O Quebra-nozes” por Nacho Duato 

É verdade que em Berlim até o balé clássico não é assim tãaaao clássico.

A inspiração de Nacho Duato para este espetáculo é a belle époque. As roupas são inspiradas na década de 20, trazendo mais leveza à coreografia.

A velocidade da música é maior e a integração aos passos de dança é perfeita.

Achei que é um espetáculo relativamente simples, apesar de muito belo, e também menos infantil do que outras versões do Quebra-nozes por aí.

Por exemplo, você tem como ver outra versão no teatro da Deutsche Oper em uma transmissão direto de lá 2 anos atrás: https://www.youtube.com/watch?v=rzUMyw-JDBI  – esse espetáculo não é o mesmo que está em cartaz. Apesar de ser no mesmo teatro e parece-me com a mesma orquestra, achei essa versão um pouco mais lúdica do que a atual.

Desta vez, “Der Nussknacker”, em cartaz até Janeiro, conta com os dançarinos do Staatsballett Berlin e com a Orquestra da Deutsche Oper Berlin.


Como assistir o espetáculo “O Quebra-nozes” aqui em Berlim

Se você mora ou está aqui em Berlim, vale muito a pena assistir “Der Nussknacker” na Deutsche Oper.

O espetáculo de balé clássico estará em cartaz nos dias 01/12, 07/12, 08/12, 13/12, 14/12, 25/12/17, 01/01 e 03/01/18.

Os ingressos variam de 29 a 97 euros, dependendo do assento escolhido. Você pode comprar o ingresso online clicando aqui.

Caso você venha a Berlim em outro período, fica ligado em outros espetáculos da casa. Por exemplo, “O Lago dos cisnes” vai recomeçar em Janeiro. Basta dar uma olhada no calendário deles aqui.

Nós também já relatamos sobre o espetáculo “A Bela adormecida” – belíssimo!

A gente adorou!

A gente adorou! 🙂

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

8
1

1 Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.