fbpx

10 razões para odiar o inverno

Eu já postei aqui o quanto o inverno com neve é lindo, ensinei como é possível aproveitar bem os seus dias de inverno se você souber como se proteger, e falei várias vezes que amo o inverno.

Relação de amor e ódio com o inverno

Relação de amor e ódio com o inverno

É tudo verdade, mas como toda situação tem seus dois lados e entre amor e ódio há apenas uma tênue linha, eu seria desleal se não contasse pra vocês algumas coisas bem irritantes que o inverno traz com ele.

Preparado para acabar com o glamour da neve? Vamos lá:

Lama

Você vê as lindas fotos de neve e acha que tudo é uma maravilha, o charme, o frio, tudo branquinho, a neve caindo… certo? Quase!

Neve, ops, lama no inverno em Berlim ©stern.de

Neve, ops, lama no inverno em Berlim ©stern.de

A neve deixa também um lamaçal nojento em alguns ambientes fechados e também nas ruas quando as temperaturas dão uma subidinha.

E experimenta entrar em casa com os sapatos depois de andar por isso aí! Deve ser por isso que os alemães tem costume de tirar os calçados na entrada 😉  (tem aqui um post com mais desses costumes alemães)

Choques de estática

 ©Hypescience

©Hypescience

No meu primeiro ano aqui na Alemanha, eu achava que estava virando um X-Men ou que as coisas estavam dando choque… mas era *só* a estática.

Parece brincadeira, mas foi bem tenso. Eu não podia (e ainda não posso, mas agora pelo menos eu sei o que é) tocar em nada sem as luvas que levava choque – e passei um tempão sem saber o porquê (não precisa me chamar de burra, vai! Eu sou de Recife… lá a gente não tem inverno, nem frio, nem clima seco).

Até que, em um belo dia frio de inverno, eu viajo para encontrar Pacelli, toda empolgada porque estava fazendo uma surpresa, chego, dou-lhe um beijo e *TJII* (desculpem a péssima onomatopeia), tivemos o beijo mais eletrizante de nossas vidas! Pena que literalmente, rs.

Tipo assim ©Megacurioso

©Megacurioso

Então ele (mais esperto do que eu) me explicou que era a tal da eletricidade estática.

Recomendo a leitura do post no HypeScience sobre o tema, bem explicativo. E no wikiHow tem também algumas dicas para evitar esses choques chatos.

Comida gelada

No inverno, aprenda a comer rápido para não comer gelado!

Tipo assim! ©projetoalimente.com.br

Tipo assim! ©projetoalimente.com.br

Você mal coloca a comida no prato, já tá na hora de esquentar novamente. Todos os dias, isso acaba irritando.

Vestir dezenas de peças de roupa

Sabe aquilo de levantar em cima da hora e sair em 5 minutinhos? No inverno isso já era!

Imagina quanto tempo uma mulher demora para vestir tudo isso? ©cloudfront.net

Imagina quanto tempo uma mulher demora para vestir tudo isso? ©cloudfront.net

Você tem que colocar calça por baixo, camisa por baixo, meias grossas, calça jeans, pulôver, casaco menor, sapato fechado e apertado (esqueceu das meias grossas?), cachecol, casaco por cima, gorro, luvas… e, ops, cadê minhas luvas?

E aí experimenta procurar qualquer coisa estando com tamanha armadura! No final de tudo, você estará suando bicas dentro de casa.

Isso se não der vontade de fazer xixi e você tem que tirar e colocar tudo de novo (pelo menos pra homem isso é beem mais fácil), rs. Mas imagina fazer isso tudo com criança?

Calor

cachorro-derretendo-de-calor

Estamos falando de inverno e eu venho com um tópico sobre calor? Mas você já deve ter sentido pela situação do tópico passado o quão o calor pode ser uma razão para odiar o inverno.

Sim, você vai morrer de calor em locais fechados. Isso vai depender da temperatura que está lá fora, do quanto você está agasalhado e da temperatura do aquecedor do ambiente, vai.

Mas no geral não dá pra escapar da sensação absurda de calor quando se está vestido para -10 graus e tem que ficar por minutos (ou horas?) num local fechado a 18 graus (ou mais).

Experimenta pegar o metrô cheio de gente com toda a sua armadura contra o frio… e depois me conta o resultado.

Pele seca

trockene_haut

No inverno, você tem que aprender a usar hidratante, não tem jeito.  Antes fosse só frescura ou vaidade, mas a pele seca coça, fere e fica cheia de carocinhos…

É um ritual ao qual tive que me habituar esse de todo dia passar creme hidratante. Sempre odiei a sensação de pele oleosa, por isso agradeço aos químicos por terem inventado recentemente um hidratante que você passa durante o banho!

Dias curtos e escuros

 

©fotolia©farbkombinat

©fotolia©farbkombinat

Acho que é bem comum essa razão para odiar o inverno. O sol (com moderação) nos deixa mais felizes, mais ativos, mais enérgicos.

Mas o que fazer quando o sol simplesmente se esconde por um mês inteiro? E os dias vão de cinza claro a cinza escuro a preto, sem mais variações de cor?

E em um feliz dia de inverno, quando o sol resolve dar o ar de sua graça (o que não significa que esquenta), é bom atentar para sair de casa logo, pois às 4 da tarde ele já está se pondo novamente.

Fora que se acordar cedo já é ruim, imagina acordar cedo no frio e no escuro. No ápice do inverno, o dia só começa a clarear por volta das 9h da manhã.

Sono e preguiça

©stylebook.de

©stylebook.de

E uma fome incontrolável. Experimenta ser produtivo assim. rs

Gelo nos carros

Delícia de atividade para as primeiras horas matinais ©methodenmann.de

Delícia de atividade para as primeiras horas matinais ©methodenmann.de

Graças ao transporte público berlinense e a infraestrutura alemã eu não preciso ter carro. (veja aqui nossos posts sobre o transporte em Berlim)

Já pensou ter que raspar os vidros do carro todos os dias antes de ir ao trabalho? E ainda em temperaturas negativas?

Imagina se acontecer isso ó:

Não vou nem dizer que o barulho também é irritante e me acorda em muitas manhãs de inverno, porque, né, sacanagem com os colegas que tão lá no frio raspando gelo.

Ruas e calçadas escorregadias

Quando as temperaturas estão próximas de zero e variando durante o dia, é comum que as calçadas e ruas virem pistas de patinação no gelo.

Só preciso mostrar este vídeo aqui para vocês entenderem porque essa é uma razão para odiar o inverno:

Aqui eu já contei três tombos meus. Uma vez cheia de sacolas de compras do supermercado.

Tchau, inverno!

Mas olha só, essa lista é uma espécie de despedida do meu amigo inverno que, espero, não fique chateado comigo.

Eu adoro a neve, o frio, o charme, e todas as outras coisas boas que ele traz consigo, mas não posso deixar de esperar ansiosamente pela Primavera! 🙂 (vê aqui como a Primavera em Berlim é linda)

Nos vemos em Dezembro novamente, inverno! E então eu prometo publicar uma lista de cheia das coisas boas que você nos traz.

E se você é um daqueles sortudos que está vindo passear na Primavera berlinense, aproveita e olha a nossa categoria de parques, jardins e natureza.

 

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

11
4

4 Comments

  1. Rita Branco 11/03/2015 Reply

    Muito bom Nicole!! É bem assim mesmo! Me matei de rir!
    Eu também adoro o Inverno e tudo de bom que ele traz…. mas chega uma hora que começamos a ver mais estes defeitos do que as maravilhas.
    Bem-vinda a Primavera! Até o momento que já ninguém mais vai aguentar as alergias que o polén traz! 🙂
    Beijinhos para vocês dois!

    • Author
      Nicole 11/03/2015 Reply

      Nem me fale, Ritinha!! Já tinha esquecido das alergias! :S
      Passo uma semana espirrando, hehe
      Mas ainda está em tempo de dar as boas vindas a Primavera!
      Obrigada por passar aqui e comentar, grande beijo :*

  2. Adorei o post. Eu detesto inverno e ainda bem que estou em Barcelona e assim não sofro com o pós-neve e com as ruas e carros congelados. Para mim, o pior do inverno é o aquecimento das lojas, bibliotecas e outros lugares fechados. Quase morro de calor e nunca sei o que usar por baixo para ir nos lugares que temos que tirar todas as capas de roupa e ficar só de camiseta. hehehe!

    • Author
      Nicole 25/01/2016 Reply

      Pois é, Cris! Parece piada sentir calor no inverno né. rss

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.