Eu já postei aqui o quanto o inverno com neve é lindo, ensinei como é possível aproveitar bem os seus dias de inverno se você souber como se proteger, e falei várias vezes que amo o inverno.
É tudo verdade, mas como toda situação tem seus dois lados e entre amor e ódio há apenas uma tênue linha, eu seria desleal se não contasse pra vocês algumas coisas bem irritantes que o inverno traz com ele.
Preparado para acabar com o glamour da neve? Vamos lá:
Lama
Você vê as lindas fotos de neve e acha que tudo é uma maravilha, o charme, o frio, tudo branquinho, a neve caindo… certo? Quase!
A neve deixa também um lamaçal nojento em alguns ambientes fechados e também nas ruas quando as temperaturas dão uma subidinha.
E experimenta entrar em casa com os sapatos depois de andar por isso aí! Deve ser por isso que os alemães tem costume de tirar os calçados na entrada 😉 (tem aqui um post com mais desses costumes alemães)
Choques de estática
No meu primeiro ano aqui na Alemanha, eu achava que estava virando um X-Men ou que as coisas estavam dando choque… mas era *só* a estática.
Parece brincadeira, mas foi bem tenso. Eu não podia (e ainda não posso, mas agora pelo menos eu sei o que é) tocar em nada sem as luvas que levava choque – e passei um tempão sem saber o porquê (não precisa me chamar de burra, vai! Eu sou de Recife… lá a gente não tem inverno, nem frio, nem clima seco).
Até que, em um belo dia frio de inverno, eu viajo para encontrar Pacelli, toda empolgada porque estava fazendo uma surpresa, chego, dou-lhe um beijo e *TJII* (desculpem a péssima onomatopeia), tivemos o beijo mais eletrizante de nossas vidas! Pena que literalmente, rs.
Então ele (mais esperto do que eu) me explicou que era a tal da eletricidade estática.
Recomendo a leitura do post no HypeScience sobre o tema, bem explicativo. E no wikiHow tem também algumas dicas para evitar esses choques chatos.
Comida gelada
No inverno, aprenda a comer rápido para não comer gelado!
Você mal coloca a comida no prato, já tá na hora de esquentar novamente. Todos os dias, isso acaba irritando.
Vestir dezenas de peças de roupa
Sabe aquilo de levantar em cima da hora e sair em 5 minutinhos? No inverno isso já era!
Você tem que colocar calça por baixo, camisa por baixo, meias grossas, calça jeans, pulôver, casaco menor, sapato fechado e apertado (esqueceu das meias grossas?), cachecol, casaco por cima, gorro, luvas… e, ops, cadê minhas luvas?
E aí experimenta procurar qualquer coisa estando com tamanha armadura! No final de tudo, você estará suando bicas dentro de casa.
Isso se não der vontade de fazer xixi e você tem que tirar e colocar tudo de novo (pelo menos pra homem isso é beem mais fácil), rs. Mas imagina fazer isso tudo com criança?
Calor
Estamos falando de inverno e eu venho com um tópico sobre calor? Mas você já deve ter sentido pela situação do tópico passado o quão o calor pode ser uma razão para odiar o inverno.
Sim, você vai morrer de calor em locais fechados. Isso vai depender da temperatura que está lá fora, do quanto você está agasalhado e da temperatura do aquecedor do ambiente, vai.
Mas no geral não dá pra escapar da sensação absurda de calor quando se está vestido para -10 graus e tem que ficar por minutos (ou horas?) num local fechado a 18 graus (ou mais).
Experimenta pegar o metrô cheio de gente com toda a sua armadura contra o frio… e depois me conta o resultado.
Pele seca
No inverno, você tem que aprender a usar hidratante, não tem jeito. Antes fosse só frescura ou vaidade, mas a pele seca coça, fere e fica cheia de carocinhos…
É um ritual ao qual tive que me habituar esse de todo dia passar creme hidratante. Sempre odiei a sensação de pele oleosa, por isso agradeço aos químicos por terem inventado recentemente um hidratante que você passa durante o banho!
Dias curtos e escuros
Acho que é bem comum essa razão para odiar o inverno. O sol (com moderação) nos deixa mais felizes, mais ativos, mais enérgicos.
Mas o que fazer quando o sol simplesmente se esconde por um mês inteiro? E os dias vão de cinza claro a cinza escuro a preto, sem mais variações de cor?
E em um feliz dia de inverno, quando o sol resolve dar o ar de sua graça (o que não significa que esquenta), é bom atentar para sair de casa logo, pois às 4 da tarde ele já está se pondo novamente.
Fora que se acordar cedo já é ruim, imagina acordar cedo no frio e no escuro. No ápice do inverno, o dia só começa a clarear por volta das 9h da manhã.
Sono e preguiça
E uma fome incontrolável. Experimenta ser produtivo assim. rs
Gelo nos carros
Graças ao transporte público berlinense e a infraestrutura alemã eu não preciso ter carro. (veja aqui nossos posts sobre o transporte em Berlim)
Já pensou ter que raspar os vidros do carro todos os dias antes de ir ao trabalho? E ainda em temperaturas negativas?
Imagina se acontecer isso ó:
Não vou nem dizer que o barulho também é irritante e me acorda em muitas manhãs de inverno, porque, né, sacanagem com os colegas que tão lá no frio raspando gelo.
Ruas e calçadas escorregadias
Quando as temperaturas estão próximas de zero e variando durante o dia, é comum que as calçadas e ruas virem pistas de patinação no gelo.
Só preciso mostrar este vídeo aqui para vocês entenderem porque essa é uma razão para odiar o inverno:
Aqui eu já contei três tombos meus. Uma vez cheia de sacolas de compras do supermercado.
Tchau, inverno!
Mas olha só, essa lista é uma espécie de despedida do meu amigo inverno que, espero, não fique chateado comigo.
Eu adoro a neve, o frio, o charme, e todas as outras coisas boas que ele traz consigo, mas não posso deixar de esperar ansiosamente pela Primavera! 🙂 (vê aqui como a Primavera em Berlim é linda)
Nos vemos em Dezembro novamente, inverno! E então eu prometo publicar uma lista de cheia das coisas boas que você nos traz.
E se você é um daqueles sortudos que está vindo passear na Primavera berlinense, aproveita e olha a nossa categoria de parques, jardins e natureza.
Muito bom Nicole!! É bem assim mesmo! Me matei de rir!
Eu também adoro o Inverno e tudo de bom que ele traz…. mas chega uma hora que começamos a ver mais estes defeitos do que as maravilhas.
Bem-vinda a Primavera! Até o momento que já ninguém mais vai aguentar as alergias que o polén traz! 🙂
Beijinhos para vocês dois!
Nem me fale, Ritinha!! Já tinha esquecido das alergias! :S
Passo uma semana espirrando, hehe
Mas ainda está em tempo de dar as boas vindas a Primavera!
Obrigada por passar aqui e comentar, grande beijo :*
Adorei o post. Eu detesto inverno e ainda bem que estou em Barcelona e assim não sofro com o pós-neve e com as ruas e carros congelados. Para mim, o pior do inverno é o aquecimento das lojas, bibliotecas e outros lugares fechados. Quase morro de calor e nunca sei o que usar por baixo para ir nos lugares que temos que tirar todas as capas de roupa e ficar só de camiseta. hehehe!
Pois é, Cris! Parece piada sentir calor no inverno né. rss