Berlim comemora os 25 anos da queda do muro

Em Agosto de 1961, Berlim acordou dividida pelo muro. Depois de 28 anos sentindo o peso da Guerra Fria mais do que qualquer outra cidade, em 9 de Novembro de 1989 finalmente o muro de Berlim veio a cair. Tenha sido uma sucessão de coincidências, um milagre ou fruto direto do apelo popular, a queda do Muro de Berlim simbolizou o fim da bipolarização e a derrubada do sistema comunista que cerceava a liberdade de seus cidadãos.

Muro de Berlim orinal, na Topografia do Terror

Muro de Berlim original, na Topografia do Terror

Para o fim de semana do dia 09/11, a cidade de Berlim organizou uma grande festa em comemoração aos 25 anos da queda do seu famoso muro. A partir das 17h do dia 07 de Novembro, milhares de balões de gás hélio iluminarão cerca de 15km da antiga fronteira entre o oriente e o ocidente. A fronteira iluminada passará pela Bernauer Str. e o Mauerpark, pela beira do rio atrás do Parlamento e pelos Portão de Brandenburgo, Potsdamer Platz e Checkpoint Charlie, até chegar a Kreuzberg e acabar na Oberbaumbrücke. Em todos esses pontos se encontrarão estandes informativos, exposições, souvenirs e tendas gastronômicas. Às 20h do dia 09/11, os balões serão soltos ao ar por pessoas que vivenciaram o muro de Berlim e a divisão da cidade.

No sábado, dia 08, a European Union Youth Orchestra vai dar miniconcertos na East Side Gallery, Mauerpark e Checkpoint Charlie. Nesses três pontos importantes de fronteira entre as antigas Berlim oriental e ocidental também serão oferecidos tours de 1h com temáticas diferentes. Eles custarão 5 euros e infelizmente só serão oferecidos em alemão. Caso você tenha interesse, acessa os horários falar conosco.

Às 14h do dia 09, terá início uma festa atrás do Portão de Brandenburgo com apresentações de artistas e bandas alemãs como Mine, Clueso, Fanta 4, Udo Lindenberg, Paul Kalkbrenner, entre outros. Um ponto alto da festa será a apresentação de Peter Gabriel com uma versão orquestrada da música “Heroes”, composta por David Bowie quando morava na então Berlim ocidental. Olha a versão dele aqui: (pode pular para 02:32 se for impaciente como eu)

 

A programação completa da festa no domingo, você pode ver aqui. Todo o programa do fim de semana da Festa dos 25 anos da Queda do Muro de Berlim, você pode acessar aqui (infelizmente só em alemão).

O canal de TV RBB fez um catálogo maravilhoso de vídeos relacionados ao muro de Berlim no período de 1961 a 1990. Acesse aqui em inglês e aqui em alemão.

Para quem tem interesse (quem não tem, né verdade?!) em conhecer mais sobre a história do Muro de Berlim e também ver com os próprios olhos tudo o que aconteceu por aqui, nós fazemos passeios guiados pela trilha do Muro e explicamos tudo pessoalmente. Entra em contato com a gente!

Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

8
4

4 Comments

  1. Larissa 04/11/2014 Reply

    Nicole, que legal estar aí nessa data tão marcante. Até aqui em Madrid vão rolar uns eventos relacionados a isso. Vou ver se tenho tempo de escrever sobre isso no blog! Beijo

    • Author
      Nicole 04/11/2014 Reply

      Sério, Larissa? Que legal! Pois é… estive aqui na festa dos 20 anos também, ainda como turista, e agora os 25… estou super empolgada. Fico imaginando como devem se sentir as pessoas que viveram o muro! Demais né! 🙂

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.