A Foto dessa semana é no Memorial do Muro de Berlim (em alemão: Gedenkstätte Berliner Mauer), localizado na Bernauer Str.
Lá tem várias coisas interessantes para se ver: o planejamento da construção do muro, como funcionava a “faixa da morte”, quantas pessoas (e quem) morreram tentando ultrapassá-lo, entre outras coisas. Vocês podem pegar mais informações no site deles (aqui).
A pintura que está na parede do prédio é do soldado Hans Conrad Schumann, que era da Alemanha Oriental.
Enquanto ele devia vigiar o local que dividia as duas partes de Berlim – bem aí na Bernauer Str., ele aproveitou para fugir para o lado ocidental da cidade, pulando a cerca de arame farpado.
Na verdade, ele foi estimulado por cidadãos da Berlim Ocidental que o chamaram, enquanto o carro da polícia ocidental também parou por lá e esperou ele pular para acolhê-lo. Ele largou a arma enquanto pulava, fugindo do regime e da opressão comunista, e foi bem acolhido no ocidente. Viajou para outras cidades da Alemanha Ocidental e se estabeleceu na Bavária. Suicidou-se em consequência de uma depressão já nos anos 90 (depois da reunificação). Aqui em Berlim, vocês podem encontrar camisas com essa imagem.
No flickr da gente e na nossa página no facebook você também encontra mais fotos e novidades da cidade. Não deixe de acompanhar.
Interessados em algum dos nossos serviços? Fale conosco!
Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.
Quem sou eu: Nicole
Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.