Home Acontecendo por aqui Knut, o famoso urso polar de Berlim, está “de volta”

Knut, o famoso urso polar de Berlim, está “de volta”

8
0
Knut ainda filhote, com seu criador (Foto de Jean Luc, retirada da Wikipedia)
Knut ainda filhote, com seu criador (Foto de Jean Luc, retirada da Wikipedia)

Muitos tiveram a chance de conhecer Knut, o famoso ursinho polar que nasceu e morou no Zoo de Berlim e que ficou mundialmente famoso por duas razões: porque foi o primeiro urso polar a nascer e sobreviver no Zoo de Berlim em um período de 30 anos; e por último e mais importante, porque a mãe de Knut abandonou os filhotes logo após o nascimento, sem razões aparentes. O irmão de Knut morreu 4 dias depois de infecção. Knut, entretanto, sobreviveu e foi “adotado” por um criador humano, chamado Thomas Dörflein, que passou a dormir no Zoo de Berlim ao lado do ursinho. Knut foi crescendo com a dedicação de Dörflein, que não só dormia ao lado do animal, como o alimentava, dava banho, brincava com ele, e etc. Todas essas peculiaridades atraíram a atenção da imprensa: por um lado, alguns ativistas criticavam o Zoo por criar um animal em cativeiro; por outro, mais e mais pessoas criavam simpatia pelo animal e por sua história.

Eu e Knut ao fundo, na sua tão querida pedra. A foto tá ruim, mas vale a recordação.
Eu e Knut ao fundo, na sua tão querida pedra. A foto tá ruim, mas vale a recordação.

Knut nasceu em Dezembro de 2006 e, não por coincidência, o ano de 2007 foi o ano mais lucrativo do Zoo de Berlim em 163 anos de história. Knut virou o astro do Zoo, ou melhor, da cidade de Berlim. Muito me lembro já em 2009, quando perguntei a um policial o caminho ao Zoo, ele só falava: “Knut? Knut? Knut?”, tamanha era a confusão de gente querendo conhecer o ursinho popstar. Infelizmente em março de 2011, o querido urso Knut faleceu após ter convulsões, aos 04 anos de idade. Cerca de 700 visitantes do Zoo presenciaram a morte repentina do urso.

Mas por que estou contando essa história toda? Bom, o Naturkundemuseum Berlin (Museu de História Natural de Berlim) criou um modelo do urso Knut, a partir de uma reprodução de seu esqueleto e utilizando a própria pele do ursinho. Alguns podem achar mórbido, mas foi a maneira que o museu encontrou de prestar a sua homenagem e de trazer Knut “de volta” à cidade. O modelo do urso estará à mostra no Hall do Museu para ser visitado de graça até o dia 05 de Maio. Isso mesmo, até o dia 05 de Maio, é só chegar lá no Museu de História Natural de Berlim que você poderá ver o modelo de Knut gratuitamente. Após essa data, Knut será guardado e em 2014 integrado à coleção do museu e exposto na parte interior – que, inclusive, vale muito a pena visitar (principalmente se você estiver viajando com crianças).

Modelo do urso Knut no Naturkundemuseum Berlin (retirado do site do museu)
Modelo do urso Knut no Naturkundemuseum Berlin (retirado do site do museu)

Como chegar 

A melhor forma para chegar ao Museu de História Natural de Berlim é através da linha de metrô U6, descendo na estação de mesmo nome do museu: Naturkundemuseum. De lá, basta seguir as placas indicativas que você encontrará o museu. Para aprender a calcular a sua rota no site da empresa de transportes de Berlim, clique aqui

Está vindo para Berlim? Não deixe de consultar a nossa oferta de serviços e entrar em contato conosco! O Agenda Berlim ficará feliz em ajudar na sua viagem.

Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.