[social size=”standard” style=”colour”]
Vídeos turísticos de Berlim Conheça nossos serviços Conheça nossos guias Veja o nosso informativo[/codesnippet]
Muitas pessoas se perguntam o que fazer em Berlim… por um lado é uma pergunta fácil de responder, pois Berlim tem de tudo. E justamente pelo mesmo motivo pode ser uma questão difícil de enfrentar quando se programa a vinda à capital alemã. O que vale a pena? O que cortar do roteiro? Bom, nós moramos em Berlim e à medida que formos descobrindo a cidade, compartilharemos com vocês aqui no blog.
A cidade de Berlim conta com vários atrativos turísticos: são mais de 200 museus, 3 casas de ópera, 8 orquestras e mais de 450 galerias. Além de muitos parques, o que faz a cidade possuir cerca de 33% de área verde. Só o Tiergarten (cujo nome completo é Großer Tiergarten), o maior parque da cidade, consiste em 210 hectares de verde bem no meio de Berlim. (saiba mais sobre a Berlim verde)
Além das modernas atrações turísticas da cidade, Berlim é cheia de história que não se tem como desprezar. Banhada pelo rio Spree, Berlim foi a capital da Prússia, depois ocupada por Napoleão Bonaparte. A cidade não teve sua estrutura muito danificada durante os anos da Primeira Guerra Mundial, e veio a ser a sede do governo nazista. Na Segunda Guerra Mundial, sim, Berlim foi praticamente toda destruída, tendo sido bombardeada de maneira desenfreada a partir de 1940.
Mas as tragédias não terminam por aí: Berlim se vê palco da Guerra Fria, sendo disputada por duas forças contrárias: o capitalismo, representado pelos EUA (e em menor escala França e Inglaterra); e o comunismo, representado pela então União Soviética. Em 13 de Agosto de 1961, a cidade de Berlim acorda fisicamente dividida: o muro de Berlim é construído às escuras pela União Soviética, na intenção de barrar as influências do capitalismo no lado comunista. 150km de muro dividem a cidade, famílias se separam, pessoas perdem seus empregos, suas vidas deixadas do outro lado do muro. O muro de Berlim só veio a cair em 9 de Novembro de 1989, há pouco mais de 22 anos atrás. É uma história muito recente, que ainda – de certa maneira – perambula pela cidade. É possível ver a diferença entre Leste e Oeste (ou Oriente e Ocidente), é possível relembrar a história ao se deparar com pedaços do antigo muro. Alguns foram transformados em arte (conheça aqui), outros ficam intactos pela cidade, como se nada tivesse acontecido, como se eles não tivessem sido tão importantes pra história. Viver Berlim é respirar história, é refletir sobre tudo o que já aconteceu pelas ruas dessa cidade.
Atualmente Berlim é a sede do Governo Alemão, o que veio a acontecer depois de 1990, com a reunificação do país (na verdade unificação, já que pela primeira vez a Alemanha teria a configuração de território que possui hoje). Aqui você encontra prédios governamentais, tanto novos quanto antigos, verdadeiras obras de arte.
Como mencionamos no início do texto, Berlim é cheia de atrativos turísticos e culturais. Se você está procurando saber o que fazer em Berlin, ou quer conhecer um pouco mais da cidade, aqui neste blog você terá a chance de viver cada um desses detalhes sobre a cidade, basta navegar pelos posts escolhendo uma categoria que seja de seu interesse, ou se perdendo de forma aleatória entre posts mais recentes até os mais antigos. Se você busca algum detalhe específico sobre a cidade, tem a opção de digitar clicando na lupa ao lado direito do menu principal acima.
Interessados em conhecer os nossos serviços, basta clicar aqui. Se quiser saber um pouco sobre os nossos guias, acesse aqui.
Se você tem interesse em qualquer um dos nossos serviços, ou em um pacote com mais de um deles, entra em contato aqui. Ou envia um e-mail para contato@agendaberlim.com.
Enfim, entrem, aproveitem a viagem!
Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.
[/codesnippet] [recent_posts title=”Saiu no Agenda Berlim” item_count=”9″ category=”all” excerpt_length=”20″ width=”3/4″ el_position=”last”] [divider type=”go_to_top” text=”Volte ao topo” width=”1/1″ el_position=”first last”]